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Conseguir o selo de verificado em algumas redes sociais é a meta de muitas pessoas por aí, principalmente no Instagram, a rede social considerada a mais utilizada no mundo — perdendo apenas pela atual crescente do TikTok. Receber o selo de verificado no Instagram pode ser algo demorado ou chato, para outros até injusto, pois nem todas as contas que possuem de fato popularidade alta são reconhecidas. Mas agora o Instagram divulgou como se inscrever para receber o selo, confira!
O que é o selo de verificado?
Artistas, empresas e outros influenciadores possuem suas contas no Instagram, às vezes até com o nome “OFICIAL” em seu usuário para tentar dar mais veracidade à conta, mas nem sempre isso aponta que aquela de fato é uma conta legítima. Para auxiliar essas pessoas, é possível observar que, em contas oficiais na maioria das redes sociais, há um selo de verificação, concedido por aquela rede social após confirmar que aquela conta realmente pertence a quem diz ser o proprietário. Dessa maneira, transparecer confiança é muito mais prático — principalmente se considerarmos que na internet é um pouco difícil desviar de conteúdos fakes.
Como conseguir o verificado no Instagram?
Há algum tempo, conseguir o selo de verificado no Instagram podia ser considerado algo meio difícil, pois não havia muitas informações claras sobre como conseguir o selo. Havia casos de perfis com pouco mais de mil seguidores que possuíam o selo de verificação, enquanto outros com quase meio milhão sem qualquer confirmação da rede social como autêntico. Mas agora essa situação mudou, sendo que o interessado pelo selo de verificação precisa seguir alguns pré-requisitos para realizar sua solicitação, sendo eles:
- Preencher o formulário no Instagram e Facebook;
- Enviar a documentação solicitada de forma clara e legível;
- É necessário que o interessado no selo seja representante legal de uma empresa registrada, de uma entidade ou de uma pessoa real;
- O representante responsável pela empresa ou pessoa deve possuir presença única. Algumas entidades notáveis, veículos de imprensa ou organizações também fazem parte dos possíveis eleitos;
- Será concedido o selo de verificação exclusivamente a uma empresa ou pessoa, havendo exceção aos casos de contas específicas em idiomas diferentes daquele originário;
- Também é necessário que o perfil seja público (aberto), possua biografia, tenha no mínimo uma postagem no feed e inclusão da foto do perfil;
- E, por último, a conta deve representar uma entidade, marca ou pessoa que seja bastante conhecida e possua pesquisas frequentes sobre ela.
A parte que pode complicar a submissão ao selo é justamente provar que você é de fato alguém conhecido, independente de como. Neste caso, o Instagram afirmou que, para evidenciar a relevância de quem se interessa pelo selo de verificação, é possível enviar até cinco matérias publicadas por canais de jornalismo que falam sobre este perfil, oferecendo um contexto a mais para os revisores da empresa ao decidirem sobre a liberação do selo. A plataforma ainda reforça que matérias em jornais locais ou com mais relevância são bastante significativas, ao invés de uma matéria num blog sem tanto alcance.
O Instagram ainda informou que, para ajudar na identificação de matérias e citações mais relevantes e para confirmar a identidade do interessado pelo selo, foram adotados sites e canais em geral que possuem públicos específicos, como LGBTQIA+, latinos e negros, facilitando quem busca o seu selo de verificação. Apesar de a plataforma não ter revelado quem são de fato essas fontes, a possibilidade de incorporar outras confirmações pode acelerar este processo, além de oferecer mais confiabilidade. Outros fatores são o alto engajamento ou viralizações, que oferecem mais chances de receber o selo de verificação.
Regras das contas verificadas
É necessário que os perfis que possuem o selo de verificado sigam estritamente as regras das devidas plataformas — Instagram e Facebook. Uma vez que o selo concedido pela plataforma oferece credibilidade e reconhecimento por parte da rede social, é esperado que estes perfis se mostrem exemplo de comportamento conforme as especificações expostas. Lembrando que o selo de verificação não oferece mais destaque ou favorecimento em algoritmos, ele é, de fato, apenas um reconhecimento da plataforma sobre a autenticidade daquele perfil.
A conta que possuir um selo de verificação não pode transferi-lo para quaisquer outras contas, mesmo que o proprietário seja dono de outra conta de pessoa ou empresa igualmente famosa — neste caso, o responsável deverá passar pelo mesmo processo para submeter seu interesse pelo selo de verificação neste outro perfil. Outro ponto levantado é sobre atitudes que podem ser consideradas suspeitas, por exemplo, usar modos artificiais — como bots — ou caso o responsável tenha fornecido informações falsas à plataforma, aquela conta não apenas perderá o selo de verificação, como também pode correr o risco de ser banido da plataforma.
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Fonte: Instagram.