12 fatos curiosos sobre o visionário e polêmico Elon Musk

elon musk fatos showmetech 1 scaled
Descubra 12 fatos curiosos sobre o visionário Elon Musk, empreendedor na área de tecnologia que já esteve envolvido em várias polêmicas
Anúncio
12 fatos  curiosos sobre o visionário e polêmico Elon Musk

Gênio, playboy, bilionário, filantropo… Essa descrição não é originalmente de Elon Musk, mas não podemos negar que se encaixa quase que perfeitamente para ele. Afinal, o CEO da Tesla e fundador da SpaceX é o mais próximo que nós temos de um Tony Stark da vida real.

Embora a mídia saiba muito sobre Elon Musk, principalmente sobre suas declarações polêmicas e ideias um tanto bizarras, há muitas coisas que a gente nem imagina. Abaixo, separamos alguns fatos, mas antes, vamos conhecer um pouco mais sobre essa figura pública tão inusitada (e amada por muitos fãs de tecnologia).

Quem é Elon Musk?

Elon Reeve Musk nasceu na África do Sul em 28 de Junho de 1971. Ele é engenheiro, empreendedor na área de tecnologia e filantropo. Ele é fundador, CEO e engenheiro chefe da SpaceX, CEO da Tesla, co-fundador da Neuralink, fundados da The Boring Company e co-fundador da OpenAI.

O empresário também já fez parte das listas da Forbes de pessoas mais poderosas do mundo (The World’s Most Powerful People) em 2016, da lista de líderes mais inovadores (Most Innovative Leaders) de 2019 e da lista das 40 pessoas mais ricas do mundo. Ele foi admitido na Fellow of the Royal Society (FRS) em 2018. Em novembro de 2019, sua fortuna foi avaliada em aproximadamente 24 bilhões de dólares americanos.

fatos sobre Elon Musk
Saiba alguns fatos sobre o visionário CEO da Tesla (Imagem: gizmodo.uol.com.br)

Já deu para ver que o currículo de Elon Musk é extenso, mas não é só por esses feitos que ele está sempre em alta na mídia nos últimos tempos. Com uma personalidade um tanto forte, é famoso por declarações polêmicas e por algumas ideias bem mirabolantes.

É no Twitter que Elon Musk costuma soltar suas opiniões mais bombásticas e, consequentemente, seus tweets já o colocaram em várias enrascadas. Em 2018, por exemplo, ele acusou de pedófilo um dos mergulhadores do resgate dos meninos presos em uma caverna na Tailândia.

Um dos seus projetos mais recentes é o Cybertruck, um carro diferentão e robusto (que, quem sabe, pode ser a sua salvação no caso de uma epidemia zumbi). A prometida janela resistente a impactos fez Elon Musk passar vergonha quando ela quebrou com uma bola de aço durante uma demonstração. No Twitter (é claro), ele publicou um novo teste afirmando que “acha que agora tem algumas melhorias a serem feitas antes da produção”.

fatos sobre Elon Musk
O CEO da Tesla passou um pouco de vergonha ao apresentar o Cybertruck (Imagem: news.sky.com)

Elon Musk construía foguetes e fazia explosivos quando era criança

Durante uma entrevista concedida à Rolling Stone, o empresário afirmou que, quando era criança, costumava produzir explosivos, ler livros, construir foguetes e fazer outras coisas que poderiam ter lhe matado. Ainda, ele afirma que fica chocado por ainda ter todos os dedos.

fatos sobre Elon Musk
O empresário criava foguetes quando ainda era criança (Imagem: olhardigital.com.br)

Ele criou um jogo de videogame aos 12 anos

Musk começou a programar sozinho aos 9 anos de idade. Aos 12, ele desenvolveu um jogo chamado Blastar, cujo tema não poderia ser diferente: no espaço, você precisa destruir uma nave alienígena cheia de armas. Aparentemente, sua veia de empresário já era forte na época, visto que ele “vendeu” o jogo por 500 dólares. Você pode jogar Blastar online (aviso: uma vez que você começa, é difícil parar de jogar).

Ele tentou abrir um fliperama aos 16 anos

Nessa empreitada, Elon Musk se juntou ao seu irmão. Eles chegaram até a assinar um contrato de locação, porém, ao começar os trâmites da licença de abertura do negócio, eles eram jovens demais e não conseguiram seguir com os planos.

Ele leu a Enciclopédia inteira aos 9 anos

Na época em que Elon Musk era uma criança, a enciclopédia não era online e a Wikipedia nem sonhava em existir (assim como aconteceu com muitos de nós, provavelmente). Sem muita atenção dos pais, enquanto não estava construindo foguetes ou fazendo qualquer outra coisa que colocaria sua vida em risco, ele estava lendo. Foi assim que, aos 9, ele leu toda a Enciclopédia.

Já sobreviveu com 1 dólar por dia

Para quem pensa que Elon Musk é um playboy que não vive sem dinheiro, talvez seja hora de mudar essa visão. Aparentemente, ele já sobreviveu com um dólar por dia quando chegou à América do Norte. Ainda, há quem diga que seu salário não seja assim tão grande (afinal, ele nem mesmo desconta os cheques do seu pagamento).

fatos sobre Elon Musk
O CEO da Tesla pode não ser assim tão playboy… (Imagem: olhardigital.com.br)

Largou Stanford após dois dias

Em 1995, já formado em dois cursos, Musk se inscreveu para estudar Física Universidade de Stanford. Dois dias depois, ele largou o curso e focou na fundação da sua primeira empresa, a Zip2 Corporation.

Tem muitos planos espaciais

Se a empresa automotiva Tesla conquista espaço em terra firme, com a SpaceX, de sistemas aeroespaciais, os planos de Musk são bem ousados e sonham alto, literalmente. Um deles envolve colocar humanos em Marte.

Ele tem planos sobre fontes renováveis de energia

O empresário quer libertar a humanidade dos combustíveis fósseis. Sua meta envolve criar uma grande fábrica de baterias elétricas.

fatos sobre Elon Musk
A SolarCity, por exemplo, é uma subsidiária da Tesla voltada para energia solar (Imagem: nbcnews.com)

Fã de X-Men

Tanto que ele nomeou alguns robôs de uma fábrica da Tesla como alguns personagens: Xavier, Iceman, Wolverine, Storm e Colossus. Segundo ele, esses robôs são como super-heróis, de modo que mereciam tais nomes.

Ele acredita que a população mundial vai colapsar em 2050

Musk já se manifestou sobre o assunto no Twitter em 2017. Recentemente, ele afirmou que acredita que vamos passar por uma “bomba populacional” nos próximos anos e o colapso deve ocorrer por volta de 2050.

Ele tem um pé atrás com inteligência artificial

O CEO da Tesla acredita que a inteligência artificial oferece um risco caso seja mal usada. Mas ele também admira a tecnologia, tanto que investiu na Neuralink, que tem o ambicioso plano de conectar o cérebro humano a um computador, preenchendo a lacuna entre inteligência artificial e o cérebro.

fatos sobre Elon Musk
A Neuralink tem planos de criar uma interface cérebro-computador (Imagem: olhardigital.com.br)

Elon Musk é o Tony Stark da vida real

Aparentemente, algumas características do Tony Stark na hora de fazer os filmes são baseadas em Elon Musk. Tanto que algumas partes de Iron Man 2 foram gravadas na SpaceX e o filme contou com a aparição do astro.

Há mais algum fato interessante sobre Elon Musk que não contamos aqui? Deixe nos comentários!

Fontes: Interesting Engineering; Evannex.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter