Conecte-se conosco
wifi smartphone - Tutorial: como utilizar o melhor canal do seu Wi-Fi

Tutoriais

Tutorial: como utilizar o melhor canal do seu Wi-Fi

Com uma simples alteração dentro do roteador, você pode melhorar a qualidade e velocidade do Wi-Fi de casa, ou do trabalho.

O sinal do Wi-Fi vai além da própria distância entre o aparelho e você. Há canais que influenciam neste processo, que podem ser alterados dentro das configurações de cada roteador. Mudar o canal pode até melhorar a velocidade geral da conexão. O problema é encontrar o canal com melhor qualidade, mas existe um app para isso (ao menos no Android).

Primeiro, baixe o app

A primeira coisa que você precisa fazer é baixar o app Wifi Analyzer. Depois de baixar e instalar, é só abrir e você já é recebido em uma tela com as redes disponíveis. Ela mostra o alcance de cada uma, num gráfico bem simples de entender.

O que precisamos olhar, para analisar os canais, está no ícone de olho que fica no canto superior direito. Toque nele e depois em “Classificação de Canal”. Toque na frase em vermelho que fica no topo da lista de canais e escolha o Wi-Fi que você está usando neste momento.

Na tela que aparece, cada canal tem um número de estrelas em forma de ranking, sendo que quanto mais, melhor.

Altere o canal no roteador

Com este ranking em mãos, você precisa entrar nas configurações do seu roteador e depois em configurações de interface, ou algo semelhante. Clicando em “Wireless”, vá até o SSID (local onde você configura o nome da rede) que você utiliza e selecione o canal que o app mostrou com mais estrelas. No caso da imagem, o 14 é o melhor de todos.

Salve e pronto. Apenas isso já ajuda na velocidade geral da sua conexão, com menor interferência de outros dispositivos.

Continue lendo
Advertisement

Jornalista formado, amante de tecnologia desde pequeno. Faz muito tempo que já escreve sobre tecnologia. Nintendista por paixão e entusiasta dos drones (só falta dinheiro para ter um Mavic Pro).

Comentários
Subir