Índice
As placas de vídeo GeForce RTX da NVIDIA representam o melhor em qualidade gráfica para games, e a NVIDIA aproveita todo o poderio de suas GPUs para melhorar a qualidade de áudio e vídeo para stremers com o NVIDIA Broadcast, usando inteligência artificial para você criar o melhor estúdio possível
Seja em lives, chamadas de vídeo ou videoconferências, o app NVIDIA Broadcast permite adicionar diversos efeitos visuais e, de áudio, além de te dar maior controle sobre sua área de trabalho. Tudo isso usando apenas Inteligência Artificial. Veja a seguir como funciona este recurso exclusivo da linha GeForce RTX.
Como funciona o NVIDIA Broadcast?
A ferramenta de streaming da NVIDIA é a mais avançada do mercado quando falamos de ferramentas incorporadas às placas de vídeos. Independente se você está utilizando um notebook ou desktop, se estiver com uma GPU GeForce RTX série 20 ou 30 poderá usufruir do software.
O NVIDIA Broadcast pode ser baixado diretamente do site da empresa, e vem como uma solução prática para o trabalho e estudo remoto, permitindo que você configure suas lives, ligações e outros detalhes técnicos com facilidade.
Ele é um app que aproveita o máximo do seu hardware e das tecnologias RTX incorporadas nas placas de vídeo da NVIDIA, transformando qualquer quarto ou sala em um estúdio profissional com auxílio de Inteligência Artificial (IA).
Recursos do NVIDIA Broadcast
O app é dividido em três categorias: microfones, alto-falantes e câmera. Cada um deles vai te dar uma variedade de funções e configurações para você ter o melhor estúdio possível na hora de criar conteúdo, fazer uma ligação ou apenas se reunir com os amigos online.
Microfone
Com o app instalado no seu PC, a primeira coisa que temos ao abrir o app é a configuração do microfone. Não é necessário possuir qualquer equipamento especial, basta utilizar o próprio microfone integrado do seu notebook ou um microfone externo — mesmo aqueles integrados ao headset.
O grande destaque do NVIDIA Broadcast é o recurso de redução de ruído. Utilizando a IA integrada, a ferramenta detecta os ruídos do ambiente onde o usuário se encontra e filtra estas frequências, deixando apenas a voz em destaque durante as transmissões. Há também a redução de eco, o que remove a reverberação que ocorre em ambientes com pouco ou nenhum tratamento acústico
Alto-Falantes
O NVIDIA Broadcast aplica os mesmos efeitos do microfone ao áudio recebido nas transmissões, permitindo manter o foco nos interlocutores. Mesmo que o ruído tenha sido gerado do outro lado das videochamadas, a IA da NVIDIA consegue filtrar e entregar apenas a parte relevante do áudio
Para ajudar ainda mais, essas configurações do NVIDIA Broadcast podem ser utilizadas em outros apps, como o Discord, por exemplo, deixando tudo com uma qualidade superior, independente do programa que está sendo usado.
Câmera
Por fim, temos a opção de configurar a câmera. Como no microfone, o NVIDIA Broadcast funciona com qualquer webcam no seu computador, seja integrada ou externa, entregando efeitos visuais para sua transmissão.
Se você faz lives, por exemplo, provavelmente já usa ou pensou em ter um fundo verde — conhecido também como chromakey — para aplicar efeitos. Com a tecnologia da NVIDIA e uma GPU GeForce RTX, você poderá fazer isso sem gastar nada a mais.
Na sessão Câmera, basta clicar em efeitos e escolher o que deseja. Nessa função você terá 4 opções:
- Desfocar o fundo: como o nome sugere, a IA irá desfocar o fundo do cenário de acordo com suas configurações, dando mais ou menos destaque para você;
- Substituir o fundo: com essa função, você pode alternar o fundo do cenário para qualquer imagem que desejar;
- Remover o fundo: com a remoção de fundo, você fica “flutuando”. Opção bastante interessante para quem faz lives;
- Enquadramento automático: usando IA, essa função permite que a câmera te siga automaticamente no campo de visão — função semelhante ao Enquadramento Central presente nos iPads mais recentes.
NVIDIA Encoder
As placas GeForce RTX também contam com o NVENC, um recurso de hardware específico para codificar vídeos, aliviando a sobrecarga da CPU.
Na prática, isso faz com que o sistema consiga rodar seus games e outras tarefas mesmo com uso intenso de vários aplicativos em simultâneo. O resultado disso é entregar uma live de alta qualidade, mesmo com diversos apps abertos.
Requisitos mínimos para NVIDIA Broadcast
Plataforma | Windows 10 de 64 bits |
Placa de vídeo | NVIDIA GeForce RTX 2060, Quadro RTX 3000, TITAN RTX ou superior |
Memória RAM | 8GB de RAM ou mais |
CPU | Recomendado: Intel Core i5 8600, AMD Ryzen rR 2600 ou superior |
Driver | NVIDIA Studio Driver 462.46, driver Game Ready 465.89, NVIDIA RTX Enterprise Driver 462.59 e superior |
Internet | Conexão com a Internet durante a instalação |
Download | Site oficial da NVIDIA |
Você já teve a oportunidade de testar alguma placa de vídeo da linha RTX 20 ou 30? Se sim, pretende testar o NVIDIA Broadcast? Não esqueça de comentar aí embaixo. Além disso, fizemos um comparativo entre a RTX 3050 e a RX6500 XT da AMD recentemente.
Fonte: NVIDIA