Descubra como tirar fotos da Via Láctea usando seu smartphone

reno milky way 1 - Descubra como tirar fotos da Via Láctea usando seu smartphone
Tirar fotos do céu noturno sempre foi um problema. Mas um fotógrafo ensina como tirar fotos usando seu próprio smartphone!

Fotografar o céu noturno sempre foi um problema para amadores. Mesmo algo relativamente mais simples, como tirar fotos da Lua, se torna impossível com uma câmera básica ou smartphone. Entretanto, um fotógrafo ensina no YouTube que isso não é impossível.

O fotógrafo Miguel de Sá, fez um vídeo no YouTube ensinando como usar seu smartphone para tirar belíssimas fotos do céu noturno. Além disso, é possível até tirar uma foto do centro da nossa galáxia com nosso celular sem muita especialização. Confira agora o passo a passo do processo que requer um pouco de pesquisa.

via láctea 720x360 - Descubra como tirar fotos da Via Láctea usando seu smartphone

A poluição luminosa

O primeiro passo, de acordo com o fotógrafo, é conferir a poluição luminosa da região onde você se encontra. Para isso, o profissional indica um link para conferir um mapa da poluição luminosa no mundo. Nesse mapa, quando mais clara for a região, mais luminosa ela é no céu noturno.

Isso faz com que a visibilidade do espaço sideral seja obstruída. Assim, o melhor é evitar essas regiões, buscando as áreas do mapa mais próximas de cores frias ou então do cinza. Nestes locais, com pouca polução luminosa de grandes cidades, é possível fazer fotos com longa exposição. Com isso é possível captar o máximo possível de luz vinda do espaço.

Screenshot 5 720x357 - Descubra como tirar fotos da Via Láctea usando seu smartphone

É importante ressaltar também que somos privilegiados para fotografar a Via Láctea. Isso porque é o hemisfério sul do planeta Terra que fica virado para o centro da galáxia. Então se você que está lendo isso encontra-se no hemisfério norte, é possível fotografar outros elementos do céu noturno com a mesma técnica.

Agendando suas fotos

O segundo trabalho que você precisa ter é de escolher quando exatamente você vai tirar suas fotos. Isso porque é preciso escolher dias específicos nos quais o céu vai favorecer a visibilidade. Por exemplo, existem períodos do mês nos quais o céu não fica sem o Sol ou a Lua iluminando-o, prejudicando a visibilidade do espaço distante.

Além disso, durante o inverno, segundo Miguel de Sá, a faláxia ficará em nosso ceú durante o dia apenas, o que impossibilita sua visibilidade. Mesmo com câmeras profissionais é impossível fotografar detalhes do céu durante o dia, quem dirá com um smarthphone.

thephotographersephemeris 720x450 - Descubra como tirar fotos da Via Láctea usando seu smartphone

Então, para evitar o Sol e a Lua em suas fotos, é preciso usar outro site chamado Photographer’s Ephemeris. Neste site, com o uso de um mapa e gráficos, é possível observar em quais noites o céu estará sem Lua durante a noite. Além disso, é possível também identificar onde no horizonte o Sol irá se por naquele dia, para evitar suas luzes tardias que podem interferir na visão.

Identificando o céu com o smartphone

A última coisa que é preciso ser feita antes de efetivamente tirar suas fotos é olhar um mapa estelar. Miguel de Sá, em seu tutorial, indica um app chamado Stellarium para a função. Neste programa você pode verificar como o céu estará durante o tempo que você irá tirar suas fotos.

É possível, inclusive, ver em qual posição do horizonte o centro da galáxia vai estar. Isso é crucial para posicionarmos nosso smartphone na direção certa durante a noite. Essa necessidade se dá pois, logiccamente, não podemos ver a olho nu o que estamos tentando tirar fotos no caso.

stellarium screenshot 720x503 - Descubra como tirar fotos da Via Láctea usando seu smartphone

Arrumando tudo para a foto

No vídeo, Miguel utilia um LG G5 para tirar suas fotos. O smartphone de 2016 é facilmente utilizado para tirar fotos do céu noturno. O ideal é sempre utilizar a câmera mais potente do apaerelho a fim de capturar mais luz. De acordo com o fotógrafo, a principal coisa ao arrumar seu smartphone para as fotos é a estabilidade dele.

Manter um suporte fixo, nem que seja feito de pedras ou outros materiais, é essencial para que a foto fique boa. Além disso, a captação de luz durará no mínimo 30 segundos, o que impossibilita que nós fiquemos segurando o celular sem tremer.

Screenshot 4 720x736 - Descubra como tirar fotos da Via Láctea usando seu smartphone

Por sua vez, a câmera deve estar no modo manual completo. Caso o seu smartphone não tenha essa opção, basta baixar algum aplicativo como o Camera FV-5 Lite, para possibilitar isso. Além disso, coloque o obturador da câmera para 30 segundos e o foco voltado para o infinito. Essas configurações geralmente mudam de local dependendo do seu modelo de smartphone.

Por fim, a dica de ouro do fotógrafo, para encerrar, é usar o comando de voz do celular para tirar as fotos. Isso evita que nós toquemos no celular após posicioná-lo da maneira correta, o que poderia prejudicar a foto.

reno milky way 1 - Descubra como tirar fotos da Via Láctea usando seu smartphone

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via