Conheça o Partition Manager, o melhor gerenciador para o seu HD ou SSD

84e1f87ca15dc6412685174ca6e5859e - Conheça o Partition Manager, o melhor gerenciador para o seu HD ou SSD
Conheça o Partition Manager, um software completo para gerenciar o seu HD ou SSD. Com ele é possível ter um controle absoluto sobre as partições, e de quebra ainda há funções para otimização do disco.

Hoje em dia é bem mais fácil manter o computador ajustado corretamente, unindo conceitos de manutenção preventiva e corretiva, devido a uma gama de softwares fantásticos que realmente são uma mão na roda em diversos casos. Uma dessas opções é o Partition Manager, da chinesa EaseUS, referência em aplicações para backup, recuperação de arquivos e manutenção de discos.

O know-how da EaseUS é inegável, mais de 200.000 usuários, entre corporativos e finais em mais de 160 países utilizam seus softwares, com destaque ao Partition Manager que está chegando em sua versão 12.9.

Este software é uma verdadeira central de gerenciamento e controle das unidades de armazenamento do computador, seja o tradicional disco rígido (HD), quanto as unidades de estado sólido (SSD). Dentre as inúmeras possibilidades destacam-se as seguintes:

  • Modifique o tamanho, mova, junte ou exclua partições do disco;
  • Converta partições (FAT para NTFS);
  • Recupera partições apagadas ou perdidas;
  • Otimize o disco através da limpeza de arquivos;
  • Conversão de tabela de dados do disco(MBR para GPT e vice-versa);
  • Migre facilmente o SO para um novo HD ou SSD sem ter que reinstalar o sistema;
  • Conversão da partição primária para lógica e vice-versa;
  • Alinhamento 4K.

A gama de possibilidades é realmente gigantesca. Com o Partition Manager até usuários com menos conhecimentos técnicos sobre o assunto conseguem aproveitar de suas ferramentas, já que há diversos assistentes, que auxiliam em cada etapa do processo. A união de uma interface amigável com um grande leque de possibilidades é o grande trunfo da EaseUS.

Especificamente com a versão 12.9 o software recebeu alguns melhoramentos e novidades:

  • Melhorias de estabilidade na função de mesclagem de partição;
  • Capacidade de modificar a letra da unidade e a etiqueta de volume do volume dinâmico;
  • Redimensionar o volume dinâmico que é distribuído nos discos GPT e MBR com o disco de inicialização do WinPE.

Conhecendo o EaseUS Partition Manager 12.9

a62f901cbd181fcd2c75fdf26d53aaae 1 - Conheça o Partition Manager, o melhor gerenciador para o seu HD ou SSD

O EaseUS Partition Manager conta com uma interface de fácil compreensão, mesmo para aqueles que nunca tiveram contato com nenhuma versão anterior. A estrutura principal da dispersão do software é: barra de menus no topo, acesso rápido a ferramentas logo abaixo, lista de operações na esquerda, unidades disponíveis ao centro, e uma descrição gráfica dessas unidades disponíveis.

Logo de cara você consulta o sistema de arquivos utilizado pelas unidades disponíveis, sua capacidade, espaço livre e utilizado e o tipo de tabela de dados utilizada.

Daí em diante, explorando o software, funções como mover, redimensionar ou mesclar as partições e até mesmo clonar as partições para instalá-las em outro disco rígido sem ter que reinstalar o Windows, podem ser escolhidas pelo usuário.

Redimensionando e criando partição

af9b82a1b9683d5734db895886c002c0 1 - Conheça o Partition Manager, o melhor gerenciador para o seu HD ou SSD

O particionamento do disco é uma excelente maneira de manter o computador mais organizado, e inclusive é uma regra para aqueles que estão pensando em utilizar mais de um sistema operacional no computador. Esse quesito é o grande carro-chefe do Partition Manager, em parte pela eficiência nesse redimensionamento e criação das partições, e pela praticidade

Primeiro começamos selecionando qual será a unidade que servirá de base para o particionamento, depois, clique na opção Redimensionar/Mover partição. Na tela que foi aberta, determine qual será o tamanho dessa partição e clique em OK.

Automaticamente o espaço reservado ficará listado no centro da tela, junto com as demais unidades, porém com o atributo de “não alocado”. Para alocar, e realmente criar a partição, clique sobre ele com o botão direito, e escolha a primeira opção da lista, criar partição.

1024672bfaac0a0ed9d24d171a3699f3 1 - Conheça o Partition Manager, o melhor gerenciador para o seu HD ou SSD

Atribua o rótulo (o nome da unidade), o sistema de arquivos (o Partition Manager trabalha com os principais do mercado) e qual será a letra que representará a unidade. Pronto, clique em OK.

Agora vá até a barra de menu e clique no botão que representa a confirmação na aplicação de alterações. Reinicie o computador e a partição estará ativa.

e25418821200a0f7c8f9f81b22d21691 2 - Conheça o Partition Manager, o melhor gerenciador para o seu HD ou SSD

Verifique a integridade da sua unidade

b21f0bedce1dfeee7e158f1a8888beab 2 - Conheça o Partition Manager, o melhor gerenciador para o seu HD ou SSD

Além de todos as funções de remanejamento do disco e gerenciamento de suas partições, o Partition Manager ainda oferece uma ferramenta que faz uma varredura para encontrar/corrigir possíveis erros que a unidade possa ter.

 Modo de uso facilitado graças aos Assistentes

734a4c7ff726c7e7aeadf15773e060ff 2 - Conheça o Partition Manager, o melhor gerenciador para o seu HD ou SSD

Graças ao menu Assistente fica claro como a EaseUS pensou em toda a gama de usuários que irão desfrutar do seu software. 7 funções principais do Partition Manager são conduzidas passo a passo, para que o usuário não tenha nenhum problema de configuração. As funções disponíveis com seus respectivos assistentes são as seguintes:

  • Assistente de clone de disco;
  • Assistente de Migração de OS de SSD/HDD;
  • Assistente de clone de partição;
  • Assistente de recuperação de partição;
  • Assistente de limpeza de dados;
  • Assistente de limpeza e otimização (novo);
  • Assistente alinhamento 4K.

Fique de olho no alinhamento 4K caso você tenha um SSD

7c80cc1c9ccc9410f24f42a3926f0f00 2 - Conheça o Partition Manager, o melhor gerenciador para o seu HD ou SSD

Conforme citamos no início do texto o Partition Manager atende configurações que utilizam discos rígidos, os HDs, quanto as unidades queridinhas dos usuários de PCs por diversos fatores, os SSDs. No entanto, nem tudo são flores com essas unidades. Conforme explica a própria EaseUS em seu site, “o alinhamento 4K não é uma unidade de alocação, mas permite que o SSD adote o menor setor 4K no sistema de arquivos para salvar dados, o que permitirá SSD para ler e gravar dados com a velocidade mais rápida. E isso também afetaria a velocidade de execução do computador. Assim, quando o computador fica mais lento e SSD não está funcionando corretamente, a ótima maneira é 4K alinhar sua unidade SSD e otimizá-la”.

O alinhamento 4K pode ser acessado tanto por um botão dedicado na fila de opções de acesso rápido quanto pelo assistente. Basta marcar o SSD que você deseja alinhar, clicar em avançar, e deixar que o Partition Manager verifique se realmente será necessário o alinhamento.

Limpo e otimizado

06b215f631ad8e60feb4b24cef3dd13d 2 - Conheça o Partition Manager, o melhor gerenciador para o seu HD ou SSD

O Partition Manager contribui também para a saúde do seu computador, com a opção de limpeza e otimização. Com ela, você tem acesso a três categorias principais: limpeza de arquivo de disco, limpeza de arquivo grande e otimização de disco.

Em limpeza de disco, o programa faz uma análise para determinar quais arquivos podem ser excluídos do seu computador para liberar espaço em disco. Essa seleção de arquivos é basicamente voltada para a exclusão de caches de navegação, dos variados browsers que você tenha no computador, e até a remoção do “lixo” gerado por apps como a loja do Windows, Adobe Flash Player, entre outros.

fed1da6da79ca8f0cba2aa0c88e14d9e 2 - Conheça o Partition Manager, o melhor gerenciador para o seu HD ou SSD

O gerenciamento do que será ou não excluído pode ser facilmente controlado através da caixa de seleção de cada opção da lista.

Não perca tempo puxando pela memória os arquivos realmente grandes que estão ocupando espaço no seu disco. O Partition Manager, através da opção “Limpeza de Arquivo Grande”, pode facilmente listar que arquivos você pode excluir para liberar um bom espaço no seu HD ou SD. Pode ser que aconteça que você nem lembre que um ou outro da lista ainda estava no seu computador.

caeb0b32468d250e2ef4815e880dcdfb 2 - Conheça o Partition Manager, o melhor gerenciador para o seu HD ou SSD

Na terceira categoria, a “Otimização de Disco”, pode trazer bons resultados, principalmente se você estiver utilizando um HD, já que essa otimização passa pela desfragmentação, manutenção essencial para o disco rígido.

3ff382cb4caa8efd434d86091a369356 2 - Conheça o Partition Manager, o melhor gerenciador para o seu HD ou SSD

Compatibilidade

EaseUS Partition Master pode ser instalado em computadores com o Windows XP / Vista / 7/8 / 8.1 e 10, tanto em versões de 32 bits quanto de 64 bits. Essa boa variedade de versões do Windows que o software suporta garante que até usuários ou empresas que ainda estejam em versões antigas, como o Windows XP, possa desfrutar das ferramentas.

Além de SSDs e HDs SATA, o Partition Manger também é compatível com os antigos HDs IDE. Dispositivo removível, como unidade flash, cartão de memória, vara de memória, também são identificados pelo software.

Em relação ao sistema de alocação de arquivos o Partition Manager compreende os seguintes: EXT3, EXT2, NTFS, FAT32, FAT16, FAT12 e ReFS.

Versões

Além da versão gratuita, a EaseUS oferece o Partition Manager em três variantes pagas, que oferecem toda a gama de possibilidades que o software oferece. Confira abaixo os preços de acordo com a versão.

1a20a2ea56d13489fa0423aa4a12cbc2 2 - Conheça o Partition Manager, o melhor gerenciador para o seu HD ou SSD

Conclusão

Conferimos algumas das possibilidades desse software fantástico que é o Partition Manager. Com ele o usuário realmente um controle total e prático sobre suas unidades. Além de poder criar, mover, clonar, formatar, entre outras coisas, as partições podem até ser recuperadas.

O software ainda entrega ferramentas para manter em dia a saúde da unidade. Resumindo, é um grande aliado do usuário. Você pode encontrar a versão gratuita dele neste link, ou então a versão profissional (paga) clicando aqui.

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via