Uso do ngl

Como usar o NGL para enviar perguntas anônimas no Instagram

Avatar of victor pacheco
Aprenda a usar o app de perguntas anônimas NGL e receba comentários secretos no Instagram

Você pode não saber o nome oficial do aplicativo, mas com certeza já viu alguém usando o NGL nos Instagram Stories. Nas últimas duas semanas, isso virou uma verdadeira tendência e apenas na Google Play Store, a ideia de um pequeno time de desenvolvedores da Califórnia foi instalada mais de 10 milhões de vezes em aparelhos que rodam Android. Na App Store, há mais de 93 mil avaliações e uma média de 4,8 estrelas.

Mas será que o app é realmente seguro? E o que é feito em relação às possíveis mensagens com discurso de ódio? Com foco em responder estas e mais perguntas sobre um dos aplicativos do momento, desenvolvemos esta matéria especial. Veja se vale a pena fazer o uso agora mesmo!

Como o NGL funciona?

Lançado em dezembro de 2021 por uma equipe de desenvolvedores dos EUA que deseja se manter no anonimato, o NGL é um aplicativo que permite a seus usuários receber perguntas anônimas no Instagram por meio do compartilhamento de um link próprio nos Stories. Para isso, basta copiar o link de sua conta e depois usar o adesivo que leva para uma página especial. NGL é a sigla para “Not Gonna Lie“, que pode ser traduzido como “Não Vou Mentir“.

Mulher fazendo uso do ngl, aplicativo para enviar perguntas anônimas no instagram
Aplicativo se tornou viral nas últimas semanas (Foto: Reprodução/Internet)

Apesar de estar disponível para download desde o final do ano passado, o NGL começou a ganhar visibilidade após ser bastante utilizado por moradores da Índia e Indonésia, essenciais para o sucesso de um aplicativo. Inclusive, boa parte das novidades do WhatsApp primeiro são liberadas para usuários da Índia como uma forma de teste antes do restante do mundo ter acesso às novas funcionalidades.

De volta ao NGL, o aplicativo se encontra atualmente no top 10 de aplicativos mais baixados na App Store dos EUA e o mesmo acontece na Google Play Store. Dados do Sensor Tower, uma ferramenta online que analisa aplicativos de todos os tipos, apontam que o grande público do NGL é da Indonésia, correspondendo a 3,1 milhões de instalações (83% delas feitas via Google Play).

Logo do aplicativo ngl instalado em um aparelho com ios
Indonésia foi responsável por primeiro sucesso de aplicativo (Foto: Reprodução/Internet)

O aplicativo está disponível para smartphones com Android e iOS, mas depois que o link for criado é possível fazer o acesso via navegadores.

O NGL é anônimo?

A página de perguntas frequentes do aplicativo ressalta que tudo é feito de forma anônima, mas uma polêmica já envolve o nome do NGL. Uma matéria publicada pelo Techcrunch comprovou que após um link ficar disponível por menos de um minuto, foram enviadas mensagens por bots como uma forma de fazer com que o dono da conta tivesse conteúdo para postar.

Captura de tela do aplicativo ngl
Desenvolvedores garantem anonimato de quem enviou perguntas (Foto: Reprodução/Internet)

Comentários na App Store dos EUA também informam que boa parte das mensagens recebidas nas contas não foram enviadas pelos seguidores e/ou pessoas que viram o link da conta do NGL. O ponto em questão é que pela impossibilidade de saber o que foi enviado por uma pessoa, fica a dúvida se a mensagem foi realmente escrita por uma pessoa ou por um robô criado pelos próprios desenvolvedores.

Os desenvolvedores do NGL se negam a comentar o caso, mas um detalhe que pode indicar o uso de bots são as avaliações positivas na App Store. Boa parte delas são apenas com frases dizendo “muito bom”, sem um comentário mais pessoal (e que seria escrito por uma pessoa de verdade). Veja estes exemplos:

Avaliações do aplicativo ngl na app store dos eua
Avaliações na App Store dos EUA podem indicar uso de bots (Foto: Reprodução/TechCrunch)

Apesar do aplicativo de perguntas anônimas no Instagram chegar à fama, nem o Google e nem a Apple se pronunciaram sobre o possível uso de bots.

Como receber perguntas anônimas no Instagram?

Você pode começar a receber perguntas em menos de cinco minutos e de forma completamente gratuita. Após fazer a instalação via App Store para iPhone ou Google Play Store para Android, o compartilhamento do link pode ser feito depois da criação da conta. Veja como fazer isso agora mesmo.

Passo 1: assim que o aplicativo for aberto em seu celular ou tablet, basta clicar em Get Questions. Então, será necessário definir um nome de usuário para sua conta. Os desenvolvedores sinalizam que você deve usar o mesmo nome de usuário de sua conta no Instagram para que a conexão seja feita sem problemas.

Telas de cadastro no aplicativo ngl
É necessário usar o mesmo nome de usuário de sua conta no Instagram no NGL (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetecch)

Passo 2: então basta copiar o link ao apertar o botão “copy link” ou o “share link”, ali mesmo na tela inicial do NGL. Caso selecione a segunda opção, um template especial será criado para que o compartilhamento seja feito. Não é possível fazer a personalização do link de sua conta.

Telas do ngl
Assim que sua conta estiver criada, basta compartilhar o link via Stories (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Passo 3: após fazer a devidas personalizações e realizar a postagem em sua conta, basta esperar que sua caixa de entrada receba mensagens. Tudo o que foi enviado por seu link pode ser visto na seção INBOX.

Inbox do aplicativo ngl
Mensagens podem ser visualizadas em seção especial (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Para responder o que foi enviado, é só clicar em “reply” e automaticamente você será direcionado para a tela de edição do Instagram. Então é só responder à pergunta de acordo com o que foi enviado.

Inbox do aplicativo ngl
Perguntas enviadas podem ser respondidas via Instagram Stories (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

É seguro usar o NGL?

Para conseguir usar o aplicativo, os desenvolvedores exigem que o mesmo nome de usuário de sua conta pessoal seja conectado à conta que receberá as perguntas anônimas. De acordo com estes profissionais, apenas o número de identificação será compartilhado com o NGL, o que dá abertura para o compartilhamento com outras empresas, apesar disso não ser confirmado.

Mensagens enviadas pelo aplicativo ngl
Dados de conta são captados por desenvolvedores (Foto: Reprodução/Internet)

Com isso em mente, vale a pena você decidir se estas informações serão enviadas para o aplicativo para entrar na tendência do momento. É possível solicitar a exclusão da conta (e dos dados salvos nos servidores) nas configurações do aplicativo, caso deseje.

Este acesso é semelhante ao que ferramentas que usam dados de sua conta para gerar relatórios, então basicamente, você estaria autorizando que os desenvolvedores vejam algumas informações em troca do uso do aplicativo. Os criadores ressaltam que nada será postado sem a autorização do dono da conta.

Vale a pena pagar o NGL?

Na prática, não há como saber quem te enviou cada uma das mensagens anônimas. Por mais que os desenvolvedores ofereçam um plano pago semanalmente que custa R$ 51,99 de acordo com a cotação atual do dólar, apenas informações sobre o dispositivo utilizado e a localização aproximada são informadas.

Tela de pagamento do aplicativo ngl
Dados de localização e dispositvos usados são informados por NGL (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Com acesso a isso, será necessário “ligar os pontos” para tentar descobrir quem lhe enviou as perguntas de forma anônima. Uma alternativa é pedir para quem mandou a mensagem se pronunciar em privado, mas isso vai depender muito de pessoa para pessoa. Não é possível solicitar reembolso após a compra do plano pago, então atente-se.

Discurso de ódio é bloqueado na plataforma

Não há uma revisão humana para que uma filtragem das mensagens seja realizada no NGL, mas os desenvolvedores confirmam que um sistema de inteligência artificial faz este trabalho, então se por acaso você receber algum xingamento, provavelmente a mensagem não chegará em sua caixa de entrada.

Pessoas provocando discurso de ódio no ngl
IA faz trabalho de filtragem de conteúdo (Foto: Reprodução/Internet)

Em casos que tenha recebido uma mensagem que considera abusiva, é possível denunciar o envio pelo próprio aplicativo ao clicar no ícone de atenção localizado no canto superior esquerdo da tela. É possível selecionar três opções de denúncia, mas os desenvolvedores não dão mais informações sobre o que será feito em seguida.

Outros apps de perguntas anônimas

Aplicativos e redes sociais de perguntas anônimas não são novidades na internet, mas não há como negar que há poucas opções disponíveis para uso. Um dos mais famosos, mas que foi desativado em abril de 2013, é o Formspring, que funcionava de forma gratuita e entregava uma experiência semelhante ao que temos no NGL.

O Ask.fm se tornou uma tendência na mesma época do Orkut, mas casos de cyberbullying entre 2012 e 2013 fizeram com que a rede social fosse deixada de lado, apesar de ainda estar ativa. O Curious Cat  pode ser definido como um “NGL do Twitter e Facebook” e também segue ativo até hoje, apesar de não ser tão utilizado como em 2017-2019.

App de perguntas
Aplicativos e sites de envio de mensagens anônimas sempre fizeram sucesso (Foto: Reprodução/Internet)

O grande sucesso do NGL está na possibilidade de fazer a conexão com o Instagram, rede social que contava com mais de 122 milhões de usuários ativos no Brasil até março deste ano. O que você acha do aplicativo? Já recebeu muitas mensagens? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Conheça a BeReal, a rede social sem filtros

Fontes: NBC News l Techcrunch l NGL l PC Mag

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
3
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados