Saiba esconder fotos no iphone e ipad

Saiba esconder fotos no iPhone e iPad

Avatar of glauco vital
Não é preciso instalar aplicativos para esconder fotos no iPhone e iPad, basta utilizar os recursos do sistema para se proteger de bisbilhoteiros

Os smartphones da Apple são reconhecidos desde sempre pela qualidade de suas câmeras, que proporcionam ótimos registros do dia a dia. Entretanto, por vezes há fotos que gostaríamos de proteger de olhares incautos – afinal, quem nunca foi mostrar uma foto a um amigo ou parente, e precisou esconder as demais fotos da galeria? Pensando nisso, criamos esse tutorial que ensina a esconder fotos no iPhone e iPad, sem precisar de qualquer aplicativo.

Por que ocultar suas fotos?

Os smartphones e tablets são aparelhos individuais, que guardam muitas informações – tantas vezes privadas – das nossas vidas. Dito isso, por vezes liberamos acesso dos nossos celulares para terceiros, como um filho que quer ver um desenho animado, ou até mesmo para um amigo escolher a música que está tocando em uma viagem.

Seja por inabilidade ou curiosidade, a pessoa pode acabar caindo na galeria de fotos e encontrando algum conteúdo que não deveria ser visto – que pode ser foto de algo que deva ser mantido em segredo, um print de tela que não deveria ser visto, e – por que não? – nudes. Por isso é tão importante saber como esconder fotos no iPhone e no iPad, para deixar seguras informações que você gostaria de manter apenas com você, e compartilhá-las apenas com quem escolher.

Como esconder fotos no iPhone e iPad

Em versões mais antigas do iOS, era necessário ter um aplicativo para esconder fotos no iPhone, pois a galeria de fotos não possuía nenhum recurso de privacidade. Atualmente, o próprio sistema operacional permite ocultar fotos e uma pasta segura no aparelho.

Um ponto importante que você deve ter em mente: as fotos ocultas não estarão protegidas por senha ou qualquer outro tipo de bloqueio – o sistema simplesmente vai ocultar as fotos dentro da galeria principal, mas elas estarão disponíveis em um álbum à parte.

Dito isso, siga os passos para esconder fotos no iPhone e iPad:

  1. No aplicativo Fotos, selecione a foto ou vídeo que deverá ser ocultado e vá em Compartilhar.
Selecione a foto para esconder
  1. Na janela que se abre, busque pela opção Ocultar.
Selecione ocultar
  1. Na mensagem que surge, confirme que deseja ocultar a foto ou vídeo.
Ocultar foto selecionada

Pronto, agora a foto ocultada deixa de aparecer na sua galeria. Mas onde posso encontrar essa foto escondida?

Mostrar fotos escondidas no iPhone e iPad

Agora que você já sabe como esconder fotos no iPhone e iPad, é necessário saber como acessar a pasta de fotos escondidas.

  1. No aplicativo Fotos, vá até a aba de Álbuns, e na seção Mais Itens busque por Ocultos.
Ver álbum de itens ocultos no iphone
  1. Agora você abriu o álbum de Itens Ocultos, e basta tocar na foto desejada para abri-la.
Itens escondidos no iphone e ipad
  1. Caso queira enviá-la novamente para o Rolo da Câmera, vá em Compartilhar e selecione Não Ocultar.
Não ocultar fotos no iphone

Agora a foto oculta estará de volta na galeria de fotos do iPhone ou iPad.

Ocultar a pasta de fotos escondidas no iPhone e iPad

Como vimos até agora, as fotos ocultas continuam acessíveis, apesar de não estarem mais no Rolo da Câmera. Entretanto, com uma configuração do sistema, você pode ocultar o álbum de fotos escondidas – mas lembre-se que toda vez que quiser acessar as fotos privadas, deverá desfazer a configuração que oculta o álbum. Vamos lá?

  1. Vá nos Ajustes e procure pelo app Fotos.
Configurações de fotos no iphone
  1. Nas configurações do app, procure pela opção Álbum Itens Ocultos. Basta escolher no botão se quer manter o álbum habilitado ou desabilitado
Habilitar álbum itens ocultos no iphone

Agora você desabilitou o álbum oculto de fotos. Note que as fotos que já estiverem ocultas neste álbum permanecerão lá, e para visualizá-las novamente basta reativar o álbum.

Esconder fotos no iPhone e iPad no app Notas (com senha)

O aplicativo Notas presente no iPhone e iPad é muito utilizado para guardar informações, fazer listas e o que mais você precise escrever e armazenar. E uma das funcionalidades do app é que é possível adicionar fotos a uma nota, e até mesmo protegê-la com o uso de senha. Veja abaixo como adicionar fotos a uma nota no iPhone e iPad:

  1. Vá nos Ajustes e procure pelo app Notas.
Configurações do app notas no iphone
  1. Procure por Senha. Ao tocar nesta opção, uma nova janela se abre pedindo para definir uma senha de acesso às notas (caso ainda não tenha sido feito).
Incluir senha nas notas do iphone
  1. Agora vá para o app Fotos e selecione a foto que deseja esconder. Selecione Compartilhar, e escolha o aplicativo Notas.
Salvar imagem no notas do iphone
  1. Na janela que se abre, escolha se deseja salvar a imagem em uma nova nota ou em uma nota existente, escreva algum comentário ou descrição (opcional) e salve.
Salvar imagem em uma nota
  1. Com a nota criada com a foto, selecione o Menu.
Selecione menu
  1. Na janela que se abre, selecione Bloquear.
Bloquear nota no iphone
  1. Na janela que abrir, insira a senha cadastrada anteriormente para bloquear o acesso à nota.
Inserir senha em nota no iphone
  1. Feito isso, agora você tem uma foto bloqueada por senha nas Notas do iPhone. Para bloquear ou desbloquear, selecione o ícone do cadeado
Nota com senha  no iphone
  1. Para acessar a foto oculta, basta selecionar Ver Nota e inserir a senha cadastrada ou a biometria (Touch ID ou Face ID).
Ver foto bloqueada no iphone
  1. Por último, vá até o app Fotos e apague a foto que você acabou de incluir na nota, para que não apareça no seu Rolo da Câmera.

Agora você já sabe como esconder fotos no iPhone e iPad, sem o uso de aplicativos de terceiros, utilizando apenas os recursos (e truques) presentes no iOS e iPadOS.

Veja também

Confira nossas 30 dicas e truques para o iPhone 13.

Fonte: Apple.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
2
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados