Como verificar seu CPF e chaves PIX cadastradas no Banco Central

Como verificar seu cpf e chaves pix cadastradas no banco central
A plataforma Registrato do Banco Central permite verificar seu CPF e chaves PIX cadastradas, evitando o uso dos seus dados por estelionatários

Depois que veio a tona o mega vazamento de dados ocorrido na última semana, muita gente quer saber como monitorar suas informações pessoais e evitar que criminosos as usem para praticar golpes. Para isso o Registrato, uma plataforma do Banco Central, é uma importante aliada para verificar seu CPF. O serviço funciona como um extrato de registro de informações financeiras e permite que os brasileiros tenham acesso a todas as movimentações que acontecem em suas contas bancárias e no seu CPF.

Com a chegada do PIX, o BC incluiu a consulta às chaves cadastradas, facilitando que os usuários do sistema consigam visualizar em quais instituições financeiras existem chaves PIX cadastradas em seu nome. Além disso, é possível consultar empréstimos e financiamentos, contas em banco e outros serviços gratuitamente.

Para simplificar esta tarefa, o Showmetech preparou um tutorial ensinando como acessar a ferramenta e ter de volta o controle de suas informações financeiras. Infelizmente, somente clientes de bancos possuem acesso à plataforma, portanto, clientes de instituições financeiras, como Nubank, Picpay, MercadoPago etc, na hipótese de não terem conta em banco, não conseguem entrar no Registrato.

Como se cadastrar no Registrato do Banco Central

O acesso ao Registrato é bem fácil e leva poucos minutos. Ao acessar o site, a plataforma permite que se escolha quatro formas de cadastro: protocolo, certificação digital, internet banking e pelo celular. Essas duas últimas são as modalidades mais comuns e rápidas, como destacaremos a seguir:

Cadastro pelo celular:

O cadastro pelo celular é restrito a alguns bancos, os mais tradicionais, como Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Santander, Sicoob, Sicredi. Se você não for correntista destes bancos, a alternativa é fazer o cadastro pelo computador, detalhado no próximo tópico.

Se você for cliente de uma dessas instituições, basta acessar o aplicativo do banco pelo smartphone e seguir os seguintes passos:

  • Banco do Brasil: acesse o menu > procure na lista a opção de “Serviços” > clique em “Registrato
  • Bradesco: acesse o menu > na lista de opções, clique em “Registrato
  • Caixa: acesse o menu > procure a opção “Senhas e Configurações” > clique em “Registrato Banco Central
  • Itaú: acesse o menu > procure na lista a opção “Serviços” > clique em “Registrato Banco Central
  • Santander: acesse o menu > procure na lista a opção “Santander ON” > clique na opção “Meu momento” > clique em “Bacen Auto Credenciamento Registrato
  • Sicoob: acesse o menu > procure na lista a opção “Serviços” > clique na opção “Registrato Banco Central
  • Sicredi: acesse o menu > procure na lista a opção “Sicredi X” > clique na opção “Registrato

Seguindo a etapa correspondente ao seu banco, uma tela com informações sobre o serviço será exibida e, no fim da página, um pedido para você confirmar a operação de registro criando um PIN para o Registrato. Digite a senha desejada, redigite se for solicitado e confirme o cadastro.

Para acessar o registrato do banco central é preciso criar um pin diferente da senha da conta bancária
O PIN é uma senha diferente da conta bancária.

Seguindo esses passos, a sua senha será cadastrada e você será direcionado ao site do Registrato na página do Banco Central. Neste caso, você tem a opção de continuar o acesso pelo próprio celular ou pelo computador.

O cadastro do registrato por celular é permitido apenas por bancos tradicionais, como bb, bradesco, caixa, itaú etc.
Só bancos tradicionais cadastram pelo celular.

Cadastro pelo computador

Se você não for cliente dos bancos com o suporte para cadastro pelo celular, a saída é se registrar pelo computador, o que não é tão difícil. Siga esse caminho:

  • Na página inicial da plataforma, clique em “Sou Pessoa Física” no canto direito da tela.
No registrato você pode verificar seu cpf sobre fraudes
Como verificar seu CPF e chaves PIX cadastradas no Banco Central
  • Na sequência, entre as opções de cadastro, selecione “Internet banking” e, depois, clique no link sob a frase “Obtenha a frase de segurança na página do Banco Central” para ser direcionado à página de auto credenciamento.
  • Já no credenciamento do Registrato, digite os dados solicitados para criar uma frase de segurança. Também responda ao código captcha e clique em “Próximo“, no fim da página.
Primeiro nome da mãe: showmetech no print para se cadastrar no registrato
Como verificar seu CPF e chaves PIX cadastradas no Banco Central
  • Após avançar, o sistema vai gerar uma senha numérica para que você insira na página seguinte, de credenciamento. Ao lado, clique em copiar e, depois, em “Próximo“.
Página de credenciamento
Como verificar seu CPF e chaves PIX cadastradas no Banco Central
  • Na tela de credenciamento, complete os dados pessoais, cole a frase de segurança copiada na página anterior e defina uma senha. No fim da página, clique em “Concluir credenciamento
Registrato
Como verificar seu CPF e chaves PIX cadastradas no Banco Central

Seguindo estes passos, a sua senha será cadastrada e você será voltará à página inicial do BC para realizar log-in.

Como acessar o cadastro no Registrato?

Independente da forma de cadastro, você será direcionado à página inicial da plataforma. Assim, no centro da tela, desta vez clique em “Acessar o Registrato” para fazer log-in. Na sequência, digite o seu CPF e a senha que você escolheu para a plataforma.

Página de acesso do banco central
Como verificar seu CPF e chaves PIX cadastradas no Banco Central

É nesta página, já com acesso realizado, que você poderá ver as informações do PIX; dados de endividamento, como faturas de cartão e empréstimos; relacionamentos financeiros, onde estão arquivadas todas as instituições as quais você mantém conta; além das operações de câmbio realizadas.

Como gerar relatórios e verificar seu CPF pelo Registrato do Banco Central

Para verificar seu CPF e ter acesso às movimentações financeiras, clique na opção “Consultar” na caixa correspondente ao tipo de registro que você quer ver.

  • No caso do sistema de pagamentos, clique no link dentro da caixa “Minhas Chaves Pix
Print da tela onde se consultam as chaves pix do usuário
Como verificar seu CPF e chaves PIX cadastradas no Banco Central
  • Na sequência, leia e aceite os termos de responsabilidade e clique em “Gerar relatório”. Assim, será criada uma planilha contendo informações de todas as chaves ativas, com nome da instituição e data de cadastro.
Relação das chaves pix
Como verificar seu CPF e chaves PIX cadastradas no Banco Central

O mesmo vale para “Meus relacionamentos financeiros”. Leia e aceite os termos, depois clique para gerar o relatório, que deve conter todas as instituições bancárias em que você já teve conta. Caso você tenha finalizado, a coluna “Fim” deve conter a data de encerramento do registro.

A função “Meus endividamentos” segue o mesmo caminho, mas é necessário definir um período para consulta das movimentações. Desta forma, defina uma data para geração do relatório, leia e aceite os termos, depois clique em “Gerar relatório”.

A definição de data também é necessária para a função de câmbio. Digite os prazos, leia e aceite os termos, depois gere o relatório.


E aí, gostou da novidade? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe esse tutorial nas redes sociais.

Fonte: Registrato

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário