Dia do Orgulho Geek: conheça os 21 geeks mais famosos da história e da ficção

Dia do Orgulho Geek
25 de maio é, definitivamente, uma celebração à cultura geek no mundo todo. Saiba mais a respeito da data e conheça os geeks mais emblemáticos da história

Hoje, dia 25 de maio, pode ter certeza de que muitas pessoas vão comemorar o Dia do Orgulho Geek. Esta data celebra o direito de qualquer pessoa em ser um geek (ou um nerd), e promove a cultura geek ao redor do mundo. A data foi escolhida em comemoração ao dia do lançamento do Episódio IV: Uma Nova Esperança, o primeiro filme da saga Star Wars, um clássico da cultura geek, lançado em 25 de maio de 1977.

O Festival do Orgulho Nerd, que ocorreu entre 1998 e 2000 na cidade de Nova York, foi o princípio da comemoração desta data. Em 2006, ocorreu na Espanha e na internet a primeira comemoração oficial da data, quando 300 geeks fizeram um PAC-MAN humano em Madri. Nesse mesmo evento, foi feito um manifesto despretensioso sobre os direitos e responsabilidades da comunidade geek, dando indícios de que o Orgulho Geek estava tomando cada vez mais força.

Imagem de Guia do Mochileiro das Galáxias
Dia da Toalha é um dia em celebração a série de livros Guia do Mochileiro das Galáxias

Mas, o que talvez tenha justificado de vez a celebração do Dia do Orgulho Geek seja o Dia da Toalha. E esse motivo tem nome e sobrenome: Douglas Adams, autor da série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias. Neste dia, é comum fãs da saga colocarem na web fotos, vídeos e montagens com uma toalha, em memória ao autor. E, para quem não conhece, aqui vai a explicação: a toalha dentro do Guia é um dos itens mais úteis para o mochileiro interestelar, podendo servir como abrigo, arma e, é claro, ter um alto valor afetivo.

Quando os geeks perceberam a coincidência sobre o lançamento de Uma Nova Esperança com a data já pré-estabelecida pelos fãs de Adams, duas semanas após o falecimento do autor, em 2001, surgiu um dia de orgulho e muitas coincidências. Com a realização e o comum acordo, o dia 25 de maio tornou-se o dia de se celebrar e promover a cultura geek no mundo.

Se a celebração é recente, ser geek sempre esteve presente no imaginário popular. Rotulados como pessoas peculiares ou excêntricas, fãs de tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, mangás, livros, filmes e séries, essas práticas passaram a ganhar cada vez mais adeptos. Convenções, filmes, séries e personalidades romperam a bolha e hoje movem uma boa parte da indústria do entretenimento como um todo. Conheça os principais nomes da cultura geek na vida real e relembre alguns dos personagens geeks mais queridos da ficção

O início de tudo: os Cientistas e Criadores

Alan Turing

Imagem de Alan Turing frente à fundo branco
Alan Turing é considerado o pai da computação e um dos geeks mais importantes da história da tecnologia

Conhecido como o pai da computação, Alan Turing talvez seja um dos geeks mais emblemáticos para a história da tecnologia, e foi um pioneiro e figura-chave na Segunda Guerra Mundial quando ajudou a quebrar códigos secretos das comunicações alemãs. Enquanto seu legado nada mais é tudo o que conhecemos de computação, precisou viver grande parte da sua vida no ostracismo devido à sua homossexualidade, que não era permitida na época. Sua biografia recentemente foi redescoberta após o sucesso do filme Jogo da Imitação, onde Turing é vivido pelo ator Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho).

Bill Gates

Bill Gates sorri frente a fundo cinza
Bil Gates é criador do Windows e um dos geeks mais influentes da atualidade

Se graças a Alan Turing temos a computação moderna, é graças a Bill Gates que conhecemos a cara da computação que temos hoje. Criador do Microsoft Windows, Bill Gates é um dos homens mais influentes do mundo, e também um dos geeks mais importantes da história da tecnologia.

Steve Wozniak

Steve Wosniak sorri frente a fundo branco
Steve Wozniak é um geek e também um dos fundadores da Apple

Talvez Steve Wozniak não seja tão conhecido quanto seu ex-sócio Steve Jobs, um dos fundadores e rosto da Apple. Mas, verdade seja dita, é Steve Wozniak o coração geek da dupla.

Mark Zuckerberg

Mark Zeckerberg frente a fundo azul
Mark Zuckerberg é um dos geeks mais influentes em atividade hoje e é criador do Facebook

Mark Zuckerberg é uma figura controversa. Elogiado e odiado na mesma medida, o criador do Facebook coleciona uma série de opiniões a seu respeito, boas e nem tão boas assim. Ele talvez seja um dos geeks mais expressivos da atualidade — e também um dos mais ricos.

Os geeks mais pop

Elon Musk

Elon Musk encara frente a fundo preto
Elon Musk, mais conhecido pela Tesla e Neuralink é um dos geeks mais midiáticos da atualidade

A mídia ama falar sobre Elon Musk, e seu currículo fala por si só: fundador, CEO e CTO da SpaceX; CEO da Tesla Motors; vice-presidente da OpenAI; fundador e CEO da Neuralink; e co-fundador e presidente da SolarCity. Visionário, empreendedor e polêmico, Musk se certifica de que cada acerto ou erro seja amplamente divulgado. Independentemente da opinião a seu respeito, é inegável que Musk é um geek de carteirinha.

Shawn Fanning

Shawn Faning caminha em praia
Shawn Fanning é um geek e criador da Napster

Shaw Fanning é um visionário. Criador do Napster, da época em que ainda se compravam CDs, ele praticamente pode ser considerado um dos principais responsáveis pela maneira que consumimos música hoje.

Stan Lee

Stan Lee sorri em estreia de Vingadores
Stan Lee é o criador da Marvel, deu vida a personagens como Homem Aranha e Wolverine

Talvez esse dispense apresentações. É inegável o tamanho do legado de Stan Lee. O roteirista é a mente por trás de muitos de nossos heróis e vilões favoritos da Marvel, como Homem Aranha, Thor ou Wolverine, para citar alguns. É dono também das participações especiais mais icônicas nos filmes da Marvel.

Irmãs Wachowski

Irmãs Wachowski sorriem
As Irmãs Lilly e Lana Wachowski são geeks das mais entusiastas da indústria e estão por trás de filmes como Matrix e Speed Racer

Seria impossível não citar as Irmãs Wachowski. Lilly e Lana são as grandes mentes por trás de títulos como Matrix, V de Vingança, Speed Racer ou Sense 8 e possuem quase duas décadas devotas em entregar trabalhos voltados ao público geek. Em suas vidas pessoais, vale destacar que ambas são mulheres transgênero, tendo Lilly revelado sua transexualidade em 2016, quatro anos após Lana.

Shigeru Miyamoto

Shigeru sorri com Mario e Luigi
Shigeru Miyamoto é criador de Mario e The Legend of Zelda

Quem é fã da Nintendo sabe muito bem quem é Shigeru Miyamoto. Assim como Stan Lee, é responsável pela criação de duas franquias muito importantes para o universo geek. Quem são? Nada mais, nada menos que Super Mario e The Legend of Zelda.

Dia do Orgulho Geek e os geeks da ficção

Hermione Granger (Harry Potter)

Hermione Granger sorri com livro frente a fundo cinza
Hermione Granger é uma das protagonistas da franquia Harry Potter e a bruxinha geek do cinema

É um consenso para todo potterhead que, se não fosse pela Hermione, tanto Harry Potter quanto Rony talvez não conseguissem sobreviver tantas vezes a tantas adversidades. Vivida por Emma Watson nos cinemas, a bruxinha é uma geek completa e talvez a bruxinha mais querida da atualidade.

Velma Dinkley (Scooby Doo)

Velma ajeita seu óculos
Velma é uma das personagens principais de Scooby Doo, e uma das geeks mais icônicas da cultura popular

Velma não consegue fugir do estereótipo da geek clássica. Com seus grandes óculos, mente perspicaz, e sua paixão inata pela aventura e pelo mistério, Velma vem conquistando novas gerações de fãs na TV, cinema e videogames desde sua criação, em 1969.

Spock (Star Trek)

Spock faz sinal Volcano
Spock é um dos personagens mais famosos de Star Trek e um dos símbolos máximos do mundo geek

Se pensarmos na franquia Star Trek é impossível dissociá-la de talvez um dos seus personagens mais expressivos: Spock. Figurinha carimbada em praticamente quase todas as franquias da série, Spock serve a bordo da nave estelar USS Enterprise, como oficial de ciências e primeiro oficial, ou seja, Spock foi e continua sendo, para sempre, um dos primeiros personagens geeks de destaque na TV americana.

Doc. Brown (De Volta para o Futuro)

Doc junto ao DeLorean
Doctor Emmet Brown é um cientista e um dos personagens principais da trilogia De Volta para o Futuro

Verdade seja dita, a dupla Marty McFly e Doc. Brown é imbatível. Mas precisamos reconhecer que o criador da máquina do tempo (um DeLorean altamente modificado) é o verdadeiro geek. Entusiasta de tecnologia, Doc. Brown faria tudo pela ciência, inclusive colocar sua vida em risco por ela.

Amy Farrah Fowler (The Big Bang Theory)

Amy sorri em cenário de The Big Bang Theory
Tanto Amy quanto Mayim, a atriz que a interpreta são geeks

Sim, sabemos que The Big Bang Theory talvez seja a série com maior concentração de personagens geeks na TV americana, e um dos principais responsáveis pela explosão da cultura geek no mainstream. Mas temos que reconhecer que Amy, ou melhor, Mayim Bialik, talvez seja a maior geek do grupo, tanto em frente ou fora das telas. Além de atriz, Bialik também é cientista e neurobiologista.

Gary e Wyatt (Mulher Nota 1000)

Gary e Wyatt em filme Mulher Nove Mil
Gary e Wyatt são geeks e também protagonistas de Mulher Nota 1000

Anthony Michael Hall talvez seja o geek de excelência dos anos 80. Sim, é ele que assina como o nerd na icônica carta de O Clube dos Cinco. Mas é ao lado do ator Ilan Mitchell-Hill, como Gary e Wyatt em Mulher Nota 1000, que ele serve talvez uma das expressões máximas do geek na década de 80. No filme, que estreou em 1985, a dupla liderada por Gary cria uma mulher perfeita a partir de uma simulação de computador — seria ela uma precursora dos robôs atuais?

Egon Spengler (Os Caça-Fantasmas)  

Egon sorri atrás de seus óculos
Egon Spengler com certeza é o geek no grupo dos Caça-Fantasmas

Os Caça-Fantasmas é uma franquia que pode se gabar de trazer o máximo da excelência geek na medida certa. Dentre a trupe inteira, talvez seja Egon Spengler, e seu arsenal de invenções, que merece o destaque de geek dos filmes.

Lisa Simpson (Os Simpsons)

Lisa Simpson frente a fundo branco
Lisa Simpson é o maior exemplo geek na série Os Simpsons

Os Simpsons é outra série que possui vários personagens geeks, como o desajeitado Milhouse ou Jeff Albertson, mais conhecido como o Cara dos Quadrinhos, mas é Lisa o grande destaque. Seja por sua inteligência ou por seu engajamento nas causas sociais, talvez seja uma das personagens mais queridas do entretenimento.

Will Byers (Stranger Things)

Will dentro do carro de sua mãe
Will Byers é o maior geek entre os protagonistas da série Stranger Things

Will Byers também é outro personagem geek que se destaca em meio a um elenco cheio de figuras carismáticas. O que faz ele se tornar o exemplo geek de Stranger Things, além da alcunha de Will, o Sábio no jogo de RPG Dungeons & Dragons, ou sua participação no clube de ciência da escola é que, sem ele talvez não existisse premissa da série, antes de tudo.

Franjinha (Turma da Mônica)

Franjinha frente a fundo vermelho
Franjinha é um dos personagens da Turma da Mônica e o mais geek entre eles

Franjinha é o representante brasileiro dos geeks mais famosos nos quadrinhos. Desde sua criação, em 1959, Franjinha, sua paixão pela ciência e suas invenções ajudam ou colocam os personagens da Turma da Mônica em apuros.

Os geeks esquecidos

Seth Green

Seth Green na comic con
Seth Green é ator e também criador de Robot Chicken

Você pode conferir Seth Green como ator em Austin Powers, e, mesmo que não o conheça como ator, com certeza já deve ter se deparado com ele dublando Chris Griffin em Family Guy ou até mesmo assinando a criação de Robot Chicken e Robot Chicken Star Wars.

Henry Cavill em estreia de The Witcher
Henry Cavill é o Super Homem nos cinemas e também é um assumido fã de jogos

Henry Cavill

Sim, nós sabemos quem é Henry Cavill. Impossível não saber do ator que dá vida a ninguém mais, ninguém menos que o Super Homem nos cinemas. O que muitos não devem saber, porém, é que Cavill é um verdadeiro geek. Tanto que, perdeu a importante ligação confirmando que viveria o protagonista de The Witcher, sendo que ele é fã, porque estava ocupado jogando World of Warcraft.

O que achou do Dia do Orgulho Geek? Vai comemorar? Sentiu falta de algum personagem ou personalidade geek em nossa lista? Compartilhe conosco nos comentários.

Fonte: CNET, The FW, Ranker, Refinery 29, Screenrant, Geek Feed, Make Use Of e Time.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter