Entregador-mercado-livre

Como ser entregador do Mercado Livre?

Avatar of carol peralta
Trabalhar com entregas no Mercado Livre é um ótimo jeito para fazer uma renda extra, e o objetivo do programa é conectar entregadores autônomos ao comércio eletrônico

Com o cadastro no aplicativo Mercado Envios Extras você ganha dinheiro fazendo entregas com seu próprio veículo ou de terceiros nos horários que tiver disponível.

Agora, quer saber, na prática, como ser entregador do Mercado Livre? Funciona assim:

  1. Você recebe ofertas de percursos no app diariamente e aceita apenas se quiser.
  2. Então você deve buscar os pacotes em um ponto de coleta específico ou centro de distribuição.
  3. Por fim, sai para entregar na sua cidade. As entregas já costumam ser agrupadas em percursos e horários específicos e podem levar entre 3 a 8 horas, segundo o Mercado Livre. Para saber exatamente, é só conferir o tempo estimado quando aceitar o pedido.

O legal é que não precisa se preocupar se não souber como chegar ao local. No próprio aplicativo você tem o percurso direitinho para conseguir entregar com eficiência.

Quais as vantagens em ser entregador do Mercado Livre?

As vantagens de trabalhar no Mercado Livre são inúmeras. Para começar, você não tem horário fixo nem um número mínimo de percursos que deve cumprir no dia. Além disso, você pode acompanhar pelo app todos os ganhos com cada entrega realizada.

O entregador autônomo consegue também entrar em contato com a pessoa que vai receber a mercadoria e avisar que está a caminho de sua residência. Assim, não acontece de chegar lá e não encontrar ninguém, né?

Entregador organizando caixas de encomendas para colocar no carro.
O aplicativo Mercado Envios Extras já calcula uma rota otimizada pro entregador. (Reprodução/Internet)

Além dessas vantagens pro trabalhador, com essa iniciativa do Mercado Livre o consumidor também sai ganhando, já que as entregas são muito mais ágeis e não dependem dos meios tradicionais, como os serviços dos Correios.

Quem pode ser entregador do Mercado Livre?

Olha, para você ser entregador do Mercado Livre, precisa preencher alguns requisitos. São eles:

  • Ter um veículo próprio ou de terceiros em bom estado de, no máximo, 15 anos de fabricação. Se for fazer entregas de moto, precisa de uma mochila ou baú de 80 litros, no mínimo;
  • Ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vigente;
  • Possuir Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Ter cadastro de Microempreendedor Individual (MEI), com atividade principal ou secundária específica de entregas (CNAE 4930-2/01, 4930-2/02, 5320-2/01, 5320-2/02 ou 5229-0/99);
  • Ter um celular Android (5.0 Lollipop ou superior) com internet para receber e acompanhar as entregas.
A imagem mostra um entregador do mercado livre parado em cima da moto com mochila nas costas e um celular na mão.
De moto ou de carro, para trabalhar no Mercado Livre, o veículo precisa ter sido fabricado há menos de 15 anos. (Reprodução/Internet)

Quanto ganha um entregador do Mercado Livre?

Segundo a plataforma, é possível ganhar até R$240 por dia. O melhor é que você consegue saber a tarifa e tempo estimados de cada percurso antes mesmo de aceitar. Assim, você escolhe apenas aqueles trechos que se encaixam no seu horário e que compensem financeiramente.

Cada pedido tem uma tarifa inicial, que é essa que você sabe antes de aceitar. Mas o valor final depende de quantas entregas conseguiu realizar durante o percurso. Se fizer o percurso todinho, recebe 100% do valor indicado inicialmente.

A imagem mostra uma entregadora do mercado livre com várias encomendas dentro do veículo.
O entregador do Mercado Livre que faz muitas entregas em uma só rota consegue alguns bônus. (Reprodução/Internet)

Além disso, o Mercado Pago costuma recompensar os entregadores mais esforçados. Por exemplo, se entregar mais de 80 pacotes em uma rota, ganha um bônus de até R$50.

Para saber os detalhes, é só conferir na aba “Ganhos”, que fica no seu perfil do app.

O que eu preciso baixar para ser entregador do Mercado Livre?

Para começar, você tem que baixar o app Mercado Envios Extra na Play Store, preencher todo o cadastro e assistir aos tutoriais com as instruções. No momento, o aplicativo ainda não está disponível para o sistema operacional iOS.

Além disso, é necessário criar uma conta digital no Mercado Pago. Se já tiver uma conta no Mercado Livre, consegue usar a mesma. Caso não tenha, é só criar uma.  

A imagem mostra um entregador com celular na mão e uma mulher com pacotes de encomendas recebidos.
O bom é que até o processo de entrega da encomenda do Mercado Livre é feito pelo próprio aplicativo. (Reprodução/Internet)

Como e quando eu recebo pelas entregas do Mercado Livre?

Os pagamentos são feitos sempre entre quarta e sexta-feira pelos serviços que você prestou na semana anterior. Eles caem na sua conta Mercado Pago. Ou seja, não precisa nem de conta bancária para receber.

Por exemplo, todas as entregas que você fizer entre segunda-feira e domingo vão ser pagas juntas em um dia entre quarta e sexta-feira da semana seguinte. Bem rápido, né?

Na imagem tem um homem feliz com o celular na mão, mostrando como ser entregador do mercado livre é prático e rende uma grana extra.
Uma vantagem é que o pagamento é todo feito de forma digital. Bem prático! (Reprodução/Internet)

Em quais cidades eu posso participar do programa de entregas?

O programa de entregas do Mercado Livre foi criado em agosto de 2021 e já está em várias cidades do Brasil, como Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Juiz de Fora (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

Mas é bom ficar de olho no site do Mercado Livre porque sempre são incluídas mais cidades.

Gostou de saber como ser entregador do Mercado Livre? Conta pra gente nos comentários!

Veja mais:

Quer outras dicas de empreendedorismo? Então confira a matéria Docusign divulga dicas para empreender no mundo pós-pandemia.

Fontes: Mercado Livre; Via Carreira; Uol.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
18
Shares
2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados