Conheça o bereal - imagem ilustrativa de selfie

Como usar o BeReal, a rede social sem filtros

Avatar of renata aquino ribeiro
Nova rede social que aposta na autenticidade, BeReal permite publicar o que se está fazendo no momento, sem edições, e apenas uma vez por dia

A rede social BeReal cresce em popularidade especialmente entre jovens universitários nos Estados Unidos. É baseada em imagens, mas causa muito menos ansiedade do que o Instagram e o Snapchat, as redes de fotos mais usadas, de acordo com a empresa francesa que a lançou. Apenas uma postagem por dia é permitida e há várias estratégias que impedem pensar muito na foto a tirar. É fácil de usar e trazemos aqui todas as dicas.

A plataforma foi lançada por Alexis Barreyat em 2020 e teve entre seus investidores a Andreessen Horowitz, empresa que já lançou o Clubhouse, o Opensea e o Substack. Assim, é possível que o BeReal aumente o número de usuários, que já são 5 milhões. No entanto, neste momento a rede ainda tem poucos cadastrados no Brasil. Assim, não se surpreenda se, ao buscar contatos na rede, poucos sejam encontrados.

Como funciona o BeReal?

O BeReal envia aos usuários uma notificação uma vez por dia, em horários aleatórios, para enviarem uma postagem. Cada post no BeReal é uma imagem composta com a câmera traseira e frontal do celular. O tempo para realizar a postagem é de dois minutos e caso o usuário demore mais tempo, há a informação na postagem. Assim, quem ver a postagem na plataforma saberá quanto tempo o autor demorou.

Por ser sem filtros, não há como modificar as imagens antes de postar, como no Instagram. Quem gosta de experimentar com vários filtros pode ficar frustrado. Já quem já está cansado de ver fotos artificiais ou cheias de stickers (adesivos), ficará satisfeito com o BeReal. É exatamente nessa autenticidade das imagens que a nova rede aposta.

Comece a usar a nova rede

Para começar a usar a nova rede, baixe o aplicativo disponível para Android e iPhone. Assim que o aplicativo estiver instalado, pedirá para sincronizar com os seus contatos para ver se você tem amigos já na rede. É possível negar a sincronização e ver apenas as pessoas que escolhem deixar seu perfil como público.

O aplicativo usa para o cadastro seu nome, data de nascimento e número de telefone. É importante habilitar as notificações para postar dentro dos dois minutos de uso da rede diários, para ser avisado assim que está disponível a postagem. Após o cadastro, a primeira postagem pode ser feita. Só quem enviar posts consegue ver conteúdo novo, dos amigos ou de perfis públicos.

Habilite as permissões para o aplicativo

O BeReal pede acesso para enviar fotos e é necessário conceder a permissão para enviar conteúdo. Note que o aplicativo acessará as duas câmeras: a frontal (mais usada para selfie) e a câmera traseira e de maior resolução dos celulares. O post mostrará, em menor tamanho, o que vê a câmera frontal e a imagem de fundo será a da câmera traseira. É possível mudar a ordem das câmaras com o botão de reversão e usar o flash. O tempo de dois minutos para postar é contado na tela.

O usuário decide se os posts no BeReal ficarão disponíveis apenas para amigos ou no Discovery, onde todos podem ver o que foi postado. A permissão para geolocalização é habilitada por padrão e pode ser removida. Quem tiver permitido a localização poderá ver os amigos em um mapa posteriormente. O post enviado pode ser apagado, mas não pode ser enviado um novo. O usuário pode adicionar uma legenda, se desejar.

Interação através de RealMojis

A interação na rede pode ser através de comentários, como acontece nos concorrentes, ou através de RealMojis. Apenas os amigos podem comentar, mas todo mundo pode deixar estes emojis feitos com fotos do rosto de quem reage. Por exemplo, um emoji de sorriso pode ser uma foto sua sorrindo com o símbolo em menor tamanho do lado.

Para comentar ou reagir com um conteúdo, o usuário tem apenas 24 horas, pois na próxima postagem já verá conteúdo novo de quem postou naquele dia. É possível salvar seu próprio conteúdo com a opção Memories (Memórias). Para guardar algo mais, apenas a captura de tela pode ajudar e não é possível fazer o envio da galeria para a rede.

Apagar conteúdo no BeReal

Para apagar conteúdo no BeReal, após postado, é preciso responder a uma pergunta. O aplicativo pergunta por que a pessoa quer apagar e dá opções que podem ser selecionadas. Há ainda um aviso de que apenas 1 post pode ser apagado por dia. Ao contrário de redes que permitem conteúdo elaborado e edição sempre que possível, como o Instagram, o BeReal aposta no conteúdo postado imediatamente, sem arrependimentos.

A ideia de imagens espontâneas têm feito o BeReal ganhar cada vez mais adeptos. De acordo com os números do site Social Media Today, os downloads do aplicativo aumentaram 315% desde o início de 2022. A rede foi tema de reportagem da Bloomberg, o que fez com que seu crescimento aumentasse mais ainda. No Brasil, a rede já está em português, o que ajudará com que o número de usuários cresça bastante.

Veja mais

Lembrou do Clubhouse? Pois é, a rede social já foi lançada há um tempinho.

Fontes: MakeUseOf, Business Insider, Mashable e Wired

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
3
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados