Construindo um castelo medieval no século 21 utilizando técnicas da época

322370 - Construindo um castelo medieval no século 21 utilizando técnicas da época
Um grupo de pessoas iniciou há 22 anos um projeto com o objetivo de recriar um castelo medieval utilizando apenas ferramentas e técnicas conhecidas na época

A era medieval é um período que certamente reúne muitos entusiastas. Não há como negar que existem mistérios e curiosidades sobre essa época que nos trazem uma sensação de fascínio, mas talvez o grande apelo venha principalmente das obras de ficção que utilizam essa ambientação. Hoje em dia é muito fácil citar algumas dessas obras como Senhor dos Anéis ou Game of Thrones que ajudam a tornar a era medieval um alvo de interesse.

Outro apelo da época é sem dúvidas a cultura, que vai desde roupas e vestimentas, a hábitos e principalmente a sua arquitetura. Nem mesmo a ficção nas telinhas é capaz de nos trazer a mesma sensação de estar frente a frente com uma grande construção da antiguidade, principalmente castelos. Não é a toa que muitas cidades, principalmente da Europa, ainda mantém um ar mais medieval, e esses castelos são em parte uma das grandes atrações para os turistas.

Voltando no tempo e construindo um castelo

Mas você já parou para se perguntar como eles eram feitos naquele período? Quanto tempo era necessário para construir um castelo? Quantas pessoas trabalhavam nisso? Como eles conseguiam erguer grandes construções sem as ferramentas facilitadoras que temos hoje em dia? Construir um castelo agora com certeza é uma tarefa menos árdua, mais rápida e até mesmo mais segura, mas… será que tem a mesma graça?

Um grupo de estudiosos e profissionais formados por trabalhadores da área de construções e arqueólogos se uniu para construir um castelo na França como se ainda vivessem na era medieval. Isso significa que eles querem toda a experiência, e todo e qualquer passo para a construção do monumento é feito com materiais e técnicas utilizadas na época.

img 1 720x428 - Construindo um castelo medieval no século 21 utilizando técnicas da época
Imersão completa na época

Uma aventura maluca de 25 anos

O castelo, que se chama Guédelon, é inspirado nos castelos do século 13 e fica localizado a duas horas de Paris na floresta de Burgundy, em Yonne. Uma de suas idealizadoras caracteriza o projeto como uma “aventura maluca”, criado para entender como todo o processo funcionava. Ele já está em andamento há cerca de 22 anos e eles estimam que tudo levará 25 anos para ser finalizado, então terão ainda cerca de 3 anos de trabalho.

1443349011 Gu delon 117 zoom 720x449 - Construindo um castelo medieval no século 21 utilizando técnicas da época
O castelo Guédelon deverá estar totalmente pronto em 2020

A equipe é formada por 70 pessoas, e 40 delas estão trabalhando diretamente na construção do castelo utilizando técnicas de 800 anos atrás. O resultado final será uma recreação autêntica de uma construção medieval feita no século 21. Confira como está sendo o processo no vídeo abaixo:

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via