Como se cadastrar no Não Me Perturbe da Anatel

Como se cadastrar no não me perturbe da anatel
Você sabia que pode se ver livre das infinitas ligações de telemarketing? Conheça o Não Me Perturbe, site que te ajuda com ligações indesejadas

É maravilhoso estar atualizado com as melhores tecnologias do mercado, ainda mais nos smartphones. O problema é quando você recebe dezenas — ou talvez mais — ligações indesejadas de telemarketing por dia que podem te deixar um bocado triste. Para isso foi criado o “Não me Perturbe“, da Anatel, (Agência Nacional de Telecomunicações), um site dedicado para você cadastrar quantos números forem necessários para que você tenha um pouco de paz nesse sentido.

O programa existe desde julho de 2019, e apesar de ter um uso simples, é bem eficiente. No entanto muita gente não conhece e é com o intuito de espalhar a palavra que estou escrevendo esse tutorial. Para que você possa usufruir das tecnologias do seu smartphone sem precisar ter que deixá-lo no modo avião 90% do tempo, ou então ter de bloquear número a número, o que dá um trabalhão.

O que é o Não me Perturbe da Anatel?

Um pouco sobre o não me perturbe
Um pouco sobre o Não Me Perturbe da Anatel

O serviço consiste em literalmente te cadastrar em uma lista onde empresas de telecomunicações não irão mais te perturbar. Até o momento as empresas inclusas no serviço são: Algar Telecom, Claro, Vivo, Tim, Sercomtel, Sky e Oi. Além disso, após a implementação do serviço, houve interesse de bancos que trabalham com produto consignado para entrarem no projeto e atualmente temos a seguinte lista: Agibank, Sicoob, Banco Alfa, C6Consig, Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, BMG, Inter, Itaú e muitos outros.

Vale um aviso aqui: a inclusão dos bancos consignados é uma adição considerável desde a criação do serviço, lá em 2019, e nada impede que mais empresas venham a fazer parte do mesmo. Ao fazer o cadastro, as empresas terão um prazo de até 30 dias para bloquearem os números e o descumprimento da medida acarretará em multa. Caso você seja um dos que sofram com as muitas ligações indesejadas e queira aprender como se cadastrar no Não me Perturbe, prossiga na leitura para conferir nosso tutorial completo de como fazer o cadastro no site.

Como fazer o cadastro e pedir bloqueio de ligações indesejadas

Tela inicial do site não me perturbe da anatel
Tela inicial do site Não me perturbe da Anatel

A primeira coisa a se fazer é entrar no site do Não Me Perturbe, onde teremos todas as informações de acesso ao login e cadastro. É importante comentar que o serviço não possui nenhum app para smartphones, não envia arquivos executáveis por e-mail e muito menos pede dados pessoais ou bancários. Caso seja do seu interesse, pode rolar a página do site para ver todos os detalhes sobre as empresas participantes, tirar dúvidas e ainda ler sobre o serviço. Feito isso, vamos dar início ao tutorial:

Passo 1 – Na tela inicial do site, clique em “Quero me cadastrar” para iniciar o cadastro;

Passo 2 – Na tela que aparecerá, insira seus dados, clique em “Li e concordo com os termos de uso”, faça o captcha de “não sou um robô” e em seguida em “Enviar”, como na imagem abaixo:

Cadastro no não me perturbe
Insira seus dados para continuar

Passo 2.1 – Após clicar em Enviar, se tudo ocorreu bem, um e-mail de verificação vai chegar para você no e-mail cadastrado. No seu -e-mail, abra a mensagem recebida e clique em validar e-mail;

Passo 3 – Volte para o site do Não Me Perturbe e faça o login usando o e-mail e a senha cadastrados;

Tela de login do site não me perturbe da anatel
Tela de login do site Não me perturbe da Anatel

Depois que fizer o cadastro e conseguir fazer o login no site, será possível enfim bloquear os números desejados e verificar o status dos mesmos, o que nos leva ao próximo passo;

Passo 4 – Para cadastrar um novo bloqueio, é só clicar em “novo bloqueio” e aguardar a enorme lista que aparecerá;

Tela de bloqueio não me perturbe anatel
Clique em “Novo Bloqueio”

Passo 4.1 – Após clicar em “novo bloqueio”, uma nova página irá surgir para o cadastro e nela você poderá escolher as Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e Instituições Financeiras que gostaria de bloquear as ligações de telemarketing. Caso você queira fazer como eu, clique em “todas abaixo” nos dois casos, complete o captcha e depois vá em “enviar”.

Lista de bloqueio não me perturbe anatel
Nessa tela você pode escolher o que gostaria de bloquear

Passo 4.2 – Depois de clicar em “Enviar”, um pop-up (janela que surge nos sites de repente) irá aparecer confirmando se você quer mesmo bloquear esses serviços nesse número;

Pop up do site não me perturbe
No pop-up que surgir, basta clicar em “ok”

Passo 4.3 – E por fim, teremos uma última tela onde você vai precisar confirmar o código que foi enviado por SMS no celular cadastrado. Será um código de 6 dígitos e ao colocar o mesmo na tela de validação, em até 30 dias o serviço entrará em vigor.

Validação de bloqueio no site não me perturbe
Coloque o código recebido por SMS e depois clique em “Enviar”

Depois de feito isso, o site te dará um comprovante que você poderá imprimir, mas se não for o caso você poderá sempre voltar em Não Me Perturbe, fazer o login e lá estarão todos os números que você efetuou o bloqueio e nele você poderá editar os serviços bloqueados, obter informações do comprovante, excluir um número e também abrir uma reclamação.

Resumo dos bloqueios não me perturbe
Nessa tela você pode conferir todos os detalhes dos números que você efetuou o bloqueio

Existem outros sistemas de bloqueio de ligações de telemarketing?

Existem diversas formas de fazer isso atualmente graças a apps que já contam com um sistema de bloqueio de spam e também de reconhecimento dos números, entretanto uma ferramenta que vá no mesmo caminho do Não Me Perturbe temos apenas o NãoMeLigue do Procon.

O NãoMeLigue usa um sistema de cadastro parecido com o serviço que fiz o tutorial, porém não é tão abrangente. A missão do mesmo é te tirar do alvo das ligações de telemarketing, mas é só isso. Você apenas cadastra o número lá e pronto. Não tem uma variedade de empresas e bancos que você pode escolher. Embora não seja tão elaborado, é uma opção a mais para você que quer se ver livre das ligações.

Tela inicial do nãomeligue
Tela inicial do NãoMeLigue

É importante avisar, no entanto que o NãoMeLigue é algo exclusivo para o governo de São Paulo, então no caso de você ser de outros estados uma pesquisa terá de ser feita para verificar a disponibilidade em cada um deles.

De acordo com a Anatel, boa parte das ligações indesejadas são feitas com o intuito de oferecerem serviços de telecomunicações. Isso está mudando graças a essas novas medidas que permitem uma maior transparência entre as pessoas e as empresas, fazendo com que você consiga escolher se deseja ou não receber ligações e ainda escolher de quem.

Veja também:

Eu espero que esse tutorial tenha te ajudado de alguma forma. Não esqueça de comentar e se acha que faltou alguma coisa, deixa aí embaixo também. Confira também nossos outros conteúdos e curiosidades, como por exemplo, o Procon ter multado a Apple por não fornecer carregador nos iPhones.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário