Conheça 4 dicas para proteger seu celular contra hackers e vírus

Conheça 4 dicas para proteger seu celular contra hackers e vírus 5
Dicas para proteger seu celular contra hackers e vírus aumentam a segurança e impedem apps maliciosos de invadirem o sistema

Quando pensamos em hackers, em roubo de informações pessoais e em roubo de identidade, o que imaginamos é uma falta de segurança em um computador ou em um laptop. Entretanto, você sabia que o seu celular também pode ser comprometido pelos hackers?

Os hackers estão em alta. Principalmente com os avanços constantes da tecnologia, está se tornando cada vez mais difícil se proteger online. Ficou bem mais fácil e conveniente para os usuários pagarem contas na Internet, armazenarem informações e fazer transações em contas bancárias. Mas tudo isso também facilitou o trabalho dos hackers, que podem roubar as informações importantes de qualquer pessoa que usa esses serviços através do celular.

É por isso que é importante saber como proteger seu celular dos hackers e o que fazer se você suspeitar que a segurança do seu celular está comprometida.

Neste artigo, você encontrará dicas e truques fáceis para lhe ajudar a proteger seu celular contra os hackers.

Entendendo os hackers de celular

Você pode estar imaginando: “O que é um hacker de celular? Eles são os mesmos hackers de computador e de laptop?”

O hack de celular é quando um usuário obtém acesso sem autorização. Assim que o hacker obtém o acesso, ele pode usá-lo para interceptar as mensagens do celular, os e-mails, e até mesmo as chamadas telefônicas. O método é bastante semelhante ao hack de computador, já que os dois são utilizados para que uma pessoa acesse as informações pessoais do usuário sem autorização.

Por que os hackers de celular são perigosos?

Os hackers podem usar o seu celular para espalhar malwares
Os hackers podem usar o seu celular para espalhar malwares

Embora o hack de celular seja menos reconhecido em comparação ao de computador, ele ainda assim é um problema bastante sério. Os hackers podem usá-lo para realizar o seguinte:

  • Infectar o seu celular com malwares e vírus. Pode ser incrivelmente difícil de eliminar esses programas e eles podem comprometer o sigilo das informações pessoais contidas em seu celular. Vários donos de celular hoje em dia usam os seus dispositivos eletrônicos para armazenar senhas e informações de contas pessoais. Por isso, é incrivelmente angustiante quando um celular é infectado por malwares;
  • Tornar o seu celular uma vítima do ransomware. Embora o ransomware seja muito mais frequente em laptops e computadores, não é nada estranho ver um hacker tentar usar a mesma tática em celulares. O ransomware é quando um malware encripta ou começa a excluir os seus arquivos pessoais ou até mesmo ameaça publicar na Internet as suas informações sigilosas contidas em seu celular. O dono do celular recebe uma solicitação para pagar o dinheiro do resgate caso ele queira recuperar o acesso aos seus arquivos antes que eles sejam destruídos permanentemente;
  • Incentivar o uso de aplicativos de pagamentos falsos. É fato também que os hackers desenvolvem aplicativos de pagamentos falsos, incentivando os usuários a enviarem as suas informações bancárias e pagarem por vários serviços que utilizam os aplicativos que eles anunciam. Entretanto, estes aplicativos são falsos e usados para roubarem informações de pagamentos e realizarem transações em seu cartão de crédito e débito.

O que fazer para proteger seu celular de hackers?

Como você pode ver, o hack de celular é um problema bastante sério, e é por isso que é importante que você siga os passos corretos para proteger o seu celular dos hackers, hoje mesmo. Não sabe por onde começar? Não se preocupe, a seguir estão listadas algumas informações bastante úteis para que você possa começar a proteger o seu celular imediatamente.

Execute uma análise de vírus no celular

Possuir um aplicativo antivírus instalado em seu celular é uma boa ideia, já que ele poderá analisar o seu celular de vez em quando (pelo menos uma vez por mês é o indicado) e vai lhe indicar se há algum arquivo ou aplicativo perigoso sendo executado em segundo plano. Um bom sistema antivírus então irá explicar o que você deve fazer para remover a ameaça e quais sintomas você deve identificar na próxima vez. Certifique-se de baixar um sistema antivírus de uma fonte confiável, como o site oficial do desenvolvedor.

Tome cuidado ao baixar novos aplicativos

Antes de sair baixando novos aplicativos às pressas, verifique as avaliações deixadas por outros usuários, já que alguns desenvolvedores de aplicativos são preguiçosos quando se trata de verificar todas as funções de segurança de seus aplicativos novos devido aos prazos estipulados pelo mercado. Passe um tempinho lendo as avaliações antes de clicar em baixar.

Baixe apenas aplicativos de fontes confiáveis

Tome cuidado ao baixar os seus aplicativos. Certifique-se de que os aplicativos vêm de lojas de aplicativos confiáveis, como o Google Play ou o iTunes. Evite baixar os seus aplicativos direto da Internet, principalmente se estiverem oferecendo versões gratuitas de aplicativos que você pensa que precisa pagar para usar.

Janelas de anúncio e redirecionamento: fique longe de páginas suspeitas

Estas dicas vão lhe ajudar a manter o seu celular protegido contra os hackers neste 2019
Estas dicas vão te ajudar a manter o seu celular protegido contra os hackers em 2019

Evite clicar em janelas de anúncio que você não optou por abrir e saia das páginas que lhe redirecionaram a um lugar suspeito. Evite clicar, principalmente, em anúncios que oferecem serviços gratuitos, como música ou filmes, e verifique o remetente de cada e-mail para saber se você o conhece antes de abri-los, já que vários deles estão infestados de malware que podem fazer mal ao seu celular.

Estas dicas vão lhe ajudar a manter o seu celular protegido contra os hackers. Deixe nos comentários se você curtiu as dicas.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail