Conheça 20 filmes e séries ideais para amantes dos games

scottpilgrim
O mundo dos games e o cinema sempre combinaram. Por isso, separamos essa lista de filmes e séries para os amantes de jogos
Anúncio
Conheça 20 filmes e séries ideais para amantes dos games

No século XXI, as narrativas dos videogames têm se mostrado tão completas e interativas quanto às de cinema e televisão. Quando esses dois mundos se encontram, temos resultados especiais, que separamos aqui para que os assinantes da SKY possam encontrar o melhor conteúdo de filmes e séries.

Scott Pilgrim Contra o Mundo

Michael Cera interpretando Scott Pilgrim com texto fight ao fundo
Michael Cera em ação, misturando perfeitamente HQ, games e cinema (Divulgação)

É curioso que o filme que talvez tenha adaptado melhor às convenções de um game não seja originado de um console. A versão para os cinemas dos quadrinhos de Scott Pilgrim é uma viagem nerd e surreal pelo mundo dos relacionamentos, mas incluindo sem explicação elementos como batalhas de chefe, conquistas de habilidades e gráficos 8-bit. O filmaço de Edgar Wright é absolutamente imperdível.

Gamer

games gamer gerard butler empunhando arma
Quer filme mais “gamer” que esse? (Divulgação)

A ideia de controlar uma pessoa dentro de um jogo de videogame já rendeu diversas boas explorações no cinema. O filme de ação de 2008 com Gerard Butler leva essa premissa para cantos extremos, rendendo sequências eletrizantes e impressionantes do ponto de vista técnico; em uma trama onde detentos e condenados são forçados a se tornar “avatares” de jogadores em uma experiência virtual.

No Limite do Amanhã

tom cruise e Emily Blunt com exoesqueleto e espadas em No Limite do Amanhã
A mensagem “viva, morra, repita” cabe principalmente no mundo dos games (Divulgação)

Tom Cruise por si só é uma figura que talvez só pudesse existir dentro de um videogame. Em uma de suas melhores produções dos últimos anos, o astro se junta a Emily Blunt para combater alienígenas em uma guerra futurista – conceito que já é familiar aos gamers. Mas o que torna No Limite do Amanhã especial é o fato de Cruise sempre voltar no tempo quando é morto, traduzindo perfeitamente o efeito de respawn para as telas.

Game of Thrones

jon snow, kit harrington em cena de game of thrones
Se você viu Game of Thrones com certeza se lembra do que está para acontecer (Divulgação)

Não tem como ser mais tradicional no mundo dos games do que uma boa fantasia medieval, vide o sucesso de franquias como The Witcher e Elder Scrolls. Na televisão, nada mais justo do que a badalada Game of Thrones, série da HBO que narrou as Crônicas de Fogo e Gelo de forma espetacular e repleta de mitologia; elementos que certamente só tornaram a experiência dos gamers ainda mais proveitosa.

Upgrade

filme gamer no escuro, luzes vermelhas
I,A, e um mundo de super-heróis, essa é a proposta de Upgrade (Divulgação)

Assim como Gamer, o subestimado filme de Leigh Whannell também explora o conceito do controle sobre um corpo. Aqui, o personagem de Logan Marshall-Green tem seu corpo aprimorado graças a uma inteligência artificial, que pode se comunicar com ele, melhorar seu raciocínio e, nas palavras do protagonista, transformá-lo em um “ninja destemido” ao lhe garantir a capacidade impressionante de lutar como um super-herói.

Pokémon: Detetive Pikachu

pikachu detetive, com lupa, no filme Pokémon: Detetive Pikachu
O primeiro live-action de Pikachu não deixou ninguém na mão! (Divulgação)

A Warner Bros. acertou em cheio com o primeiro filme live-action do fenômeno Pokémon, escolhendo o game Detetive Pikachu como porta de entrada para esse universo colorido e diverso. A comédia de mistério incorpora diferentes elementos do game oriental, especialmente a estrutura de encontrar e travar batalhas contra diferentes monstrinhos ao longo da história – que traz Ryan Reynolds no papel do fofíssimo Pikachu.

Tomb Raider: A Origem

Alicia Vikander como lara croft com arco e flecha
Alicia Vikander deu uma nova cara à personagem que já conhecíamos com outra famosa atriz… (Divulgação)

Uma das grandes heroínas dos games, Lara Croft ganhou duas adaptações diferentes, sendo a primeira delas com Angelina Jolie. Mas foi só no reboot de 2013 de Tomb Raider: A Origem que Alicia Vikander viveu a versão que melhor entendeu a aventureira dos consoles, explorando uma história de origem visceral e bem realista ao colocar Croft para desvendar os mistérios de uma ilha remota, que guarda um segredo digno da franquia.

Pequenos Espiões 3: Game Over

Pequenos Espiões 3: Game Over kit de vida e quatro personagens do filme em ambiente virtual
Esse filme com certeza é nostálgico para quem cresceu com o PlayStation 2 (Divulgação)

A franquia infanto-juvenil de Robert Rodriguez certamente toca muitos pelo fator nostalgia, e não seria justo deixar essa lista sem Pequenos Espiões 3: Game Over. O longa abraça completamente a estrutura de um game, ao colocar o protagonista Juni enfrentando as diferentes fases e desafio de um jogo de console perigoso para encontrar sua irmã perdida. Ação surpreendentemente eficiente e muita diversão garantida.

Escape Room

sala escape room de cabeça para baixo em sala com discos de vinil
Até este recente gênero de jogos já foi adaptado para o cinema (Divulgação)

O fascínio pelo conceito de escape room (sala de fuga) começou na última década, e faz sentido: estamos literalmente dentro de um jogo de estratégia que vai testar nossas habilidades de raciocínio e estratégia. Nada mais proveitoso do que jogar essa premissa em um filme de terror, algo que Escape Room faz com estilo e criatividade, sendo muito mais do que um mero “reciclado” da franquia Jogos Mortais.

Matrix

Cena de Matrix, Neo parando balas
Um dos mais marcantes do milênio (Divulgação)

De muitas formas, Matrix sempre foi um videogame. É um mundo virtual onde os humanos são conectados através de uma rede, e que podem então escolher sua aparência, roupas e, nas palavras imortais de Keanu Reeves, “armas, muitas armas“. A ficção científica revolucionária das irmãs Wachowski é uma das melhores experiências gamers que pode ser encontrada no cinema, tanto no primeiro filme quanto nas sequências.

A Origem

elenco do filme a origem sobre prédio
Sonhos de quem joga videogame com certeza são mais simples do que esse filme (Divulgação)

Da mesma forma como Matrix, a aventura de ficção científica de Christopher Nolan também traz diversos resquícios de títulos de console. O próprio console de se criar e projetar os sonhos em A Origem (que logo são vistos como diferentes “níveis” pelos personagens) é algo derivativo de um “Minecraft da vida real”, ou a liberdade de se obter veículos e enfrentar NPCs, que é derivativa de um Grand Theft Auto.

Resident Evil

 Milla Jovovich como protagonista de resident evil apontando armas para lateral da câmera
Para muita gente, Milla Jovovich foi a “cara” de uma boa adaptação gamer (Divulgação)

Talvez a mais bem sucedida, e certamente a mais duradoura, franquia de cinema baseada em um título dos games. Resident Evil pode ter se desviado bastante das raízes do survival horror, convertendo-se radicalmente em um estilo de ação desenfreado e até surreal, mas ainda traz bastante mitologia da Capcom no eterno combate contra zumbis e outras criaturas da Umbrella Corporation.

The Walking Dead

rick grimmes e elenco de the walking dead em cenário apocalíptico
Mais um quadrinho adaptado… que tem cara de jogo! (Divulgação)

Por falar em zumbis, não poderíamos deixar de fora a série de TV mais popular sobre os infames comedores de carne humana da cultura pop. Por mais de 10 anos, The Walking Dead vem aprofundando suas histórias de sobrevivência e conflitos entre mortos vivos e tiranos que aproveitam do declínio da sociedade diante do apocalipse. Não é profundo com um The Last of Us, mas ainda garante bom entretenimento.

Operação Overlord

Operação Overlord dupla de protagonistas, com um deles sendo carregado (ferido)
Gosta de FPSs? Vai gostar de Operação Overlord (Divulgação)

Nossa última inclusão de zumbis na lista vem com uma mistura interessante. A produção de J.J. Abrams coloca uma história de cientistas loucos e ressurreição de mortos em plena Segunda Guerra Mundial, misturando o terror de Resident Evil com a ação de um Medal of Honor ou Call of Duty, e o resultado alcançado por Operação Overlord é surpreendentemente eficiente.

Assassin’s Creed

Michael Fassbender como protagonista de assassins creed
Ao invés de mais um game da franquia, no começo de 2017 tivemos esta bela adaptação (Divulgação)

Uma das ideias mais originais e divertidas do mundo dos games finalmente chegou aos cinemas nos últimos anos, com a adaptação arriscada de Assassin’s Creed. O filme estrelado por Michael Fassbender teve seus erros, mas acertou na forma de apresentar o conceito do Animus e as viagens pelo passado nas narrativas de macguffin e aventura, sendo particularmente inspirado nas cenas de ação.

Velozes e Furiosos 7

veículo de velozes e furiosos escapa de janela de prédio em destruição, pegando fogo
Ação e velocidade foram uma dupla que combinou ao decorrer da franquia Velozes e Furiosos (Divulgação)

Ao longo dos últimos anos, a franquia Velozes e Furiosos vem passado por um fenômeno curioso: abandonar o realismo para se tornar algo totalmente surtado e cartunesco. No esquema das coisas, a saga de Dom Toretto vem se tornando o equivalente ao Grand Theft Auto das telas, mas aquela versão do game da Rockstar em que todos os cheats estão ativados e as regras da gravidade são quebradas. Velozes 7 é o melhor exemplar.

Avatar

Avatar
Simulação, planeta alienígena, recursos naturais e um visual de tirar o fôlego. Este é Avatar (Divulgação)

Mais recente filme de James Cameron, a ficção científica Avatar, como o próprio título já sugere, é uma excelente exploração do conceito de “dirigir” um outro corpo. O ex-fuzileiro naval paraplégico de Sam Worthington ganha uma nova vida ao transferir sua consciência para um corpo alienígena, e a condução de Cameron é fortemente inspirada pela linguagem dos videogames de ação.

Jumanji: Bem-Vindo à Selva

elenco de jumanji, composto por Dwayne Johnson, Karen Gillan, Kevin Hart e Jack Black
FIlme sobre jogo de tabuleiro, com uma sequência que imita games? Por favor! (Divulgação)

Um dos sucessos mais inesperados dos últimos anos foi a revitalização do clássico Jumanji, que passou dos jogos de tabuleiros para os consoles de videogame com o reboot estrelado por Dwayne Johnson. Completamente metalinguístico, o novo filme adota os elementos de NPCs, barras de energia e habilidades distintas para os avatares protagonistas – e as diferenças entre seus personagens humanos garantem o bom humor.

John Wick 3: Parabellum

keanu reeves em pôster de john wick programas de tv
Se gostou de Matrix, John Wick vai surpreender (Divulgação)

Keanu Reeves voltou ao estrelato dos filmes de ação com a elogiada e alucinante franquia John Wick. Para os fãs de um bom shooter, não precisa olhar muito além dos tiroteios elaborados e espetaculares da franquia de Wick, especialmente para o explosivo terceiro filme da saga, batizado de Parabellum – que traz trocas de tiros no deserto, com armaduras à prova de balas e até mesmo cachorros desarmando mercenários.

Mad Max: Estrada da Fúria

protagonistas de mad max em cena de ação, apontando armas para antagonistas
Premiado filme, que já é um clássico da sétima arte! (Divulgação)

Um dos melhores filmes de ação já feitos, o quarto filme sobre o andarilho justiceiro Max Rockatansky foi um grande fenômeno, e com razão. O eletrizante filme de George Miller traz algumas das melhores perseguições de carro dos últimos anos, incorporando elementos de customização de veículos, cenários pós-apocalípticos e algumas das proezas mais impressionantes dos últimos tempos. Mario Kart alucinado!


Qual dessas produções você mais gosta? Conte para nós nos comentários!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter