Galaxy A9 2018: 32 dicas e truques para aproveitar ao máximo o smartphone

Galaxy A9 2018: 32 dicas e truques para aproveitar ao máximo o smartphone 6
Entre suas múltiplas funcionalidades, o Galaxy A9 contém apps exclusivos para efetuar pagamentos com mais facilidade e cuidar da saúde

O Galaxy A9 2018 é o último smartphone da antiga linha A da Samsung antes de se fundir com a linha J. Oferecendo como diferencial o fato de ser um aparelho intermediário com alguns recursos premium, o Galaxy A9 2018 traz a nova interface da Samsung, a One UI, que vem com as últimas novidades do Android atualmente, como Modo Noturno e navegação por gestos, e 4 câmeras na parte traseira desempenhando diversos modos de captura e inteligência artificial para melhorar os cliques.

Com tanta coisa para otimizar, nós trouxemos nesta matéria xxx dicas e truques que você pode fazer com o Galaxy A9 2018 para extrair o máximo do smartphone e aproveitá-lo com toda facilidade do mundo. Sem dúvida, você nunca mais verá seu A9 2018 como antes.

Por dentro do Galaxy A9 2018

Primeiro smartphone da Samsung a trazer 5 câmeras no total, o Galaxy A9 2018 tem um display gigante infinito de 6,3 polegadas com resolução Full HD+ e tecnologia Super AMOLED que ocupa mais de 80% da parte frontal do aparelho. Por falar na parte da frente, o Galaxy A9 2018 possui uma câmera para selfies de 24 MP com HDR e inteligência artificial para melhorar as configurações de acordo com a cena.

Galaxy A9 2018 traz configurações potentes e 4 câmeras
Galaxy A9 2018 traz configurações potentes e 4 câmeras

A parte de trás, por sua vez, é onde o maior diferencial pode ser visto: as 4 câmeras. A principal tem 24 MP e abertura de f/1.7; a secundária possui 10 MP com lente telefoto (para longas distâncias) e zoom óptico de 2x sem distorção da imagem; já a terceira é focada em mais objetos em uma cena e tem 8 MP; e a quarta é um sensor de 5 MP que reproduz aquele efeito desfocado – bem famoso em Instagram de artista.

É claro que para processar tanta informação das câmeras, o processador Snapdragon 660 da Qualcomm e 6 GB de memória RAM dão conta do recado com rapidez e sem travamentos, sem contar com 128 GB de armazenamento interno para guardar as milhares de fotos que provavelmente você tirará com o Galaxy A9 2018. Segurando o tanque por quase 1 dia inteiro de uso intenso, os 3800mAh são mais do que suficientes. É um conjunto de qualidade e que não vai te deixar na mão quando precisar.

Agora que introduzimos o aparelho, vamos para a parte que importa. Confira 30 dicas e truques do Galaxy A9 2018 para otimizar a sua experiência com o smartphone:

Um mundo Galaxy para você

Atualmente o Galaxy Themes não se restringe somente aos smartphones topo de linha, todos os usuários Galaxy podem customizar sua tela inicial com outros temas, papéis de parede, ícones e novos visuais para o Always on Display. Há um mundo de possibilidades e alterações gratuitas, mas se você quiser algo bem mais sofisticado e com suporte, existem customizações pagas que são lindas. O seu Galaxy A9 2018 do seu próprio jeito!

Para ir ao Galaxy Theme, você pode clicar e segurar em um canto vazio da tela inicial e selecionar Temas, ou ir em Configurações/Papéis de parede, temas e ícones.

Bixby

A Bixby está longe de ser o melhor assistente virtual disponível, mas dentro do ecossistema Galaxy ela não é descartável. Por exemplo, na Home da Bixby há alguns tutoriais de comandos rápidos e ajuda se estiver procurando alguma coisa. Se você manjar de inglês, já que ela não fala nossa língua ainda, ainda pode fazer pesquisas no Google e realizar comandos mais específicos como definir alarme ou adicionar tarefas na agenda.

Uma coisa interessante no aplicativo Bixby são os cartões disponíveis na Home, que informa diversas informações como suas notificações no Facebook, os trending topics do Twitter ou o que você está ouvindo no Spotify. Além disso, a Bixby também mostra coisas mais típicas, como clima atual, previsão de chuva e muito mais.

A assistente virtual da Samsung no Galaxy A9 2018 pode ser acessada com um simples clique no botão dedicado, localizado na lateral esquerda do aparelho.

Tecla Bixby

Agora, se você não se acostumou com a Bixby e queira voltar com o clássico e igualmente inteligente Google Assistente, a Tecla Bixby pode ser configurada para executar outros comandos. Ao pressionar duas vezes a Tecla, você pode adicionar o comando de executar o Google ou muitos outros aplicativos como abrir Facebook, Twitter ou algum jogo.

Para alterar a Tecla Bixby como desejar, vá em Configurações/Recursos avançados/Tecla Bixby.

Pagamento via NFC

O NFC (ou sensor infravermelho) era muito usado antigamente como uma alternativa ao Bluetooth para passar músicas e vídeos – eu mesmo já o usei muito na adolescência. O fato é que os tempos passaram que a função foi ganhando diversas funcionalidades que facilitam a vida do usuário mas que muita gente não sabe. Umas das novidades é a de fazer pagamentos, ler etiquetas NFC ou o costumeiro compartilhamento de dados, por exemplo.

Como smartphone completo que é o Galaxy A9 2018, ele possui NFC e você pode realizar todos esses comandos com muita facilidade, só ter um aparelho compatível do outro lado e aproximar os dispositivos.

Para ativar o NFC, vá em Configurações/Conexões/NFC.

Compartilhar links e contatos com o Android Beam

Você conhece o Android Beam? Pouca gente conhece, mas ele também é um método de compartilhamento rápido de links da web ou contatos do telefone apenas aproximando o seu Galaxy A9 2018 a outro dispositivo compatível. Esse recurso também usa o sensor infravermelho para funcionar.

Android Beam no Galaxy A9 2018

O caminho é o mesmo do NFC, mas além disso clique em Android Beam e ative.

Roteador Wi-Fi

Ficou sem internet na sua casa e precisa finalizar o seu trabalho no notebook ou tablet? Então, o Galaxy A9 2018 possui o recurso de se tornar um roteador Wi-Fi usando a sua rede de dados. Quando ativado, seu smartphone vira um ponto de Wi-Fi e você poderá conectar notebooks, outros smartphones, tablets ou até mesmo computadores para navegar na internet e realizar trabalhos mais simples, até porque a rede 4G não é tão rápida quanto a internet banda larga.

Para ativar o Roteador Wi-Fi, vá em Configurações/Conexões/Roteador Wi-Fi e ancoragem/Roteador Wi-Fi e ative. Após isso, você precisa configurar o nome e a segurança da conexão (mudar a senha).

Segurança enquanto dirige

O Galaxy A9 2019 traz o Mirror Link, que permite acessar alguns aplicativos úteis do smartphone pela tela do seu carro. Tudo o que precisa se certificar é que o A9 2018 esteja conectado à internet e o seu carro tenha suporte ao Mirror Link também. Após isso, basta conectar o celular via UBS e pronto,

Para ativar o Mirror Link, vá em Configurações/Conexão/Mais configurações de conexão/Mirror Link.

Ouça músicas e aplicativos de um aparelho diferente

Agora pode separar individualmente o som de cada aplicativo para ser reproduzido em outro aparelho. Por exemplo, quando ativado, você vai conseguir ouvir músicas separadamente por um reprodutor de som e reproduzir o som de algum jogo pelo próprio Galaxy A9 2018. Essencial para maior diversão e praticidade.

Para ativar, vá em Configurações/Som/Configurações avançadas e som/Som do aplicativo separado.

Organizando suas notificações

Indo para as notificações, a One UI trouxe um recurso muito interessante para você que recebe muitas notificações e fica perdido quando vê um monte de mensagens de aplicativos na barra de status. Agora a interface permite limitar em somente nos 3 aplicativos recentes para ser mostrado na barra de status, deixando as outras notificações ao seu gosto para visualizar ou excluir.

Para habilitar, vá em Configurações/Notificações/Barra de status. Aproveitando a barra de status, é possível também colocar a porcentagem de bateria para ficar mais por dentro da autonomia do Galaxy A9 2018. É o mesmo caminho, depois ative Exibir porcentagem de bateria.

Brilho de tela adaptável

A tela gigante do Galaxy A9 2018 não é só grande, é também inteligente. Ativando o Brilho adaptável, o display Full HD+ consegue ajustar o brilho e adaptá-los automaticamente conforme as condições de iluminação semelhantes.

Para ativar, vá em Configurações/Visor/Brilho Adaptável.

Filtro de luz azul

O Filtro de luz azul começou a aparecer ativamente em todos os celulares nos últimos meses e no Galaxy A9 2018 não é diferente. O filtro muda a coloração da tela para tons de sépia e diminui a emissão de luz azul, que é prejudicial a visão. Você consegue programar o filtro para ser ativado apenas durante à noite ou no começo da manhã para ajudá-lo a dormir melhor.

filtro de luz azul Galaxy A9 2018

Para ativar, vá em Configurações/Visor/Filtro de luz azul.

Modo de tela adaptável

Ainda sobre a tela inteligente, é possível alterar as cores do Galaxy A9 2018 ao seu gosto para ter uma experiência melhor. É possível deixá-la mais quente, mais fria, ou optar pelos modos pré-formatados como Cinema AMOLED, Foto AMOLED ou básico. Se preferir ainda, pode alterar manualmente os tons separadamente.

Para ativar o modo de tela adaptável, vá em Configurações/Visor/Modo de tela adaptável.

Tamanho e estilo da fonte

Esse recurso é antigo, mas muita gente não sabe que existe. Mudar a fonte dos textos do seu smartphone é bem legal pois dá um toque mais próprio ao aparelho. Há algumas fonte pré-instaladas, mas há um aplicativo exclusivo para o Galaxy que você pode baixar e instalar novas fontes tanto gratuitas como pagas.

Tamanho e estilo da fonte Galaxy A9 2018

O tamanho deles também pode ser ajustado conforme o gosto do usuário. Por exemplo, quem tem algum problema de visão pode aumentar o tamanho da fonte para visualizar melhor as informações.

Para alterar essas configurações, vá em Configurações/Visor/Tamanho e estilo da fonte.

Zoom da tela

Além do tamanho e estilo da fonte, é possível dar um zoom na tela. É basicamente parecido com a dica anterior, mas esse recurso altera também todo conteúdo, incluindo ícone e contornos.

Zoom da tela do A9 2018

Para alterar vá em Configurações/Visor/Zoom da tela.

Modo fácil

O último modo que muda o jeito de visualizar o seu Galaxy A9 2018 é o Modo fácil. Além de aumentar a fonte para o nível máximo, a interface One UI é totalmente alterada e deixa somente os aplicativos essenciais e uma experiência geral mais fluida. É ideal para pessoas que não se acostumaram com os recursos da interface e queira experimentar algo mais simples.

Para ativar o Modo fácil, vá em Configurações/Visor/Modo fácil.

Aplicativos em tela cheia

Com a popularização da chamada tela infinita, os aplicativos precisaram se adaptar a nova proporção de tela e oferecer o máximo de conteúdo. É possível visualizar quais apps já vem com a nova proporção instalado ou altera-los manualmente dependendo do seu gosto.

Apps em tela cheia Galaxy A9 2019

Para ativar, vá em Configurações/Visor/Aplicativo em tela cheia.

Espaço Infantil

Quer deixar seu filho (a) longe de arquivos importantes do seu Galaxy A9 2018? Com o Espaço Infantil é possível. A One UI cria uma interface mais simplificada e própria, apenas com os aplicativos essenciais para as crianças como jogos, câmera e Galeria. E o melhor de tudo, seus arquivos são protegidos nesse modo Infantil.

Para ativar o Espaço Infantil, abra a central de notificações e procure por Espaço Infantil. Ative-a e espere o download acabar.

Modo Noturno

Não podemos esquecer do Modo Noturno, recurso que chegou conquistando o coração de todos os usuários. Além de diminuir a emissão de luz azul da tela, o Modo Noturno no Galaxy A9 2018 ajuda na economia de bateria e também dá um charme a mais no aparelho – quem não gosta de tons de preto e cinza no smartphone?

brilho adaptável Galaxy A9 2018

Para ativar o Modo Noturno há duas opções: abra a central de notificações e clique em Modo Noturno; ou vá em Configurações/Visor/Modo Noturno.

Navegação por gestos

Com cada vez mais tela e menos botões, há de se esperar uma interface otimizada para a navegação apenas por gestos. No Galaxy A9 2018 e a One UI é possível habilitar esse recursos, eliminando os botões virtuais de navegação na parte inferior e dando lugar a gestos na tela para interação. Por exemplo, um movimento de deslizar para cima volta, abre aplicações recentes ou volta para a tela inicial. Nas primeiras vezes é um pouco complicado de se acostumar, mas em alguns dias não vai querer outro modo.

gestos a9 2018

Para ativar, vá em Configurações/Visor/Barra de navegação.

Transfira dados de um aparelho antigo para o Galaxy A9 2018

Comprou o smartphone há pouco tempo e deseja transferir todos os dados do celular antigo sem ter que procurar por todos os programas e instalá-los novamente? O Smart Switch está presente para ajudar nesse processo. Como o próprio nome já diz, ele é um aplicativo que facilita a troca de dados de um aparelho para o outro, essencial para transferência de dados de um smartphone antigo para o seu Galaxy A9 2018.

Pelo Smart Switch é possível selecionar se o dispositivo antigo é um Galaxy ou iPhone, para facilitar a transferência, e após isso é só seguir os passos do App, escolher quem recebe e quem transfere, e iniciar.

Para instalar o Smart Switch, vá em Configurações/Contas e backup/Smart Switch. Espere o download e instalação e siga o passo a passo para começar a transferência.

Modo de operação com uma mão

Todos sabemos que tela grande é um pouco difícil de manusear com apenas uma mão e no Galaxy A9 2018 essa regra não é diferente, aliás são 6,3 polegadas que ocupam mais de 80% da parte frontal do aparelho. Mas uma boa novidade é que a One UI traz o Modo de operação com uma mão, que basicamente diminui a área da tela para facilitar o manuseio do aparelho. Quando ativado, apenas deslize para a diagonal a partir do canto inferior e a mágica é feita.

Para ativar, vá em Configurações/Recursos avançados/Movimentos e gestos/Modo de operação com uma mão.

Bateria para o dia todo

O Galaxy A9 2018 possui 3800mAh que em nossos testes teve um desempenho surpreendente mesmo com uma tela gigante. Em jogos, entretanto, a situação é diferente e provavelmente você vai precisar de uma tomada mais próxima no meio do dia. Para te ajudar a não perder nenhum momento importante por falta de carga, a One UI traz 3 modos de otimização da bateria para te ajudar em momentos mais críticos. Por exemplo, o modo de economia máxima de energia limita o A9 2018 ao extremo e só consegue executar funções básicas para não gastar energia.

O modo otimizado é normal, onde as funções são o padrão escolhido pelo usuário, mas é possível diminuir a resolução da tela, brilho e o desempenho do smartphone individualmente.

Para verificar essas opções, vá em Configurações/Assistência do aparelho/Bateria.

Menu Assistente

Particularmente o Menu Assistente é um dos meus recursos favoritos nos celulares Samsung. Começou a fazer sucesso primeiro nos iPhones devido a grande porcentagem de problemas com o botão de início e logo depois se tornou algo para melhorar a acessibilidade. O Modo Assistente cria um botão virtual na tela que pode ser acessado para realizar comandos básicos do sistema, como tirar print da tela, voltar, abrir apps recentes, ir para a tela de início, bloquear o aparelho e dezenas de outras funções.

Modo assistente

Para ativar o Menu Assistente, vá em Configurações/Acessibilidade/Interação e habilidade manual/Menu Assistente.

Detalhes de encher os olhos

Galaxy A9: 9 dicas para aproveitar ao máximo aparelho
Tela cinematográfica do Galaxy A9 tem resolução Full HD+

Lançado em janeiro deste ano no Brasil, o aparelho possui uma tela de 6,3 polegadas com tecnologia AMOLED, o que permite ligar e desligar os pixels até três vezes mais rápido que outros tipos de display. Isso significa que para ver filmes e tirar fotos ricas em detalhes, o Galaxy A9 torna-se uma ótima opção. Em especial para aqueles que não dispensam ver uma boa série no celular.

Outro aspecto interessante é que o aparelho é compatível com o Dolby Atmos, que transmite som com efeitos tridimensionais e ajuda na hora da imersão. Essa tecnologia é bastante utilizada no cinema, por exemplo, para tornar as nuances sonoras mais perceptíveis aos espectadores.

Conjunto quíntuplo de câmeras

Galaxy A9: 9 dicas para aproveitar ao máximo aparelho
Galaxy A9 possui 4 câmeras na parte traseira e 1 frontal para selfies

O Galaxy A9 possui uma câmera frontal e quatro traseiras, o que pode até parecer exagero, mas cada uma tem uma funcionalidade única, se adaptando a diversos tipos de cenários possíveis. Para ambientes mais escuros, por exemplo, vale citar a funcionalidade Merging Pixel, que basicamente é capaz de capturar imagens mais nítidas a qualquer hora do dia.

Combinando essa solução e poder dos 24MP do sensor principal, o aparelho detecta automaticamente o nível de luz do ambiente para proporcionar imagens mais claras, mesmo com pouca iluminação.

Dois apps ao mesmo tempo

Galaxy A9 Dicas
Se o aplicativo for compatível com a função multi-tela, não é necessário interromper o uso para abrir outro programa

O Par de Apps é um recurso que permite usar até dois aplicativos simultaneamente. Assim, o usuário não precisa parar de ver um vídeo para responder mensagens ou pausar a chamada de vídeo para fazer uma busca no aparelho. Nesse caso o único empecilho é compatibilidade. É necessário verificar se o aplicativo selecionado possui a função multi-janela.

Youtube e Facebook são exemplos de aplicativos que possuem a função.

Organizando a vida pessoal e profissional

Se o usuário não gosta de misturar vida pessoal e profissional, o Galaxy A9 possui outra vantagem que irá te ajudar nessa organização. Com o Dual Messenger é possível duplicar os aplicativos de mensagens e redes sociais, além de fazer diferentes listas de contatos.

Para exemplificar: se o consumidor tiver dois chips no aparelho, com números distintos, ele poderá criar um segundo perfil no WhatsApp e compartilhar só com os contatos que achar necessário. Skype, Telegram e Facebook são outros exemplos de apps que podem ser duplicados.

Galaxy A9 ajuda a cuidar da saúde

Galaxy A9 - Samsung Health
Explore as opções do Samsung Health e melhore sua rotina fitness

Manter a disciplina na rotina com dieta e exercícios não é uma tarefa fácil, mas o Samsung Health pode dar uma força. O app monitora suas atividades físicas, alimentação, estresse, frequência cardíaca e o sono.

O usuário também pode estabelecer metas na perca de peso e ganhar recompensas. Para deixar o desafio ainda mais motivador, entre na competição com pessoas ao redor do mundo em provas interativas, deixando seu exercício mais divertido. Se precisar de dicas para sua dieta, não deixe de conferir os vídeos com tutoriais, ler as últimas novidades sobre lifestyle e adquirir equipamentos especiais.

Pagar as contas com o Samsung Pay

Apple Pay Samsung Pay
Samsung Pay agora suporta BV

Se você procura praticidade na hora de pagar suas contas, o Samsung Pay é um aplicativo para se atentar. Com ele é possível realizar pagamentos apenas com a aproximação do Galaxy A9 na maquininha de cartão. As compras são autorizadas com comprovação da impressão digital ou da iris, garantindo a segurança dos seus dados.

O sistema de segurança é proporcionado pelo Samsung Knox, uma solução de proteção virtual 24h contra hackers e softwares duvidosos. O serviço é disponibilizado para bancos variados como Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Neon, entre outros. As bandeiras Visa, Mastercard e BV também são compatíveis com a ferramenta.

Segurança em primeiro lugar

Pasta segura protege seus arquivos mais importantes
Pasta segura protege seus arquivos mais importantes

Falando em manter suas informações seguras. O Galaxy A9 disponibiliza a função Pasta Segura, que consiste em uma camada adicional de segurança separada do aparelho. Essa camada é protegida com senha, pin ou bloqueio biométrico. Além de manter os dados criptografados para que não sejam acessados por terceiros.

Fotos profissionais

São quatro câmeras na parte traseira
Funcionalidades das câmeras te permitem tirar fotos com fundo desfocado, enquadrar mais pessoas em uma imagem e fotografar com mais definição

Para aqueles que prezam por uma foto de qualidade profissional, o novo Galaxy A9 apresenta multifunções de ajuste de câmera. Com um sensor de 24 MP e abertura f/1.7, a câmera principal faz fotos em ótima resolução em ambientes abertos e fechados; a segunda tem 5 MP dedicada para efeitos de profundidade (o efeito de desfocado); a terceira possui 10 MP com lente telefoto e zoom ótico de 2x; e a última possui 8 MP com um campo de 120 graus, ideal para imagens panorâmicas.

Se não tiver muita familiaridade com todas as funcionalidades das câmeras, use e abuse dos 19 modos de aprimoramento por inteligência artificial que realizam ajustes automáticos nas imagens.

Espaço de sobra

Dicas para aproveitar o Galaxy A9
O Galaxy A9 chegou ao mercado com 128 GB de armazenamento

É hora de falar sobre um dos maiores tormentos da atualidade: a falta de espaço. Que foi devidamente sanada pelos 128GB de armazenamento do aparelho. Com tanto espaço, é possível atualizar seus aplicativos favoritos, armazenar suas fotos e arquivos sem se preocupar com a temida frase “você excedeu o limite de espaço de armazenamento”.

Se mesmo assim não for o suficiente, é possível expandir a memória com um micro cartão SD de até 512GB.

O Galaxy A9 é uma excelente opção no mercado brasileiro àqueles que não podem investir em um celular topo de linha, mas não quer que falte de mais importante. Nós estamos com o modelo para testes e em breve sairá o review completo do aparelho.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba Notícias por E-mail:

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box