Snapdragon 8+ gen 1: veja as especificações do novo processador

Snapdragon 8+ Gen 1 tem experiência em jogos aprimorada

Avatar of bruno martinez
Voltado para smartphones Android topo de linha, o Snapdragon 8+ Gen 1 é uma versão revisada do atual chip high-end da Qualcomm e possui diversas melhorias; confira

O Snapdragon 8+ Gen 1 finalmente está entre nós! Após meses de rumores acerca do novo chipset, a Qualcomm anunciou a chegada da sua mais nova aposta para o mercado global. O lançamento aconteceu durante o evento Snapdragon Night, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (20), em Pequim, na China. Voltado para smartphones Android topo de linha, o Snapdragon 8+ Gen 1 é uma versão revisada do atual chip high-end da empresa, o Snapdragon 8 Gen 1, e traz inúmeras melhorias e novas tecnologias que prometem elevar ainda mais a experiência do usuário.

Entre as principais novidades estão a captura de vídeos em 8K HDR, maior imersão durante jogos com o conjunto de recursos do Snapdragon Elite Gaming e inteligência artificial melhorada. Assim como seu antecessor, ele será fabricado no processo de 4 nm, mas dessa vez pela TSMC e não pela Samsung. Além do anúncio da chegada do Snapdragon 8+ Gen 1, a companhia também revelou detalhes do seu mais novo processador intermediário, o Snapdragon 7 Gen 1, e do seu óculos de realidade aumentada (AR) sem fios.

Melhorias e maior desempenho

Snapdragon 8+ gen 1: veja as especificações do novo processador
O Snapdragon 8+ Gen 1 é uma versão aprimorada do 8 Gen 1 lançado no ano passado (Divulgação/Qualcomm)

Como dito inicialmente, o Snapdragon 8+ Gen 1 é uma versão aprimorada do 8 Gen 1, lançado no ano passado. No chipset, algumas correções foram feitas de modo a aprimorar o desempenho e a experiência do usuário. Os núcleos Kryo continuam na arquitetura Arm Cortex-X2, mas agora trabalham com até 3,2 GHz (contra até 3 GHz no Snapdragon 8 Gen 1). Também houve avanços em eficiência energética. O Snapdragon 8+ Gen 1 exige até 30% menos energia que o seu antecessor no processamento gráfico, bem como nas tarefas de CPU.

Nosso foco é fornecer novos recursos e tecnologias inovadoras para a indústria e também pensando nos usuários que poderão usufruir de algo novo e poderoso. Por este motivo, trazemos os novos Snapdragon 8+ e 7 Gen 1

Christopher Patrick – vice-presidente sênior da Qualcomm

Ganhos em jogos

Snapdragon elite gaming no snapdragon 8+ gen 1
Novo processador da Qualcomm promete imagens HDR ricas em cores, com níveis de qualidade visual semelhante ao que temos em dispositivos mais potentes da atualidade (Divulgação/Qualcomm)

Através do Snapdragon Elite Gaming, que nada mais é do que um recurso que busca criar uma combinação entre software e hardware para aprimorar o desempenho dos games, a Qualcomm promete imagens HDR ricas em cores, com níveis de qualidade visual semelhante ao que temos em computadores e consoles mais potentes da atualidade.

Com a GPU Adreno, o Snapdragon 8+ Gen 1 fornecerá ainda velocidades até 10% maiores e uma redução de 30% no impacto à autonomia da bateria. Com esta economia, os usuários podem esperar até 1h a mais de jogatina, se comparado ao Snapdragon 8 Gen 1.

Capturas mais profissionais

Efeito bokeh no snapdragon 8+ gen 1
Graças aos avanços de IA, você poderá aplicar aquele efeito de fundo desfocado em tempo real (Reprodução/Internet)

Smartphones premium são conhecidos por entregar a melhor experiência para seus usuários, e isso também inclui a entrega de boas fotos e vídeos. E graças a inteligência artificial melhorada e ao Snapdragon Sight, os smartphones equipados com o novo chipset terão recursos extras e tecnologias de pontas para elevar a captura de imagens.

Com o novo processador da Qualcomm, será possível gravar vídeos em 8K com HDR ativado e captar imagens HDR10+ tendo a sua disposição mais de um bilhão de tons de cor. Isso em 30 fps. Nas filmagens em 4K, a taxa de quadros chega a 120 fps.

Além disso, já imaginou utilizar efeitos bokeh sem a necessidade de fazer o processo de edição? Graças aos avanços de IA proporcionados pela AI Engine da Qualcomm, você poderá aplicar aquele efeito de fundo desfocado em tempo real, sem a necessidade de recorrer a editores de imagens, por exemplo.

Melhorias na conectividade

Qualcomm snapdragon
Qualcomm também diz que haverá melhoras em termos de conectividade (Reprodução/Internet)

A fabricante também diz que há melhorias na conectividade graças aos recursos do Snapdragon Connect, que fornecem o melhor 5G, Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3 já presentes em smartphones da categoria premium. Com o sistema do Snapdragon X65, eficiente modem para chipsets de celulares e dispositivos inteligentes, o Snapdragon 8+ Gen 1 traz suporte também a redes mmWave de até 1.000 MHz e sub-6 de até 300 MHz. O componente permite ainda downloads de até 10 Gb/s (gigabits por segundo).

Além disso, quem busca uma maior qualidade sonora ao utilizar dispositivos bluetooth, como fones de ouvido, ou então preza por baixa latência durante jogos online, terá uma grata surpresa com as melhorias trazidas pelo Snapdragon Sound, hardware da Qualcomm que visa proporcionar uma melhor experiência de som. Com ele, é possível ter uma qualidade de áudio sem perdas e engasgos, latência ultra-baixa para jogos e suporte a qualidade de áudio de CD – 16 bits de 44,1kHz – sem fio, para que os usuários aproveitem a maior disponibilidade de música de maior resolução de serviços como Tidal, Apple Music ou Amazon Music.

Disponibilidade

Disponibilidade do snapdragon 8+ gen 1
Snapdragon 8+ Gen 1 tem experiência em jogos aprimorada

O novo processador da Qualcomm deve estar disponível em breve, chegando ao consumidor final ainda no terceiro trimeste deste ano. O chipset deve ser adotado pelas principais fabricante de smartphones, como ASUS, ROG, Black Shark, HONOR, iQOO, Lenovo, Motorola, Nubia, OnePlus, OPPO, OSOM, realme, RedMagic, Redmi, vivo, Xiaomi e ZTE.

Veja também outras novidades anunciadas pela Qualcomm hoje mais cedo no Snapdragon Night:

Snapdragon 7 Gen 1: processador intermediário tem especificações detalhadas

Qualcomm lança óculos de realidade aumentada (AR) sem fios

Fonte: Qualcomm.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados