Crítica licorice pizza

CRÍTICA: Licorice Pizza é um romance improvável, nostálgico e divertido

Avatar of iris xavier
Com a melhor estreia de todos os tempos nos EUA, segundo os produtores, Licorice Pizza estreia no Brasil em 17 de fevereiro; confira a crítica

Com três indicações ao Oscar 2022 — Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original — Licorice Pizza é uma comédia dramática que possui roteiro e direção de Paul Thomas Anderson. O cineasta americano aclamado pela crítica e reconhecido pelos seus dramas psicológicos, como Magnólia (1997) e Sangue Negro (2007), surge em uma trama mais leve que aborda as possibilidades da juventude e do primeiro amor nos anos 70. O longa, sucesso nas bilheterias dos EUA, estreia no Brasil nesta quinta-feira (17).

Confira o trailer oficial de Licorice Pizza

Rotten Tomatoes: 91% | Metacritic: 90 | IMDB: 7,9

Roteiro e produção de Paul Thomas Anderson

Licorice Pizza conta a trajetória de como uma jovem adulta e um adolescente se conhecem, se apaixonam e se desenvolvem juntos no Vale de São Fernando, Califórnia, na década de 70. E esse ambiente nos é apresentado desde o título do filme — sim, tem um motivo para o nome diferenciado. Licorice Pizza era uma cadeia de lojas de discos muito popular no Sul da Califórnia na época, e segundo Paul Anderson, as palavras o fazem lembrar de sua infância e “são capazes captar o sentimento do filme e ilustrar a sua vibração”.

Gary Valentine — um jovem autoconfiante de quase 16 anos, como ele gosta de afirmar — é um já estabelecido ator mirim que se interessa por Alana Kane — uma sarcástica assistente de fotografia de 25 anos — que ainda não sabe o que quer da vida. Eles se conhecem durante um serviço dela no colégio do jovem. O resultado desse encontro é a paixão imediata de Gary, que nos cativa na insistente tentativa de convencer a não interessada Alana de que a grande diferença de idade entre eles não a impede de aceitar seu convite para sair.

Com diálogos envolventes, engraçados e, em alguns momentos, surpreendentes, o casal estabelece uma parceria comercial, com Gary tentando novos empreendimentos, que rendem cenas ótimas, como a venda de colchões de água, enquanto Alana migra entre tentar uma carreira de atriz e ser voluntária política. O romance entre eles é lentamente desenvolvido dentro da amizade, apesar das investidas de Gary enquanto Alana se questiona sobre a natureza dessa relação. Nesse ponto, as atuações de Cooper e Haim em nenhum momento falham na ideia de mostrar que as personalidades diferentes dos jovens são perfeitamente compatíveis, sem apelar para a sexualidade.

Crítica: licorice pizza é um romance improvável, nostálgico e divertido. Com a melhor estreia de todos os tempos nos eua, segundo os produtores, licorice pizza estreia no brasil em 17 de fevereiro; confira a crítica

O longa é cativante, impressiona nos detalhes e é, aparentemente, simples, mas ainda assim consegue abordar questões relevantes. Desigualdade social, racismo, homofobia e machismo são mostrados em momentos cotidianos, encaixando com a década na qual o filme está ambientalizado e que, mesmo nas margens da história, estampam em Licorice Pizza a cara das obras de Anderson. A trama remete a um realismo inovador, sem partes chatas, onde nem tudo necessita de um significado ou terá uma continuação.

As sequências longas, outra característica marcante do diretor americano, são repetidas em Licorice Pizza, em conjunto com um fundo geralmente barulhento e colorido, típico da juventude, que nos envolve nos caminhos percorridos pelos protagonistas. Tudo está em contexto com a época, figurino e fotografia com cores fortes, mas opacas, e muitas estampas nos remetem a uma época nostálgica mesmo para quem não viveu a década de 70. Outra grata surpresa é a trilha sonora que conta com grandes nomes do cenário musical, como Nina Simone, David Bowie e Paul McCartney.

Elenco de Licorice Pizza

Anderson é conhecido por trabalhar com grandes nomes, mas assim como no roteiro, Licorice Pizza surpreende no elenco. Entre os protagonistas está Alana Haim, vocalista da banda Haim, em conjunto com as suas irmãs, Este e Danielle. Toda a família Haim faz participação especial no filme como eles mesmos, incluindo os pais das musicistas, Donna e Moti.

O longa marca a estreia de Alana nas telonas e lhe rendeu indicações para o Globo de Ouro e Critics Choice Awards como Melhor Atriz em 2022. No entanto, Licorice Pizza não é a primeira colaboração entre ela e o diretor americano, já que Anderson dirigiu videoclipes e um documentário sobre o grupo de pop rock.

Crítica: licorice pizza é um romance improvável, nostálgico e divertido. Com a melhor estreia de todos os tempos nos eua, segundo os produtores, licorice pizza estreia no brasil em 17 de fevereiro; confira a crítica
Alana e Cooper estrearam como protagonistas em Licorice Pizza (Imagem: Reprodução/Universal Pictures)

Coprotagonizando o filme está Cooper Hoffman, que, assim como Alana, também estreia em sua carreira no cinema em Licorice Pizza. Sua atuação lhe garantiu uma indicação para o prêmio Globo de Ouro como Melhor Ator em 2022. Ambas as estreias se mostram convincentes, receberam elogios da crítica especializada, e nós apostamos que os atores possuem grande potencial para alavancar suas carreiras em Hollywood.

Crítica: licorice pizza é um romance improvável, nostálgico e divertido. Com a melhor estreia de todos os tempos nos eua, segundo os produtores, licorice pizza estreia no brasil em 17 de fevereiro; confira a crítica
Bradley Cooper, Cooper Hoffman e Alana Haim em Licorice Pizza (Imagem: Reprodução/Universal Pictures)

O elenco do longa também é composto por nomes já conhecidos nas telonas: Sean Penn, Tom Waits, Benny Safdie, Skyler Gisondo, Joseph Cross, Nate Mann, Mary Elizabeth Ellis, Destry Allyn Spielberg, Emma Dumont, Emily Althaus e os atores que são figurinhas repetidas nas produções de Anderson: John C. Reilly e Maya Rudolph. Mas é a participação de Bradley Cooper, como Jon Peters, inspirada no homônimo e excêntrico cabeleireiro das celebridades, que surpreende e carrega uma boa dose extra de humor para as cenas, rendendo-lhe até mesmo algumas indicações como melhor ator coadjuvante.

Licorice Pizza traz ainda mais uma participação inesperada. Uma icônica cena fica por conta do escritor George DiCaprio, pai do consagrado ator Leonardo DiCaprio, que foi convidado por Paul para uma breve aparição no longa, como o excêntrico dono de uma loja de perucas e colchões de água, pela incrível similaridade com o personagem.

Licorice Pizza estreia nesta quinta-feira (17/02) exclusivamente nos cinemas.

Veja também

Confira a crítica que nós preparamos de Moonfall — Ameaça Lunar outro filme-catástrofe de Roland Emmerich.

Fontes: Rotten Tomatoes, Metacritic, IMDB.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
24
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados