9 dicas para criar vídeos incríveis com a câmera do celular

9 dicas para criar vídeos incríveis com a câmera do celular. Dicas fáceis e rápidas para você criar vídeos incríveis com a câmera do celular.
Dicas fáceis e rápidas para você criar vídeos incríveis com a câmera do celular.

Até pouco tempo atrás seria muito estranho dizer que filmes poderiam ser feitos com a câmera do celular. Isso porque, em comparação com uma câmera de cinema, um celular não poderia entregar uma qualidade de imagem tão interessante. Entretanto, nos últimos anos, o cinema pôde experimentar criar filmes de longa metragem apenas com o celular.

Na prática, existem vários fotógrafos e videomakers criando vídeos profissionais no celular. Tanto pela facilidade de abrir o celular e acessar a câmera, quanto pela mobilidade. Hoje trouxemos 9 dicas para criar vídeos incríveis com a câmera do celular e alcançar níveis ainda mais profissionais com esse dispositivo.

Limpe a lente da câmera do celular

Limpe as lentes da câmera do celular com panos leves.
Limpe as lentes com cuidado.

Celular é um dispositivo extremamente utilizado e, normalmente, está em contato com diversos locais, seja na nossa mão, na mesa, no bolso ou na mochila. Por isso, toda vez que você for utilizar a câmera do celular, é importante que limpe as lentes. Essa limpeza pode ser feita com um um paninho leve e que seja liso para não arranhar, e deve ser feita com cuidado para evitar qualquer tipo de problema. Não limpar as lentes pode deixar a imagem embaçada e com rastros de luz, comprometendo muito a qualidade final do vídeo.

Configure a resolução da imagem

Como ativar configurações de imagem diferentes.
Existem diversas configurações de imagem
dependendo do smartphone.

A resolução da sua imagem é uma das primeiras opções que você deve se preocupar com vídeos de celular. Isso porque ela versa diretamente sobre a qualidade do vídeo final. Hoje em dia, a maioria dos celulares possui a opção de gravação HD e Full HD. Alguns outros já possuem também a opção 4K. Esses detalhes podem ser encontrados facilmente nas configurações de câmera do seu celular.

Além disso, você também pode variar a quantidade de frames por segundo (FPS). Dependendo do que estiver gravando, algumas resoluções e quantidade de frames podem gerar resultados diferentes e vídeos profissionais.

No caso dos frames, a escolha está associada a uma questão estética. Quanto mais frames por segundo a imagem tiver, mais fluido será o seu vídeo, se aproximando do que o olho humano teria visto na vida real.

Ative a grade de orientação

Regra dos terços é uma regra clássica de composição a partir de linhas.
As grades podem ser ativadas nas configurações de câmera do celular.

Uma boa qualidade de imagem também está muito atrelada a como essa imagem é feita. Ou seja, o posicionamento do celular ao filmar. Vídeos tortos ou um enquadramento esquisito podem ser um problema na produção final. Uma solução para isso são as grades de orientação, que auxiliam, por exemplo, no próprio enquadramento da imagem. Essas grades podem ser ativadas nas configurações de câmera do celular.

Use as grades para avaliar se o seu vídeo não está torto e também brinque com algumas regrinhas de composição. Vídeos de celular podem ser ainda mais interessante quando os objetos, formas, cores, linhas e texturas são minimamente organizados.

Para uma breve introdução à composição, a regra dos terços pode te ajudar. Ela é uma regra que consiste em deixar o objeto a ser filmado próximo a algum dos quatro pontos que a linha cruza, mantendo o objeto mais longe do centro. Formando uma composição mais harmônica e atrativa. Existem vários vídeos profissionais que usam essa regra.

Regra dos terços é uma regra clássica de composição a partir de linhas.
Os pontos vermelhos são as interseções das linhas. Posicione o seu objeto em alguns desses 4 pontos e use a regra dos terços ao seu favor.

Se você quiser saber mais sobre as regras de composição para gravar vídeos melhores, o artigo do Kyle Cassindy no videomaker.com explica mais sobre como a composição pode ajudar a criar vídeos profissionais.

Ajuste e trave a exposição de luz

Os celulares têm o costume de ajustar a iluminação automaticamente para gravar vídeos mais harmônicos. Porém, quando você vai fazer mudanças de cenário ou acontecem movimentações no vídeo, vão existir diferenças na luz. Por isso, é importante que você trave a exposição na luz desejada. Isso vai fazer com que sua luz não fique variando, mesmo ao fazer uma movimentação com o celular.

Normalmente, você consegue travar clicando por alguns segundos na tela – que é quando aparece uma mensagem de ”Bloqueio AE/AF”. Não se esqueça que você também pode fazer uma mudança diretamente na câmera do celular para diminuir e baixar um pouco da luminosidade da imagem.

As duas funcionalidades de controle de exposição nos celulares.
O controle e bloqueio da
exposição te ajudam a ter uma
iluminação mais interessante.

Controle o Foco

Vídeos desfocados dão uma sensação de baixa nitidez e podem dificultar a visualização final. Ao começar a filmar, é importante que você preste atenção no foco para que o objeto ou situação estejam sempre nítidos.

Na câmera do celular, você consegue ajustar o foco tocando na tela na posição do objeto ou situação a ser filmado.

Controle o foco para criar vídeos profissionais, principalmente quando lidar com pessoas em movimento.
Controle o foco para criar vídeos profissionais.

Uma dica extra: Caso esteja filmando pessoas, é importante que o foco esteja nos olhos da mesma. Isso porque o nosso olhar está sempre direcionado aos olhos do personagem que está na tela.

Evite o zoom — caso o seu celular não tenha lentes específicas pra isso

Existem dois tipos de zoom, o óptico e o digital. O digital está presente em grande parte dos celulares e ele funciona como um zoom ”artificial”, em que o efeito é produzido pelo software interno do celular. Ou seja, o celular apenas amplia uma parte da imagem, esticando e não aproximando de fato. Isso provoca uma perda na qualidade da imagem dos vídeos de celular. Se o seu celular tiver apenas o recurso de zoom digital e você quer manter a qualidade perfeita, evite usar o zoom da câmera do celular. O zoom óptico funciona quando existe uma funcionalidade específica para não perder a qualidade ao aproximar a imagem.

Novos celulares possuem lentes dedicadas para zoom.
Novos celulares estão vindo com lentes dedicadas para zoom.

Nos últimos anos, estão começando a surgir cada vez mais celulares com lentes dedicadas para diversos tipos de zoom. Como é o caso dos novos iPhones 11 e 12, além de outras marcas como Samsung, Xiaomi e Motorola, que também produzem aparelhos com essa intenção. Nesse caso, o zoom é mais um recurso interessante, já que as lentes dedicadas vão manter a boa qualidade.

Use a iluminação ao seu favor

Cuidado com o contra luz! Evite filmar o objeto com a iluminação por trás dele. Lembre-se que a câmera do celular vai sempre captar melhor a parte da imagem onde contém mais luz! Se você filmar o objeto com a luz por trás, provavelmente um efeito de sombra será gerado. Esse efeito diminui a qualidade do vídeo. É importante que você posicione a luz de frente para o seu objeto.

Antes e depois do aproveitamento da luz para o vídeo.
As câmeras dos celulares captam a parte da imagem onde tem mais luz.

Use bastante a luz do dia para ajudar nos vídeos. À noite, as imagens costumam ficar mais granuladas, consequência da falta de iluminação e o aparelho acaba tendo que compensar com configurações internas para conseguir uma imagem mais clara.

É importante que no período noturno você consiga um foco de iluminação extra, que pode ser a lanterna de outro celular ou até mesmo um led, uma lâmpada ou abajur. Busque uma solução para que não fique tão escuro na hora de gravar vídeos.

Cuidado com a estabilidade

Um dos maiores problemas na hora de gravar vídeos com a câmera do celular é a falta de estabilização de imagem. Muitas das pessoas que usam o aparelho não utilizam um equipamento específico para isso, segurando diretamente com as mãos. Isso faz com que a imagem fique tremida por conta da movimentação do corpo, e acaba passando um ”ar menos profissional” no resultado final, ou até uma perda completa do conteúdo.

Filmando o por do sol
Usar as duas mãos ajuda na estabilidade para gravar vídeos.

A dica para estabilizar melhor a câmera do celular é fazer movimentações mais lentas. Use as duas mãos diretamente no celular e tente aproximar o seu cotovelo ao corpo, isso vai fazer com que você não deixe apenas suas mãos responsáveis pela estabilização e sim o corpo inteiro.

Alguns celulares possuem funcionalidades de estabilização que podem ser ativadas, como é o caso de alguns modelos de iPhone, como o 8, X e XS.

Dessa forma, é super importante que você conheça o seu aparelho e procure saber o que ele pode ou não fazer para tornar o seu vídeo ainda melhor.

Câmera lenta e timelapse

Vários celulares modernos têm as opções de gravar vídeos com câmera lenta e timelapse nativas de suas respectivas câmeras. Esses dois modos podem te ajudar a criar vídeos diferentes e criativos. O câmera lenta já é bastante conhecido e, quando misturado com um vídeo em velocidade ”normal”, pode dar uma nova roupagem ao produto.

Já o timelapse, poucas pessoas usam. Ele funciona como se você acelerasse o vídeo. Dá para captar uma situação demorada e transformá-la em poucos segundos com esse efeito. Os dois funcionam como um complemento e podem fazer com que a câmera do celular grave vídeos com uma cara ainda mais ”profissional”.

Dicas extras — Melhore o seu áudio e edite o seu vídeo

Fone de ouvido com microfone
Fones de ouvido com microfone podem entregar uma qualidade de áudio melhor.

Essa dica não está associada diretamente à imagem, porém é extremamente importante. Não adianta usar a câmera do celular perfeitamente e ter um áudio ruim. Prestar atenção no áudio é se importar com qualidade final do conteúdo. Por isso, lugares silenciosos são importantes e também um microfone externo vai tornar o seu vídeo ainda mais profissional. O fone de ouvido do celular já ajuda bastante e, no mercado, você acha diversos tipos de microfones que vão elevar a qualidade final.

Depois da gravação, editar o seu vídeo é o caminho mais interessante. Isso porque na edição você vai poder corrigir erros e dar ainda mais valor para o seu vídeo através do som, cores, transições e outros atributos. Listamos 8 editores de vídeo para celular que você precisa conhecer para tornar suas produções ainda mais profissionais.

Com essas dicas para criar vídeos incríveis com a câmera do celular você vai já vai ter uma ótima qualidade de gravação:

  • Limpe a lente da câmera do celular
  • Configure a resolução da imagem
  • Ative a grade de orientação
  • Ajuste e trave a exposição de luz
  • Controle o Foco
  • Evite o zoom — caso o seu celular não tenha lentes específicas pra isso
  • Use a iluminação ao seu favor
  • Cuidado com a estabilidade
  • Câmera lenta e timelapse

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário