Conheça 10 programas alternativos gratuitos para quem não quer gastar com softwares caros

Conheça 10 programas alternativos gratuitos para quem não quer gastar com softwares caros
Selecionamos os melhores programas alternativos gratuitos que substituem os softwares mais conhecidos do mercado

A menos que você trabalhe em uma empresa que possui a licença de programas como Photoshop, Maya ou até mesmo o próprio sistema Windows, pagar do próprio bolso por esses softwares pode ser muito complicado. Ainda bem que existem soluções totalmente grátis que possuem praticamente as mesmas funcionalidades que programas pagos. Neste artigo iremos listar os 10 melhores programas alternativos que são ótimas opções para aqueles que não querem investir em softwares caros.

Todos os programas alternativos listados nesse artigo são gratuitos (apesar de alguns possuírem versões pagas com mais recursos) e são multiplataforma, ou seja, são compatíveis com Windows, MacOS e Linux.

Avira e Sophos

Com a evolução e disseminação de diversos tipos de ameaças virtuais é preciso que sua máquina sempre esteja protegida. No entanto, não é necessário pagar muito caro ter uma boa ferramenta antivírus e/ou antimalware no seu computador para garantir que você não será pego de surpresa por alguma dor-de-cabeça digital ao acessar um conteúdo que não desconfia ser suspeito.

AVIRA programas alternativos
O Avira é um ótimo programa de antivirus gratuito

Por esse motivo, o Avira é a melhor escolha para os usuários do Windows, e o Sophos é a melhor escolha para os donos de um macOS quando se trata de antivírus. Ambos os programas alternativos oferecem proteção completa para sua máquina de forma gratuita, provando que não há absolutamente nenhuma razão para pagar assinaturas caras de antivírus ou antimalware.

Tela inicial do Sophos
O Sophos é um programa de antivirus grátis para MacOS

Tanto o Avira quanto o Sophos fazem o mesmo trabalho que muitos programas de antivírus pagos, mas sem o tamanho inchado e sistema de assinatura que os outros programas mais pesados ao bolso proporcionam. 

Inkscape

Se você trabalha com gráficos vetoriais, o Adobe Illustrator é um programa essencial para a criação de logotipos e formatação de documentos para impressão ou publicação. Porém, se você não precisa utilizar o serviço do Creative Cloud, o Inkscape é uma solução mais simples entre os programas alternativos, que oferece praticamente tudo o que o Illustrator possui, mas sem as “burocracias digitais” da Adobe. Além disso, o programa é gratuito, de código aberto e multiplataforma.

Logo do Inkscape sendo manipulado
Se você quer trabalhar com desenho vetorial sem gastar nada, o Inkscape é a mehor opção

O Inkscape também possui uma grande comunidade de usuários e vários guias em seu blog de tutoriais para ajudá-lo a começar a usá-lo rapidamente se precisar de uma pequena ajuda. 

Libre Office 

O pacote Office da Microsoft é o padrão de produtividade em escritórios de todo o mundo, mas quando se trata de seu computador em casa, se você não deseja obter uma licença do Office você provavelmente ainda vai ter que trabalhar com documentos do Word, planilhas do Excel ou apresentações do PowerPoint. E é aqui que entra o Libre Office, uma alternativa gratuita ao Office se você precisar de um conjunto de ferramentas de criação e edição de documentos.

Apresentação de slides no Libre Office
Totalmente grátis, o Libre Office é uma alternativa ao Microsoft Office

Atualmente o Libre Office se tornou o principal concorrente do elegante Office. Esse conjunto de programas alternativos é capaz de abrir documentos do Office, editá-los e salvá-los para uma perfeita integração para usuários que apenas utilizam o Office. O melhor de tudo: o pacote é totalmente gratuito.

Blender

Se você estiver interessado em modelagem, impressão ou animação em 3D, o Blender pode se tornar sua ferramenta preferida para começar nesse campo de desenvolvimento digital. Claro, o Maya e outras ferramentas semelhantes são usadas em estúdios de animação e modelagem, mas se você quiser começar ou até modelar seus próprios objetos para impressão 3D, o Blender é um caminho totalmente gratuito que você pode seguir.

Vídeo animado em 3D sendo editado no Blender
Com muitos recursos, o Blender permite a modelagem e animação em 3D

No entanto, a interface de usuário do Blender não é tão amigável quando comparada a seus semelhantes, então no começo pode ser um pouco complicado para um iniciante compreender o programa. Felizmente, o Blender conta com diversos fóruns de dúvida e materiais gratuitos na rede para socorrer os usuários que estiverem com problemas.

LMMS

O LMMS, anteriormente conhecido Linux MultiMedia Studio, é uma alternativa excelente, poderosa e gratuita ao Garageband, da Apple, ou até quando comparado com aplicativos mais caros desse setor de mídias, como o Pro Tools. Provavelmente o LMMS não vai substituir as ferramentas mais populares se você estiver procurando trabalhar profissionalmente, mas se você é um amador e está buscando programas alternativos, vale a pena conferir essa ferramenta gratuita de multiplataforma.

Música de piano sendo editada no LMMS
O LMMS possui diversos recursos para editar e mixar áudio

Além de transformar seu computador em uma máquina de edição de músicas, qualquer que seja a máquina que você esteja usando, ele é rico em recursos para edição em várias faixas, de forma que o Audacity (outra ferramenta gratuita favorita de muitos usuários para gravação e edição de áudio) não é. Da edição, composição, mixagem e edição aos efeitos internos, loops e outros sons, tudo que qualquer editor musical precisa está presente no LMMS.

VirtualBox

A virtualização não é apenas algo para os geeks brincarem mas também é uma ótima maneira de testar novas ferramentas e softwares (ou até mesmo um sistema operacional diferente) e garantir que isso não cause estragos no seu computador. 

Tela inicial do VirtualBox
O VirtualBox é uma ótima opção para poder testar programas e SOs sem comprometer sua máquina

O Virtualbox, gratuito e multiplataforma, pode não ser estritamente a melhor ou mais eficiente ferramenta para o trabalho, mas seus recursos e a relação custo/benefício são incomparáveis. É um programa super poderoso e totalmente gratuito.

DaVinci Resolve

É difícil encontrar programas alternativos de edição de vídeo que sejam bons e gratuitos, especialmente se comparados a ferramentas domésticas mais conhecidas, como o iMovie, ou ferramentas de nível profissional, como o Adobe Premiere. No entanto, se você está procurando uma alternativa, o DaVinci Resolve, que no início era uma ferramenta complexa (e cara) de manipulação de cores, agregou os recursos de edição de vídeo alguns anos atrás. 

Tela de edição de vídeo do DaVince Resolve
O DaVince Resolve possui diversas funções para permitir a edição de vídeos

Desde então, o DaVince Resolve ganhou fama por ser um editor de vídeo alternativo sólido e abrangente que, embora seja um pouco difícil para os iniciantes, é robusto o suficiente quando você pode utilizá-lo ao invés de outras ferramentas mais caras. 

GIMP

Se você não tem dinheiro para as assinaturas do Adobe Creative Cloud ou nunca comprou uma cópia do Photoshop, o Programa de Manipulação de Imagens GNU (mais conhecido pela sigla GIMP) é para você. 

Tela inicial do GIMP
O GIMP é uma alternativa gratuita ao Photoshop

Esse editor de imagens é rico em recursos, poderoso e, com apenas um pouco de trabalho, pode funcionar exatamente como o Photoshop quando você precisa. Além disso, o GIMP é menos pesado e necessita de um hardware bem menos potente quando comparado com o Photoshop.

Linux

O Linux talvez seja um dos programas alternativos mais famosos que existem. Qual distribuição você usa, é claro, depende inteiramente de você mas se você estiver migrando do macOS ou Windows para Linux, por uma questão de simplicidade ou porque não deseja desembolsar novas licenças, ou você só quer trazer um computador antigo de volta à vida, o Ubuntu e o Linux Mint são suas duas melhores opções iniciar no Linux.

Área de trabalho do Ubuntu
Atualmente, o Ubuntu é a distribuição mais popular do Linux

Atualmente, tanto o Ubuntu quanto o Linux Mint oferecem um ambiente simples, intuitivo, leve e muito amigável mesmo para aqueles que sejam iniciantes no sistema operacional. Claro que usuários que dominarem a linguagem por linha de comando poderão usufruir de mais recursos do software, mas os usuários leigos também se sentiram muito à vontade quando utilizarem o sistema para realizar suas tarefas.

Google Drive

Finalizando a nossa lista de programas alternativos, temos um programa baseado em nuvem que todo mundo conhece – e provavelmente usa – o Google Drive, (anteriormente o Google Docs). Combinado com outros serviços do Google, como o Gmail, o Google Drive é um repositório em nuvem com multiferramentas rápido, flexível, gratuito, disponível em qualquer computador que tenha um navegador da web e é poderoso para inicializar. 

Diversos recursos e ferramentas do Google Drive
O Google Drive é uma plataforma na nuvem que reúne diversas ferramentas

Claro, pode não ter algumas das vantagens de um pacote tradicional de escritório para desktop, mas existem maneiras de contornar isso. Combinado com a variedade de plug-ins, complementos e outras ferramentas que podem sobrecarregar documentos, planilhas e apresentações, e você tem um conjunto bastante poderoso de programas alternativos que não precisa pagar nem um centavo para usar.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter