Famosa do Twitter se revela um homem de 50 anos usando deepfakes

Homem de 50 anos utilizando deepfakes
Homem de 50 anos usando deepfakes como o FaceApp criou a identidade de uma mulher jovem para fazer sua conta no Twitter bombar

Um homem japonês decidiu se utilizar do FaceApp para transformar suas fotos nas de uma jovem mulher e assim bombar sua conta no Twitter, mas um programa de TV acabou revelando a farsa de que se tratava de um homem de 50 anos usando deepfakes após suspeitas e denúncias de alguns usuários da plataforma.

O início da farsa

Imagem comparativa do antes e depois do homem de 50 anos usando deepfakes
Imagem comparativa do antes e depois do homem de 50 anos usando deepfakes

Zonggu é um japonês de 50 anos, apaixonado pelo universo de motos, que desejava que sua conta no Twitter sobre o assunto bombasse de uma hora para outra. Sua lógica e raciocínio foram muito simples:

“Ninguém vai ler o que um homem normal de meia-idade, cuidando e tirando fotos de sua motocicleta, posta em sua conta”

Zonggu, justificando a criação da conta falsa.

Foi então que ele decidiu se utilizar de um aplicativo de deepfakes, ou seja, um software que transformasse suas fotos nas imagens de uma mulher jovem e bonita. Seu objetivo era claro e sua crença era de que uma jovem motociclista do sexo feminino faria muito mais sucesso e traria muito mais engajamento na rede social.

O aplicativo escolhido por Zonggu para transformar suas imagens em fotos de uma jovem e bela motociclista foi o FaceApp e o nome de sua identidade feminina no Twitter passou a ser Azusa Gakuyuki (@azusagakuyuki). De acordo com informações do próprio perfil na rede social, a conta foi inaugurada em Janeiro de 2019.

O sucesso no Twitter

Se o objetivo de Zonggu era aumentar o engajamento ao se utilizar de um deepfake do sexo feminino e de idade bem mais jovem que a sua, a estratégia pareceu bem sucedida. Se antes suas fotos e tweets tinham menos de uma dezenas de interações, com a identidade de Azusa Gakuyuki, cada post passou a ter em média centenas de curtidas.

De acordo com declarações do próprio Zonggu, os índices de crescimento de sua conta após a farsa alçou números impressionantes de 9.900%, chegando a 24.000 seguidores na rede social.

Enquanto a relevância de seu pseudônimo ganhava corpo no Twitter, seu criador tentava aperfeiçoar a falsa beleza, até que tudo foi abaixo por um detalhe que escapou aos olhos do homem de 50 anos usando deepfakes.

A descoberta do deepfake

Apesar de Zonggu se utilizar com afinco do aplicativo FaceApp para disfarçar de que se tratava de um homem de 50 anos usando deepfakes, nem todas as fotos ganharam a devida atenção, em especial determinadas imagens como a seguinte.

Braço peludo em algumas imagens fez seguidores desconfiarem de que se tratava de um homem de 50 anos usando deepfakes
Braço peludo em algumas imagens fez seguidores desconfiarem de que se tratava de um homem de 50 anos usando deepfakes

Alguns seguidores notaram que seu braço aparecia mais peludo em algumas fotos. Já em outras o reflexo da moça em vidros ou espelhos parecia não corresponder ao de um rosto feminino.

A denúncia da farsa de que poderia se tratar de um deepfake de mulher, foi então feita por alguns usuários para o programa de variedades japonês Monday Late Show. A produção do programa tratou de investigar a história mais afundo e acabou chegando a Zonggu, que não teve muita escolha a não ser contar a verdade.

Após a grande revelação de sua verdadeira identidade na TV japonesa, muitos de seus seguidores no Twitter mostraram apoio a Zonggu. “Eu vi o programa e me tornei seu fã”, “Você tem poderes mágicos” foram alguns dos comentários positivos recebidos. Além disso, a exposição do programa fez aumentar o número de seguidores e como a história vem sendo publicada por portais de notícias internacionais, se antes apenas japoneses seguiam @azusagakuyuki, agora a conta tem uma base crescente de usuários de todo globo.

Apesar do apoio e recepção positivas, outros continuam questionando o porquê de Zonggu continuar postando fotos com o filtro feminino agora que a farsa do homem de 50 anos usando deepfakes de mulher foi revelada. “Esta mulher, na verdade, tem 50 anos”, “É fake, ela é um tiozão” são alguns dos comentários negativos postados por usuários questionadores. Mesmo assim, as postagens continuam em um tom espirituoso e bem humorado. E com um detalhe: a longa cabeleira nas imagens não tem nada de falso, elas são 100% naturais da cabeça de Zonggu.

No fim das contas, se fama e engajamento era o objetivo primário do motociclista, ele foi alcançado com muito êxito.

Fonte: BBC e IFL Science!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário