Como manter seu perfil no instagram seguro contra hackers

Como os hackers roubam o seu Instagram?

Avatar of marina kaiser
Conheça os métodos usados por hackers para acessar sua conta do Instagram sem autorização e saiba como se prevenir para não ter a conta roubada

Com o avanço da tecnologia e das medidas de segurança adotadas por diversos aplicativos para impedir ataques, os hackers também foram aprimorando suas técnicas e estratégias para roubar informações, contas e dinheiro de outras pessoas.

Como hoje em dia as redes sociais se tornaram quase uma extensão de nossas vidas e, em muitos casos, uma ferramenta de trabalho, perder o perfil no Instagram, Twitter, WhatsApp, entre outras redes sociais, pode ser um duro golpe. Por isso, vale a pena entender os processos por trás dos ataques e saber o que as plataformas oferecem – e o que você pode fazer – em termos de medidas de proteção e segurança.

Como a conta do Instagram é hackeada

Atualmente, existem diferentes estratégias aplicadas por hackers para roubar um perfil no Instagram, a maioria envolvendo técnicas de engenharia social, que consistem em enganar (ou induzir) usuários para que eles próprios compartilhem informações confidenciais ou permitam o acesso a redes de dados.

Uma das estratégias usadas pelos criminosos consiste no envio de emails ou mensagens privadas com notificações falsas a cerca do seu perfil ou algum post feito no seu Instagram, como um login suspeito ou uma publicação que infringe a política de direitos autorais da rede social.

Nos casos dos emails, eles normalmente se parecem visualmente com os oficiais, mas vêm de um endereço falso e te redirecionam para um link para login no Instagram (também falso), por meio do qual eles conseguem roubar sua senha e sua conta. Já em relação às mensagens privadas, geralmente a tentativa se trata de alguém se passando por um representante do Instagram te alertando a respeito de alguma irregularidade na conta e enviando um link (que também será usado para roubar suas informações).

Dessa forma, fique sempre atento aos endereços dos emails que você recebe para ter certeza de que são os canais oficiais de comunicação da empresa ou marca. No caso do Instagram, eles são @mail.instagram.com e @facebookmail.com, e a rede social alerta que não entra em contato via mensagens privadas.

Uma forma de verificar se os emails recebidos são legítimos ou não, caso ainda tenha dúvidas, é pelo próprio aplicativo. Para isso, basta ir em Configurações > Segurança > Emails do Instagram. Lá é possível ver os emails enviados nos últimos 14 dias referentes à segurança do seu perfil no Instagram ou outros assuntos.

Outra estratégia adotada pelos hackers, mais comumente (mas não exclusivamente) com perfis de lojas ou influenciadores, é enviar um email como se fosse com uma marca, empresa, ou algo semelhante, com uma proposta de parceria e um link que eventualmente roubaria as informações do login da vítima. O mesmo procedimento pode acontecer em relação ao símbolo azul de conta verificada – o criminoso entra em contato por email ou mensagem privada te oferecendo a oportunidade de conseguir o selo de verificado por meio de um formulário em um link (malicioso e desenvolvido para roubar suas informações).

Nesses casos (e em todos na internet, na realidade), a dica de ouro é não clicar nos links enviados por email – procure o site ou perfil da empresa/marca que te aproximou, verifique quais são os endereços de email oficiais e, se for o caso, entre em contato por um desses meios para confirmar a veracidade das mensagens recebidas.

Em relação ao selo azul, a verificação da conta pode ser solicitada diretamente no seu perfil. Vá em Configurações, clique em Conta e então em Solicitar verificação e siga o passo a passo indicado na tela.

Existem, é claro, diversas outras formas de ataques e roubos, como malwares (softwares maliciosos usados para causar prejuízos às vítimas, por isso, tenha sempre cuidado antes de clicar ou baixar qualquer coisa na internet), senhas fracas e repetidas (usar a mesma senha para tudo pode ter bom, já que você não vai esquecê-la, mas também pode ser ruim, uma vez que se vazada, todas as suas contas podem ficar comprometidas), entre outros.

Por último, seus perfis em redes sociais e dinheiro também podem ser roubados por meio de roubo ou furto do próprio smartphone. Se você usa autenticação em dois fatores ligada à uma conta de email loggada no seu celular e ele for levado, os criminosos podem trocar todas as suas senhas rapidamente, roubando assim informações, perfis sociais e contas bancárias.

Para evitar que isso aconteça, prefira ter um endereço de email separado para lidar com assuntos sensíveis e que não fique aberto no seu celular (mantenha a conta deslogada ou só entre nela de casa). Assim, se o seu smartphone for roubado, você evita maiores dores de cabeça.

É seguro usar aplicativos de terceiros no Instagram?

Tudo depende. Como explicamos anteriormente, é preciso sempre ter cuidado com no que se clica ou o que se baixa na internet, e isso se aplica também a aplicativos. Existem hackers que desenvolvem apps com diferentes recursos para roubar informações e contas, mas há uma maneira de identificar se os aplicativos instalados no seu celular são autorizados (e portanto seguros) pelo Instagram ou não.

Aplicativos de terceiros podem ou não ser desenvolvidos por hackers
Aplicativos de terceiros podem ou não ser seguros (Crédito: SLR Lounge)

É importante ressaltar, no entanto, que existem certos tipos de apps que não são autorizados (o que não significa que são maliciosos, apenas que não há como verificar sua segurança) pelo Instagram, como:

  • Postagem automática de carrosséis
  • Postagem automática de Reels
  • Postagem automática no Stories
  • Deletar postagens já postadas no Instagram
  • Bots de Follow-unfollow
  • Bots que curtem e comentam
  • Rastreador de unfollow e novos seguidores
  • Enviar mensagens privadas de forma automatizada
  • Gerador automatizado de hashtags do Instagram

Se após seguir as instruções abaixo você não localizar o aplicativo e não quiser correr nenhum risco, basta entrar no Instagram e trocar a senha. Assim, qualquer pessoa ou aplicativo terceiro que tinha acesso à sua conta será automaticamente deslogado.

Entrando no aplicativo

Quando um usuário se conecta pela primeira vez, um aplicativo autorizado vai passar, obrigatoriamente, pelos três passos abaixo:

Verificando aplicativos

Se você já tiver feito login em algum aplicativo terceiro, não tem problema. Para checar se ele é autorizado pelo Instagram, siga o passo a passo:

  1. Clique no menu no canto superior direito e então em Configurações
  1. Clique em Segurança e então em Aplicativos e sites
  1. Verifique se o aplicativo está na lista de Ativos
Cheque a lista ativos no instagram para verificar se o aplicativo é autorizado

Como recuperar a conta do Instagram

Caso o seu perfil no Instagram tenha sido roubado, não se desespere – é possível recuperá-lo. O primeiro passo é checar seu email. Caso ainda tenha acesso, troque a senha e cheque se há algum email de security@mail.instagram.com informando que seu endereço de email associado ao Instagram foi alterado – caso sim, você poderá reverter essa ação seguindo as instruções enviadas.

Se outras informações, como a senha, tiverem sido alteradas, você pode seguir para o segundo passo, que é solicitar um link de login ou um código de segurança.

Abra o aplicativo como se fosse fazer login e clique em Obter ajuda para entrar (Android) ou em Esqueceu a senha? (iOS) e então insira seu email, nome de usuário ou telefone, clique em avançar e siga as instruções que aparecerem. No final do processo, você receberá um link por email ou SMS para fazer o login.

Como os hackers roubam o seu instagram?. Conheça os métodos usados por hackers para acessar sua conta do instagram sem autorização e saiba como se prevenir para não ter a conta roubada
Clique em Esqueceu a senha? ou em Obter ajuda para entrar

Caso isso não funcione, há ainda um terceiro passo.

  • No Android: na tela de login, clique em Obter ajuda para entrar. Insira seu email, nome de usuário ou telefone, toque em Precisa de mais ajuda? no canto inferior da tela (se você tiver mais de uma conta, selecione a que está com problema) e siga as instruções que surgirem na tela.
  • No iOS: na tela de login, clique em Precisa de mais ajuda? ou Não consegue redifinir sua senha?. Escolha o endereço de email ou número de telefone e então clique em Enviar código de segurança. Caso não receba o código ou não tenha acesso ao endereço de email ou telefone, toque então em Não consigo acessar este email ou número de telefone sob Enviar código de segurança e siga as instruções que surgirem.
Como os hackers roubam o seu instagram?. Conheça os métodos usados por hackers para acessar sua conta do instagram sem autorização e saiba como se prevenir para não ter a conta roubada
Clique em Não consegue redefinir sua senha? ou em Precisa de mais ajuda?

Em ambos os casos, sempre que possível, insira um endereço de email que só você tenha acesso (se precisar, crie um novo). Cheque sua caixa de entrada por um email do Instagram e siga as orientações que vierem.

Se você estiver tentando recuperar um perfil no Instagram sem fotos suas, receberá um email de resposta automática da equipe de suporte da rede social, pedindo que você ajude a identificar sua identidade fornecendo um endereço de email ou número de celular cadastrado e o tipo de dispositivo que usou quando se cadastrou.

Agora, se você solicitou ajuda para uma conta com fotos suas, receberá uma solicitação para que faça uma selfie de vídeo virando o rosto em diferentes direções. Assim, o Instagram consegue verificar que você é uma pessoa de verdade e confirmar sua identidade. Esse vídeo nunca ficará visível no Instagram e será excluído da base de dados em 30 dias. Caso não seja possível confirmar sua identidade, você poderá enviar um novo vídeo

Dicas para manter o Instagram seguro

Dicas para manter seu instagram seguro contra hackers
Saiba como manter seu Instagram protegido contra hackers

Primeiro de tudo, use uma senha forte, de preferência diferente das usadas para fazer login em outros lugares. Se notar alguma movimentação ou suspeitar de algo, remova aplicativos de terceiros (especialmente os não autorizados pelo Instagram).

Em segundo lugar, ative a autenticação em dois fatores e anote os códigos de recuperação que aparecerem na tela em um lugar seguro (preferencialmente não no seu próprio celular). Nas configurações da conta, confirme se seu telefone e endereço de email estão corretos – e aí vem a próxima dica.

Use um endereço de email separado para login em redes sociais, também com senha forte e diferente e, se possível, não logado no seu smartphone, para evitar ataques de hackers e dores de cabeça caso tenha seu celular roubado ou furtado.

Fontes: Make Use Of, Phoenixite, Buffer, Lumanu, Preview

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados