Facebook e Serasa cancelam parceria após escândalo da Cambridge Analytica

getty 126106038 20001498181884301 340669 - Facebook e Serasa cancelam parceria após escândalo da Cambridge Analytica
O Facebook mudou sua politica de anúncios devido ao caso da Cambridge Analytica, com isso a parceria com a base de dados do Serasa foi encerrada.

A polêmica que o Facebook está enfrentado com o caso da Cambride Analytica está resultando em medidas drásticas nos meandros da rede social, principalmente para quem trabalha com anúncios, e consequentemente utiliza dados da imensa base de usuários para montar suas campanhas.

O Facebook sempre enfrentou críticas sobre manter seus usuários numa espécie de bolha, uma câmara de eco, um mundinho fechado baseado somente em suas crenças, e no caso da publicidade direcionada, esse é um dos pilares das publicações impulsionadas, já que o público-alvo será diretamente atingido, graças as ferramentas oferecidas pela plataforma de Zuckerberg.

Fim do Partner Categories

Porém, além de dados da própria rede, devido a um programa de parceria instituído em 2013, o  Partner Categories, o anunciante tinha a possibilidade de combinar dados do Facebook com informações coletadas em outros serviços, aumentando ainda mais a assertividade e o impacto do alvo na campanha.

Entretanto, com toda a avalanche de críticas que o Facebook vem enfrentando, foi anunciada a decisão de encerrar o Partner Categories. Com a descontinuação do serviço não será possível mais cruzar informações com imensas bases de dados. No Brasil uma bem famosa é a Serasa Experian. Globalmente outros serviços da mesma categoria são:  Oracle Data Cloud, Acxiom, Epsilon e Eperian.

mark - Facebook e Serasa cancelam parceria após escândalo da Cambridge Analytica

Em comunicado, o Facebook informou que resolveu encerrar o Partner Categories, com a seguinte explicação: “Esse produto permite que provedores terceiros de dados ofereçam o targeting deles diretamente no Facebook. Embora essa seja uma prática comum da indústria, acreditamos que essa mudança, que será gradual ao longo dos próximos seis meses, ajudará a ampliar a privacidade das pessoas no Facebook.

A decisão vale para todos os parceiros do gênero no mundo. No caso da Experian, inclui ainda Austrália, Estados Unidos e Reino Unido, além de Brasil. Outras parceiras que deverão entrar no corte são a Acxiom (Alemanha, Austrália, França, Japão, Reino Unido e EUA); CCC Marketing (Japão); Epsilon (EUA); Oracle Data Cloud (Reino Unido e EUA); e Quantium (Austrália).

serasa - Facebook e Serasa cancelam parceria após escândalo da Cambridge Analytica

O Facebook falar em privacidade, chega a soar irônico, já que sempre esteve envolvido em polêmicas com esse assunto. Porém, o caso com a Cambride Analytica ganhou proporções inimagináveis, e como estamos falando de um empresa de capital aberto, que está sangrando na bolsa de valores, ações drásticas e rápidas precisam ser tomadas.

De acordo com próprio vice-presidente global de privacidade da companhia, Stephen Deadman, “o Facebook reconhece que claramente perdeu a confiança do povo e precisa trabalhar para recuperá-lo“.

getty 126106038 20001498181884301 340669 - Facebook e Serasa cancelam parceria após escândalo da Cambridge Analytica

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba Notícias por E-mail:

Share via