Game of Thrones: A luta pelo Trono de Ferro recomeça; saiba o que aconteceu no 4º episódio

Daenerys Targaryen na prévia do 4º episódio.
Quarto episódio da oitava temporada de Game of Thrones foi ao ar no último domingo (05)

Ontem (05), foi ao ar o quarto episódio da oitava temporada da série Game of Thrones. A sétima temporada foi lançada em 2017 e agora, dois anos depois, estamos nos aproximando do final da série épica que começou em 2011.

Com o nome The Last of the Starks (“O Último dos Starks”), o episódio mostrou o primeiro dia após a Batalha de Winterfell e a chegada de Daenerys Targaryen, Jon Snow, Tyrion Lannister e o resto da comitiva à Porto Real, onde está Cersei Lannister, a atual rainha dos Sete Reinos.

Cena do quarto episódio da oitava temporada de Game of Thrones.
Daenerys montada em Drogon no quarto episódio de Game of Thrones.

Não pôde assistir ou assistiu e sente que perdeu alguma coisa? Leia o texto para se atualizar sobre a última temporada de uma das maiores séries já feitas. Mas lembre-se: daqui para baixo, o texto contém vários spoilers.

Relembrando a maior batalha de Game of Thrones no terceiro episódio

Com 82 minutos, o episódio mais longo da temporada (e da história da série) mostrou a batalha épica contra o Rei da Noite e seu exército de caminhantes brancos. Além, claro, de Viserion, que se tornou o dragão de gelo.

O episódio teve mortes doídas, mas não a que esperávamos – talvez os personagens principais ainda tenham os dias contados, como bem aprendemos em uma série que matou o considerado protagonista logo na primeira temporada.

Game of Thrones: após a Batalha de Winterfell, o que vai acontecer no 4º episódio? 5

O terceiro episódio, inclusive, é dirigido por Miguel Sapochnik, que também dirigiu o episódio da Batalha dos Bastardos, o qual lhe rendeu um Emmy, o prêmio mais prestigioso da televisão.

O primeiro passo da batalha foi quando Melisandre retornou para Westeros. Ela então incendiou as espadas dos dothraki que formavam a linha de frente. Sor Jorah comandou os homens para avançarem, mas permaneceu atrás. Por isso, ele foi o único a retornar.

Game of Thrones: após a Batalha de Winterfell, o que vai acontecer no 4º episódio? 6

E assim morreu o exército dothraki. Sem vermos, apenas para mostrar que seria preciso muito mais para deter o exército do Rei da Noite, que exterminou em um piscar de olhos silencioso os guerreiros mais temidos de pra lá do Mar Estreito.

Após o patrulheiro Edd, a outra grande morte que recebeu destaque na tela foi a de Lyanna Mormont. E, honestamente, estou sofrendo com ela até agora. Mas o fim da Lady da Ilha dos Ursos foi a mais digna que ela poderia ter tido: Lyanna morreu ao ser esmagada por um gigante após matá-lo com uma adaga no olho.

Ela morreu salvando os homens que juraram lutar por ela, apenas aos 12 anos de idade. Será que ela teria se tornado mais forte que Arya Stark se continuasse na série. A atriz de 16 anos Bella Ramsey, que interpretou a nortenha de língua afiada, disse que se for pra morrer em Game of Thrones, levando um gigante com você “não é um jeito ruim de morrer”.

Game of Thrones: após a Batalha de Winterfell, o que vai acontecer no 4º episódio? 7

Theon Greyjoy se sacrificou ao tentar impedir o Rei da Noite de atacar Bran, mas ele foi morto pelo caminhante branco com a própria lança. No meio tempo, Sor Jorah morreu nos braços de Daenerys após salvar sua rainha de uma horda de mortos. E Beric Dondarrion, que foi revivido tantas vezes, morreu após cumprir seu propósito: impedir que Arya fosse morta.

E isso foi importante porque ela garantiu a grande morte do episódio: a do Rei da Noite, pondo fim na teoria de que ele iria ganhar e matar todos – mas a teoria de que ele reviveu os mortos da cripta de Winterfell foi confirmadíssima em um momento desesperador, já que as crianças e pessoas sem habilidades para luta estavam lá.

Game of Thrones: após a Batalha de Winterfell, o que vai acontecer no 4º episódio? 8

Em alguns segundos de pura tensão, o Rei da Noite caminha em direção à Bran, até o momento que vemos algo passando ao lado dos caminhantes brancos e o rei virando para trás para pegar Arya no ar. Ela tinha se aproximado sorrateiramente para matar o caminhante branco, mas ele interceptou a jovem Stark com uma mão no braço dela e outra no pescoço.

No entanto, ele deixou que a mão direita de Arya ficasse livre, fazendo com que ela pudesse passar a adaga de uma mão para outra e, assim, matar o Rei da Noite com vidro do dragão, resultando na morte de todos os outros mortos-vivos, que foram criados por ele, o caminhante branco original.

Game of Thrones: após a Batalha de Winterfell, o que vai acontecer no 4º episódio? 9

Quem morreu?

Vamos repassar a lista de mortos do terceiro episódio de Game of Thrones: o primeiro a morrer foi o patrulheiro Edd, morto por um dos caminhantes brancos ao defender Sam no meio da batalha. Depois foi a vez de Theon Greyjoy, que conseguiu se redimir ao derrotar uma horda enorme de caminhantes brancos para proteger  Bran, que diz: “Theon, você é um bom homem. Obrigado”.

Quem também teve uma morte honrosa foi Jorah Mormont. Ele, que começou a série sendo contratado para espionar Daenerys para depois se apaixonar e lutar por ela, morreu defendendo sua rainha.

Game of Thrones: após a Batalha de Winterfell, o que vai acontecer no 4º episódio? 10

A prima dele, Lyanna Mormont, também teve uma morte grandiosa no terceiro episódio de Game of Thrones. Depois, foi a vez de Beric Dondarrion. O guerreiro, que foi ressuscitado várias vezes pelo deus vermelho R’hollor, morreu ao salvar Cão de Caça e Arya Stark dos caminhantes brancos. De acordo com Melisandre, ele tinha sido ressuscitado todas aquelas vezes para cumprir seu propósito ali.

A última morte aconteceu no final do episódio, quando Melisandre, após cumprir seu propósito na Batalha e na luta contra a noite que é escura e cheia de terrores, tira a pedra que conservava sua juventude e envelhece até a morte.

O quarto episódio

Com o nome de The Last of the Starks, o quarto episódio da oitava temporada de Game of Thrones começou com uma pira funerária para os mortos da Batalha de Winterfell. Vemos Daenerys se despedindo de Jorah e Sansa se despedindo de Theon, deixando um pingente Stark com ele.

Cena do quarto episódio de Game of Thrones.
Daenerys Targaryen e os sobreviventes da Batalha de Winterfell queimam os mortos.

Ensanguentado, Fantasma aparece vivo e bem. Mas as pilhas de mortos são muitas e enormes. Jon Snow toma a frente para dizer algumas palavras de adeus. Os sobreviventes estão machucados e com vários cortes e hematomas.

Após a Batalha de Winterfell e a Noite Longa

Comemorando o fim da batalha em Winterfell, Daenerys nomeia Gendry, o bastardo de Robert Baratheon, como Lord de Ponta Tempestade – um jeito de acabar com a concorrência com o outro que tinha direito ao Trono? De qualquer maneira, ela própria conduziu um brinde em homenagem à Arya Stark, a grande heroína da batalha.

Cena do quarto episódio de Game of Thrones.
Daenerys Targaryen e os sobreviventes da Batalha de Winterfell queimam os mortos.

Daenerys fica claramente incomodada com o jeito que todos parabenizam Jon, principalmente pelo fato dele ter montado no dragão, e se retira. Enquanto isso, Brienne, Jaime, Podrick e Tyrion jogam o jogo inventado por Tyrion. Após ele fazer uma declaração sobre Brienne ser virgem, ela se retira, fazendo com que Jaime vá segui-la para ver se ela está bem. Tormund diz ficar de coração partido e vai afogar as mágoas em uma garota nortenha.

Cena do quarto episódio da oitava temporada de Game of Thrones.
Brienne, Podrick, Jaime e Tyrion brincam com o “drinking game” criado pelo anão.

Acontece então o reencontro entre Sansa e Cão de Caça, um momento emocionante no meio do salão de festas em Winterfell. “Você mudou, passarinho”, disse ele. Se tivesse saído comigo de Porto Real, nada disso teria acontecido. Nem Ramsay, nem Mindinho.” Ela então responde que isso tudo a mudou para não ser mais o passarinho assustado de Porto Real.

Gendry procura Arya pelo castelo e a encontra ela atirando flechas para celebrar. “Eu não sei nem segurar um garfo, só sei que você é linda e eu te amo”, Gendry então pede Arya em casamento. “Você vai ser um grande Lord e qualquer Lady teria sorte em te ter. Mas eu não sou uma lady. Nunca fui. Essa não sou eu.”

Cena do quarto episódio da oitava temporada de Game of Thrones.
Gendry pede Arya em casamento.

Jaime segue Brienne até o quarto dela e começa a se despir, fazendo ela perceber que ele está com ciúmes do Tormund. Os dois se beijam e ficam juntos – talvez em um dos momentos mais esperados da série após várias temporadas de tensão sexual.

Jon e Daenerys ficam sozinhos desde que ele contou para ela que é Aegon Targaryen. Ela então expõe as preocupações e como ela se sente ao ver todos tratando Jon como rei, e como isso atrapalha o direito dela pelo Trono de Ferro. Dany implora para Jon não dizer a verdade para Sansa e Arya. “Você é minha rainha, nada vai mudar isso”, ele diz.

A próxima batalha

Cena do quarto episódio da oitava temporada de Game of Thrones.
Dany planeja os próximos passos para conquistar o Trono de Ferro.

Depois da noite de comemorações, chegou a hora de planejar os próximos passos para tirar Cersei Lannister do poder. A nova fase da Game of Thrones começa. Enquanto Sansa quer que os homens descansem, Dany pretende ir o mais rápido possível para Porto Real para conquistar o Trono de Ferro.

Na árvore dos Deuses Antigos, Sansa e Arya pressionam Jon para deixar Daenerys e ficar no Norte. Bran diz que a escolha é dele contar ou não, e ele decide dizer para os irmãs que é Aegon Targaryen.

Cena do quarto episódio da oitava temporada de Game of Thrones.
Sansa e Arya pressionam Jon para deixar Daenerys.

Bronn aparece pela primeira vez na temporada de Game of Thrones, apontando uma besta para Tyrion e Jaime. Agora servindo Cersei, ele foi para o Norte para matar Tyrion em troca de Correrrio; o Lannister então oferece Jardim de Cima para continuar vivo e Bronn aceita a proposta.

Cão de Caça está indo para Porto Real, dizendo que tem assuntos inacabados – seria para matar Gregor Clegane? Arya o encontra e também diz que tem assuntos para tratar no Sul.

Cena do quarto episódio da oitava temporada de Game of Thrones.
Cão de Caça e Arya Stark se reúnem para uma jornada para Porto Real.

A comitiva está prestes a sair de Winterfell, mas, antes Sansa começa a articular Jon como o Rei dos Sete Reinos para Tyrion. Jon se despede de Tormund, para quem ele dá Fantasma para que o lobo possa ser feliz pra lá da Muralha. Jon também se despede de Sam, dizendo que ele foi o melhor amigo que já teve.

Em Porto Real

Quando os navios Targaryen estão chegando à Pedra do Dragão, Tyrion conta o segredo de Jon para Varys. Ele diz que Jon não quer o Trono e que ele poderia se casar com Daenerys para reinar com ela, mas Varys argumenta que Jon não tem querer nessa situação e que Dany não gostaria de dividir o Trono, muito menos ter sua autoridade questionada.

Frota Targaryen chegando em Porto Real.
Frota Targaryen chegando em Porto Real.

Mas então um dos momentos mais doloridos acontece: Rhaegal é atingido por várias lanças enquanto sobrevoava e morre, afundado no mar enquanto Dany está montada em Drogon. A frota de Euron Greyjoy os recebe, agora tentando atingir Drogon.

Euron consegue destruir os navios de Daenerys e capturar Missandei. De volta a Pedra do Dragão, Dany não quer desistir de livrar o mundo dos tiranos. Varys a aconselha e desistir, mas ela não o escuta. Sozinho com Tyrion, ele diz que Jon é a melhor opção para os Sete Reinos. A divisão se torna inevitável: Varys aponta que todos precisam escolher entre Jon ou Daenerys, pois ele teme que Dany se torne louca igual o pai.

De volta à Winterfell, as notícias chegam e fazem com que Jaime queira ir para o Sul. Brienne tenta impedi-lo, pedindo para que ele fique com ela, dizendo que ele é um bom homem. Jaime então confessa que ele jogou Bran da torre e tudo o que ele fez por Cersei.

Cena do quarto episódio da oitava temporada de Game of Thrones.
Brienne pede para Jaime ficar no Norte com ela.

Em Porto Real, Cersei diz para Euron que o filho que ela carrega de Jamie é, na verdade, de Greyjoy. Em seguida, ela vai para a muralha da Fortaleza Vermelha com seus aliados para se encontrar com Dany, Tyrion, Varys e Verme Cinzento junto com os Imaculados. Meistre Qyburn sai para negociar e Tyrion vai encontrá-lo.

Após conversar com Qyburn, Tyrion se dirige à Cersei e pede que ela se renda, dizendo que o reinado dela acabou, mas que a vida dela não precisa terminar. Cersei então diz para Missandei que, se ela tiver alguma palavra final, a hora é agora. Ela grita “Dracarys!” e Cersei manda Gregor Clegane matá-la, o cavaleiro então corta a cabeça dela.

Cena do quarto episódio da oitava temporada de Game of Thrones.
Cersei e Euron Greyjoy capturam Cersei como prisioneira.

No mesmo dia, Daenerys perde Rhaegal, um de seus dragões, e Missandei, sua grande amiga e confidente desde que foi para a Baía dos Escravos – agora chamada de Baiá dos Dragões. Ela dá as costas para Cersei… e o episódio acaba. Agora, pelo visto, é guerra em Game of Thrones.

Próximos episódios

O quarto episódio de Game of Thrones foi de antecipação para o grande da série, que será encerrada nos próximos dois episódios. O quinto e o sexto episódio, os dois com mais de uma hora de duração, irão ao ar nos dias 12 e 19 de maio, respectivamente. Confira a prévia do terceiro episódio:

Pela prévia do próximo episódio, podemos ver que, agora, a verdadeira guerra se aproxima. Foi apenas preciso de um episódio para derrotar o Rei da Noite, mas o que Daenerys e Jon Snow precisarão fazer para vencer a temida Rainha Lannister? A guerra está apenas começando.

Uma opção é assinar a HBO GO, o serviço de streaming dos produtos da empresa. O plano mensal é de R$34,90 e você pode assiná-lo após baixar o app pela loja de aplicativos do seu celular.

O que vai acontecer no final de Game of Thrones? Você pode conferir algumas das teorias mais populares criadas pelos fãs e assistir ao vídeo promocional no qual os atores da série fazem previsões. De qualquer jeito, a única maneira de descobrir o final dessa grande saga é continuar assistindo.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: