Como se tornar verificado no Instagram?

Como se tornar verificado no instagram?
Meta para muitas empresas e influenciadores, ser verificado no Instagram é algo bastante cobiçado. Saiba o que deve ser feito para receber o selo de verificação

Conseguir o selo de verificado em algumas redes sociais é a meta de muitas pessoas por aí, principalmente no Instagram, a rede social considerada a mais utilizada no mundo — perdendo apenas pela atual crescente do TikTok. Receber o selo de verificado no Instagram pode ser algo demorado ou chato, para outros até injusto, pois nem todas as contas que possuem de fato popularidade alta são reconhecidas. Mas agora o Instagram divulgou como se inscrever para receber o selo, confira!

O que é o selo de verificado?

Perfil do instagram no instagram
Onde é exibido o selo de verificação num perfil no Instagram.

Artistas, empresas e outros influenciadores possuem suas contas no Instagram, às vezes até com o nome “OFICIAL” em seu usuário para tentar dar mais veracidade à conta, mas nem sempre isso aponta que aquela de fato é uma conta legítima. Para auxiliar essas pessoas, é possível observar que, em contas oficiais na maioria das redes sociais, há um selo de verificação, concedido por aquela rede social após confirmar que aquela conta realmente pertence a quem diz ser o proprietário. Dessa maneira, transparecer confiança é muito mais prático — principalmente se considerarmos que na internet é um pouco difícil desviar de conteúdos fakes.

Como conseguir o verificado no Instagram?

Há algum tempo, conseguir o selo de verificado no Instagram podia ser considerado algo meio difícil, pois não havia muitas informações claras sobre como conseguir o selo. Havia casos de perfis com pouco mais de mil seguidores que possuíam o selo de verificação, enquanto outros com quase meio milhão sem qualquer confirmação da rede social como autêntico. Mas agora essa situação mudou, sendo que o interessado pelo selo de verificação precisa seguir alguns pré-requisitos para realizar sua solicitação, sendo eles:

  • Preencher o formulário no Instagram e Facebook;
  • Enviar a documentação solicitada de forma clara e legível;
  • É necessário que o interessado no selo seja representante legal de uma empresa registrada, de uma entidade ou de uma pessoa real;
  • O representante responsável pela empresa ou pessoa deve possuir presença única. Algumas entidades notáveis, veículos de imprensa ou organizações também fazem parte dos possíveis eleitos;
  • Será concedido o selo de verificação exclusivamente a uma empresa ou pessoa, havendo exceção aos casos de contas específicas em idiomas diferentes daquele originário;
  • Também é necessário que o perfil seja público (aberto), possua biografia, tenha no mínimo uma postagem no feed e inclusão da foto do perfil;
  • E, por último, a conta deve representar uma entidade, marca ou pessoa que seja bastante conhecida e possua pesquisas frequentes sobre ela.

A parte que pode complicar a submissão ao selo é justamente provar que você é de fato alguém conhecido, independente de como. Neste caso, o Instagram afirmou que, para evidenciar a relevância de quem se interessa pelo selo de verificação, é possível enviar até cinco matérias publicadas por canais de jornalismo que falam sobre este perfil, oferecendo um contexto a mais para os revisores da empresa ao decidirem sobre a liberação do selo. A plataforma ainda reforça que matérias em jornais locais ou com mais relevância são bastante significativas, ao invés de uma matéria num blog sem tanto alcance.

Como se tornar verificado no instagram
Formulário solicitando o selo de verificação.

O Instagram ainda informou que, para ajudar na identificação de matérias e citações mais relevantes e para confirmar a identidade do interessado pelo selo, foram adotados sites e canais em geral que possuem públicos específicos, como LGBTQIA+, latinos e negros, facilitando quem busca o seu selo de verificação. Apesar de a plataforma não ter revelado quem são de fato essas fontes, a possibilidade de incorporar outras confirmações pode acelerar este processo, além de oferecer mais confiabilidade. Outros fatores são o alto engajamento ou viralizações, que oferecem mais chances de receber o selo de verificação.

Regras das contas verificadas

É necessário que os perfis que possuem o selo de verificado sigam estritamente as regras das devidas plataformas — Instagram e Facebook. Uma vez que o selo concedido pela plataforma oferece credibilidade e reconhecimento por parte da rede social, é esperado que estes perfis se mostrem exemplo de comportamento conforme as especificações expostas. Lembrando que o selo de verificação não oferece mais destaque ou favorecimento em algoritmos, ele é, de fato, apenas um reconhecimento da plataforma sobre a autenticidade daquele perfil.

Hashtags proibidas - dominique constancio | blog
Procedimentos orgânicos evitam banimentos da plataforma.

A conta que possuir um selo de verificação não pode transferi-lo para quaisquer outras contas, mesmo que o proprietário seja dono de outra conta de pessoa ou empresa igualmente famosa — neste caso, o responsável deverá passar pelo mesmo processo para submeter seu interesse pelo selo de verificação neste outro perfil. Outro ponto levantado é sobre atitudes que podem ser consideradas suspeitas, por exemplo, usar modos artificiais — como bots — ou caso o responsável tenha fornecido informações falsas à plataforma, aquela conta não apenas perderá o selo de verificação, como também pode correr o risco de ser banido da plataforma.

Veja também:

Conhece o Instagram Limits? Confira agora!

Fonte: Instagram.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário