Dicas para melhorar o desempenho da placa de vídeo

8 dicas para melhorar o desempenho da placa de vídeo

Avatar of felipe vidal
Separamos algumas recomendações para você melhorar o desempenho da placa de vídeo do seu PC: seja ela AMD ou Nvidia. Confira!

Comprar hardware em 2021 virou uma tarefa quase que impossível, e por isso separamos algumas dicas para melhorar o desempenho da placa de vídeo do seu PC e tentar amenizar a dor no bolso. Dentre os atalhos que podemos usar para dar aquele empurrãozinho na performance, há alguns recursos nativos de software e opções escondidas no Windows.

Com o alto preço das placas de vídeo devido a pandemia da COVID-19 e problemas logísticos; a alta do dólar e, principalmente, o recente retorno fulminante da mineração de criptomoedas, montar um desktop se tornou extremamente custoso e na maioria das vezes, fora da ideia de custo x benefício. Por isso, precisamos usar as armas que temos para continuar com nossas humildes plaquinhas de vídeo.

Atenção: É importante salientar que estamos dando apenas algumas dicas que podem ou não funcionar para o seu sistema. Se sua GPU é antiga demais, ou o processador também está defasado, há pouco memória RAM, e etc, não é possível fazer milagres. Lembre-se, parte das recomendações deve te ajudar e outras, talvez não. Você só vai descobrir se testar.

Modo Game do Windows

Começando pelo ínicio, ativar o Modo Game do Windows pode melhorar o desempenho da placa de vídeo do seu computador. Essa função, integrada no Windows 10 e 11, serve para dar um up na performance ao desativar atividades em segundo plano e focar em rodar aquela aplicação.

8 dicas rápidas para melhorar o desempenho da placa de vídeo
Modo de Jogo do Windows

Em geral, essa função já vem ativida nativamente no sistema operacional, mas é sempre bom conferir. Basta ir no Menu de Configurações, depois em Jogos, Modo de Jogo e ative essa opção. Dessa forma você deve experimentar algo mais estável na jogabilidade.

Agendamento de GPU Acelerado por hardware

Outra maneira de melhorar o desempenho da placa de vídeo diretamente pelo Windows é habilitando o agendamento de GPU acelerado por hardware. Essa função reduz a latência para melhorar o desempenho, e a ideia principal é fazer que haja menor sobrecarga de processos atuando diretamente na GPU. Para explicar melhor, nada mais interessante do que uma explicação oficial da Microsoft:

O Windows continua a controlar a priorização e decide quais aplicativos têm prioridade entre os contextos. Nós transferimos tarefas de alta frequência para o processador de agendamento da GPU, lidando com o gerenciamento de quanta e a alternância de contexto de vários mecanismos da GPU. O novo agendador de GPU é uma mudança significativa e fundamental no modelo de driver. Alterar o agendador é semelhante à reconstrução da fundação de uma casa enquanto ela ainda vive nela.”

Steve Pronovost, líder técnico do Microsoft DirectX

Ativar essa opção é bem simples: vá ao menu de Configurações, depois em Sistema, e a primeira opção que aparece já é a de Vídeo. Role a página até o final e encontre a opção “Configurações de elementos gráficos“. Isso nos leva até a página final, onde basta selecionar e ativar a opção de Agendamento de GPU Acelerado por hardware.

8 dicas rápidas para melhorar o desempenho da placa de vídeo
Aceleração por hardware pode melhorar o desempenho da placa de vídeo

Como diz na imagem, após selecionar essa opção você precisará reiniciar a máquina para que as configurações sejam aplicadas. Aliás, essa opção só estará disponível se você estiver com os drivers da sua GPU atualizados. E isso nos leva para…

Atualize seus drivers! AGORA

Renegados por muitos, os drivers são extremamente importantes para o funcionamento da sua placa de vídeo. Pode ser que sem uma atualização você até consiga jogar, mas saiba que mensalmente tanto a NVIDIA quanto a AMD lançam um ou mais drivers de compatibilidade com sistemas, correções de bugs e otimização para os principais jogos que estão sendo lançados. Por exemplo, na semana que esta matéria está sendo produzida, a NVIDIA lançou um driver para aumentar desempenho em Far Cry 6 e Back 4 Blood.

A instalação é praticamente automaticamente e bem simples. Basta acessar o site oficial da AMD, e logo de cara clicar nesse botão de “Faça agora o download”. Você instalar um launcher que irá detectar a sua placa de vídeo e encontrar a versão do driver mais atual para seu modelo. Após realizar o download é só permitir o que o instalar pedir e preferencialmente clicar em Instalação Expressa, que vai automaticamente.

8 dicas rápidas para melhorar o desempenho da placa de vídeo
Ao instalar os drivers instale também o GeForce Experience

Já com a NVIDIA, entre também no site oficial, e procure o seu modelo específico de GPU. Em tipo de download deixe selecionado Driver Game Ready (GDR). Então clique em Procurar; o site irá recarregar e disponibilizar um botão para baixar a versão mais recente. Faça o download, e quando começar a instalar, aceite todas as permissões e opte pela Instalação Expressa. Com isso, seu desempenho em jogos deve ficar mais estável e sem bugs. Além disso, também haverá a disponibilidade de alguns recursos extras em alguns jogos se sua placa for compatível.

DLSS e FSR

Se você não está familiarizado com esses dois nomezinhos, estamos basicamente falando de duas funções com propostas similares e algumas diferenças em seu funcionamento. Também chamado de Deep Learn Super Sampling, o DLSS é um  inovador recurso criado pela NVIDIA no passado e que chegou na versão 2.0, entregando muito desempenho em games. No início, a tecnologia não se adequava de maneira certeira aos games, mas com o passar do tempo conquistou muita estabilidade, tornando-se quase que uma configuração obrigatória para os jogadores de PC.

Em termos práticos, o DLSS pega uma resolução nativa em Quad HD (2560 x 1440), por exemplo, e renderiza os quadros em uma resolução menor, como Full HD (1920 x 1080). Graças à IA, o recurso redimensiona a escala e resolução de imagem e preenche os pixels restantes devido ao processamento com inteligência artificial, reduzindo a carga sobre a placa de vídeo. A função também é utilizada para corrigir problemas de serrilhado e garante mais estabilidade.

Em contrapartida, a AMD também resolveu investir na sua própria técnica: O FidelityFX Super Resolution, ou apenas FSR, usa essa mesma premissa de pegar uma imagem com resolução maior, reduzir, e depois aumentar novamente com IA e a adição de alguns filtros. A grande diferença entre as duas opções é que enquanto o recurso da AMD usa apenas software e IA para redimensionar as imagens, o DLSS utiliza estruturas presentes fisicamente no corpo da placa de vídeo para ajudar nesse processo. Portanto, para ter essa técnica é necessário possuir uma GPU da NVIDIA e mais especificamente, uma GPU da série RTX, pois são as únicas placas que utilizam essas estruturas.

8 dicas rápidas para melhorar o desempenho da placa de vídeo
Diferença de desempenho com o FSR

Dessa forma, o DLSS só funciona com placas da NVIDIA família RTX, enquanto o FSR funciona em quase todas as placas disponíveis, inclusive as da NVIDIA. No entanto, é preciso conferir se seus jogos favoritos possuem essas tecnologias. Se tiver, basta ir dentro das configurações gráficos do game, ativar uma dessas duas opções e selecionar as opções Qualidade, equilibrado ou performance, que deixam essa aplicação de IA e filtros mais básica ou avançada, e concedendo mais ou menos frames extras.

Alterar plano de energia

Essa dica vai mais para os jogadores de notebook. Por padrão, o notebook é um projeto certamente mais compacto do que um desktop de mesa, e por isso, os componentes ficam mais próximos uns dos outros. Além disso, por serem aparelhos portáteis, as peças são “travadas” para consumir menos da bateria, gerando menos desempenho.

8 dicas rápidas para melhorar o desempenho da placa de vídeo
Personalização do plano de energia

Para contornar essa situação, vá nas Configurações, depois em Energia e Suspensão. Na parte da direita, procure por Configurações de energia adicionais; na janela que abrir, clique em Mostrar planos adicionais e ative a opção de Alto desempenho.

Lembre-se que ao ativar essa opção, há chances de melhorar o desempenho da placa de vídeo, porém todo o sistema será afetado, e a autonomia da bateria vai cair bastante. Isso acontece pois as peças irão trabalhar mais, e principalmente: irão aquecer mais, fazendo com que as ventoinhas girem mais rápido, consumindo mais energia.

NVIDIA Reflex

Para os usuários que querem melhorar o desempenho da placa de vídeo NVIDIA, uma boa opção, que não necessariamente vai te dar mais frames, é o NVIDIA Reflex. Essa opção, no entanto, promete conceder mais estabilidade durante a jogabilidade.

Desenvolvido para jogadores do cenário competitivo, o Reflex garante latência mais baixa e menor tempo de resposta. Se o seu intuito é realmente jogos multiplayer massivos, como Call of Duty: Warzone, Apex Legends, Rainbow Six Siege e Fortnite, o NVIDIA Reflex pode ser uma boa pedida. Para clicar no ícone do Painel de Controle da NVIDIA, e ao abrir procurar Configurações 3D, Configurações Globais, rolar até encontrar Modo de latência baixa, selecionar entre Ligado ou Ultra e clicar em Aplicar. Após isso, entre dentro do jogo e vá até as configurações gráficas e procure por NVIDIA Reflex ou NVIDIA Low Reflex Latency, ativando a opção.

8 dicas rápidas para melhorar o desempenho da placa de vídeo
Configurações de baixa latência do Reflex

Radeon Boost

Para melhorar o desempenho da placa de vídeo AMD, a empresa tem uma solução bem interessante: o Radeon Boost. Essa opção é bem interessante pois funciona quando o jogador está movimentando a tela/o mouse. Esse Boost acaba por reduz a resolução de toda a imagem quando um movimento rápido é detectado de forma dinâmica, criando taxas de frames mais altas sem afetar a qualidade gráfica.

GeForce Experience

Por fim, nossa última dica para melhorar o desempenho da sua placa de vídeo vai novamente para usuários de GPUs NVIDIA. Ao instalar e deixar o drivers atualizados você possivelmente instalou o GeForce Experience, que ajuda a organizar esses drivers e inclusive permite realizar algumas brincadeiras interessantes.

8 dicas rápidas para melhorar o desempenho da placa de vídeo
Modo de otimização do GeForce Experience

Ao clicar no ícone do GeForce Experience na barra de tarefas, a primeira aba que aparecer será a de alguns aplicativos e games que o software identifica. Para otimizar seu game, passe o mouse na capa e clique em Detalhes; na aba que abrir clique no botão verde de Otimizar. Após isso, o programa fara algumas configurações inteligentes para melhorar a performance do game.

Veja também:

E aí, o que achou das nossas dicas para melhorar o desempenho da placa de vídeo? Aproveita e dá uma olhada no anúncio da chegada de God of War para os PCs.

Fontes: PCMag, TechPowerUp, NVIDIA e AMD.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
7
Shares
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados