Veja consequências de comprar seguidores no instagram

Comprar seguidores no Instagram vale a pena?

Avatar of myllena moura
Entenda se comprar seguidores no Instagram é uma boa estratégia de crescimento para o seu perfil na rede social

Comprar seguidores no Instagram pode parecer uma proposta tentadora, já que os números gigantescos das influenciadoras e marcas famosas saltam aos nossos olhos e conquistar seguidores pode ser bem difícil para meros mortais. Mas será que essa é uma ideia tão boa quanto parece? Hoje vamos te mostrar como funciona o mercado de compras de seguidores e deixar claro os diversos impactos que isso pode ter na sua conta.

Fazendo uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar muitas ofertas diferentes de empresas que garantem aumentar o seu número de seguidores em troca de dinheiro. Para te fazer compreender os problemas que elas podem te trazer, vamos explicar as possibilidades disponíveis.

Como comprar seguidores no Instagram?

Veja as maneiras mais utilizadas para comprar seguidores no instagram
O mercado de compras de seguidores tem possibilidades para todos os bolsos e intenções. Fonte: Freepik

Primeiro você precisa entender que seguidores comprados não são verdadeiros. Essas empresas mobilizam bots e contas inativas. Isso quer dizer que, mesmo tendo um número maior de seguidores, seu engajamento não vai melhorar. Além disso, o Instagram está em constante verificação de contas desse tipo e você pode perder todos os seguidores que comprar assim que a plataforma notar que eles não existem de verdade.

De qualquer maneira, vamos entender como você pode comprar seguidores no Instagram:

O número de empresas que oferecem esse serviço é enorme, mas grande parte delas utiliza um mesmo mecanismo: a fazenda de cliques, que se resume a vários trabalhadores ganhando quase nada em dinheiro para colocar em prática os seguidores falsos comprados para o Instagram. 

Depois de escolher qual desses fornecedores te agrada mais, será preciso escolher um plano, já que alguns deles oferecem diferentes tipos de seguidores e serviços.

Os seguidores mais básicos são também mais baratos e mais fáceis de identificar como contas falsas, por isso, você corre o risco de comprar um pacote como esse e rapidamente ter seus seguidores apagados pelo Instagram. Você também pode comprar seguidores ativos que parecem mais reais, possuem fotos e têm algumas postagens no perfil.

Outra possibilidade de serviço é o crescimento gerenciado, ele é bem mais caro e promete aumentar seus seguidores através de uma estratégia de engajamento. Para isso, é preciso que você entregue os detalhes da sua conta, inclusive informações sobre qual tipo de seguidor e assunto você deseja atingir. Com esses dados o gerenciador vai curtir, comentar e interagir com perfis teoricamente relevantes para você em seu lugar. Essa é uma opção especialmente perigosa, já que você precisará entregar muitos dados para a contratada, colocando sua conta em risco.

Quanto custa comprar seguidores no Instagram?

Os sites que vendem esses serviços são sempre bonitos e fáceis de usar, tornando o processo ainda mais atraente para o usuário. Os valores encontrados para comprar seguidores no Instagram variam de acordo com o tipo de seguidor e com a quantidade de seguidores que você sonha conseguir. No Brasil, desembolsando 40 reais, você consegue 1000 novos seguidores e, se estiver mais disposto a turbinar sua marca, é possível comprar até 100.000 seguidores por 2.400 reais. Como 40 reais não é tanto dinheiro assim, a proposta se torna realmente tentadora para aqueles que sonham com um Instagram famoso.

Além de seguidores, é possível comprar 300 curtidas por 15 reais ou 1.000 visualizações no Instagram por 10 reais.

Porque comprar seguidores é uma péssima ideia?

Entenda porque comprar seguidores vai te prejudicar
Comprar seguidores parece um bom caminho mas pode prejudicar sua conta. Imagem: Pexels.

Agora, você já sabe como comprar seguidores e conhece quanto custam os serviços em média. Mas se é tão fácil comprar seguidores no Instagram, por que é uma péssima ideia para a sua conta? Nós temos uma lista enorme de motivos e vamos te passar alguns deles.

Contas falsas não criam engajamento real

O Instagram é uma rede social com algoritmos focados em medir o engajamento da sua conta, ou seja, para ele é mais importante que você e seus seguidores tenham envolvimento do que exatamente a quantidade de seguidores que você tem. Por isso, quanto mais seus seguidores interagem com você, maiores são as chances da sua conta ser impulsionada pela plataforma. 

Tendo isso em mente, é fácil perceber que os seguidores comprados não vão contribuir de verdade para o crescimento da conta, já que eles não estão preocupados em interagir com suas publicações e sequer gostam dos seus conteúdos. Eles são, literalmente, apenas números. 

Além disso, essas contas vão confundir suas métricas e dificultar que você perceba quais são as estratégias e conteúdos que realmente funcionam para o seu público real.

Seguidores falsos podem ser inconvenientes

Essas contas falsas podem ser programadas para fazer comentários genéricos e isso pode te colocar em situações constrangedoras. Você pode receber comentários em idiomas muito diferentes do seu a ponto de não compreender o que está sendo falado ou comentários que não fazem sentido com o post que você criou. Isso afeta diretamente a sua credibilidade com o público que realmente está disposto a te seguir e acompanhar seu trabalho.

Além disso, também é possível que esses bots sejam uma porta para spam, principalmente se você forneceu seu email ou algum outro dado quando realizou a compra. Outra possibilidade é que esses perfis comecem a seguir pessoas reais do seu perfil e coloquem a confiança que eles tem em você em risco porque, muito provavelmente, não vão gostar do conteúdo encontrado quando seguirem a conta falsa de volta.

O Instagram fiscaliza contas falsas

Hoje em dia o Instagram está muito atento a bots e realiza periodicamente um inspeção para remover usuários fantasmas. Então, provavelmente você vai perder seus seguidores comprados depois de algum tempo porque o Instagram vai perceber que eles não existem de verdade.

Também é possível que você tenha sua conta suspensa porque esse tipo de prática viola os termos de serviço da rede social. 

É importante que tenha em mente que aqueles seguidores podem não permanecer na sua conta, seja porque foram removidos ou porque eles simplesmente deixam de te seguir com o tempo.

Sua credibilidade vai ser afetada

O que você pensaria se visse um perfil com milhares de seguidores mas apenas 5 comentários nas postagens? Provavelmente pensaria que algo errado está acontecendo, certo? Comprar seguidores no Instagram afeta diretamente a sua credibilidade. Seus seguidores reais vão perceber que os números são uma mentira e não confiarão em você como antes.

Se a intenção é promover sua marca, esses perfis falsos não são clientes em potencial e se você almeja se tornar um influenciador, essas contas afetam qualquer possibilidade de ser contratado por marcas, já que elas com certeza verificarão a consistência do seu perfil antes de fechar qualquer contrato.

As pessoas vão desconfiar de que você seja desonesto em outras circunstâncias também.

Como conseguir seguidores organicamente

Aprenda a conseguir seguidores de maneira orgânica
Conseguir mais seguidores organicamente pode parecer difícil , mas é totalmente possível. Imagem Fonte: Pexels.

Conseguir seguidores verdadeiros, de forma orgânica, é mesmo um desafio, mas também é totalmente possível. Agora que já mostramos como comprar seguidores e te provamos que isso não é muito legal, vamos te ajudar a crescer no Instagram com estratégias que realmente funcionam.

Produza conteúdos relevantes 

Isso pode até parecer óbvio mas precisa ser dito: você só vai conseguir cativar seguidores se seu conteúdo for bom de verdade. Foque em produzir imagens de boa qualidade, com legendas criativas e vídeos cativantes. Também é muito importante que você crie uma identidade. Seus seguidores precisam reconhecer que um conteúdo foi criado por você.

Outra coisa que pode ajudar muito é estar atento às tendências da rede. Muitas vezes um tipo de foto ou um áudio específico estão em alta e usá-los pode fazer com que o Instagram entregue seu conteúdo para muito mais pessoas. Constância também é um ponto essencial, tenha uma regularidade de postagens para que os seguidores e o Instagram não esqueçam de você. 

Divulgue sua conta

Se você está realmente disposto a gastar dinheiro para melhorar seu perfil, comprar anúncios pode ser uma opção muito mais inteligente do que comprar seguidores no Instagram. Dessa maneira, você vai ampliar seu alcance e tem grandes chances de conseguir seguidores que realmente se interessam pelo seu conteúdo.

Também é importante que seu nome seja facilmente encontrado em qualquer rede, então alinhe seus usuários nos diferentes aplicativos que costuma usar e, caso tenha uma marca, todo seu material promocional precisa estar alinhado também.

Crie sorteios

Sorteios podem ser uma boa maneira de conseguir seguidores de forma mais rápida, já que os usuários precisam seguir a sua conta e compartilhar o seu conteúdo. Dessa maneira, você consegue chegar a muitas pessoas e com certeza alguma delas vai se identificar com seu perfil.

Interaja de verdade com seus seguidores

Separe um tempo para conversar com seus seguidores, isso é fundamental para aumentar engajamento. Responda comentários, curta, reposte marcações e faça com que eles se sintam ouvidos por você. É importante que eles sintam que fazem parte de uma comunidade e que não são apenas espectadores.

Também pode ser uma importante estratégia interagir com outros perfis do seu interesse. Assim, você vai encontrar pessoas que podem te ajudar a crescer compartilhando seus trabalhos, além de ter a possibilidade de aprender novas ferramentas úteis para sua conta. Não se esqueça que quanto mais interação mais chances de alcançar novas pessoas e aumentar engajamento.

Aposte no Reels e nos Stories

Reels é uma ferramenta relativamente nova do Instagram que tem mostrado resultados muito satisfatórios para os usuários porque consegue entregar a postagem para além dos seus seguidores. Dê uma atenção especial a ele, produza vídeos interessantes e esteja atento às tendências dessa ferramenta, algumas músicas e áudios podem te ajudar chegar até um número considerável de pessoas.

Nós já estamos mais acostumados com os Stories, mas eles são fundamentais. Foque em usar esse espaço como maneira de se aproximar do seu público; enquetes, perguntas e outras ferramentas de interação são muito eficazes para que seu engajamento cresça de verdade.

Use hashtags

Não esqueça de usar hashtags. Elas são importantes para que novas pessoas encontrem o seu perfil. Faça uma pesquisa para entender quais são as melhores hashtags para sua conta e para cada publicação. Dessa maneira, você vai encontrar pessoas que realmente se interessam pelos assuntos que você posta e que provavelmente se tornarão seguidores verdadeiros.

Sabemos que é tentador seguir pelo caminho mais fácil e comprar uma quantidade de seguidores para ajudar o seu perfil, mas garantimos que seguindo nossas dicas você vai ter um crescimento mais saudável e promissor. O Instagram é uma rede fundamental para o trabalho de milhares de pessoas e pode ser uma oportunidade para você também desde que tenha as estratégias certas, determinação e um pouco de paciência.

Veja também

Gostou desse conteúdo? Então aproveita para ler sobre o Reels de 90 segundos, importação de áudio e mais novidades do Instagram que vão te ajudar a melhorar seu perfil e aumentar engajamento sem precisar gastar tempo e dinheiro comprando seguidores.

Fontes: Influencer MarketingHub, Hootsuite, HubSpot

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
18
Shares
1 comentário
  1. Pingback: Comprar seguidores no Instagram vale a pena? – demo blog
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados