Confira todas as novidades da Apple na WWDC 2020

image19
Em edição totalmente virtual, WWDC 2020 apresentou os novos iOS, iPadOS, watchOS, tvOS e macOS, e confirmou que a empresa irá abandonar os processadores Intel
Anúncio
Confira todas as novidades da Apple na WWDC 2020

Nesta segunda-feira (22) a Apple transmitiu para o mundo sua tradicional conferência anual de desenvolvedores, a WWDC 2020. A edição deste ano foi a primeira totalmente virtual, sendo transmitida apenas pela internet e não contando com um evento físico devido à pandemia do novo coronavírus, que torna qualquer aglomeração de pessoas um risco à saúde.

Como era de se esperar, a Apple revelou ao mundo oficialmente como serão o iOS 14 para iPhone e o macOS Big Sur para os Macs, além dos sistemas operacionais para os demais dispositivos da empresa, e confirmou muitos dos rumores que há meses circulavam pelo mundo. Além do novo iOS, a empresa também aproveitou o evento para apresentar várias outras novidades ao público. Por isso, faremos aqui um “resumão” de tudo o que a Apple anunciou na WWDC 2020.

iOS 14

wwdc 2020 ios 14
Nova tela inicial do iOS 14 permite misturar apps e widgets no grid

Como esperado, a grande estrela do evento foi o iOS 14, o novo sistema operacional da Apple para iPhones e que foi mostrado oficialmente pela primeira vez nesta segunda (22). E uma das novidades deste sistema é o fato de ele não deixar nenhum aparelho de fora, e todos os modelos que funcionam com o iOS 13 serão compatíveis com o iOS 14 — a primeira vez que isto acontece na história da Apple, pois a cada nova versão do iOS alguns modelos mais antigos sempre são excluídos do suporte ao novo sistema.

Também é possível ver mudanças no iOS 14 já desde a tela inicial, com uma mudança na forma como os aplicativos são organizados no telefone. Isso será possível com a utilização da “App Library” (Biblioteca de Apps em tradução livre), que irá organizar automaticamente todos os aplicativos do iPhone em grupos, como “novos downloads” ou “redes sociais”, substituindo assim as várias páginas de apps que são encontrados nos aparelhos atuais da Apple.

wwdc 2020 ios 14
App Library oferece uma nova forma de organizar os aplicativos do aparelho

Também há uma mudança na forma como os Widgets funcionam, que poderão ser adicionados nas páginas de apps de maneira semelhante ao que já acontece nos aparelhos Android. Além da mudança nos widgets há também uma mudança em como o novo iOS irá executar vídeos, fazendo com que eles automaticamente sejam transmitidos em formato PiP (Picture in Picture) caso você volte para a página inicial, e permitirá que o áudio continue sendo executado caso você arraste o vídeo para fora da tela.

wwdc 2020 ios 14
Picture in Picture é outro recurso do Android que chega ao iOS 14

O iOS 14 também trará algumas mudanças na assistente virtual Siri, e a mais importante delas é um sistema de tradução simultânea, que permite que o usuário escolha duas línguas que deverão ser traduzidas pela assistente. O mais interessante é que a Siri consegue reconhecer ambas ao mesmo tempo, não sendo necessário mudar qualquer configuração para se conseguir se comunicar com alguém em uma língua estrangeira.

wwdc 2020 ios 14
Siri como tradutor simultâneo é um dos novos recursos mais interessantes do iOS 14

O novo sistema também traz mudanças para o aplicativo de mensagens da Apple, que agora passa a se chamar apenas Messages (ao invés de iMessage). Além de ser possível responder uma mensagem específica ou mencionar uma pessoa específica de uma conversa em grupo, também será possível pinar uma conversa específica no topo, facilitando o acesso rápido a ela a qualquer momento. Também foi mostrada uma nova seleção de Memojis, que agora existirão em diversas versões para combinar com a idade de quem os está enviando.

Também foram apresentadas algumas mudanças para o aplicativo de Mapas da Apple, como a adição de rotas específicas para quem está andando de bicicleta, e rotas pensadas para carros elétricos, que mostram todos os postos com recarga de bateria desses automóveis disponíveis no caminho, para que o motorista não sofra com imprevistos.

wwdc 2020 ios 14
O aplicativo de mapa agora também irá mostrar postos com bombas para carros elétricos na rota

A Apple traz também o CarKey, uma função que permitirá usar o seu iPhone como a chave de um veículo, permitindo armar e desarmar o alarme, abrir as portas e até mesmo dar a partida. Esta chave pode ser facilmente compartilhada pelo app de mensagens e é possível restringir quais usuários podem usar ou não essa função que estará disponível não apenas no iOS 14, mas também será disponibilizada para o iOS 13.

O iOS 14 também trará uma nova função para a App Store: chamada de App Clip, ela permitirá que você acesse apps para uso instantâneo — como pagar um café ou abrir uma garagem — direto pela própria loja, sem a necessidade de fazer o download e instalação do aplicativo em si.

A primeira versão do beta para desenvolvedores já está disponível a partir desta segunda-feira (22). O primeiro beta público deverá ser disponibilizado em julho, e o iOS 14 deverá ser lançado oficialmente no mês de setembro.

macOS Big Sur

wwdc 2020 macOS
macOS Big Sur é o próximo sistema operacional dos computadores da Apple

Outro grande anúncio da empresa foi o macOS Big Sur, a próxima versão do sistema operacional da Apple para computadores e laptops. A primeira mudança pode ser encontrada no próprio design, que está ainda mais próximo daquele que a empresa utiliza no iOS.

Essa proximidade com o iOS também é vista na forma como os widgets irão funcionar no novo macOS, de forma bem parecida como serão utilizados no iOS 14. Também foi revelado que o novo app de Mapa e o novo Messages poderão ser utilizados no MacOS, com algumas funções específicas para os computadores, como a possibilidade de customizar seus próprios Memojis.

wwdc 2020 macOS
Mudança no Safari incluem tradução de páginas e uma nova forma de visualizar o conteúdo de um aba do navegador

Quem também está recebendo diversas melhorias é o Safari, o navegador de internet da Apple. A empresa afirma que a nova versão do programa é ainda mais rápida, abrindo sites que são visitados frequentemente até 50% mais rápido do que o Google Chrome — e isso consumindo menos memória e bateria do aparelho. Também foram feitas mudanças na organização das abas, que são mais facilmente identificáveis e oferecem um “preview” da página ao passar com o cursor do mouse por cima delas.

O novo Safari também permite uma maior customização de sua página inicial, permitindo que o usuário modifique a imagem de fundo e os conteúdos que ficarão em destaque nela. O navegador também terá um sistema de tradução embutida, que será capaz de identificar e traduzir automaticamente os conteúdos das páginas navegadas para qualquer uma das sete línguas suportadas (inglês, espanhol, francês, alemão, russo, chinês e português) com apenas um clique.

Mas uma das novidades mais interessantes do novo Safari é no quesito de privacidade do usuário, que permitirá que os usuários escolham quando as extensões do navegador poderão ter acesso aos dados de navegação, com quais sites uma extensão irá funcionar ou não, ou mesmo permitir que as informações referentes a senha não sejam compartilhadas com ninguém — inclusive com a própria Apple.

wwdc 2020 macOS
Swift UI permitirá desenvolver aplicativos para todos os sistemas operacionais da Apple com o mesmo código-fonte

O novo macOS Big Sur também traz algumas boas novidades para a comunidade de desenvolvedores. A mais interessante delas provavelmente é uma melhoria na ferramenta SwiftUI, que permitirá que os desenvolvedores criem aplicativos inteiros a partir de um código-fonte que pode ser compartilhado entre todas as plataformas da Apple, permitindo que o mesmo app funcione no novo macOS e nos novos iOS, iPadOS, tvOS e watchOS sem a necessidade de adaptações.

Além disso, os desenvolvedores também poderão usar a nova SwiftUI para desenvolver os widgets que são compartilhados pelo iOS 14, iPadOS 14 e macOS Big Sur. A ferramenta ainda permitirá a inserção de funções específicas para o caso do aplicativo ser utilizado no macOS, como a adição de uma janela de Preferências do usuário.

O novo macOS também irá facilitar o trabalho de desenvolvedores que querem trazer os seus apps de iPad para o sistema operacional, atualizando-os automaticamente para a versão para computadores ao mesmo tempo que oferece diversas ferramentas que permitem customizar totalmente o visual e o funcionamento desses apps. Também será possível oferecer planos de compartilhamento familiar e assinaturas para qualquer app, e uma mudança na WebExtensions API torna mais fácil fazer com que extensões criadas para outros navegadores funcionem também no Safari.

O fim da era Intel e os novos processadores ARM

wwdc 2020 arm
Apple confirmou que irá abandonar os processadores da Intel e passará a fabricar seus próprios processadores com arquitetura ARM

Algo que também já era esperado e que foi confirmado pela Apple no evento é uma mudança oficial no fornecedor de processadores para os computadores da empresa, que deixarão de usar chips produzidos pela Intel e passarão a usar processadores próprios, com arquitetura ARM.

Essa mudança continua um movimento que já havia se iniciado nos iPhones, que já há alguns anos vem equipados com SoCs (chips que agrupam em um único componente processadores e um conjunto de outros hardware) desenvolvidos e produzidos pela própria Apple, também utilizando a arquitetura ARM. Produzir os próprios processadores também permite que a empresa tenha um maior controle sobre a performance de seus computadores, além de diferenciá-los ainda mais da concorrência.

De acordo com a empresa, os primeiros computadores com processador próprio da Apple deverão ser lançados no fim deste ano, mas a transição total para os novos chips deverá demorar dois anos para ocorrer. E, mesmo depois que essa transição terminar, a empresa continuará dando suporte total para todos os computadores que utilizam processadores da Intel, então os clientes podem ficar tranquilos quanto a isso.

iPadOS 14

wwdc 2020 ipados14
Barra lateral é uma das novidades para o iPadOS 14

Uma das mudanças introduzidas no novo sistema operacional para iPads é a introdução de um menu lateral no aplicativo de Fotos. Esse menu é do tipo “drop down” (ou seja, pode ser escondido caso não esteja sendo usado) e deverá tornar mais rápido encontrar fotos específicas dentro do app.

Outra mudança interessante é na barra de busca do sistema, que pode ser acessada não apenas da página inicial, mas a partir de qualquer aplicativo, permitindo procurar por arquivos, contatos ou aplicativos do aparelho independente do que você esteja fazendo.

wwdc 2020 ipados14
Nova notificação de ligação é outra novidade com inspiração no Android

O novo iPadOS também traz uma nova notificação de ligação, que não irá sobrepor o app que você está usando e permite decidir se irá atender ou não a ligação sem atrapalhar o que você está fazendo (de forma bem similar ao que já acontece nos celulares e tablets com Android).

Para aqueles que gostam de usar o Apple Pencil, o iPadOS 14 vai introduzir uma nova ferramenta chamada Scribble, que irá reconhecer qualquer coisa que você escrever com o Apple Pencil em qualquer app (mesmo em letra cursiva) e transformar aquilo automaticamente em um texto que é reconhecido pelo aplicativo. O Scribble também irá ajudar nos desenhos, e irá corrigir formas geométricas que tenham ficado “tortas” ao ser desenhadas com o Apple Pencil.

wwdc 2020 ipados14
Com o Scribble é possível escrever com o Apple Pencil em qualquer app

O Scribble também possui algumas funções interessantes, como reconhecer textos em mais de uma língua diferente na mesma frase escrita, ou copiar um trecho que está escrito em letra cursiva e colar em outro texto como se fosse uma fonte digitada comum.

AirPods

wwdc 2020 airpods
AirPods serão mais inteligentes e irão trocar sozinhos o aparelho em que estão conectados

O evento também apresentou algumas novidades para a linha de fones de ouvido sem fio da empresa. A mais interessante delas é sem dúvidas a “troca automática” dos fones, que tornarão os AirPods bem mais inteligentes do que já são.

Essa função fará com que os AirPods troquem automaticamente de fonte de áudio entre os dispositivos que estão conectados ao iCloud. Assim, se você está ouvindo um podcast no seu iPhone e então começa a ver um vídeo no YouTube pelo MacBook, o fone de ouvido automaticamente irá se desconectar do celular e se conectar ao computador. E, caso você receba uma ligação, os AirPods automaticamente voltam a se conectar ao iPhone para que você possa atendê-la.

Outra novidade anunciada é a inclusão de “áudio espacial” ao AirPods Pro, que permitirá que os fones de ouvido entreguem a mesma qualidade sonora de uma sala de cinema, dando suporte a sistemas de áudio 5.1, 7.1 e Dolby Atmos.

watchOS

wwdc 2020 apple watch
Personalização da face do Apple Watch foi um das novidades prometidas pela Apple

Entre as novidades anunciadas para o novo watchOS, uma delas é uma maior customização da face principal do relógio. Empresas e usuários poderão desenvolver as suas próprias faces para o Apple Watch, que poderão ser disponibilizadas para download ou compartilhadas através das redes sociais.

A Apple também anunciou novas atividades no app Exercício: Treinamento de Core, Dança, Treinamento Funcional e Cooldown. Com o auxílio dos sensores do relógio, o Watch conseguirá reconhecer automaticamente movimentos de passos de dança, como Bollywood, cardio dance, hip-hop e música latina.

wwdc 2020 apple watch
Aparelho conseguirá reconhecer que o usuário está dançando pelos movimentos do corpo

E, para quem gosta de ciclismo, o aplicativo de mapas do Apple Watch, assim como no iOS 14, também passará a mostrar rotas específicas para pessoas que estão andando de bicicleta.

Uma funcionalidade muito aguardada é o monitoramento de sono. Segundo a Apple, este recurso tem uma abordagem holística, e ajuda os usuários a dormirem as horas necessárias de sono, ir para a cama no momento adequado, criar uma rotina para ajudar a pegar no sono e atingir objetivos de sono. O relógio usa os seus sensores para monitorar a respiração durante o sono, além de perceber quando o usuário dormiu e acordou, exibindo no dia seguinte um relatório da qualidade do sono.

Sleep tracking displayed on iPhone 11 Pro and Apple Watch Series 5.
O monitoramento de sono traz informações para você dormir melhor

E uma funcionalidade útil nos momentos atuais: o Apple Watch será capaz de perceber quando o usuário está lavando as mãos, e automaticamente liga um contador que vai marcar os 20 segundos necessários para a devida higienização — um apoio bem-vindo no combate ao novo coronavírus.

Confira todas as novidades da Apple na WWDC 2020
Contador automático marca os 20 segundos necessários para higienizar adequadamente as mãos

Segurança e privacidade

Entre as mudanças desenvolvidas para aumentar a privacidade dos usuários, será possível agora escolher compartilhar com os aplicativos apenas sua localização aproximada — o suficiente para que o app funcione, mas que evita que o desenvolvedor saiba exatamente em que lugar você se encontra.

wwdc 2020 segurança
Aplicativos que fazem App Tracking precisarão pedir permissão ao usuário

Outra mudança importante é uma obrigação de que o usuário dê a permissão para que qualquer aplicativo da App Store possa praticar a prática de app tracking — que permite que os desenvolvedores recebam informações sobre o uso de aplicativos em geral de seu smartphone, e não somente do próprio app desenvolvido por eles.

wwdc 2020 segurança
Desenvolvedores precisarão deixar claro qual são os dados que estão coletando com o app antes do download

Além disso, os desenvolvedores precisão criar “etiquetas” de seus apps e disponibilizá-las na App Store, e nela deverão estar bem explícito quais dados de seu smartphone que são coletados pela empresa desenvolvedora do aplicativo.

Casa e HomeKit

wwdc 2020 casa
Aplicativo Casa tem novo visual e diversas novas funções

A Apple também deu uma atenção especial ao aplicativo Casa. Além de apresentar um novo visual da página inicial, que irá priorizar as áreas que necessitam de maior atenção do usuário, a nova versão do app também irá sugerir automações possíveis sempre que um novo dispositivo for adicionado ao sistema.

O Casa também consegue utilizar software de reconhecimento facial para permitir que o HomePod anuncie quem está na frente da sua porta e enviar uma imagem ao vivo para o Apple TV. Também será possível mudar a cor de lâmpadas inteligentes pelo próprio app, sem a necessidade de instalar aplicativos de terceiros.

Home App
Agora o app Casa possui reconhecimento facial

A Apple também anunciou uma aliança entre ela, Google, Amazon e diversas outras empresas que desenvolvem dispositivos domésticos inteligentes para a criação de um padrão de comunicação que possa ser compartilhado por todos, o que permitiria que dispositivos de fabricantes diferentes trabalhem em conjunto para deixar sua residência mais conectada.

Apple TV

wwdc 2020 apple tv+
Série Foundation deverá ser a próxima grande produção original da Apple

Entre as novidades reservadas para o próximo tvOS, uma delas é a possibilidade de uso da função PiP em qualquer reprodução feita pelo Apple TV, funcionando até mesmo com o AirPlay. O tvOS também passará a dar suporte aos controles Xbox Elite 2 e Xbox Adaptive, garantindo mais opções para aqueles que usam o sistema para jogos.

Também foram mostradas algumas novidades sobre o Apple TV+, o serviço de streaming da Apple. Além de anunciar que o sistema de streaming poderá ser acessado também das smart TVs Sony e Vizio, a empresa também mostrou o primeiro trailer de Foundation, baseado nos livros de A Série da Fundação de Isaac Asimov, e que promete ser o próximo grande sucesso do Apple TV+.

Gostou das novidades da Apple? Escreva nos comentários!

Fonte: Apple

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter