Empresa atuando no mundo pós-pandemia

Docusign divulga dicas para empreender no mundo pós-pandemia

Avatar of victor pacheco
Durante o Digital Day, Camila Farani falou sobre mudanças do mundo pós-COVID e como os empreendedores precisam se aprimorar para chegarem ao sucesso.

Durante o Digital Day, que aconteceu de forma completamente online, a Docusign, em parceria com Camila Farani, convidou jornalistas e empreendedores para falar sobre como os empreendedores precisam se reinventar para em um mundo pós-pandemia. Não há como negar que o comportamento dos consumidores mudou bastante com o passar dos últimos dois anos e os donos de empresas precisam se adequar a isso. Confira todos os detalhes agora mesmo.

Ser inquieto(a) é essencial

Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil, porque além de todos os problemas que podem acontecer no dia a dia, não há como negar que estamos vivendo em um mundo completamente diferente desde os últimos dois anos. Camila Farani, influencer, investidora e empresária, começou sua palestra abordando o tema de inquietude de empreendedores que muitas vezes, é visto como um problema por boa parte das pessoas.

Slide sobre atitudes empreendedoras divulgadas no digital day da docusign
Mais do que ter inquietude, é importante ter atitude para agir em um mundo pós-pandemia (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Ela ressalta que é justamente o oposto: é importante usar este elemento para conseguir chegar mais longe ao pensar mais do que pessoas que não possuem potencial para serem investidores. Farani define uma pessoa inquieta como “alguém que sempre disposto a resolver problemas complexos e analisar possíveis potenciais de ganho, sem deixar o pensamento racional de lado“.

A inquietude pode levar empreendedores a lugares que os acomodados nunca irão chegar.

Camila Farani durante o Digital Day

Outro ponto importante citado por Camila é sempre estar de olho no que os concorrentes estão fazendo para que sua empresa esteja alinhada com as tendências do mercado. É o que os empreendedores chamam de Benchmarking: uma grande análise no segmento que seu empreendimento está inserido para poder se capacitar e conseguir o famoso diferencial que gera mais vendas.

Ouça seus clientes no mundo pós-pandemia

Você com certeza não tem os mesmos hábitos de 2020, certo? E o mesmo vale para os clientes de seu negócio. Camila ressalta que é importante que os empreendedores saibam ouvir o que o público-alvo tem a dizer e principalmente estar pronto para as críticas, pois é dessa forma que seu negócio terá um diferencial.

Docusign divulga dicas para empreender no mundo pós-pandemia. Durante o digital day, camila farani falou sobre mudanças do mundo pós-covid e como os empreendedores precisam se aprimorar para chegarem ao sucesso.
Se o seu comportamento mudou, por qual motivo o de seus clientes não teria mudado? (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Apenas em 2020, durante o pico da pandemia, houve um aumento de 12,7% no pedido de falência de empresas no Brasil. Entre todas que pararam de funcionar, 85% eram micro e pequenas empresas que não conseguiram se adequar às mudanças que chegaram com a pandemia de COVID-19. Camila ressalta que é importante que assim que tiverem os dados preliminares sobre o que precisa ser mudado, os donos de empresas precisam se capacitar.

Dados sobre empresas fechadas durante a pandemia de covid-19 divulgado por camila farani
Número de empresas que fecharam durante a pandemia de COVID-19 cresceu devido aos empreendedores não estarem preparados (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Canais como redes sociais podem ser utilizados para a captação destas informações, mas vale a pena utilizar alternativas como e-mail e até mesmo pesquisas feitas no formato presencial, por meio de preenchimento de formulário. As pessoas estão mudando a forma como pensam e isso também está acontecendo no ato de compra.

Dados sobre identidade no mundo pós-pandemia
Compradores tiveram grande mudança em ato de compra (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Não existe alta performance sem autoconhecimento.

Camila Farani durante o Digital Day

Figital: a união do físico com o digital

As tecnologias estão ficando cada vez mais presentes em nosso dia a dia e não há como negar que isso está ajudando empresas e clientes e terem mais dinamismo. Durante o Digital Day, Camila também citou que é importante que os empreendedores utilizem estas novidades no mundo pós-pandemia para conseguirem ter uma diferencial em relação aos concorrentes.

Mas as habilidades humanas não devem ser deixadas de lado em nenhum momento. De acordo com um estudo realizado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), identidade, valores, prioridades e recursos são as principais pontos fortes de liderança que levam uma empresa ao sucesso, mas nem sempre os empreendedores conseguem colocá-los em prática. Apesar de todos os avanços na tecnologia, as habilidades humanas (também chamadas de Human Skills) devem ser levadas em conta para que uma empresa realmente prospere.

Dados sobre habilidades humanas no mundo pós-pandemia
Digital ainda deve ser levado em conta, mas habilidades humanas não devem ser deixadas de lado (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Outro dado interessante divulgado por Camila no evento de hoje foi sobre as 15 habilidades do futuro. Foi possível perceber que apesar do racional ainda ser bastante levado em conta, existem outros dados que devem ser levados em conta no mundo pós-pandemia. Confira todos eles:

15 habilidades do futuro
15 Habilidades do futuro são essencias para sucesso ao empreender (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

E aqui vai um novo termo que você precisa ter em mente: Work Life Integration, que em tradução livre, significa Integração entre Vida e Trabalho. Camila explicou que é essencial que os empreendedores tenham os quatro fatores equilibrados para que o sucesso seja alcançado e apesar de muitas pessoas pensarem que não, eles estão sim, conectados.

Work life integration
Quatro fatores devem estar em equilíbrio para sucesso ser atingido (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

O que achou de todas as dicas da empresa? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira o estudo da Microsoft sobre o impacto atual da COVID-19 em PMEs.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
5
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados