Como será e onde assistir à posse de joe biden, novo presidente dos eua

Como será e onde assistir à posse de Joe Biden, novo presidente dos EUA

Avatar of luís antônio costa
Cerimônia de posse de Joe Biden e da vice Kamala Harris acontece hoje às 14 horas, terá presença de Lady Gaga e até uma música da cantora Anitta

Nesta quarta-feira (20/01), Joe Biden irá assumir como o 46º presidente eleito dos Estados Unidos da América, em mandato que contará com Kamala Harris como vice-presidente — a primeira mulher e negra a ocupar o cargo. Haverá pompa, cerimônia, ex-presidentes, líderes congressistas, artistas de primeira linha, desfiles e homenagens às tropas. Porém, toda a cerimônia de posse (também chamada de Inauguration Day) será diante de um pequeno público socialmente distanciado em uma cidade que foi bloqueada por causa das ameaças duplas da pandemia do coronavírus — que matou mais de 400.000 pessoas nos Estados Unidos — e possível terrorismo doméstico após a violência mortal no Capitólio.

Entre os participantes da cerimônia de posse de Joe Biden estão as estrelas pop Lady Gaga e Jennifer Lopez, o ícone do rock Bruce Springsteen e o astro country Garth Brooks. Além disso, a música “Make it Hot” da cantora brasileira Anitta — feita em parceria com o trio Major Lazer — será tocada no evento em uma playlist especial feita para a ocasião.

Chamado de “Celebrating America” (“Celebrando a América”, em inglês), a cerimônia de posse de Joe Biden irá acontecer às 11 horas (horário local) e às 14 horas (horário de Brasília). Neste artigo você confere como será o evento e onde você poderá assisti-lo.

Quem estará (e não estará) presente na posse de Joe Biden?

Como aconteceu com as inaugurações anteriores, a maior parte do Congresso e da Suprema Corte dos EUA estão presentes, assim como alguns ex-presidentes. Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton estão todos prontos para comparecer, assim como as ex-primeiras-damas Michelle Obama, Laura Bush e Hillary Clinton. Jimmy Carter, o ex-presidente vivo mais velho do país, aos 96, e a ex-primeira-dama Rosalynn Carter não estarão lá, mas enviaram seus “melhores votos”. A inauguração é a primeira que eles perdem desde que Carter tomou posse em 1977.

Como já havia anunciado dias atrás, o (em breve) ex-presidente Donald Trump não estará presente, tornando-se o primeiro presidente a pular a posse de seu sucessor desde Andrew Johnson em 1869. Apesar disso, o vice-presidente Mike Pence comparecerá. Veja abaixo o momento em que Trump deixa a Casa Branca pela última vez como Presidente dos EUA:

Qual é o cronograma do evento?

O horário exato de início não foi anunciado, mas o evento está previsto para começar por volta das 14 horas (horário de Brasília) na Frente Oeste do Capitólio. Os procedimentos começarão com uma invocação do Reverendo Leo J. O’Donovan, um padre jesuíta que é ex-presidente da Universidade de Georgetown e amigo íntimo da família Biden. Andrea Hall, a primeira bombeira afro-americana a se tornar capitã do Departamento de Resgate de Bombeiros em South Fulton, Geórgia, vai recitar o Juramento de Fidelidade.

A cantora Lady Gaga — que se juntou a Biden em questões de violência doméstica quando ele era vice-presidente e fez campanha para ele nas eleições de 2020 — cantará o hino nacional, conhecido como The Star-Spangled Banner.

Lady gaga cantará o hino dos eua na posse de joe biden
Lady Gaga apoiou Joe Biden desde a época que ele era vice-presidente e agora estará ao seu lado na cerimônia de posse cantando o hino nacional

Amanda Gorman, que se tornou a primeira Poetisa Jovem Laureada do país em 2017, vai ler um poema que ela escreveu para a ocasião chamado “The Hill We Climb”(“A Montanha que escalamos”, em inglês). Como Biden, Gorman tinha um problema de fala que ela trabalhou muito para superar. Ela também anunciou planos de concorrer à presidência em 2036 — a primeira eleição em que ela terá idade suficiente para isso. Gorman será seguida por uma performance da cantora Jennifer Lopez.

Um amigo de longa data da família Biden, o Reverando Silvester Beaman, pastor da Igreja Episcopal Metodista Africana de Bethel em Wilmington, Delaware, dará uma bênção.

Como é tradição, o presidente da Suprema Corte, John Roberts, administrará o juramento de ofício a Biden logo após o relógio bater 12 horas. Biden fará o juramento com a mão em cima de sua Bíblia de família de 127 anos, que estará nas mãos de sua esposa, Jill Biden.

Kamala Harris, a primeira mulher, a primeira negra americana e a primeira sul-asiático-americana no cargo de vice-presidente dos EUA, será empossada pela juíza Sonia Sotomayor, a primeira latina membro da Suprema Corte. Como Harris, Sotomayor é uma ex-promotora.

Harris prestará juramento em duas Bíblias — uma que pertenceu a uma amiga próxima da família chamada Regina Shelton e outra que pertenceu a Thurgood Marshall. Harris saudou Marshall, o primeiro juiz afro-americano da Suprema Corte do país, como um de seus heróis.

E quanto à COVID-19?

Muitos protocolos de segurança estarão em vigor por causa do coronavírus, o que dará à cerimônia um aspecto diferente daqueles de anos anteriores. Os participantes estarão distanciados socialmente e terão que usar máscaras.

Os cuidados — e o desejo de evitar que as pessoas viajem durante a pandemia — levaram a Comissão Parlamentar Conjunta de Cerimônias Inaugurais, encarregada de montar a inauguração, a reduzir drasticamente o número de convidados. O comitê normalmente disponibiliza 200.000 ingressos para os membros do Congresso, mas este ano cada legislador receberá dois. O comitê disse que o número de participantes será quase o mesmo de quando o presidente fizer um discurso sobre o Estado da União dentro do Capitólio, para cerca de 1.000 pessoas.

Além disso, o almoço tradicional que segue a cerimônia de posse e os bailes inaugurais foram cancelados. O comitê inaugural está realizando três bailes “virtuais” na terça à noite, um deles chamado “We Are One”, que contará com comentários de Kamala Harris.

Homenagem biden e harris para as vítimas do covid-19
Na terça-feira, Biden e Harris homenagearam as vítimas do COVID-19 nos EUA no Lincoln Memorial

O comitê inaugural homenageia aqueles que ficam longe com o “Field of Flags”, uma extensa exibição de arte pública no National Mall que incluirá cerca de 191.500 bandeiras dos EUA de vários tamanhos, incluindo bandeiras representando todos os estados e territórios. Haverá também 56 “pilares de luz” em homenagem a todos os estados e territórios, disse o comitê.

Na terça-feira, Biden e Harris homenagearam aqueles que morreram na pandemia com um “momento nacional de unidade”. Os dois participaram do acendimento de 400 luzes ao redor da piscina refletora do Lincoln Memorial em memória das 400 mil vidas perdidas por causa da pandemia somente nos EUA. Ao mesmo tempo, edifícios em todo o país, incluindo o Empire State Building em Nova York e o Space Needle em Seattle, foram iluminados.

E quanto às questões de segurança após o incidente no Capitólio?

Numerosas precauções extras de segurança foram postas em prática depois que apoiadores pró-Trump violaram o Capitólio durante a contagem dos votos eleitorais. Mais de 25 mil membros da Guarda Nacional foram convocados para manter o evento seguro, cercas extras de segurança foram erguidas perto do Capitólio, a Casa Branca e várias ruas foram fechadas.

O National Mall, geralmente um lugar para os curiosos se reunirem, foi fechado pela primeira vez. Dois grupos que tinham permissão para as manifestações concordaram em realizá-las em diferentes áreas próximas, e os participantes serão selecionados a caminho das manifestações.

Como será e onde assistir à posse de joe biden, novo presidente dos eua. Cerimônia de posse de joe biden e da vice kamala harris acontece hoje às 14 horas, terá presença de lady gaga e até uma música da cantora anitta
Por causa dos terríveis incidentes no Capitólio, medidas de segurança reforçadas serão usadas na cerimônia de posse de Joe Biden

Embora Biden tenha resistido às sugestões de mover o evento para um local fechado, a ameaça de violência forçou algumas mudanças. Um ensaio originalmente programado para domingo foi adiado para segunda-feira, e então foi brevemente interrompido quando uma pequena explosão em um acampamento de sem-teto próximo causou um susto na segurança. As precauções também forçaram Biden a descartar seus planos de fazer uma viagem cerimonial da Amtrak de Wilmington para Washington.

O que vai acontecer depois da posse de Joe Biden?

Após a cerimônia de tomada de posse, Biden e Harris participarão de um Pass in Review com membros do exército na Frente Leste do Capitólio. O Pass in Reviews é uma tradição militar que honra a transferência pacífica do poder para um novo comandante-em-chefe, e todos os ramos das forças armadas serão representados.

Após isso, Biden, Harris e seus cônjuges honrarão os militares indo para o Cemitério Nacional de Arlington, na Virgínia, onde depositarão uma coroa de flores na Tumba do Soldado Desconhecido. Os Obama, os Bushes e os Clintons também participarão da cerimônia de colocação das coroas.

Desfile do “Inauguration Day”

Após a cerimônia da coroa de flores, os Bidens, Harris e o marido de Harris, Doug Emhoff, irão à Casa Branca pela primeira vez como presidente, primeira-dama, vice-presidente e segundo cavalheiro, o título que Emhoff escolheu para sua nova função.

Lá, eles receberão uma escolta presidencial lá, que incluirá representantes de todos os ramos das forças armadas, bem como as percussões da University of Delaware e da Howard University. Isso dará início ao “Parade Across America” virtual às 15h15, com apresentações de todos os 56 estados e territórios.

Desfile do "inauguration day"
O desfile do “Inauguration Day” é uma tradição nas cerimônias de posse de presidentes norte-americanos

O evento, organizado pelo ator Tony Goldwyn, contará com as participações de Earth, Wind and Fire e do ex-apresentador do “Daily Show” Jon Stewart. O desfile também contará com heróis de todo o país, incluindo Jason Zgonc, um trompetista de Atlanta que tocou para funcionários de hospital durante os intervalos do verão para animá-los.

Onde e como assistir à cerimônia de posse de Joe Biden

Todas as grandes redes de notícias norte-americanas e no mundo todo exibirão a cerimônia de posse ao vivo. A NBC News começará a cobertura especial às 12 horas (horário de Brasília), enquanto a MSNBC começa a cobertura especial às 8 horas (horário de Brasília). O NBC News Now transmitirá cobertura começando às 9 horas da manhã (horário de Brasília). A NBCNews.com terá um blog ao vivo com notícias e análises.

Aqui no Brasil, a CNN Brasil (canal 577 nas maiores operadoras), irá transmitir a cerimônia de posse ao vivo pelo site ou pelo YouTube.

Já a parte do evento “Celebrating America” será transmitido ao vivo pela ABC, CBS, CNN, NBC e MSNBC e transmitido ao vivo nos canais de mídia social do comitê inaugural do presidente no YouTube, Facebook, Twitter e Twitch.

Fonte: NBC News

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados