Conecte-se conosco
A história da IFA Berlim Internationale Funkausstellung Berlin tecnologia feira

Ciência e Tecnologia

Conheça a história por trás da IFA: a maior feira de eletrônicos do mundo!

A IFA é uma das feiras mais antigas de indústria e tecnologia do mundo. Conheça a história dela e prepare-se para esse evento!

IFA Berlim Internationale Funkausstellung Berlin tecnologia feira 720x472 - Conheça a história por trás da IFA: a maior feira de eletrônicos do mundo!

O evento reúne, em média, 245.000 visitantes e expositores todos os anos.

A IFA (acrônimo do alemão Internationale Funkausstellung Berlin; em português, ‘Exposição Internacional do Rádio de Berlim’) é uma das feiras industriais mais antigas da Alemanha. Criada em 1924 com o intuito de servir de mostruário aos novos produtos desenvolvidos por empresários alemães e suas indústrias, o evento evoluiu para se tornar uma das feiras mais importantes de eletrônicos e tecnologia do mundo.

Einstein at IFA 720x496 - Conheça a história por trás da IFA: a maior feira de eletrônicos do mundo!

Albert Einstein participou da abertura da feira em 1930.

Embora os produtos sejam diferentes daqueles apresentados no começo do século passado, a paixão que move o evento é o mesmo: mostrar aos consumidores os últimos produtos desenvolvidos pelas empresas.

Durante esses 92 anos de existência da feira, diversas inovações foram apresentadas em primeira mão na IFA, como a primeira câmera VHC-C, as TVs LCD e Widescreen (16:9), o MiniDisc, o primeiro celular GSM. A feira é tão esperada por ser maior evento da Europa de tecnologia, e teve 245 mil visitantes com 1545 empresas no ano de 2015.

Produtos inovadores da IFA

Em 1935, a AEG, fundada em 1883 por Emil Rathenau, fez a primeira demonstração prática de um gravador de áudio tape, o Magnetophon K1. Em 39, em uma apresentação chamada “Grande Exibição de Rádio e TV Alemã”  foi mostrado uma TV com display de 7.68 x 8.86 polegadas que seria acessível para todo mundo, além de apresentar um protótipo de televisão colorida.

Outro lançamento do século passado que foi histórico foi a apresentação da Philips mostrando o primeiro cassete de áudio compacto para armazenamento de áudio e a primeira fita cassete que gravava, a Philips EL3300.

img 083010 ifa 3 thumb800 720x899 - Conheça a história por trás da IFA: a maior feira de eletrônicos do mundo!

A primeira câmera VHC-C portátil foi apresentada em 1983.

Das feiras mais recentes, empresas como Samsung, LG, Microsoft Lenovo apresentam novos smartphones, wearables, computadores, tablets e produtos de casa com a chamada Internet das coisas. A Samsung, inclusive, apresentou ao mundo, pela primeira vez, o Galaxy Note na IFA.

img 083010 ifa 9 thumb800 720x517 - Conheça a história por trás da IFA: a maior feira de eletrônicos do mundo!

Em 1993, os celulares GSM da Nokia chegaram à feira.

Cronologia

A IFA começou em 1924 e até 1939 a feira foi anual. Com a Segunda Guerra Mundial, ela foi interrompida. A partir de 1950 ela começou a ser organizada a cada dois anos até 2005. A partir de 2006, a feira voltou a ser anual e realizada sempre em setembro. Atualmente, é um dos eventos líderes para consumidores de eletrônicos e tecnologias para casa.

Em 2016, a IFA reserva muitas surpresas e novidades dos principais players do mercado mundial da tecnologia. O Showmetech estará lá, e trará ao vivo os melhores momentos e gadgets da feira.

Ficou curioso? Então dê uma passada no post “O que esperar da IFA 2016” e acompanhe os próximos posts do Showmetech.

Continue lendo
Advertisement

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Editor do Showmetech, editor de internet do Jornal da Globo e redator do Blog da Lu, do Magazine Luiza.

Comentários
Subir