Aprenda como escolher um cartão de memória

Como escolher um cartão de memória para celular e câmera

Avatar of tiago rodrigues
Saiba como escolher um cartão de memória, sane suas dúvidas e aprenda tudo sobre os símbolos e certificações dos cartões

Os cartões de memória sofreram muitas mudanças nos últimos anos. Foi uma grande febre na época pré-smartphones e hoje continuam sendo muito importantes para quem trabalha com gravação de vídeos, por exemplo. Pelo fato dos novos smartphones já virem com bastante espaço interno, é uma opção não tão necessária. Por ter evoluído demais, escolher um cartão de memória se tornou uma tarefa mais complicada. São muitos símbolos, letras, tamanhos e categorias que envolvem esse pequeno dispositivo que expande o armazenamento do seu aparelho e permite que você grave vídeo até 8K — se assim sua câmera comportar, é claro.

O que é um cartão de memória?

O nome vem de Secure Digital Card (Cartão Digital Seguro, em tradução livre) e ele conta com diversos tamanhos e adaptadores. Quando lançado em meados de 1999, era conhecido apenas como SD Card e tinha apenas o tamanho “grande”. Com o passar dos anos ganhou a versão “mini”, um pouco menor, até chegarmos no famoso microSD que é o padrão para smartphones e outros aparelhos até hoje.

Os diferentes tamanhos de cartão sd ao longo dos anos
Os diferentes tamanhos de Cartão SD ao longo dos anos (Créditos: DepositPhotos)

Embora o microSD tenha se popularizado entre os celulares, ao utilizar um cartão SD em um notebook ou câmera você precisa do seu tamanho convencional, e é por isso que passamos a ter adaptadores junto ao kit dos microSDs. Esses “modelos” de cartões SD nada interferem na questão de desempenho dos mesmos, mudando apenas para se moldarem a novos mercados. O que vai de fato definir se um cartão de memória vai aguentar o tranco dos seus vídeos e apps, são as mais diversas classes que existem no mercado. É importante avisar que os exemplos utilizados aqui serão sempre buscando vídeos em 4K, já que tem se tornado o padrão atual.

Classes de Velocidade

Cada dispositivo exige uma configuração diferente para tudo funcionar sem problemas e se pegarmos os cartões de memória para celular, por exemplo, teremos uma vasta gama de opções. Quando falamos em Classes de Velocidade, estamos falando da velocidade em que esse cartão consegue gravar por segundo, logo, quanto mais rápido, melhor. Mas você não precisa gastar uma fortuna com um microSD caso seu interesse seja apenas armazenar suas fotos e alguns arquivos.

Tabelasd
As classes de velocidade dos Cartões de memória

São quatro variantes de velocidade na primeira Classe, simbolizada pelo símbolo “C”. As duas primeiras são as Classes 2 e 4, indicadas para gravação de vídeos com qualidade abaixo dos 720p. Confira:

  • Classe 2: 2 MB/s de gravação;
  • Classe 4: 4 MB/s de gravação.

Já se tiver buscando gravar vídeos com qualidade HD ou Full HD, terá de ir com as Classes 6 ou 10:

  • Classe 6: 6 MB/s de gravação;
  • Classe 10: 10 MB/s de gravação.

Depois dessas, uma nova versão de cartões foi lançada, com um novo símbolo e também uma nova nomenclatura. Chamada Ultra High Speed (UHS, ou “Velocidade Ultra Rápida”, em tradução livre), esses modelos são indicados para vídeos até 4K e melhoram muito a velocidade de leitura e escrita dos cartões em relação às primeiras classes.

Esse novo modelo trouxe duas variações, sendo elas simbolizadas por um “U”. Ele se classifica em dois tipos:

  • U1 (UHS Classe de velocidade 1): velocidade de gravação mínima de 10MB/s;
  • U3 (UHS Classe de velocidade 3): velocidade de gravação mínima de 30MB/s.

A Classe UHS é a mais comum atualmente, sendo o U1 o substituto do Classe 10 e o U3 a melhor porta de entrada para o mundo dos vídeos em 4K. No entanto, o que difere os cartões UHS dos cartões de memória convencionais é que eles contam com uma das duas interfaces de barramento UHS:

  • UHS-I: velocidades de transferência máximas teóricas de até 104MB/s;
  • UHS-II: velocidades de transferência máximas teóricas de até 312MB/s.

Com essas velocidades de barramento, os cartões podem chegar a até 104MB/s no UHS-I, se necessário e até 312MB/s no UHS-II. É importante frisar que essas velocidades são a velocidade máxima que esses cartões podem atingir, se necessário. Os cartões com interface de barramento exigem dispositivos compatíveis para funcionarem em sua máxima potência, porém são retro compatíveis. Caso você tenha um Cartão UHS-II, poderá utilizar em um dispositivo que suporte apenas UHS-I, embora ele não vá utilizar todo o seu potencial.

E por falar no 4K, temos uma categoria criada especialmente para dar um “boost” nessa área. Com os cartões de memória para câmera chamados de Video Speed Class (“Classe de Velocidade de Vídeo”, em tradução livre), você terá uma grande variedade de modelos que começam no 4K e podem chegar até o 8K e ainda usando a velocidade de barramento UHS-II.

E essa classe não fica presa somente ao 4K e 8K, ela também é indicada para capturas em 360º, conteúdo VR, múltiplos streams e entre outras atividades que exigem o máximo da velocidade de leitura e escrita. Assim como os outros modelos, temos um símbolo aqui também, e nesse caso um, “V”:

  • V6 (Classe de Velocidade de Vídeo 6): velocidade de gravação mínima de 6MB/s;
  • V10 (Classe de Velocidade de Vídeo 10): velocidade de gravação mínima de 10MB/s;
  • V30 (Classe de Velocidade de Vídeo 30): velocidade de gravação mínima de 30MB/s;
  • V60 (Classe de Velocidade de Vídeo 60): velocidade de gravação mínima de 60MB/s;
  • V90 (Classe de Velocidade de Vídeo 90): velocidade de gravação mínima de 90MB/s.

A interface de barramento UHS-I é aceita apenas em cartões V6 e V30, enquanto a UHS-II está disponível do V6 ao V90. Essa é a melhor categoria de cartões para quem busca gravações das mais variadas formas e com a melhor qualidade possível.

Modelos de cartões de memória

Assim como na questão de velocidade, os cartões SD também contam com diversas nomenclaturas e símbolos para diferenciar as suas classes de capacidade de armazenamento. Cada uma delas conta com um tipo de formatação diferente e também com limites de armazenamento específicos. A lista fica assim:

Cartoes sd sdhc sdxc
Os três modelos principais de Cartão de Memória no mercado atualmente
  • Secure Digital Standard Capacity (SD ou MicroSD): Usa o padrão FAT 16 ou FAT 32 e suporta até 2GB de memória de armazenamento.;
  • Secure Digital High Capacity (SDHC): Esse é o mais comumente encontrado nos cartões de memória hoje em dia, suportando de 2GB até 32GB de memória de armazenamento e utiliza somente o padrão FAT32;
  • Secure Digital Extended Capacity (SDXC): São os modelos top de linha e possuem grandes espaços de armazenamento, variando de 32 GB até 2 TB. Usa a formatação exFA que veio para se tornar o padrão por muitos anos;
  • Secure Digital Ultra Capacity (SDUC): A versão mais recente dos modelos de cartões de memória, lançado em 2018. Ele é voltado para a linha High-End para os próximos e traz alta capacidade de armazenamento, de 2 TB até 128 TB, logo ainda são bem raros de encontrar.

Os modelos de cartão de memória se diferem principalmente na sua formatação. O MicroSD convencional é bem raro de ser encontrado atualmente e seus limites de armazenamento são quase impraticáveis. Já o SDHC é um padrão que ainda é bem popular, principalmente em smartphones, e conta com até 32GB de armazenamento.

No entanto, a melhor opção fica para o SDXC, Cartão SD de Capacidade Estendida, que como o nome sugere, pode chegar a até 2 TB de armazenamento. É o cartão indicado para o Nintendo Switch, para smartphones mais recentes e até mesmo em câmeras. Por fim, temos o mais recente SDUC, ou Cartão SD de Ultra Capacidade que é um exagero recém-lançado para garantir os próximos anos dos cartões de memória.

Classe de performance para aplicativos

Depois do lançamento do Android 6.0 Marshmallow que passou a permitir usar os cartões de memória como memória interna dos dispositivos, a SD Association decidiu então criar uma classe de Cartões SD que pudessem tirar proveito desse recurso. Diferente das outras classes, aqui temos um novo sistema de medição de desempenho, chamado Input/Output Operations Per Second (Operações de Entrada e Saída por Segundo) ou IOPS.

Saiba como escolher um cartão de memória, como os de classe para aplicativos
Alguns detalhes dos cartões com Classe de Aplicativos

Comumente usado em HDDs e SSDs, o IOPS serve para medir a quantia de acessos o seu smartphone ou tablet vai ter aos arquivos do cartão SD. Eles foram lançados em duas versões:

  • Classe A1: 1500 IOPS;
  • Classe A2: 4000 IOPS.

Até o momento, o chamado “App Class” conta apenas com essas duas versões, portanto a recomendação é se for utilizar apenas apps de mensagens ou outras coisas mais simples, compre um Classe A1, mas se o intuito for instalar games ou outros apps que exijam mais do cartão, escolha o Classe A2.

Quais os melhores cartões de memória?

Saber escolher um cartão de memória adequado ao seu dispositivo é muito importante para evitar perda de dados. Temos alguns cartões de memória para celular, cartões de memória para câmera e isso tudo vai depender das configurações que já vimos acima. Os cartões usados como exemplo aqui são todos voltados para a configuração de vídeo 4K.

Tanto nos celulares quanto nas câmeras, comprar um cartão de memória vai exigir que você dê uma pesquisada nesse mercado para entender o que você de fato precisa para o seu dispositivo. No caso dos celulares, alguns fatores entram em jogo, como se você vai ou não instalar apps e games no Cartão de Memória. Caso tenha essa intenção, você deve optar por Cartões A1 ou A2.

Escolher um cartão de memória
Como escolher um cartão de memória para celular e câmera

Já se você tiver a intenção de utilizar seu smartphone para gravar vídeos e tirar fotos, precisamos de um cartão Classe U3, no mínimo para poder gravar em 4K sem travamentos. Além disso, é bom ter no mínimo 64 GB de armazenamento no mesmo para você poder gravar cerca de 1 hora de vídeo tranquilamente sem parar. Segundo a Kingston, cada 1 hora de vídeo em 4K dá cerca de 45 GB.

Além disso, para evitar problemas com os vídeos, é bom sempre optar pelos cartões com velocidade de vídeo, a partir do V30, já que garantem os 30 MB/s para essa qualidade. É importante comentar que a velocidade de barramento UHS-I suporta apenas as velocidades V6 e V30, enquanto a UHS-II está disponível da V6 até a V90, podendo chegar a até 300 MB/s.

Abaixo você confere alguns dos melhores cartões de memória disponíveis no mercado brasileiro:

MicroSD 64 GB Classe 10 Ultra SanDisk

Sendo um dos melhores custos-benefícios nessa área, esse modelo traz tudo o que você precisa para tirar o melhor desempenho possível no seu Smartphone. Você vai conseguir baixar músicas e filmes nos serviços de streamings sem nenhum problema e rodar todos os apps convencionais sem travamentos, pois conta com a classificação A1.

Sandisk ultra, um dos melhores cartões de memória para celular no quesito custo-benefício
Esse microSD vem com adaptador e App Class A1

Esse cartão de memória, no entanto, não é indicado para gravações de vídeo em 4K ou coisas que vão exigir uma velocidade de dados muito rápida. Aqui o seu grande destaque fica para o custo-benefício e por ter as mais diversas opções de armazenamento, podendo chegar a 512 GB.

Assim como no modelo Extreme Pro, ele vem com um adaptador para utilizá-lo no seu notebook, por exemplo. O modelo com 64 GB está saindo por volta dos R$ 80,00 na Amazon.

Samsung Evo Plus

Se o seu objetivo for fazer gravações em 4K e busca uma ótima qualidade, esse modelo da Samsung é uma das melhores opções nesse segmento. Podendo ser usado em smartphones, filmadoras e câmeras, ele consegue atender as necessidades dos vídeos 4K sem custar o preço do seu aparelho.

Esse microsd samsung é ótimo para vídeos 4k e um dos melhores cartões de memória para câmeras
Com bom preço, o Samsung Evo Plus é ótimo para vídeos 4K

Além disso, conta com 10 anos de garantia, resistência a água, choque, magnetismo, raio-x e às temperaturas. Esse modelo tem certificação U3 e velocidade de barramento UHS-I, fora a classificação de velocidade V30. Ele está disponível na Amazon por R$ 149 com 128 GB.

SanDisk Extreme

E voltamos ao SanDisk com a linha Extreme. Esse cartão vem com classificação A2 para apps, V30 para vídeos e barramento UHS-I para atingir altas velocidades. Com esse kit, você vai conseguir atingir até 160 MB/s de velocidade e 4000 IOPS/s, perfeito tanto para vídeos quanto para instalar seus jogos e apps mais pesados.

O sandisk extreme é um dos melhores cartões de memória combinando velocidade e potência
Esse modelo da SanDisk é, de fato, extremo

Ele começa em 64 GB e pode chegar a até 1 TB e dependendo de qual uso você for querer dar-lhe, talvez seja necessário esse tamanho todo. Esse modelo pode ser encontrado por R$ 199 na Amazon com 64 GB.

SanDisk Extreme Pro A2 128 GB

E por último temos a versão Extreme Pro dos cartões SanDisk. Assim como em outros modelos, ele traz um adaptador para você usá-lo no padrão SD convencional. Esse cartão traz velocidade de gravação de 170 MB/s e processa vídeos em até 8K sem problemas. Você vai poder gravar utilizá-lo em filmadoras, câmeras DSLR, Mirrorless, GoPros e até para gravar em 360º.

O sandisk extreme pro é o melhor cartão do mercado brasileiro
Dentro do seu preço, o SanDisk Extreme Pro é o melhor cartão de memória do mercado brasileiro

Esse modelo é um pequeno upgrade do “Extreme” convencional e embora traga as mesmas certificações, como V30 para vídeos e A2 para apps, ele consegue atingir 170 MB/s contra os 160 MB/s do outro modelo.

Ele pode ser encontrado na Amazon por R$ 359 com 128 GB de armazenamento.

Esse foi o nosso guia de como escolher um cartão de memória para o seu smartphone, câmera ou outros aparelhos. Espero que ele possa ter tirado todas as suas dúvidas, mas em todo o caso, você pode usar o campo de comentários para tirar dúvidas.

Veja também:

Com o lançamento do iPhone 13, você sabe se ainda vale a pena comprar um iPhone 12? Confira agora!

Fonte: SanDisk, Kingston, Geek360, SD Association e MyBest.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
2
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados