Como excluir a conta do google de maneira segura

Como fazer backup e excluir a conta do Google

Avatar of letícia leite
Quer aprender como excluir a conta do Google? Confira o nosso tutorial e aproveite para fazer um backup antes!

Este é um guia prático que ensina como excluir a conta do Google como um todo. Se for mais conveniente, você pode deletar um produto ou serviço em específico apenas, como o Gmail. Vamos mostrar os dois caminhos e dar um destaque especial para as precauções a serem tomadas. Os serviços do Google, principalmente o Gmail, são extremamente populares e difundidos, e grande parte desses usuários possuem documentos importantes e informações salvas em seu histórico. Ou seja, perder tudo pode ser motivo de dor de cabeça se não for bem planejado.

Por isso, o texto possui duas seções. Na primeira falamos das ressalvas e precauções. Na segunda é apresentado o passo a passo para deletar a conta. É recomendado a leitura completa, mas se quiser, pode ir direto para a segunda parte.

O que acontece se eu excluir minha conta Google?

Cuidado pra não se arrepender na hora de excluir a conta google
Cuidado pra não se arrepender na hora de excluir a conta Google

Antes de deletar a conta do Google, é bom levar em consideração os pontos abaixo para entender o que a exclusão pode trazer:

  • Você não vai mais receber ou enviar emails pelo Gmail. Todos os dados e conteúdos guardados nessa conta, como fotos, agendas e arquivos serão perdidos;
  • Outros serviços associados à sua conta podem ser perdidos. Caso clássico: sua conta Gmail está vinculada com suas outras contas nas mídias sociais (Facebook, Twitter, etc) e você não consegue mais resetar sua senha ou recuperar uma conta desativada caso precise;
  • Apps, jogos, músicas e filmes também podem ser perdidos caso tenha tenha utilizado a conta para comprar no YouTube ou no Google Play, por exemplo.

Como fazer download dos meus dados?

Caso ainda queira apagar a conta Google, faça um backup, que nada mais é que realizar uma cópia dos seus dados para outro dispositivo de armazenamento. Essa é a maneira mais segura de remover a conta! Acesse a página do Google Takeout, que serve para fazer o download dos seus dados. Os produtos do Google que têm seus dados são selecionados automaticamente.

Se você não quiser fazer o download dos dados de um produto, desmarque a caixa ao lado dele.

Google takout é a página para fazer download de dados dos arquivos e aplicativos
Página para selecionar os produtos Google a receberem o backup

Após o download de dados, você recebe um link para acessar os arquivos, que podem ser guardados na plataforma de preferência ou num pen drive, por exemplo. Aí é só selecionar o formato em que deseja receber e clicar em Criar Exportação.

Um e-mail será envido quando o google terminar de preparar os arquivos. Pronto, você finalizou seu download de dados! Depois de fazer backup, vamos ver como deletar sua conta no google de forma rápida e fácil.
Escolha como deseja exportar seus dados

Um e-mail será envido quando o Google terminar de preparar os arquivos. Pronto, você finalizou seu download de dados! Depois de fazer backup, vamos ver como deletar sua conta no Google de forma rápida e fácil.

Como excluir a conta do Google

Você tem duas opções, pode deletar apenas um serviço ou produto em específico, ou deletar sua conta Google como um todo (que significa deletar todos os serviços e produtos associados). Vamos explicar como fazer as duas coisas.

  1. Acesse sua conta. Se você tem conta Gmail, por exemplo, basta acessar a aba no canto superior direito;
Primeiro passo para excluir a conta do google
Acessando sua conta pelo Gmail

O print abaixo mostra como o ícone expande e te mostra a opção de gerenciar a conta Google.

Acesse gerenciar sua conta para encontrar as opções de exclusão e download de dados
Clique em Gerenciar sua Conta do Google para seguir
  1. Você será direcionado à página Google Conta. Além de dar boas vindas ao usuário, a tela inicial mostra alguns itens de informações pessoais e preferências. Agora, para encontrar a opção de exclusão da conta, siga para a aba Dados e Privacidade;
Siga para dados e privacidade para excluir a conta do google
Tela inicial do Google Conta
  1. Ao entrar na página de Dados e Privacidade, percebe-se que há várias opções como configurações de histórico e anúncios. Basta rolar até o final para achar o botão Excluir sua Conta do Google;
Botão para excluir a conta do google na aba dados e privacidade
Como fazer backup e excluir a conta do Google
  1. Antes da página para realizar a exclusão, o Google pede que você refaça o login, como método de segurança. Depois da confirmação de identidade, um aviso com detalhes do que será excluído junto a conta aparece, dando a alternativa de fazer o dowload de dados previamente;
Aviso com lista do que será excluído junto a conta do google
Como fazer backup e excluir a conta do Google
  1. Como o Google pede, leia o comunicado com atenção. Agora que você está ciente dos riscos em relação a perda de arquivos e está pronto para excluir a conta, vá ao final da página.
Etapa final para excluir a conta do google
Caixas de confirmação para assinalar
  1. Assinale as duas caixas para confirmar que é responsável por cobranças de transições financeiras pendentes e que deseja excluir a conta do Google. Pronto!

Caso você esteja se perguntando se é possível reaver a conta e os dados associados após deletá-la, isto é possível sim, mas apenas nas primeiras duas semanas (o Google diz de duas a três semanas, melhor ficar com o pior caso).

Existe uma página própria para isso. Você será perguntado sobre algumas informações para certificar que o dono da conta era realmente você. Basta seguir as orientações do assistente de contas Google. No mais, o procedimento para excluir sua conta ou algum serviço é simples e rápido. Tome os cuidados necessários para não se arrepender depois e siga o passo a passo. Boa sorte!

Veja também:

Confira também maneiras de tornar sua Conta Google mais segura e recuperar seu Gmail.

FonteExpressvpn, CNET e Suporte Google.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados