Soundbar: Entenda como funciona este inovador sistema de áudio

Soundbar: entenda como funciona este inovador sistema de áudio. Os soundbars já existem há anos, mas você sabe como eles funcionam? Aqui nós te explicamos!
Os soundbars já existem há anos, mas você sabe como eles funcionam? Aqui nós te explicamos!

Você conhece o soundbar e quer saber mais sobre como ele funciona? Ou desconhece, e por isso quer uma introdução básica para esta inovação relativamente recente? Em ambos os casos, nós te explicamos de maneira didática e breve tudo o que você precisa compreender para dominar o universo dos sistemas de reprodução de áudio.

A seguir, te contamos as diferenças de um soundbar se comparado a um home theater e também como funcionam as nomenclaturas e abreviações mais famosas hoje. De quebra, há uma recomendação nossa de um soundbar que merece todo o destaque ao falarmos sobre produtos modernos.

Como entender os sistemas de som?

Quando assistimos a filmes e séries em serviços de streaming, facilmente nos deparamos com “selos” de som e abreviações numéricas. Uma das mais populares hoje em dia é a 5.1, presente na Netflix e no Amazon Prime Video, por exemplo. Mas o que isso significa? No caso dos sistemas de som, você tem diferentes números que significam configurações únicas dos canais de áudio. Então, sistemas de 5.1 canais são 5 caixas de som e 1 subwoofer, que é uma caixinha de som responsável pelos sons mais graves. Essas caixas são distribuídas em:

Dolby home theater
1 canal central à frente da TV
1 canal do lado esquerdo
1 canal do lado direito
1 canal atrás, do lado esquerdo
1 canal atrás, do lado direito

(Reprodução; Dolby)

A Dolby, sendo uma referência em sistemas de áudio, conta mais sobre a distribuição ideal de caixas de som no site deles. A tecnologia e selo Dolby Atmos, que proporciona o som de cinema para a sua casa, abrange os sistemas 5.1 e 7.1 (os dois alto-falantes adicionais são laterais) e pode ser encontrada tanto em home theaters como em soundbars.

Qual a diferença de um soundbar para um home theater?

Um soundbar tem caixas de som no topo, na frente e dos lados, tudo para disparar o áudio nessas direções. Com a calibração certa, ele consegue “enganar” os seus ouvidos e te fazer pensar que tem caixas de som por todos os lados da sua sala, como um home theater faz. Ele ainda geralmente possui o subwoofer pareado, o qual basta plugar na tomada à parte da soundbar para reproduzir sons graves de qualidade. E tudo isso ainda não elimina o fato de ele também ter a capacidade de receber caixas de som secundárias, em sincronia.

Soundbar lg em sala de estar
O som imersivo enriquece a sala de estar! (divulgação)

Em contraste, um home theater possui saída de som por meio de fio, onde você tem um receiver (receptor) de sinal que agrega e distribui o som em cada alto-falante. Por ter caixas fisicamente e estrategicamente colocadas, basta calibrar os volumes de cada uma para resultar em uma experiência de som eficaz e imersiva.

Um último diferencial interessante de um soundbar é ter tecnologias de ponta para calibração fácil, reconhecendo o ambiente ao seu redor, como faz o SN8YG da LG, por exemplo. Assim, você só precisa instalá-lo no cômodo e tanto o subwoofer como a acústica do cômodo são calibrados em pouquíssimos segundos, uma praticidade sem igual para este sistema de som inovador.

O que um soundbar costuma ter?

O LG SN8YG, por exemplo, é um excelente soundbar para mostrar como um produto de destaque funciona. Ele conta com 3.1.2 canais, sendo 3 frontais, um subwoofer e dois canais do teto. Assim, o som sai dos speakers do SN8YG, é disparado para cima e volta a quem estiver ouvindo. Isso significa que os conteúdos que estiverem em 5.1 e 7.1 também funcionarão.

Lg sn8yg em sala de estar soundbar
Setup minimalista à frente da tv, junto ao subwoofer (divulgação)

O som de um soundbar pode ter o selo de qualidade Dolby Atmos ou DTS X, que geralmente estão dispostos de maneira individual em sistemas de áudio, mas no SN8YG aparecem juntos. Com a tecnologia proporcionada por eles, o conteúdo compatível que você estiver assistindo na TV é dividido automaticamente nos 6 canais do soundbar.

Além de tudo isso, falando em inteligência, certos soundbars como o SN8YG podem vir acompanhados do suporte para comandos de voz. Ele possui tanto o Google Assistente como a interface ThinQ AI da LG, te deixando controlar todos os gadgets inteligentes da sua casa conectada só com a voz. Por isso, o LG SN8YG é um soundbar ótimo tanto para quem está disposto a trocar o próprio sistema de som, como para quem quer dar o primeiro passo em um investimento mais compacto do tipo, direto do cinema para o conforto da sua casa.

E aí, gostou do soundbar? Conte para a gente nos comentários!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter

Gostou? Ajude a gente