Tutorial: como utilizar o melhor canal do seu Wi-Fi

wifi smartphone - Tutorial: como utilizar o melhor canal do seu Wi-Fi
Com uma simples alteração dentro do roteador, você pode melhorar a qualidade e velocidade do Wi-Fi de casa, ou do trabalho.

O sinal do Wi-Fi vai além da própria distância entre o aparelho e você. Há canais que influenciam neste processo, que podem ser alterados dentro das configurações de cada roteador. Mudar o canal pode até melhorar a velocidade geral da conexão. O problema é encontrar o canal com melhor qualidade, mas existe um app para isso (ao menos no Android).

Primeiro, baixe o app

A primeira coisa que você precisa fazer é baixar o app Wifi Analyzer. Depois de baixar e instalar, é só abrir e você já é recebido em uma tela com as redes disponíveis. Ela mostra o alcance de cada uma, num gráfico bem simples de entender.

O que precisamos olhar, para analisar os canais, está no ícone de olho que fica no canto superior direito. Toque nele e depois em “Classificação de Canal”. Toque na frase em vermelho que fica no topo da lista de canais e escolha o Wi-Fi que você está usando neste momento.

Na tela que aparece, cada canal tem um número de estrelas em forma de ranking, sendo que quanto mais, melhor.

Altere o canal no roteador

Com este ranking em mãos, você precisa entrar nas configurações do seu roteador e depois em configurações de interface, ou algo semelhante. Clicando em “Wireless”, vá até o SSID (local onde você configura o nome da rede) que você utiliza e selecione o canal que o app mostrou com mais estrelas. No caso da imagem, o 14 é o melhor de todos.

Salve e pronto. Apenas isso já ajuda na velocidade geral da sua conexão, com menor interferência de outros dispositivos.

wifi smartphone - Tutorial: como utilizar o melhor canal do seu Wi-Fi

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via