Como fazer o currículo do linkedin em pdf

Como fazer o currículo do LinkedIn em PDF

Avatar of lucas hensou
Veja o passo a passo de como fazer o download do currículo do LinkedIn em seu computador ou smartphone

Você sabia ser possível baixar o currículo do LinkedIn em PDF? Isso mesmo, após atualizar o currículo na plataforma, é possível aproveitá-lo 100%, fazendo o download do arquivo para o seu computador. O arquivo acompanha todas as informações presentes no seu perfil da rede social, contudo, não é possível selecionar e editar o que você deseja exportar. O procedimento é bem prático e o Showmetech preparou um tutorial completo com todos os detalhes que você precisa saber. Mas, antes de iniciar o passo a passo, entenda porquê é importante utilizar o LinkedIn nos dias de hoje. Confira!

Por que fazer currículo no LinkedIn é importante?

Como baixar o currículo do linkedin em pdf?
LinkedIn é considerada a maior rede profissional do mundo, com mais de 774 milhões de usuários (Reprodução/Internet)

O currículo no LinkedIn se tornou praticamente um elemento essencial na vida do profissional que busca sua entrada e permanncia no mercado de trabalho. A plataforma é considerada a maior rede profissional do mundo, com mais de 774 milhões de usuários.

Se tornar membro dessa comunidade te conecta com uma infinidade de recrutadores e empresas possibilitando cada vez mais a realidade do tão sonhado emprego. O LinkedIn ainda oferece recursos que ajudam a evidenciar sua carreira profissional na hora de fazer o currículo. Ou seja, além de te aproximar de empresas e equipes de RH, ainda oferece uma configuração perfeita para o seu currículo.

Como baixar o currículo do LinkedIn em PDF

1. Na página inicial do LinkedIn em um navegador da Web, seja celular ou computador, clique em seu nome ou ícone de perfil. 

Como baixar o currículo do linkedin em pdf? - captura da tela inicial do perfil no linkedin para ilustrar o tutorial
Clique em seu nome ou ícone de perfil para baixar o currículo Reprodução: Lucas Hensou, Showmetech

2. Em seguida, clique em “Mais…” e depois em “Salvar como PDF“.

Como baixar o currículo do linkedin em pdf? - captura da tela inicial do perfil no linkedin indicando a aba 'salvar como pdf' para ilustrar o tutorial
Clique em “Salvar como PDF” para baixar o currículo Reprodução: Lucas Hensou, Showmetech

3. O currículo vai aparecer como um arquivo PDF para download na parte inferior da janela do seu navegador de internet. Clique no arquivo para abri-lo. 

Como baixar o currículo do linkedin em pdf? - captura da tela do perfil no linkedin indicando onde abrir o documento baixado em pdf para ilustrar o tutorial
Abra o arquivo do currículo em PDF Reprodução: Lucas Hensou, Showmetech

4. O seu currículo deve aparecer em uma nova aba. Dessa forma, você pode imprimir o documento ou salvá-lo em seu computador. Para imprimir, clique na aba da impressora.

Como baixar o currículo do linkedin em pdf? - captura da tela do currículo baixado em pdf para ilustrar o tutorial
Você pode imprimir o currículo ou salva-lo em PDF no seu computador Reprodução: Lucas Hensou, Showmetech

5. Por fim, para salvar o seu currículo em PDF, digite um nome para o arquivo e clique em “Salvar”. Pronto, o documento será salvo como PDF automaticamente.

E os perfis em idiomas diferentes?

Se você tem o perfil no LinkedIn em mais de um idioma, você também consegue baixá-los. Mas saiba que você só consegue fazer o download em PDF da versão habilitada como primária. Caso a versão do idioma que você queira baixar não seja a primária, é recomendado que você faça essa mudança para que dê tudo certo.

O caminho para esse procedimento é muito fácil. Basta clicar na aba ‘Eu‘ do seu perfil e, em seguida, na aba ‘Idiomas‘. Caso você tenha um perfil em outro idioma, a alteração poderá ser feita neste ambiente. Agora, se a sua vontade é criar um currículo em qualquer outro idioma, a opção fica localizada no painel do lado direito do seu perfil no LinkedIn, na aba ‘Adicionar perfil em outro Idioma’.

Como baixar o currículo do linkedin em pdf? - captura da tela indicando a aba para adicionar um perfil em outro idioma no linkedin
Clique em ‘Adicionar perfil em outro idioma’ e escolha o idioma que desejar Reprodução: Lucas Hensou, Showmetech

Como baixar o currículo de outra pessoa?

Também é possível fazer o download em PDF do currículo de outra pessoa no LinkedIn. Esse é, inclusive, um procedimento muito comum entre os recrutadores que utilizam a plataforma para buscar candidatos para vagas.

Para baixar o currículo de outro usuário na rede, o caminho é o mesmo. Basta você abrir o perfil da pessoa, clicando em “Mais…” e, em seguida, selecionar “Baixar como PDF”.

Como baixar o currículo do linkedin em pdf? - captura da tela inicial do perfil da anitta no linkedin para ilustrar como baixar o currículo de outras pessoas em pdf
Baixe o currículo de outra pessoa seguindo o mesmo processo – Reprodução: Lucas Hensou, Showmetech

Não é preciso estar conectado com o perfil do usuário que você quer baixar o currículo, mas existe um limite de 100 downloads por mês para os currículos de outras pessoas, diferentemente do que ocorre ao realizar o download do seu próprio documento, que é ilimitado.

Entenda o recurso extra da assinatura Premium do LinkedIn

Linkedin resume builder
Recurso do LinkedIn permite criar versões diferentes para o seu currículo (Reprodução/Internet)

Se você é um heavy user do LinkedIn e possui o plano de assinatura premium da plataforma, seu perfil tem acesso, de maneira automática, ao LinkedIn Resume Builder, uma ferramenta que te auxilia na criação de várias versões do seu currículo.

A ferramenta utiliza as informações já existentes no seu perfil, sendo da sua escolha decidir o que aproveitar ou não. Descura como ter acesso a essa função:

1. Clique no ícone Eu na parte superior da página inicial do LinkedIn.
2. Em seguida, clique em Visualizar perfil.
3. Em seguida no botão Mais… do cartão de apresentação.
4. Selecione Criar um currículo no menu suspenso.

O LinkedIn Resume Builder só pode ser acessado por um computador e atualmente tem passado por testes da plataforma, por isso pode não estar disponível para você no momento.

Veja também

Como recuperar a conta do Hotmail e aumentar a segurança? Confira dicas para ter mais segurança na sua conta Microsoft.

Fontes: LinkedIn, Business Insider.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
36
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados