Como escolher um celular gamer de qualidade?

Como escolher um celular gamer
Ensinamos você a como escolher um celular gamer de qualidade para suas jogatinas mobile serem ainda melhores

Não há escapatória, o público gamer cada vez mais joga no celular. Cada vez mais jogos competitivos e interessantes, que divertem e até mesmo podem fazer alguns jogadores, que se destacam, entrarem no cenário competitivo e começarem carreiras.

Porém, os jogos de celulares não são mais tão simples quanto talvez a maioria das pessoas pensem, agora possuindo gráficos bastante avançados e precisando de uma performance extremamente boa para manter seu dono em um nível competitivo. 

Sabendo desse nicho, é claro que vários aparelhos visando esse público existem, mas são tantos que muito provavelmente os compradores poderão se confundir. Pensando em como escolher um celular gamer, preparamos este guia para te ajudar na escolha. Confira agora!

Como escolher um celular gamer

Para entender como escolher um celular gamer, uma série de fatores precisam ser levados em consideração. Para jogar bem, o jogador precisa ter uma boa visão do jogo, com muitos detalhes. Precisa também que tudo que o jogo faça seja processado de forma apta pelo aparelho, e que o celular também aguente um bom tempo de jogo.  Dividimos em tópicos para mais fácil entendimento, vamos lá:

Tela

Como escolher um celular gamer de qualidade?. Ensinamos você a como escolher um celular gamer de qualidade para suas jogatinas mobile serem ainda melhores
Como escolher um celular gamer de qualidade?

A parte da visão de detalhes fica por conta das telas, suas resoluções e suas taxas de atualização de quadros. Em geral, celulares gamers ideais devem contar, no mínimo, com tela AMOLED e resolução FULL HD, e com taxa de atualização de quadros de, no mínimo, 60Hz. Nessa configuração básica, digamos, o dono do celular terá uma visão rica, detalhada e bem viva do jogo, e com a taxa de atualização de quadros em 60Hz, as constantes mudanças de imagens nos jogos serão feitas de forma rápida. 

Opções mais potentes, como tela Super AMOLED, resolução 4K e taxa de atualização de 120Hz deixam as jogatinas ainda melhores, porém seus preços podem aumentar consideravelmente em relação às configurações mínimas. Quanto ao tamanho da tela, vai depender muito da preferência pessoal e também de qual jogo está sendo jogado. Em um Free Fire, por exemplo, uma tela de 6.3” polegadas já é um ótimo tamanho. 

Telas IPS também são boas para jogos, e em geral celulares com elas tem seu preço diminuído. Porém, a qualidade realmente que deve ser procurada é sem dúvida a de AMOLED para cima.

Muitos celulares também contam com a tela QHD, que não é muito conhecida no Brasil já que ela é focada em monitores para computadores para computadores, sendo que aqui no país esses monitores geralmente ficam em 1080p ou 4K. O QHD também é conhecido pelo 1440p, ou resolução 2K.

Memória Interna

Assim como nos consoles, os jogos de celular estão ficando cada vez maiores, ocupando mais espaço. Porém, nos celulares eles contam com um agravante muito sério: eles são usados para muitas tarefas além de jogar, e ter espaço sempre é importante. Celulares com 64GB, que eram considerados enormes há alguns anos, já não são tão notáveis em espaço. Para ter uma quantidade ok de espaço de armazenamento em seu celular, procure celulares de 128GB para cima.

É importante notar que muitos aparelhos também tem espaço para expansão de memória a partir de cartões Micro SD. Também preste atenção nisso, pois esse tipo de memória é barata e capaz de dar uma boa ajudada – embora os tempos de carregamento dos jogos, quando lidos dessas expansões, ficam levemente mais demorados.

Processador e memória RAM

Como escolher um celular gamer de qualidade?. Ensinamos você a como escolher um celular gamer de qualidade para suas jogatinas mobile serem ainda melhores
Como escolher um celular gamer de qualidade?

Para aguentar tudo que o jogo processa, precisamos da memória RAM. Os processadores também são importantes, mas normalmente, em celulares gamers, eles já vêm bem preparados. Agora, a memória RAM é outra história. 

Embora de uns anos para cá a memória RAM tenha aumentado exponencialmente nos celulares, aparelhos com menos de 4GB ainda existem. Nossa recomendação é que você passe longe deles se estiver pensando em comprar algo gamer, focado até mesmo em números maiores, como 6 ou 8GB. Quanto mais RAM, mais processos o celular irá conseguir executar simultaneamente, o que irá ajudar e muito na performance nos jogos.

Os processadores também são importantes, mas fique de olho: não é porque um processador tem mais núcleos que o outro que a performance será melhor. Muitas vezes, somente metade dos núcleos presentes no processador realmente estão sendo usados para processamento – os outros estão sendo usados para aumentar a economia de energia do celular. Por vezes, um celular com um processador de 6 núcleos irá se sair melhor que um de 8 núcleos, então é importante ver benchmarks também.

Hoje em dia também existem processadores mais poderosos voltados especificamente para jogatinas, como é o caso do Snapdragon 888, que além de ser ótimo nas tarefas do dia a dia conta com o selo “Elite Gaming“, que significa que sua performance voltada para jogos é ótima e roda tudo no máximo. O processador é uma parte importantíssima do celular gamer, então fique de olho sempre que for procurar um aparelho desse tipo em qual chipset ele usa.

Também é importante perceber que a maioria dos jogos leva em conta tanto celulares intermediários quanto topos de linha. Se você comprar um celular com configurações ao menos do último ano, é bem provável que a performance dele já esteja bem apta a ser agradável.

GPU e dissipação de calor

Como escolher um celular gamer de qualidade?. Ensinamos você a como escolher um celular gamer de qualidade para suas jogatinas mobile serem ainda melhores
No Lenovo Phone Duel 2, essas duas protuberâncias em cada lado é onde os coolers estão localizados.

Sim, GPUs em celulares! Passado o possível susto inicial com essa informação, a explicamos melhor: todo processador em celular atualmente conta com uma GPU integrada que permite que o celular gere os gráficos dos jogos. Atualmente, as principais disponíveis no mercado são da Adreno e a Mali, enquanto celulares da Apple contam com GPUs de produção própria, assim como os processadores.

O Snapdragon 888 conta com a Adreno 660, atualmente considerada por rankings de Benchmark a segunda melhor GPU de celulares no mercado, perdendo somente para a GPU A14 Bionic presente nos processadores de mesmo nome da Apple. Ambos conseguem atingir gráficos excelentes e ótimas performances de FPS.

Porém, com o processamento gráfico, um outro problema aparece: aquecimento. Com certeza em seu uso diário de celular alguma vez já aconteceu do aparelho chegar em níveis de aquecimento onde você fica incomodado. Por isso que hoje em dia, vários celulares estão contando com soluções de dissipação de calor, principalmente se vendidos para um público gamer. O destaque aqui fica com o Lenovo Phone Duel 2 e com os vários modelos de ROG Phone, que contam com coolers internos parecidos com os de computadores para poder controlar a temperatura quando a demanda gráfica está muito alta.

Bateria

Por fim, a bateria. Ter altas taxas de atualização de quadros, aguentar resoluções altíssimas e processar várias informações exigem energia do celular, e por isso procurar baterias com uma carga forte é importante. A maioria dos celulares hoje em dia vem com baterias de 4.800mAh, no mínimo, o que é um número grande e bom mas que em jogos pode ser drenado rapidamente, principalmente se o celular tiver as características ideais de resolução. Fique de olho, ao comprar, nas especificações técnicas do aparelho. Lá com certeza a capacidade da bateria estará mostrada. 

Recursos para Gamers

Como escolher um celular gamer de qualidade?. Ensinamos você a como escolher um celular gamer de qualidade para suas jogatinas mobile serem ainda melhores
O ROG Phone 5.

O recurso para Gamers também é bem importante na procura de celulares para jogos. Hoje em dia, muitos aparelhos já contam com modos dedicados somente a jogos que melhoram as performances dos celulares. Os Rog Phones, desde o segundo aparelho, contam com o X Mode, que detecta sempre que um novo jogo é baixado no aparelho e pergunta ao usuário se ele quer que o celular automaticamente otimize as configurações para quando esse jogo for ativado.

Os mesmos ROG Phones também contam com botões físicos para ajudar na jogatina, como gatilhos adaptativos no caso do ROG Phone 5, perfeito para jogos de tiro como FreeFire e Call of Duty Mobile. Outros celulares, como o OnePlus 7T PRO, também contam com modos gamers, que desligam as notificações do aparelho enquanto o usuário está jogando para ter uma experiência sem distrações.

Acessórios

Como escolher um celular gamer de qualidade?. Ensinamos você a como escolher um celular gamer de qualidade para suas jogatinas mobile serem ainda melhores
O Razer Kishi.

Por fim, os acessórios. As vezes jogar na tela touch não é das melhores experiências, então muitas empresas acabam produzindo controles para celulares que fazem eles se parecerem mais com portáteis – pense em um Nintendo Switch, por exemplo. Um dos melhores exemplos disponíveis no mercado hoje em dia é o Razer Kishi, que se conecta aos celulares a partir de uma conexão USB-C e também conta com uma versão para iPhone com entrada Thunderbolt.

Como escolher um celular gamer de qualidade?. Ensinamos você a como escolher um celular gamer de qualidade para suas jogatinas mobile serem ainda melhores
O Gameclip fixando um Dual Sense, controle do PS5, em um celular.

Outros acessórios também existem, como o GameClip, clipes que permitem que os usuários coloque seu controle de console, Xbox ou PlayStation, conectado no celular de forma fixa. Embora o pareamento ainda ocorra por Bluetooth, poder segurar no controle com o celular em uma posição fixa é uma ótima pedida.

Por fim, para celulares mais profissionais de jogos, como o já bastante citado ROG Phone 5, até mesmo coolers externos estão disponíveis, para ajudar no resfriamento do aparelho.

Melhores celulares gamers

Ficou curioso com qual são os melhores celulares gamers? Nós separamos uma lista para você:

POCO X3 NFC

Os melhores celulares para comprar em 2021. Montamos uma super lista com os melhores celulares para comprar em 2021, separados em faixas de preço de 200 a 11 mil reais.

O primeiro smartphone gamer da lista  é o POCO X3 NFC, um dos melhores celulares de 2020. Ele é equipado com um processador Kryo 470, 128 GB de armazenamento interno, 6 GB de RAM, uma tela de 6.7 polegadas com painel IPS e 120Hz, sistema de câmera quádrupla na traseira com 64 MP e frontal de 20 MP. Sua bateria possui 6000 mAh, e ele possui conectividade NFC para pagamentos por aproximação e demais usos da tecnologia.

Galaxy S21 Ultra

Os melhores celulares para comprar em 2021. Montamos uma super lista com os melhores celulares para comprar em 2021, separados em faixas de preço de 200 a 11 mil reais.

Versão mais premium do topo de linha atual da Samsung, o Galaxy S21 Ultra é um espetáculo de celular. Ele conta com absurdos 12GB de RAM e 256 GB de armazenamento, uma tela de 6.7 polegadas, bateria de 5000mAh e um fantástico jogo quádruplo de câmeras na parte de trás (108MP+10MP+10MP+12MP), que conta com recursos como Zoom Digital, Zoom Ótico de até 10x e gravação em 4K. Sua câmera frontal é de 40MP.

No nosso review detalhado do Galaxy S21 Ultra, falamos como este aparelho vem reinventar a fotografia nos smartphones, sendo um dos melhores smartphones disponíveis no mercado.

Lenovo Legion Phone Duel

Os melhores celulares para comprar em 2021. Montamos uma super lista com os melhores celulares para comprar em 2021, separados em faixas de preço de 200 a 11 mil reais.

O Lenovo Legion Phone Duel é um smartphone gamer com ferramentas exclusivas para a sua jogatina. Contando com um visual extremamente único e com um sensor de vibrações multidirecional, ele é perfeito para os jogos mais modernos. Ele tem 12GB de RAM, uma tela de 6.65 polegadas, bateria de 5000mAh e um jogo duplo de câmeras na parte de trás (64MP+16MP) e na câmera frontal conta com uma lente popup de 20MP. Seu processador é o poderoso Snapdragon 865 5G+, sendo um dos melhores smartphones para gamers disponível no mercado.

moto g100

Os melhores celulares para comprar em 2021. Montamos uma super lista com os melhores celulares para comprar em 2021, separados em faixas de preço de 200 a 11 mil reais.

Lançamento mais poderoso da linha g até agora, o moto g100 conta com enormes 12GB de RAM, uma tela de 6.7 polegadas AMOLED, bateria de 5000 mAh e um sistema de três câmeras traseiras (64MP+16MP+2MP) e uma frontal dupla (16MP+8MP) . Seu processador é o Snapdragon 870 5G, que além de ser o segundo mais forte disponível da Qualcomm, conta com compatibilidade 5G.

Um grande destaque do moto g100 é a compatibilidade com o Ready For, recurso que permite conectar o smartphone a uma tela e o transforma em um computador.

Galaxy S21

Os melhores celulares para comprar em 2021. Montamos uma super lista com os melhores celulares para comprar em 2021, separados em faixas de preço de 200 a 11 mil reais.

Versão inicial do topo de linha atual da Samsung, o Galaxy S21 tem muito poder de fogo. Ele conta com 8GB de RAM, uma tela de 6.2 polegadas, bateria de 4000mAh e uma câmera traseira tripla (64MP+12+12), que conta com recursos como Zoom Digital e gravação em 4K. Sua câmera frontal é de 10MP. Seu processador no modelo brasileiro é o Exynos 2100.

Quer saber mais sobre o modelo? Veja o review do Galaxy S21 no Showmetech.

Realme 7 PRO

Os melhores celulares para comprar em 2021. Montamos uma super lista com os melhores celulares para comprar em 2021, separados em faixas de preço de 200 a 11 mil reais.

realme chegou recentemente ao Brasil com aparelhos já bem competitivos, e o principal deles é o realme 7 Pro. Ele conta com 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento, tela de 6.4 polegadas Super AMOLED e bateria de 4500 mAh. Seu processador é o Snapdragon 720G, e ele conta com um sistema de quatro câmeras traseiras (64MP+8MP+2MP+2MP ) e uma frontal de 32 MP. Tendo origem na China, a realme vem para competir diretamente com a conterrânea Xiaomi, e contamos no review exclusivo do realme 7 Pro quais as suas armas nessa batalha.

POCO M3

Os melhores celulares para comprar em 2021. Montamos uma super lista com os melhores celulares para comprar em 2021, separados em faixas de preço de 200 a 11 mil reais.

A linha POCO, da Xiaomi, vem se popularizando com uma opção forte e com preço acessível, e o POCO M3 não é diferente. O celular conta com uma tela de 6.5 polegadas, 4 GB de RAM e memória interna de 128GB. A câmera do celular também é boa, contando com uma câmera traseira tripla com sensor principal de 48MP, sensor macro de 2MP e sensor de profundidade de 2MP, enquanto na frente sua câmera é de 8MP. Por fim, conta com o processador Snapdragon 662, e uma robusta bateria de 6000 mAh.

iPhone 12 e iPhone 12 mini

Ensinamos você a como escolher um celular gamer para suas partidas mobile

iPhone 12 básico conta com duas versões, com a mesma performance mas telas e baterias diferentes. No caso, o iPhone 12 normal conta com uma tela de 6.1 polegadas, contra as 5.4 do iPhone 12 mini. Ambos contam com 4GB de RAM, e a bateria do iPhone 12 normal é de 2815mAh enquanto a do iPhone 12 mini é de 2277mAh. Nas câmeras, ambos contam com um sistema duplo na parte de trás (12MP+12MP), e uma câmera frontal de 12MP. O processador de ambos é o recente A14 Bionic.

Você pode saber mais sobre a performance do iPhone 12 no review do iPhone 12 mini do Showmetech.

ROG Phone 5

Como escolher um celular gamer de qualidade?. Ensinamos você a como escolher um celular gamer de qualidade para suas jogatinas mobile serem ainda melhores
Como escolher um celular gamer de qualidade?

Responsável pela inauguração da categoria de “celulares gamers”, o ROG Phone é um potente celular que conta com botões físicos para ajudar os usuários a terem um melhor controle sobre seus jogos. Além disso, ele conta com coolers internos, painéis touch na parte traseira, e um pequeno visor perto da câmera traseira que permite a visualização de notificações.

 Ele está disponível em uma versão de 8GB, outra de 12GB e por fim uma de 16GB, com tela de 6.78 polegadas. Uma versão Pro, com um acabamento mais luxuoso, também está disponível, mas somente com 16GB. Por hora, o ROG Phone 5 ainda não foi lançado no Brasil. Seu modelo anterior, o ROG Phone 3, está disponível por R$5.399 nos principais varejos brasileiros.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário