Dicas do Prezi para apresentações criativas

Dicas do prezi
Para você arrasar na hora de fazer uma apresentação diferente e criativa, listamos para você diversas dicas do Prezi

Aproveite nossas dicas do Prezi se você está buscando recursos para fugir do lugar comum para criar uma apresentação, seja no universo corporativo ou estudantil. O Prezi é uma empresa húngara de comunicação visual com mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo, fundada em 2009 e responsável pela criação de mais de 400 milhões de apresentações criativas.

Como usar o Prezi

O cadastro no prezi é gratuito, basta ser maior de 13 anos de idade
O cadastro no Prezi é gratuito, basta ser maior de 13 anos de idade

O Prezi é disponibilizado, gratuitamente, a partir de qualquer navegador. Basta acessar seu site – prezi.com -, realizar o cadastro em que são são solicitados Nome, Sobrenome, Email, Senha e a certificação de que o usuário é maior de 13 anos de idade. O Prezi está disponível nos seguintes idiomas: Japonês, Coreano, Inglês, Espanhol e Português.

Logo após o cadastro já é possível criar as apresentações públicas e reutilizar apresentações públicas compartilhadas de outros usuários. Para que o usuário apresente seu trabalho pronto, há duas opções: acessá-lo pela internet ou baixá-lo. Você pode usar o Prezi em sua versão gratuita, mas também há opções pagas, cujas vantagens são o tamanho do armazenamento em nuvem, a edição local de trabalho e o modo offline.

Principais diferenciais do Prezi

Existem diversas vantagens ao usuário em usar o prezi
Existem diversas vantagens ao usuário no uso do Prezi

Microsoft PowerPoint, Canva, Keynote e Google Slides são algumas ferramentas conhecidas do público para elaborar apresentações. Mas por que usar o Prezi e quais são os seus diferenciais para criar apresentações criativas? Listamos aqui os principais deles.

  • Usar o Prezi permite ao usuário total liberdade criativa, além da possibilidade de adicionar diversos elementos à apresentação de maneira não linear;
  • A maneira com a qual as transições entre os quadros são feitas são quase cinematográficas, sendo possível baixar a apresentação em formato de vídeo. Há diferentes modalidades de transição, como zoom e rotações;
  • A possibilidade de reutilização de apresentações públicas ou que estejam compartilhadas com outros usuários na nuvem;
  • Poder apresentar os slides conectado à internet ou no modo offline.

Quais mídias o Prezi suporta

Você pode usar o prezi para inserir vídeos em suas apresentações
Você pode usar o Prezi para inserir vídeos em suas apresentações

O Prezi é perfeito para apresentações criativas e isto significa variar no tipo de mídia utilizada ao longo de seu arquivo. Todo o material utilizado, listado aqui abaixo, pode ser reproduzido no próprio site, online ou offline, basta que o usuário faça o download do arquivo.

  • Fotografias
  • Ilustrações
  • Vídeos
  • Gifs
  • Gráficos

Galerias do Prezi

Exemplos de apresentações criativas disponíveis no prezi gallery
Exemplos de apresentações criativas disponíveis no Prezi Gallery

Para o usuário que deseja criar sua apresentação a partir de um modelo pré-definido, há diversas opções no Prezi Gallery. Você pode selecionar um modelo base de apresentação por categoria, tais como Art & Design, Business, Education, Data & Analytics, Marketing e Technology. Todas as apresentações são desenvolvidas sob curadoria dos editores da Prezi, com o cuidado de apresentar uma ampla variedade de tópicos e setores, além de sempre estarem antenados a tendências atuais.

Para utilizar uma das apresentações da Prezi Gallery, basta selecioná-la que automaticamente ela abrirá para mostrar cada um dos slides em detalhes. Também é possível ver como é a transição entre os slides caso ela possua animação. Se desejar utilizá-la em um projeto, clique no botão “Make a copy”.

Dicas para usar o Prezi em apresentações criativas

Evite o efeito fantasma

O efeito fantasma se dá quando quando o conteúdo de um slide se cruza com o outro, gerando uma sombra ou justaposição de imagens. Para isso, evite colocar conteúdos onde os fundos se encontram. Outra opção é utilizar o efeito de transição de zoom in ou zoom out, uniformizando as imagens.

Utilize imagens de alta resolução

Quanto maior a resolução de suas imagens, melhor será a qualidade de sua apresentação. Sendo assim, utilize imagens de pelo menos 3.000 pixels de largura. Este dado é importante pois o formato da apresentação costuma esticar e expandir as imagens e, ao utilizar este padrão de tamanho, você evitará que elas fiquem pixeladas, ou seja, que percam a qualidade de resolução.

Utilize fundos simples

Neste caso, menos é mais, ou seja: escolha como fundo algo sem o excesso de informações. O objetivo de uma imagem de fundo é apenas criar o efeito 3D e não tirar o foco das informações principais de sua apresentação. Mas, dependendo do estilo e objetivo da apresentação, se você realmente deseja se utilizar de um fundo colorido e cheio de detalhes, coloque sob ele algo de interpretação fácil e rápida.

Não ocupe as bordas

Muito cuidado com imagens ou textos nas proximidades das margens dos slides, em especial na criação de apresentações em 3D. O espectador costuma não olhar para aquele espaço, e se houver uma informação importante nele, ela pode passar desapercebida.

Quer mais dicas de tecnologia? Então confira 10 dicas para usar o WhatsApp Web no computador.

Fontes: Eadbox | Blog Smartalk | Lifehack

Veja também:

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário