Fortnite: tudo o que você precisa pra começar a jogar e detonar!

Fundo vermelho com cinco personagens de Fortnite na frente, sendo um cavaleiro vestido de preto e veremlho, um ninja vestido de vermelho claro, uma astronauta de branco, dourado e vermelho, um coubói de marrom e vermelho e uma espécie de mago com chifres pretos e túnica vermelha
Se você ainda não se aventurou pelo mundo de Fortnite, separamos algumas dicas para aqueles que são novos no jogo
Anúncio
Fortnite: tudo o que você precisa pra começar a jogar e detonar!

Uma das maiores sensações do mundo dos games nos últimos anos é o Fortnite, um jogo do gênero battle royale, onde um grande número de jogadores é posto numa arena e somente um, uma dupla ou um pequeno grupo alcança a vitória, lançado pela Epic Games em 2017. Gratuito, o Fortnite arrecada fundos por meio da venda de itens cosméticos na própria loja do jogo, além de possuir um sistema de passe de batalha para cada nova temporada. Sucesso estrondoso, o jogo arrecadou mais de 2 bilhões de dólares desde o lançamento e conta com 350 milhões de jogadores ao redor do mundo.

Muita gente ainda não se aventurou nas ilhas sem lei do jogo por medo de jogadores mais experientes, mas isso é besteira. Qualquer pessoa pode ganhar uma partida se aprender e aplicar algumas dicas básicas de sobrevivência, principalmente no que diz respeito às construções. Não existe nada mais gratificante do que construir um protótipo da torre Eiffel e se proteger de algum jogador sedento por sangue.

Tendo em vista aqueles que ainda não começaram suas carreiras promissoras no Fortnite, preparamos algumas dicas para ajudar os ingressantes a enfrentar as adversidades e levar para casa a coroa da vitória. Por mais que demore, a vitória chega para (quase) todos, basta persistir!

O planador é ativado automaticamente

Planador básico do Fortnite em fundo azul
Ah, o clássico e icônico primeiro planador. Se você se esforçar, dá para ouvir a primeira música também.

Ao saltar do ônibus, a personagem estará em queda livre tal qual um meteoro. É possível regular isso ao ativar e desativar o planador – quanto antes você ativá-lo, mais tempo até a queda e maior o seu controle sobre a personagem. Ao escolher não ativá-lo, você voará muito mais rápido, mas não conseguirá controlar muito bem para onde vai. Tenha em mente que depois de determinado ponto, o planador será ativado automaticamente para que o jogador não morra logo de cara.

Não dá para levar os itens do spawn

Visão panorâmica da ilha de spawn do Fortnite, com o ônibus de batalha na parte inferior e os galpões clássicos na parte de de trás da imagem
Os itens que aparecem nessa região não são carregáveis para o jogo em si.

Quando você entra numa partida de Fortnite, é imediatamente transportado para um terreno que precede a ilha principal do jogo. Aquilo funciona como um pré-lobby e dura, no máximo, um minuto, até que o servidor tenha jogadores o suficiente. No meio tempo, é possível pegar do chão algum dos muitos itens, como armas, escudos e materiais, e usá-los até que a partida fique pronta. Entretanto, nenhum deles será carregado contigo para o mapa depois! Use esse tempo para praticar ou observar a natureza dos jogadores.

Pule do ônibus de batalha com prudência

Jogador pulando do ônibus de batalha no jogo Fortnite
Cair em áreas menos populosas é sempre uma alternativa viável para a sobrevivência.

O ônibus de batalha é o veículo aéreo que leva os jogadores até o mapa principal do Fortnite. Quando soar a buzina, você estará livre para pular em direção à ilha. A dica aqui é a seguinte: seja prudente. Se você quiser sentir como é o combate alucinado entre muitos jogadores e não se importa em morrer rápido, pule logo no início, onde pelo menos outros 50 players estarão com você.

Agora, se quiser melhorar as chances de você chegar ao final, a melhor tática é esperar. Abra o mapa e veja a linha que o ônibus fará. É muito provável que ela separe uma parte menor de uma parte maior da ilha – escolha sempre a maior, já que ela confere mais espaço para movimentação. Feito isso, vá atrás de uma cidade ou outro ponto que pareça ter loot para se equipar e se proteger, tendo sempre em vista o círculo que se fecha.

Beba poções de escudo pequenas antes das grandes

Três itens do Fortnite, respectivamente, poção pequena de escudo, poção mista que recupera toda a vida e todo o escudo e poção grande de escudo
A poção pequena é a da esquerda e a grande é a da direita.

O escudo é uma parte importante da sobrevivência no Fortnite, agindo como um colete à prova de balas. Os frascos pequenos dão 25 pontos de escudo cada, mas não podem ser usados se o jogador tiver 50 pontos ou mais. Por isso, o ideal é tomar dois dos pequenos para que eles não consumam um espaço do inventário. As poções grandes conferem 50 pontos de escudo e podem ser tomadas a qualquer momento, por isso é bom combiná-las com duas pequenas.

Procure por boas armas iniciais

Duas personagens de Fortnite armadas com rifles andando numa colina, uma moça de cabelo roxo na frente e uma criatura que parece uma geleia azul atrás
Esquadrão bem armado é um esquadrão preparado.

Mais uma vez, a escolha aqui depende da prudência e da estratégia do jogador. Claro que, ao cair numa área cheia de inimigos, qualquer arma à vista já garante uma grande vantagem. Mas, tendo como objetivo o fim do jogo, é importante traçar alguns aspectos: SMG’s e shotguns são ótimas em curta distância, então o ideal é pegá-las quando estiver atravessando uma cidade ou um lugar fechado. Rifles e snipers são melhores em média e longa distância, sendo que os rifles tendem a ser mais versáteis. Granadas, bazucas e afins são fundamentais para desestruturar as construções dos adversários, então também são uma boa pedida.

Raridade dos itens no Fortnite

Screenshot de Fortnite na virada de ano de 2018 para 2019, mostrando alguns itens raros dentro do jogo como uma shotgun roxa
Mesmo depois de quase dois anos, a distribuição dos itens é a mesma – cinza, verde, azul, roxo e dourado.

Como em outros jogos do gênero, o Fortnite possui um sistema de raridade de itens. Os mais comuns são cinza, seguidos por verde, azul, roxo e dourado. Desnecessário dizer que as armas douradas são ótimas e você deve mantê-las quando encontrá-las, já que a tendência é elas serem muito mais fortes.

Jogue com fones, se possível

A maior vantagem de usar fones de ouvido ao jogar é a possibilidade de discernir as direções dos barulhos. Por exemplo, uma explosão de granada ou uma rajada de tiros podem significar conflitos por perto, o que dá ao jogador uma ideia melhor de como proceder. Fugir para o lado contrário? Ótimo. Se aproximar sorrateiramente e eliminar os sobreviventes do confronto? Bom também.

Se proteja antes de se curar

Personagem de Fortnite criando uma base de madeira
Dentro de uma dessas, se curar vai ser bem tranquilo.

Usando os materiais pegos pelo mundo, crie, no mínimo, uma parede quando for se curar ou usar outros itens importantes. Ao consumi-los, o jogador ficará impossibilitado de fazer outras ações por alguns segundos, o que o deixa bastante vulnerável a um ataque oportuno. O ideal é construir um bloco para se proteger por dentro, mas, caso seja muito complicado, uma parede já ajuda.

Cuidado com o dano de queda

Fortnite não é Apex Legends, o que significa, dentre tantas outras coisas, que há dano de queda. Não se jogue de uma montanha porque isso vai te matar, tanto na vida real quanto no Fortnite. O ideal é construir várias escadas e ir subindo pela parede aos poucos, tomando cuidado para não errar nenhum passo. A altura mínima do dano é de 3 blocos, ou seja, 3 paredes, uma em cima da outra.

Busque pelo terreno mais alto num confronto

Uma personagem solitária com uma pistola de Fortnite observa do alto enquanto um esquadrão de quatro pessoas fica parado em cima de uma construção
Observar e ter paciência é uma das virtudes do vencedor.

Já dizia Obi-Wan, se você tem o terreno mais alto, acabou. Primeiro porque assim, você cria uma torre de vigília contra o inimigo na sua frente, e, depois, é mais difícil de ser surpreendido por outro dos 100 inimigos quando você se fortifica. Para isso, é bastante útil criar um quadrado de paredes e ir subindo com uma escada até ficar numa posição confortável, principalmente se carregar uma sniper.

Administre seu inventário

Jogador de Fortnite buscando itens
Tenha pelo menos um kit médico para ajudar, como este jovem rapaz.

Um fator de extrema importância é a administração do seu inventário. A prudência, mais uma vez, dita que o ideal é ter pelo menos um tipo de cada item contigo, além das armas. Escudos pequenos ou grandes, bandagens ou kits médicos e uma granada. Aproveite que não existem mais vários tipos de granada, como no capítulo passado, e estoque-as.

E sim, no capítulo anterior, havia uma quantidade curiosamente grande de tipos de granada. A mais famosa delas, talvez, tenha sido aquela que fazia o oponente dançar por alguns segundos, facilitando a eliminação dele. Se algum dia elas vão voltar para o jogo, não tem como saber, mas, sinceramente, não sinto muita falta.

Não destrua árvores inteiras

Duas personagens femininas destruindo árvores para juntar material no Fortnite
Destruir as duas árvores inteiras pode (e vai) chamar atenção indesejada.

Essa dica pode parecer idiota, mas é interessante: quando for juntar materiais, principalmente madeira, não destrua as árvores por inteiro. Deixe-as com metade ou um pouco menos da vida, já que é muito fácil perceber uma árvore desaparecendo, e mais fácil ainda seguir os rastros dentro de uma floresta. Pode ter certeza que alguém viu esse desmatamento e não foi o IBAMA. 

Conforme você precisar correr em busca de suprimentos, vá quebrando aos poucos as árvores que estão no caminho. Assim, além de não perder tempo, você não precisa se preocupar em deixar rastros e ainda consegue muitos materiais.

Abaixe-se quando se aproximar de um inimigo

Um esquadrão do Fortnite desce uma rampa de madeira usando carrinhos de supermercado
Digamos que esse não é o modo mais sutil de se aproximar de um adversário.

Se você, como eu, não é muito dado ao combate desenfreado e cheio de estruturas disformes que fariam um engenheiro chorar, tente se aproximar sorrateiramente dos outros jogadores. Correr vai fazer um barulho alto e deixar uma trilha de fumaça por onde passa, mas agachar e ter paciência nunca vai deixar de ser uma das melhores táticas de triunfar. O bônus é que você ainda pode assustar a pessoa do outro lado da tela, só precisa torcer para ela não ser cardíaca. Mas ei, jogo é jogo, certo?

Passe de batalha

Interface mostrando os desafios da semana 6 da última temporada do jogo Fortnite, sendo 7 desafios num tom azul escuro com ênfase no sexto para mostrar que agora é possível fazer desafios com amigos
Os desafios do passe de batalha conferem XP e outros prêmios aos jogadores.

O famigerado passe de batalha é a ferramenta da Epic Games para ganhar dinheiro. Se quiser mais itens cosméticos e todo tipo de quinquilharia relacionada a isso, o ideal é comprar V-Bucks, o dinheiro “premium” do jogo, é investir no passe. Desse jeito, você vai fazendo desafios e ganhando vários prêmios conforme avança no passe, podendo, então, personalizar sua personagem do jeito que quiser.

Para mudar a aparência, os emotes usados durante as partidas ou mesmo os planadores, é necessário ir até a sessão do armário no perfil. Lá, você fica livre para escolher o que quiser dentre as opções conseguidas ao longo da trajetória. Normalmente o jogo te dá um planador diferente por temporada ao ganhar uma partida – uma ótima oportunidade para ostentar suas habilidades!

Dá para quebrar quase tudo

Construções no meio de uma partida de Fortnite
Tudo isso que você está vendo na tela, todas as construções, podem ser quebradas.

Ficar preso não é muito comum na história do Fortnite, principalmente por causa da possibilidade de quebrar praticamente qualquer estrutura do jogo. O único problema nisso é que, como era de se esperar, usar a picareta faz um barulho bastante caricato que pode ser ouvido por outros jogadores que estejam próximos. Então, muito cuidado na hora de brincar de Minecraft, viu?

Conhecer o mapa é conhecer a si mesmo

Visão aérea do mapa do Fortnite
Parece bastante coisa para decorar, mas aos poucos você pega o jeito.

Ok, talvez não seja algo tão poético assim, mas conhecer o mapa do Fortnite é crucial para vencer. Por meio do modo Battle Lab, você pode explorar, sozinho, a ilha inteira! Pense nisso como um meio de treinamento para procurar baús e lugares novos onde espreitar. Lembrou daquela cidade onde todo mundo cai? Pois bem, veja os arredores dela para procurar por lugares que contenham bom loot (os baús também aparecem nesse modo) e lugares apropriados para fazer emboscadas.

Você pode jogar Fortnite pelo computador (PC ou Mac), PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch. E caso queira jogar a versão mobile, é possível jogar Fortnite pelo iPhone –mesmo com a recente briga entre a Epic Games e a Apple — ou pelo seu smartphone Android.

Fonte: Games Radar | Incontáveis horas gastas

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter