Review: iPhone 12 Mini prova que tamanho não é documento

Review-iphone-12-mini
Inaugurando a categoria "mini" em seus celulares, a Apple fez do iPhone 12 Mini um dispositivo super potente, com câmeras excelentes, num celular compacto

O iPhone 12 Mini é mais uma prova que 2020 tem sido um ano de mudanças pra todo mundo, até para a Apple. Além de anunciar o seu primeiro processador com arquitetura ARM para os Macs, o iPhone 12 Mini marca a entrada no segmento de celulares menores e com certeza ditará o que outras empresas seguirão nos próximos anos, já que todas as fabricantes estão lançando celulares com telas cada vez maiores — hoje em dia até os pequenos são grandes, nos deixando desamparados de aparelhos realmente pequenos.

Lançado em 13 de outubro de 2020, o iPhone 12 Mini não é uma versão menos potente ou lite — como visto em versões simplificadas da concorrência — e não está na mesma categoria que o iPhone SE 2020. Ele traz o melhor processador móvel da Apple, como nos demais modelos de iPhone 12, e sua maior diferença é exatamente o tamanho: são 5,4 polegadas num aparelho que é quase do mesmo tamanho que o iPhone 8, que conta com 4,7 polegadas de tela. É realmente o menor smartphone premium da Apple. Ele também vem com 5G — ainda que não seja uma realidade no Brasil, o aparelho está pronto para se conectar à nova rede de alta velocidade à medida que for sendo implantada.

E como diz a Apple: “Ele é o celular com 5G mais compacto, fino e leve do mundo.

Diferença de tamanho entre os iphones 12 mini e iphone 12.
iPhone 12 Mini em comparação ao iPhone 12

O que ele tem de melhor entre os iPhones 12

Os 4 modelos são parecidos em praticamente todos os componentes internos, com poucas diferenças. Além de ser mais leve e menor, o que para algumas pessoas pode ser considerado positivo, a densidade de pixels é maior no iPhone 12 Mini comparado com os 3 irmãos: são 476 ppi, contra 460 dos demais, é uma diferença bem pouca mas existente.

Para você ter ideia do tamanho do iPhone 12 Mini, veja na imagem abaixo comparado com o iPhone 6 e maior que o 4S:

Iphone 4s, iphone 12 mini e iphone 6
Momento nostalgia: da época que celulares tinham botão na frente.

Ele é extremamente compacto e cabe em qualquer lugar. Se você tem filhos pequenos, e tem condição de comprar um celular desse valor para eles, talvez seja a escolha ideal, mas lembre-se de usar capinha, além da frente, a traseira também é de vidro e acidentes acontecerão.

Design

Trazendo de volta as bordas retas do iPhone 4 e 4S com a frente dos atuais aparelhos que têm o entalhe abrigando o Face ID, auto falante (que é estéreo) e a câmera frontal, o iPhone 12 Mini é construído em alumínio aeroespacial nas laterais, com vidro na traseira e vidro frontal chamado de Ceramic Shield.

Apesar de ser mais grosso que o iPhone 6 (7,4mm contra 6,9mm) ele não vem com entrada P2 de fone de ouvido, o que não é novidade e deve ser algo que não veremos nunca mais nos aparelhos da maçã — a novidade (que não é bem-vinda) é que os modelos atuais de iPhone não são vendidos com o fone de ouvido incluso. O aparelho é bem leve, são apenas 133g que dificilmente te deixarão desconfortáveis ao segurá-lo.

Quando os novos modelos foram anunciados muita gente se perguntou se eles viriam com o Face ID e com o Touch ID na lateral, ou se seria compatível com a Apple Pencil 2, por conta deste detalhe na lateral que lembra muito o iPad Pro:

Detalhe iphone 12 não é o faceid
Review: iPhone 12 Mini prova que tamanho não é documento

Aquilo não é o Touch ID nem um contato magnético, mas sim uma área para a antena mmWave conseguir captar o sinal de alta frequência do 5G, que pode ser facilmente bloqueado por alguns materiais do aparelho. Como o mmWave ainda não opera no Brasil — e nem há estimativa para isso — os iPhone 12 vendidos aqui não têm esse detalhe. Entretanto, todas as bandas atuais e já anunciadas nos próximos leilões têm total compatibilidade com a linha iPhone 12.

Ainda que todo o corpo do aparelho tenha sido reduzido proporcionalmente, o módulo das câmeras do iPhone 12 Mini mantém o mesmo tamanho do iPhone 12, reafirmando que eles têm o mesmo conjunto de câmeras. E como já temos visto desde o iPhone 6, a câmera faz um pequeno ressalto que não deve ser um problema, caso você use uma capinha. Além das duas lentes, o módulo acopla o flash True Tone e o microfone.

Iphone 12 mini é bem pequeno e poderoso
Review: iPhone 12 Mini prova que tamanho não é documento

Tela

A Apple acertou em cheio ao trazer a tela OLED em todos os modelos do novo iPhone 12. Aqui temos um display de 5,4 polegadas que ocupa aproximadamente 85% da frente do aparelho, com resolução de 2340 x 1080 pixels proporcionando incríveis 476 pixels por polegada e brilho de 625 nits a até 1200 nits de brilho máximo em HDR, além do Dolby Vision.

O vidro que protege o display é o Ceramic Shield, uma tela feita com cristais de nanocerâmica que tornam o iPhone 12 Mini até quatro vezes mais resistentes a quedas que o iPhone 11, e é o vidro mais resistente entre os novos smartphones. E se você sofre com as constantes marcas de dedos, a boa notícia é que o iPhone 12 Mini também conta com proteção oleofóbica.

Infelizmente a experiência não é 100% positiva, e jogar jogos de ação, pode ser um desafio. A tela é bem pequena mesmo, seus dedos ocuparão toda a área dos botões de controle. Se você é jogador de PUBG e FreeFire, esse pode não ser o celular ideal para você.

A tela oled do iphone 12 mini é linda
Review: iPhone 12 Mini prova que tamanho não é documento

Se o seu atual aparelho não possui o notch na tela (o entalhe ali de cima) e você acha que isso lhe incomodará, garantimos que em pouco tempo seu cérebro ignorará a existência daquele detalhe. Pode parecer mentira, mas depois que você começar a usar nem se dará conta que a tela tem um dente a dividindo.

Um ponto crítico em um smartphone de preço elevado é a tela com frequência de 60Hz. Explicando brevemente, isso significa que em 1 segundo a tela atualiza 60 vezes — pode parecer muito, mas hoje em dia encontramos muitos modelos com telas de 120Hz, ou até 144 Hz. Se o seu aparelho atual é um iPhone isso não será incomodo, mas se você está vindo de um Galaxy S20, ou qualquer outro modelo com tela de 120hz, será uma regressão que você sentirá com certeza.

E aí você se pergunta: o OLED faz diferença mesmo?

Sim! Não existe outra resposta para essa pergunta. Telas LCD — como as usadas até pouco tempo pela Apple — eram retroiluminadas, ou seja: a tela inteira se acendia. No OLED não, pois cada pixel se ilumina individualmente, proporcionando contrastes absolutamente incríveis — e nos iPhone 12 temos uma proporção de contraste de 2.000.000:1. No exemplo abaixo mostramos o iPhone 12 Mini em cima, e o iPhone 8, último a vir com Retina Display (LCD), e que foi lançado junto com o iPhone X, primeiro dispositivo móvel da maçã a contar com painéis OLED:

Por mais que você não acredite, a tela do iPhone 8 usado no teste é original. Não tem como, o contraste da tela OLED é infinitamente superior ao LCD e que ótimo que a Apple percebeu isso e o adotou em seus dispositivos. Excelente ganho de qualidade.

Câmeras

É impressionante o fato de que este aparelho tão pequeno comporte exatamente as mesmas câmeras do iPhone 12, e somado ao poder de inteligência artificial do A14 Bionic, temos fotos noturnas incríveis, melhores até do que víamos no iPhone 11 (e já eram ótimas). Não temos aqui o sensor LiDAR ou a lente telefoto presente no iPhone 12 Pro ou 12 Pro Max, mas você já terá o suficiente para boas fotos, de dia e de noite.

As cores das fotos tiradas com o iPhone 12 Mini são vivas e o HDR é surpreendente, fotos em um dia de Sol podem lhe proporcionar registros incríveis como este:

Foto feita com o iphone 12 mini de árvores e céu azul
As cores registradas são incríveis, e o contraste entre tons claros e escuros sem granular é brilhante.

Especificações das 3 câmeras:

  • 12 MP, f/1.6, 26mm (wide), 1.4µm, dual pixel PDAF, com 7 lentes e estabilização ótica
  • 12 MP, f/2.4, 120?, 13mm (ultrawide) com 5 lentes
  • Frontal de12 MP, f/2.2, 23mm (wide)

As fotos feitas em ambientes claros são lindas, cores vivas, contraste impressionante e a riqueza de detalhes é sem dúvida o ponto alto. Câmeras e fotos são pontos que consumidores de smartphones da Apple estão cansados de saber que não se decepcionarão. A Apple demorou para colocar sensores com aberturas maiores, mas ele chegou e temos no iPhone 12 Mini uma das câmeras mais claras do mercado.

É interessante notar que a câmera principal do iPhone 12 Mini tem abertura superior ao do iPhone 11, que era de f/1.8 (quanto menor o número, maior é a abertura), é um avanço muito bem vindo. Pode parecer pouco, mas as fotos à noite ficarão bem mais claras. Outra observação que podemos fazer é que a câmera frontal também tem uma abertura maior que a câmera ultrawide, e precisamos ser honestos, faz fotos muito mais escuras que a principal traseira, que tem uma abertura 50% maior.

Outro detalhe importante de ser citado é sobre a gravação de vídeo. Temos aqui 3 câmeras que gravam em 4K a 60fps, sendo a principal com estabilização óptica (resultando em imagens bem menos tremidas). É possível dar zoom óptico de até 2x e gravar vídeos com HDR e Dolby Vision em até 30 qps e vários outros recursos nativos da câmera como time-lapse, foco automático, time-lapse com estabilização óptica ou modo noturno e vídeos em câmera lenta de 1080p a 120 qps ou 240 qps. São funções super interessantes e gravar em 4k a 60 fps é impressionante.

Câmera frontal

Olha, pessoal, é difícil apontar pontos negativos nas câmeras de iPhone atualmente. Apesar da Apple ser considerada inovadora, aqui ela está há anos repetindo a boa qualidade nas imagens, e esperamos que continue assim!. Se você é narcisista este é o seu aparelho. A maior parte das fotos ficarão ótimas, as cores do seu cabelo ficarão incríveis. As vezes a câmera exagera em detalhes como cravos, manchas, póros abertos em ambientes fechados e você poderá não gostar do resultado, mas fotos em ambientes abertos e claros, serão difíceis de por defeito.

O modo retrato é perfeito para pessoas que não tem cabelo bagunçado, como o meu. Aqui temos a iluminação de Retrato com seis efeitos: Luz Natural; Luz de Estúdio; Luz de Contorno; Luz de Palco; Luz de Palco Mono; Luz Brilhante Mono.

As fotos capturadas pelo sensor de 12MP com abertura de f/2.2 registram imagens com ótimos contrastes, cores lindas, boa iluminação e ricas em detalhes, mesmo em ambiente com pouca luz, dando ao usuário imagens com quase nenhuma granulação.

Fotos noturnas

Celulares sempre tiveram problemas em fotos noturnas e nos últimos anos felizmente isso tem mudado. Aliando aberturas cada vez maiores — que permitem entrar mais luz — com pós processamento integrado ao poder da inteligência artificial, as fotos registradas no iPhone 12 Mini apresentam pouquíssimo ruído com o modo noturno ativo.

O sensor capta a claridade do cenário, e onde é escuro fica escuro sem granular ou apresentar pixels. O modo noturno ativa naturalmente em situações de pouca luz, mesmo que de dia, e quando ele detecta que o celular está fixo em algo, ele automaticamente muda o tempo de abertura de 1 ou 3 segundos para 5. Explicando: uma câmera digital tem vários componentes, como sensor, que é onde sua foto será registrada; obturador, que é o que determinará quanto tempo ele ficará aberto registrando a luz obtida do ambiente; e as lentes, dão foco e filtram a luz.

Quanto mais tempo o obturador fica aberto, maior será a passagem de luz, e o iPhone 12 te permite controlar isso e deixá-lo aberto por até 30 segundos. Esta função é ideal para fazer fotos das estrelas, por exemplo.

Veja como a lente ultrawide, ainda que capture menos luz, faz registros lindos em situações de pouca luz.

Claro, a gente não tem tantos controles como temos no modo PRO de aparelhos da Samsung, mas controlar a abertura do obturador já poderá te ajudar a conseguir melhores resultados à noite quando o celular estiver apoiado em um tripé ou superfície que o mantenha parado para não ter fotos tremidas.

No site DxOMark, especializado em reviews de câmeras, o iPhone 12 (que conta com exatamente as mesmas câmeras que o iPhone 12 Mini) está entre os melhores aparelhos, ocupando a 13ª posição, à frente até do Google Pixel 5 por 2 pontos apenas.

É importante lembrar que nenhuma das fotos colocadas aqui sofreu qualquer tipo de edição posterior. Abrimos o app da câmera e tiramos as fotos. O máximo que fizemos foi alterar as configurações no próprio app antes de tirar cada foto, nada além disso.

Bateria

Aqui será um ponto que o aparelho derrapa feio dependendo de qual for seu uso, mas já adiantamos: se você acha que ele durará mais de um dia com uso moderado, esqueça! O iPhone 12 Mini tem a menor bateria da família, o que é natural já que ele é o menor. Temos aqui uma bateria de íon de lítio de 2.227 mAh que vai demorar uma eternidade para carregar se você não possuir um adaptador de carregamento rápido, já que o aparelho é compatível com recarga rápida de 20W — de acordo com a Apple carrega o aparelho até 50% em 30 min. Assim como os fones de ouvido, o carregador do celular também não acompanha o iPhone 12 Mini, devendo ser adquirido à parte caso você já não possua um modelo compatível em casa.

Em nosso teste chegamos ao final do dia com 24% de bateria em uso moderado a leve. Abrindo redes sociais, assistindo vídeos no YouTube, fazendo chamadas, tirando algumas fotos e navegando no Safari. Quando usamos para jogos, assistindo mais vídeos, fazendo ligações de 20 minutos, usando redes sociais por mais tempo, foi necessário colocá-lo na carga no inicio da noite. E aqui um fato inusitado: a atividade que mais aqueceu o aparelho foi em uma ligação via operadora. Nem Facetime, nem tirar muitas fotos ou jogar jogos pesados, nem assistir muitos stories no Instagram fez o aparelho aquecer tanto quanto na ligação de 20 minutos. Não havia nada aberto sendo executado, só a chamada. Repetimos o teste posteriormente e não notamos tanto aquecimento.

Um recurso muito bem vindo é a compatibilidade como carregamento sem fio, e ficamos novamente impressionados pelo trabalho desenvolvido em introduzir o prático recurso num aparelho tão fino e pequeno. Se os preços do MagSafe e da capinha compatível não são proibitivos para você, eles poderão ser usados também no iPhone 12 Mini e de acordo com a Apple, são 15W de recarga via MagSafe, e 7,5W em carregadores compatíveis Qi.

Capinha com magsafe e carregador magsafe para iphone 12 mini
Preços dos acessórios compatíveis com MagSafe podem ser proibitivos

Som

Se o seu celular não tem som estéreo, você notará uma grande diferença usando o iPhone 12 Mini. A Apple sempre foi reconhecida por trazer ótimos speakers em seus dispositivos e aqui não é diferente: o som é claro, alto, os graves são ótimos e ser estéreo proporcionará a você uma nova experiência imersiva. Como em qualquer celular, no volume máximo você pode notar um pouco de distorção, o que é mais que normal em qualquer aparelho que se disponha a emitir sons.

Pontos negativos do iPhone 12 Mini

A Apple segue fazendo um excelente trabalho mas o aparelho não é isento de falhas ou pontos que podem te incomodar. Começando pelo design do aparelho, que tem o maior notch em proporção à tela. Os 4 modelos de iPhone 12 têm o notch do mesmo tamanho, mas nas telas maiores ele se destaca menos, enquanto no iPhone 12 Mini ele vai ocupar um espaço precioso da tela.

O tamanho da tela adequado para muitas atividades como ver fotos e assistir vídeos em redes sociais, mas para leitura e determinados jogos o compromisso de possuir um smartphone menor poderá ser um desafio.

A Siri, por algum motivo, não te atende de primeira, nem de segunda, nem de terceira. Ela te atende quando ela quer. Em nosso teste notamos que quando gritamos ela costuma responder, o que não é nada agradável.

A Apple foi a primeira a anunciar uma assistente pessoal lá em 2011 no iPhone 4S e hoje ela talvez esteja em pior lugar entre as principais. O que é estranho quando consideramos que ela vem investindo em colocar recursos para que a Siri seja acionada em seus principais fones de ouvido, e este ano também lançou o HomePod mini, a versão mais acessível e menor da sua caixa de som inteligente.

Preço

O iPhone 12 Mini é um aparelho com tamanho ótimo para caber no seu bolso — mas com preço nada mini, o seu bolso pode ficar apertado. Lançado com valores inicias de R$ 6.999, ele já pode ser encontrado a 5.039,10 à vista na versão de 64GB. O preço ajuda a reafirmar o que falamos no começo: este não é um celular básico ou intermediário, é um celular topo de linha que só é pequeno no tamanho, mas com recursos e funções iguais aos demais iPhone 12.

Conclusão

O iPhone 12 Mini é um aparelho ótimo, hardware capaz de tudo, câmeras perfeitas capazes de quase tudo, memória RAM suficiente para uns bons anos, 5G que funciona com as bandas brasileiras, certificado IP68 e bateria capaz de durar um dia de uso moderado sem recargas. É triste que a Apple não envie mais fone e carregador na caixa (que está lindinha vindo pequena), e mesmo sendo mais grosso que modelos anteriores, como o iPhone 6, ele não tenha entrada para fone de ouvido.

Mesmo sendo capaz de editar vídeos pela sua ótima performance, a tela minúscula será um impeditivo. Criadores de conteúdo poderão desfrutar tranquilamente das excelentes câmeras ao gravarem seus stories e registrarem suas publicações, editar fotos na tela OLED te deixará encantado com as cores vivas e o excelente contraste, mas editar vídeos não será uma atividade que você realizará com facilidade aqui.

Se você tem um iPhone 11, talvez não seja tão benéfico para você trocar por um iPhone 12 Mini. Se você tem mãos grandes, definitivamente o iPhone 12 Mini também não é para você. Agora, se você está com um iPhone 8, iPhone X ou XR, será um grande salto que você não se arrependerá.

É difícil explicar a sensação envolta no iPhone 12 Mini, mas tentando ser traduzir a experiência que tive aqui, é como se reapaixonar por um iPhone. Ele é diferente de todos os outros, ele é o primeiro Mini. Ele é confortável, cabe na sua mão, no seu bolso, em qualquer lugar. É discreto, é leve. Digitar nele é maravilhoso, e aqui outra qualidade: o teclado Swipe está perfeito, melhor que muitos Androids. E o iPhone 12 Mini é incomparável, não tem concorrentes diretos — ainda.

Ah, se você quiser, fizemos este vídeo com dicas para usar no seu iPhone 12 (algumas dicas servem para outros iPhones também)

Especificações Técnicas — iPhone 12 Mini

MarcaApple
ModeloiPhone 12 Mini
TelaSuper Retina XDR OLED
5.4 polegadas
2340×1080 pixels
ChipsetA14 Bionic (hexa-core com GPU quad-core)
Sistema OperacionaliOS14
Memória RAM4GB
Armazenamento64/128/256
Câmeras traseirasSistema de câmera dupla (ultra-angular e grande-angular) de 12 MP
Ultra-angular: abertura ƒ/2.4 e campo de visão de 120°
Grande-angular: abertura ƒ/1.6
Zoom out óptico de 2x
Zoom digital até 5x
Panorama (até 63 MP)
Tira fotos em 8 MP enquanto grava vídeos 4K
Zoom durante a reprodução
Vídeo em câmera lenta de 1080p a 120 qps ou 240 qps
Vídeo em time-lapse com estabilização
Time-lapse com modo Noite
Gravação de vídeosGravação de vídeo HDR com Dolby Vision até 30 qps
Gravação de vídeo 4K a 24 qps, 30 qps ou 60 qps
Gravação de vídeo HD de 1080p a 30 qps ou 60 qps
Gravação de vídeo HD de 720p a 30 qps
Estabilização óptica de imagem para vídeo (grande-angular)
Zoom out óptico de 2x
Zoom digital até 3x
Zoom de áudio
Vídeo em câmera lenta de 1080p a 120 qps ou 240 qps
Vídeo em time-lapse com estabilização
Time-lapse com modo Noite
Alcance dinâmico estendido para vídeo até 60 qps
Estabilização cinemática de vídeo (4K, 1080p e 720p)
Vídeo com foco automático contínuo
Câmera frontalCâmera de 12 MP
Abertura ƒ/2.2
Modo Retrato com efeito bokeh avançado e Controle de Profundidade
Modo Noite
Iluminação de Retrato com seis efeitos
Gravação de vídeosGravação de vídeo HDR com Dolby Vision até 30 qps
Gravação de vídeo 4K a 24 qps, 30 qps ou 60 qps
Gravação de vídeo HD de 1080p a 30 qps ou 60 qps
Vídeo em câmera lenta de 1080p a 120 qps
Vídeo em time-lapse com estabilização
Time-lapse com modo Noite
Alcance dinâmico estendido para vídeo até 30 qps
Estabilização cinemática de vídeo (4K, 1080p e 720p)
CoresPreto, azul, branco, vermelho, verde
ÁudioEstéreo
Reprodução de áudio espacial
Conexões5G (compatível com o Brasileiro), 4G, 3G
Wi?Fi 6
GPS, GLONASS, Galileo, QZSS e BeiDou integrado
Bússola digital
Microlocalização iBeacon
Wi?Fi 6 (802.11ax) com MIMO 2×2
Bluetooth 5.0
NFC com modo leitura
Bateria2.227 mAh com recarga rápida de até 20 W
Recarga sem fio (Qi) até 7,5 W e de até 15 W pelo MagSafe
CorpoFrontal em Ceramic Shield e traseiro em vidro, bordas de alumínio
Dimensões131,5 mm x 64,2 mm x 7,4 mm
Peso133 gramas
Preço5.039,10 à vista

Fontes: Apple, 9to5mac, DxOMark, PhoneArena

Review: iPhone 12 Mini prova que tamanho não é documento
  • Design - 9/10
    9/10
  • Câmeras - 10/10
    10/10
  • Performance - 10/10
    10/10
  • Tela - 10/10
    10/10
  • Bateria - 6/10
    6/10
  • Som - 10/10
    10/10
  • Custo-benefício - 7/10
    7/10
8.9/10

iPhone 12 Mini

O iPhone 12 Mini é o menor smartphone premium da Apple e vem com o melhor processador e conjunto de câmeras da empresa atualmente

Pros

Processador super potente

4GB de memória RAM

Câmeras excelentes

Tela OLED é ótima

Som alto e estéreo

Cons

A bateria pode não ser suficiente

A Siri não te atende sempre

Tela ser de apenas 60Hz

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário