Conheça todas as novidades do Android P Developer Preview

Primeira prévia do Android P é liberada com suporte aos notch e mais
O Android P, que será o sucessor do Android 8.0 Oreo, acaba de ser liberado para desenvolvedores. Dentre os destaques, temos o suporte a mais nova tendência do mercado de smartphones: o notch.

Com o principal alvo sendo os desenvolvedores, a primeira prévia do Android P chegou com um bocado de novas funcionalidades. Mas antes que você se empolgue, o Developer Preview 1 não é recomendado para uso diário.

Ele ainda possui muitos bugs e funções que ainda não estão completamente desenvolvidas. No momento, ele será usado apenas para os programadores, que vão trabalhar as novas funções do sistema operacional móvel da Google.

Novas funcionalidades do Android P

android p dp1 notch - Conheça todas as novidades do Android P Developer Preview
Android P adaptará melhor o conteúdo à telas com notch.

É possível que não tenha notado, mas os smartphones estão aderindo a uma nova moda: o notch. Trata-se do “entalhe” que fica na parte superior central da tela dos novos dispositivos.

Com ele, um pequeno problema surgiu. Agora, os aplicativos que são feitos para telas “comuns” não se adaptam direito ao formato da tela. E é aí que o Android P entra.

A nova versão do sistema operacional irá gerenciar melhor a altura da barra de status, de maneira a separar o conteúdo que deveria ser obstruído pelo notch.

android p dp1 notch 2 - Conheça todas as novidades do Android P Developer Preview
É possível simular um display com notch.

Aplicativos poderão mostrar conversas, fotos, adesivos e suportarão “respostas inteligentes” como no Google Reply.

Também há novas APIs que permitirão o uso de duas ou mais câmeras de forma simultânea. Resta esperar o que farão com isto, mas o resultado pode ser interessante.

Indo para o consumo de mídia, o Android P suporta HDR VP9 em vídeos que suportam HDR, seja no Youtube ou no Google Play Filmes (desde que o dispositivo seja compatível).

O HEIF (Formato de Arquivo de Imagem de Alta Eficiência) garantirá uma compressão de imagem melhor. Além disso, as APIs de mídia também estão sofrendo melhorias.

Por fim, novas APIs também permitirão que desenvolvedores adaptem seus aplicativos à nova tendência. Isto, aliado a uma renovação na área de notificações irá garantir uma experiência de uso melhor.

1 1 - Conheça todas as novidades do Android P Developer Preview
As notificações do Android P (à esquerda) possuem um fundo branco com bordas arredondadas.

Privacidade e outras novidades

Outra novidade é o suporte ao Wi-Fi Round-Trip-Time (RTT), ou IEE 802.11mc, que permite que um app possa calcular sua posição dentro de 1 ou 2 m. Mas sim, você precisa dar permissão antes disso acontecer.

O Android P também irá impedir que apps inativos usem sua câmera, microfone e outros sensores. Ou seja, você não será espionado por aplicativos em segundo plano.

143859 phones news android p is official google reveals features launches dev preview image1 xdwzp8qpvj - Conheça todas as novidades do Android P Developer Preview

Backups também ficarão mais seguros, já que o Google oferecerá criptografia de chave múltipla. Com isso, eles já ficam criptografados nos próprios servidores e exigirão sua senha para ter acesso.

Por fim, em setembro deste ano, a Play Store irá exigir o suporte à API 26 (Android 8.0 Oreo) em atualizações de aplicativos.

android p dev preview timeline - Conheça todas as novidades do Android P Developer Preview
Android P irá demorar um pouco até ficar pronto.

O Android P Developer Preview 1 só está disponível nos seguintes dispositivos: Pixel, Pixel XL, Pixel 2 e Pixel 2 XL. Ainda que tenha um destes, não é recomendado que faça a instalação da prévia, a menos que seja um desenvolvedor.

Ansioso(a) para o lançamento oficial da nova versão do Android? Nos fale nos comentários qual nome (com o prefixo P) você acha que o sistema terá.

Fonte: 9to5Google e Ars Technica

Leia também

Windows Media Player é o próximo aplicativo ameaçado de extinção

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via