Como estudar, trabalhar e descansar o suficiente. Para ser aquela pessoa que consegue conciliar todas as áreas da vida de forma eficaz, confira algumas dicas e entenda a importância em descansar o suficiente e ter um bom desempenho

Como estudar, trabalhar e descansar o suficiente

Avatar of vitta
Para ser aquela pessoa que consegue conciliar todas as áreas da vida de forma eficaz, confira algumas dicas e entenda a importância em descansar o suficiente e ter um bom desempenho

Balancear a vida entre descansar o suficiente, trabalhar, estudar, cuidar da saúde e ter uma vida social é uma das tarefas mais desafiadoras para aqueles que têm seus dias muito ocupados ou acham que, de repente, 24 horas não são suficientes para suas rotinas. No entanto, essa ideia vem de uma série de fatores únicos e pessoais para cada um que as experienciam.

Felizmente, esse estado não é fixo e pode ser mudado com ações mínimas, desde que elas sejam desenvolvidas a ponto de tornarem-se hábitos. Assim, você pode ser aquela pessoa que consegue conciliar todos os compromissos, afazeres e descanso da melhor forma.

Do my assignment online
Como estudar, trabalhar e descansar o suficiente para alcançar o balanceamento saudável (Imagem: DepositPhotos)

Você já olhou para aquelas pessoas super produtivas e se perguntou o que as leva a ser assim e como conseguem? Pois bem. Muitos pensam que a performance e constância dessas pessoas produtivas tem a ver com motivação e valores, porém, na maioria das vezes, elas não são muito diferentes de qualquer um de nós. 

O segredo das pessoas produtivas é que suas performances não são inteiramente baseadas em esporádicos momentos de inspiração, e sim em sistemas de organização e constância que resultam em uma maneira eficaz de produzir. Esses tais sistemas de organização, assim como a natureza humana, variam e se adequam de maneira diferente para cada indivíduo, consequentemente sendo dependentes do autoconhecimento e de uma “fase de testes” com métodos diferentes.

Segundo o especialista Henrique Bertulino, “The achievement of your goals does not rise to your motivation levels, it falls to the level and consistency of your systems. For example, for preparing a good base of materials I need to spend a lot of time offline and online to write my assignment. You won’t be able to finish your project if you don’t invest your time in this task continuously.

Ou, em tradução:”A realização de seus objetivos não aumenta de acordo com seus níveis de motivação, ela cai para o nível e consistência de seus sistemas. Por exemplo, para preparar uma boa base de materiais, preciso passar muito tempo offline e online para escrever minha tarefa e resolver as demandas. Em suma, você não conseguirá terminar seu projeto se não investir seu tempo nesta tarefa de forma contínua.”. Com isso, confira algumas dicas e toques que podem te ajudar a organizar a rotina.

Como criar sistemas de organização

Sistemas de organização são ferramentas que te ajudarão no caminho para o sucesso. Com eles, seu tempo será melhor aproveitado e a construção de hábitos positivos será muito mais fácil. Continue lendo essa matéria para entender os múltiplos fatores que compõem um sistema de produtividade de maneira eficaz.

Super importante: você está descansando errado

Apesar das múltiplas más concepções de que o tempo deve ser organizado levando como fator determinante apenas a quantidade de horas funcionais que um indivíduo tem por dia, o aproveitamento do tempo designado para tarefas específicas é tão importante quanto. Afinal, seu desempenho naquele espaço de tempo designado determina a qualidade do seu trabalho e a velocidade em que você irá concluí-lo, por isso é importante descansar o suficiente para alcançar bons desempenhos e melhorar a saúde.

Write my assignment
É importante descansar o suficiente para conseguir alcançar um melhor desempenho (Imagem: DepositPhotos)

Por isso, a análise e reposição de níveis de energia são um fator fundamental na construção de uma rotina. Para alcançar o descanso apropriado e conseguir manter sistemas de organização, é fundamental que você siga as dicas a seguir:

Pare de descansar parcialmente

Devido à pressa do dia a dia e dos múltiplos estímulos das redes sociais e do ambiente moderno que mantém a nossa mente acordada e frequentemente ativa, muitas pessoas acabam descansando errado. Isso se deve ao fato que a atenção das pessoas do mundo moderno é multifacetada, abrindo pouco espaço para momentos de descanso 100% presentes e intencionais. Por exemplo: você pode decidir descansar ao fazer uma receita nova ou tomar um banho, porém decide ouvir um podcast informativo enquanto o faz, tornando seu descanso ineficaz. É como se houvesse a necessidade de produtividade o tempo todo, até mesmo no descanso. 

Write an assignment online
As pessoas produtivas devem dormir o suficiente para conseguir balancear as áreas da vida de maneira eficaz (Imagem: DepositPhotos)

Para realmente recarregar suas energias de maneira eficaz é fundamental que todas as partes do seu corpo estejam em descanso, incluindo os fatores emocional e físico. Ademais, também lembre-se de descansar com intenção, você sabe o que está fazendo e por quanto tempo irá fazê-lo. Assim o estresse que vem com as demandas do dia a dia e senso de improdutividade não irão te atingir durante o período de descanso.

Limites — você precisa deles

Quando a sua agenda está transbordando com eventos e demandas, sejam estes relacionados a estudos, trabalho ou vida social, você inevitavelmente acabará investindo muito mais energia do que em um dia normal. Por isso, é importante destacar a relevância do reconhecimento dos limites pessoais, ou seja, entender que às vezes está tudo bem “ser um pouco egoísta” e cancelar planos a fim de priorizar sua saúde mental e energia.

Como descansar de maneira eficaz

Há diversas maneiras de repor a energia investida durante o dia, por exemplo: fazer uma receita nova, exercício físico, investir em tempo de qualidade com amigos, meditar e dormir. Todas essas ações estão diretamente relacionadas à recuperação dos níveis de energia, no entanto, lembre-se de fazê-las por que você tem a intenção de fazê-las, se não o seu descanso será ineficiente.

Do my assignment
As pessoas produtivas conseguem fazer seus trabalhos de maneira eficaz porque dedicam um tempo do dia para descanso completo (Imagem: DepositPhotos)

Lembre-se de tornar as sessões de descanso construtivas e presentes em um hábito diário, assim você terá a oportunidade de experienciar a vida de uma maneira completamente nova e renovada.

Não, você não está investindo seu tempo, você está investindo sua energia. O tempo investido sem a energia para proporcionar o desenvolvimento e resultados não é bem utilizado ou produtivo. Assim, fica a pergunta: devo organizar minha rotina baseando-a apenas em espaços fixos de tempo?

A resposta irá variar conforme o tipo de pessoa que você é e qual realidade está inserida. Por exemplo, se você tem a tendência de esquecer compromissos e informações importantes, então criar um calendário com espaços de tempo simbólicos irá te ajudar a completar as tarefas do dia sem confusões, atrasos ou esquecimentos

Write my assignment
Planejar a rotina é essencial para conseguir descansar e, consequentemente, obter um melhor desempenho (Imagem: DepositPhotos)

No entanto, planejar sua rotina baseando-se apenas no tempo disponível e desconsiderar os seus níveis de energia é um erro que pode comprometer o seu desempenho, e a culpa nem vai ser sua. Para evitar esse erro, lembre-se de:

  • Sempre tenha espaços reservados em sua rotina para “recarregar” sua energia a partir de estratégias de descanso eficientes;
  • Separe seu trabalho em sessões de trabalho profundo e trabalho superficial para melhor organização de sua rotina;
  • Realize as tarefas mais difíceis (sessões de trabalho profundo) antes das fáceis, para evitar um falso senso de realização;
  • Como as sessões de trabalho profundo exigem mais energia, lembre-se de planejar uma sessão de descanso após a conclusão das tarefas do dia.

Além das estratégias de investimento de energia, há estratégias para evitar o gasto desnecessário de energia, como você pode observar nas próximas dicas. 

Evite a comparação

Os 30 segundos do dia de alguém não equivalem às 24h do seu dia. Pare de comparar seu progresso com aquilo mostrado na fachada em publicações de redes sociais como Instagram, Facebook, TikTok e LinkedIn. A comparação consome energia e não possui fundamentos ou algum benefício. Isso não te ajudará nem a longo prazo, muito menos a curto prazo. 

Saiba estabelecer limites em relações interpessoais

Algumas pessoas possuem atitudes e comportamentos prejudiciais, afetando a sua saúde mental e consequentemente drenando parte de sua energia. Lembre-se que sua energia e vitalidade são preciosas e que estabelecer limites é fundamental. Não deixe que os outros afetem a maneira que você vê o mundo e a si mesmo, comece a filtrar o que pode ser útil e benéfico para você.

Conte com ferramentas de produtividade

Com a era digital, diversas ferramentas tornaram-se disponíveis para o uso, como aplicativos voltados para a organização e mantimento de hábitos, canais do YouTube, sites informativos, além de comunidades online voltadas para o crescimento pessoal e produtividade.

Transforme seu celular em uma ferramenta

O celular é um aparelho que apresenta certa dualidade em relação à sua utilidade. Isso se deve ao fato que o aparelho pode ser tanto um obstáculo quanto uma ferramenta funcional dependendo da maneira que ele é utilizado.

Write my assignment
Use o celular a seu favor e procure por aplicativos e ferramentas que consigam te ajudar a administrar o tempo (Imagem: DepositPhotos)

Por exemplo, a pessoa A investe 5 horas do seu dia para realizar atividades “mentalmente passivas” ao utilizar as redes sociais apenas para consumir conteúdo sem a intenção de realmente absorver o que lhe está sendo oferecido. Enquanto isso, a pessoa B mantém aplicativos relacionados ao crescimento pessoal, inteligência emocional e apenas uma rede social, a qual é utilizada para manter contato com seus amigos e família. 

O exemplo reflete a dicotomia em relação ao uso do aparelho, demonstrando como ele pode consumir tanto seu tempo e a energia quanto servir de ferramenta para a reposição desta energia e oferecer melhor administração do tempo e uso funcional.

Veja também

Saiba como conseguir renda extra com jogos online

O uso da letra cursiva está com os dias contados?

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados