Estudos sugerem que Pokémon GO é bom para saúde mental e física

Pokemon GO
Um artigo publicado na Nature sugere que Pokémon Go tem efeitos positivos na saúde física e mental dos jogadores. Confira!

Já faz mais de uma ano desde que a febre de Pokémon GO tomou conta de boa parte dos fãs da série(e de novatos também). Quando de seu lançamento, era comum ver praças cheias e pessoas andando pelas ruas olhando para o celular como se fosse uma bússola.

Tanta repercussão e penetração pelo mundo chamou a atenção de um grupo de pesquisa da Universidade de Tóquio. O sucesso do jogo e o grande número de seguidores fiéis motivou os pesquisadores a estudar os efeitos de Pokémon GO na saúde física e mental dos jogadores. O levantamento feito no Japão envolveu milhares de trabalhadores e foi publicado na revista Nature no último dia 7 de setembro.

Como o próprio abstract do artigo relata, há várias análises e levantamentos informais sobre o efeito de Pokémon GO no nível de estresse de trabalhadores adultos, mas até então não havia sido feito um estudo formal e com base em um levantamento de dados real. Foi o que os japoneses fizeram, e os resultados são ótimos para quem é fã do jogo. Os estudos sugerem que Pokémon GO tem efeitos benéficos na saúde física e mental.

Como foi feita a pesquisa?

Basicamente, a pesquisa consistiu em um levantamento online feito com questionários. No total, 3.915 trabalhadores full-time responderam um questionário básico entre 26 de novembro de 2015 e 18 de fevereiro de 2016. Um segundo questionário de follow-up foi realizado no final de 2016.

Os resultados apontaram que a performance mental e níveis de estresse foi muito melhor entre os jogadores de Pokémon GO. O fato de o jogo exigir deslocamento físico dos jogadores desde sempre foi apontado como um estimulante para atividade física(ainda que pequenas caminhadas). O estresse é um grande fator de deterioração da saúde física e mental e o estudo da Universidade de Tóquio sugere que o resultado acumulado provocado por Pokémon GO pode ter impactos relevantes nos níveis de saúde da população em geral.

Feliz aniversário! Pokémon GO completa um ano com Pikachu temático
Pokémon GO já tem mais de uma ano de sucesso e jogadores tem mais um bom motivo para continuarem a jogar

A popularidade do jogo é um fator chave para a conclusão, pois do ponto de vista individual os resultados não são tão visíveis quando comparado ao efeito cumulativo em grupos maiores de pessoas.

Conclusão

Apesar dos resultados positivos, há também alguns fatores de ceticismo. Dentre os milhares de trabalhadores que responderam a pesquisa,  menos de 10% continuavam a jogar Pokémom GO na data do questionário de follow-up. Em geral, esses jogadores eram significativamente mais jovens dos que os trabalhadores que pararam de jogar.

Mesmo que o jogo realmente seja positivo para a saúde, o resultado mostra que poucas pessoas se mantém como jogadores ativos por um tempo suficientemente longo. A conclusão final é de que o jogo poderia ter efeitos positivos na saúde mental e física da população e, apesar de ser uma boa notícia, é um resultado que depende muito da popularidade jogo.

De qualquer maneira, se você é um jogador e toma os cuidados de evitar em lugares inapropriados(como avenidas movimentadas ou outras paragens que possam colocar sua integridade em risco), o artigo te deu mais um ótimo motivo para continuar em busca dos Pokemons lendários que você sempre sonhou capturar.

O artigo está disponível aqui(em inglês). Recomendamos a leitura para todos os jogadores de Pokemon GO.

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: