Com muita qualidade, o naturalreader lê textos em vários idiomas

Como ouvir matérias e textos com o NaturalReader

Avatar of wesley santana
Além de ler conteúdos textuais, o NaturalReader permite o download do arquivo em MP3 para reprodução no smartphone

Com a popularização dos podcasts e audiobooks, os conteúdos sonoros mostraram seu potencial de mobilidade e dinamismo para as mais diversas horas do dia. Isso porque eles permitem que o público os ouça a qualquer momento do dia, mesmo quando estão fazendo alguma atividade ou durante algum deslocamento.

Apesar disso, ainda há muito conteúdo que não pode ser ouvido e que não atrai a atenção de uma parte do público. Mas o NaturalReader promete mudar isso. Esse aplicativo funciona como um leitor de textos que o usuário insere o escrito e ele faz a conversão para áudio.  

Disponível nas versões gratuita e paga, o programa promete uma leitura com muita qualidade e suporta até documentos digitalizados, como PDF, além de permitir que os usuários façam o download do arquivo no formato MP3, para reproduzir em qualquer dispositivo.

O Showmetech fez um teste com este software e conta mais detalhes para você.

Como funciona o NaturalReader

Apesar de ser em inglês, o uso do NaturalReader é bem fácil e há três formas de acessá-lo: site, aplicativo ou através de uma extensão para o Google Chrome.

Acessar pelo site:

  • No navegador, acesse o site do NaturalReader.
  • Na tela inicial, clique no link “go to online reader”, que te direcionará à página de inserção do texto.
  • Na parte superior da página, há uma barra de ajuste para que você defina as configurações de reprodução, como o idioma e a velocidade da fala.
  • Feita a configuração, na caixa ao centro da tela, cole o texto para leitura
  • Agora, basta clicar na opção “play” e ouvir o conteúdo em áudio no próprio navegador.

Acessar pela extensão do Google Chrome:

  • Instale a extensão NaturalReader no Google Chrome e, ao terminar, feche o navegador.
  • Abra o Chrome novamente, que agora deve conter o ícone da extensão na barra de ferramentas, ao lado do campo de URL.
  • Acesse o site de sua preferência, clique no ícone e aperte o botão play. O app deve começar a ler o texto da página acessada.

Você pode fazer algumas configurações na extensão. Para isso, abra o menu de ajustes do Chrome, clique em extensões, no menu lateral esquerdo, selecione o NaturalReader e defina suas preferências.

A extensão ignora menus e anúncios das páginas, faz leitura de textos de e-mail e suporta documentos do Google Docs.

Acessar pelo aplicativo Android ou iOS:

  • Acesse a loja de aplicativo do smartphone, procure pelo NaturalReader. (Android e iOS) e faça a instalação do app.
  • Abra o app e, assim como na versão web, uma caixa de texto será exibida no centro da tela, a fim de que você cole o trecho para reprodução.
  • Na barra superior, há o ícone “play”, que, quando selecionado, fará a leitura do conteúdo colado.

Na mesma barra, há o ícone de configurações, onde o usuário pode definir suas preferências de execução, como tipo de voz, velocidade etc.

Adicionando documento PDF para leitura.

  • Para adicionar um documento no app, clique no ícone “+”, que está no lado inferior direito, e localize o arquivo em seu smartphone.
  • Feito isso, clique no ícone “play” e o app deve começar a reproduzir o texto.

Também é possível selecionar uma área de leitura e fazer marcações no documento.

Diferenças entre as versões paga e gratuito do NaturalReader

O naturalreader está disponível na versão gratuita e na versão paga, que é indicada para uso profissional
Como ouvir matérias e textos com o NaturalReader

O NaturalReader se divide em duas versões: gratuita e paga. A primeira é exclusiva para uso não comercial, como para estudos e leitura cotidiana, enquanto a segunda é direcionada para uso comercial, pois incorpora diversas ferramentas profissionais.

A grande diferença entre elas, no entanto, é a presença de vozes premium, a possibilidade de reprodução de arquivos digitalizados e a conversão dos textos para arquivos em formato MP3.

Versão gratuita

O modo gratuito é básico, mas incorpora diversas ferramentas, como número ilimitado de vozes comuns, interface com outros apps, editor de pronúncia e leitor de textos escritos em PDF, DOC, TXT e ePUB.

Os usuários também podem usar as vozes premium, que são mais inteligentes, por até 20 minutos diariamente.

Versão paga

O plano pago se subdivide entre outras três categorias: pessoal não comercial, com pagamento único e vitalício; versão comercial, com três planos de pagamento mensal; e as opções para desktop, com o mesmo formato da anterior.

A versão pessoal se destaca por ter vozes naturais inclusas nos planos de pagamentos, que são únicos e vitalícios. Ela pode ser usada em até 2 dispositivos e só o plano mais caro faz leitura de arquivos digitalizados.  

O plano web comercial incorpora todos os tipos de arquivos com texto, além de fazer a conversão para o formato MP3, limitados a 1 milhão de caracteres por mês, dando maior portabilidade aos usuários.

As versões comerciais são mais completas, pois são indicadas para uso profissional, como narração de vídeos, suporte a material educacional, além de outros trabalhos multimídias.

Esta também conta editor de áudio e uma tecnologia de voz inteligente, que usa a inteligência artificial para sintetizar os sons e dar mais qualidade ao áudio.

Nesse caso, os planos são pagos mensalmente, de acordo com o número de usuários assinados, que vai de 2 a 20 assinaturas.

E aí, gostou da nossa sugestão? Se você conhece outro aplicativo inovador, deixe aqui nos comentários para que o Showmetech fale sobre ele.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados