Game of Thrones: Tudo que você precisa saber antes de ver o penúltimo episódio

Sor Davos e Jon Snow na prévia do 5º episódio de Game of Thrones.
Quinto e penúltimo episódio da oitava temporada de Game of Thrones será exibido hoje (12) a partir das 22h

Neste domingo (12), o Dia é das Mães mas quem ganha o presente é você: o penúltimo episódio de Game of Thrones irá ao ar para começar de vez o grande encerramento que irá concluir a saga que começou em 2011.

ATENÇÃO: Este texto contém spoilers do quarto episódio da oitava temporada de Game of Thrones

Agora, voltamos ao verdadeiro ponto principal da série: a luta pela coroa e por quem deve sentar no Trono de Ferro. Afinal, no jogo dos tronos, você ganha ou você morre.

Game of Thrones: Tudo que você precisa saber antes de ver o penúltimo episódio 7

A reta final de Game of Thrones

No domingo (05) da semana passada, foi ao ar o quarto episódio da oitava temporada de Game of Thrones. Com o nome The Last of the Starks (“O Último dos Starks”), o episódio mostrou o primeiro dia após a Batalha de Winterfell e o fim definitivo do Rei da Noite e dos caminhantes brancos.

Agora, o foco é e a chegada de Daenerys Targaryen, Jon Snow, Tyrion Lannister e o resto da comitiva à Porto Real, para lutar contra Cersei Lannister, a atual rainha dos Sete Reinos.

O quarto episódio começou com uma pira funerária para os mortos da Batalha de Winterfell. Vemos Daenerys se despedindo de Jorah e sussurrando algo no ouvido do cavaleiro morto.

Em entrevista ao site Entertainment Weekly, o ator Iain Glen , que interpreta Sor Jorah, disse que o que Dany sussurrou para ele foi escolhido pela atriz Emilia Clarke; no roteiro, só estava escrito que Dany se inclinava e sussrrava “alguma coisa para Jorah que ele nunca irá ouvir e que nós nunca iremos saber”.

Game of Thrones: Tudo que você precisa saber antes de ver o penúltimo episódio 8

O motivo da cena é que o público não saiba o que Dany disse para Jorah e, por isso, Glen não revelou o que a atriz disse para ele quando estava se fingindo de morto. Tudo que ele revelou é que o que Emilia Clarke disse foi sincero e emotivo: “Foi algo extremamente sincero e verdadeiro para o momento, algo que eu nunca irei esquecer.

Um ponto que chamou atenção foi quando Daenerys nomeou Gendry, o bastardo de Robert Baratheon, como Lord de Ponta Tempestade – um jeito de acabar com a concorrência com o outro que tinha direito ao Trono? De qualquer maneira, ela própria conduziu um brinde em homenagem à Arya Stark, a grande heroína da batalha.

Daenerys fica claramente incomodada com o jeito que todos parabenizam Jon, principalmente pelo fato dele ter montado no dragão, e se retira. No entanto, na mesma cena, aparece o polêmico copo. Se você acompanha as hashtags que envolvem a série nas redes sociais, provavelmente percebeu muita gente falando sobre um copo de Starbucks que apareceu na semana passada.

Game of Thrones: Tudo que você precisa saber antes de ver o penúltimo episódio 9

Na mesa, quando a câmera foca em Dany, é possível ver um copo de café na mesa no meio do banquete de comemoração nortenho. Não, Starbucks não foi longe demais e abriu uma loja em Westeros: alguém simplesmente esqueceu o copo lá, de acordo com o diretor do episódio.

Hauke Richetr, o diretor, explicou o copo viral em entrevista para a Variety: “Coisas podem ser esquecidas no set. Isso teve uma proporção tão grande porque nunca tinha acontecido [nada do tipo] em Game of Thrones até agora.

Na mesma cena, os criadores da série, David Benioff e D. B. Weiss aparecem também, por sinal. Os dois estão vestidos como selvagens e conversando com Tormund enquanto ele se gaba de Jon Snow.

Cena do quarto episódio da oitava temporada de Game of Thrones.
Brienne, Podrick, Jaime e Tyrion brincam com o “drinking game” criado pelo anão.

Na cena do banquete, também acontece o momento que os fãs estavam realmente esperando (o verdadeiro fanservice que a série precisava): Brienne sai ofendida por um comentário de Tyrion e Jaime vai atrás dela, deixando Tormund desolado ao ver que perdeu a amada para outro.

“Eu gostei que aconteceu alguma coisa entre ela e outro personagem que ela queria. Eu gosto que ela instigou isso. Como uma mulher não convencional que vimos crescer, eu gostei que ela decidiu crescer de um jeito diferente.”

Gwendoline Christie, atriz que interpreta Brienne, obre a cena entre Jaime e cavaleira

Enquanto Jaime e Brienne finalmente resolvem temporadas e temporadas de tensão sexual, Jon e Daenerys tentam resolver o principal problema do relacionamento deles: Dany é tia de Jon e Jon é a ameaça para o maior objetivo de Dany, que é conquistar o Trono de Ferro.

Depois da noite de comemorações, chegou a hora de planejar os próximos passos para tirar Cersei Lannister do poder. A nova fase da Game of Thrones começa. Enquanto Sansa quer que os homens descansem, Dany pretende ir o mais rápido possível para Porto Real para conquistar o Trono cobiçado de Game of Thrones.

Cena do quarto episódio da oitava temporada de Game of Thrones.
Dany planeja os próximos passos para conquistar o Trono de Ferro.

Na árvore dos Deuses Antigos, Sansa e Arya pressionam Jon para deixar Daenerys e ficar no Norte. Ele então conta que é o verdadeiro herdeiro Targaryen, filho de Rhaegar – irmão de Dany e o que seria o rei legítimo. Sansa promete que não irá contar para ninguém, mas conta para Tyrion para tentar articular Jon como Rei dos Sete Reinos.

O mercenário Bronn reaparece: ele foi para o Norte para matar Tyrion a mando de Cersei. O Lannister então “recompra” Bronn oferecendo Jardim de Cima, mostrando mais uma vez que a relação entre os dois é puramente movida por dinheiro. Mas, se Bronn realmente não gostasse de Tyrion, talvez ele já o tivesse matado no Norte.

Dany e sua corte então partem para Porto Real, assim como Cão de Caça. que diz ter assuntos inacabados na capital – seria para matar o irmão que esfregou sua cara no fogo e foi o responsável por algumas das mortes mais sangrentas da história de Game of Thrones? Arya se junta ao Cão, com seus outros assuntos inacabados: sua lista e os últimos nomes que ainda estão nela.

Frota Targaryen chegando em Porto Real.
Frota Targaryen chegando em Porto Real.

Neste momento do episódio, ficou confuso: não sabemos identificar se eles vão primeiro para Porto Real ou Pedra do Dragão, mas o ponto mais importante é que Varys começa a articular Jon como rei – mesmo o jovem Snow não querendo o trono. A Aranha mostra seu medo de ver a Rainha enlouquecer e queimar a todos com seu dragão – o que seria pior que seu pai, Aerys, o Louco, pois ele não tinha uma criatura gigante que cospe fogo e ainda assim aterrorizou os Sete Reinos.

Mas então um dos momentos mais doloridos da série (de novo) acontece: Rhaegal é atingido por várias lanças enquanto sobrevoava e morre, afundado no mar enquanto Dany está montada em Drogon. A frota de Euron Greyjoy os recebe, agora tentando atingir Drogon.

Euron consegue destruir os navios de Daenerys e capturar Missandei – mas não vimos como. A divisão se torna inevitável: Varys aponta que todos precisam escolher entre Jon ou Daenerys, pois ele teme que Dany se torne louca igual o pai.

Game of Thrones: Tudo que você precisa saber antes de ver o penúltimo episódio 10

De volta à Winterfell, as notícias chegam e fazem com que Jaime queira ir para o Sul. Brienne tenta impedi-lo, pedindo para que ele fique com ela, dizendo que ele é um bom homem. Jaime então confessa que ele jogou Bran da torre e tudo o que ele fez por Cersei.

Gwendoline Christie, que interpreta Brienne em Game of Thrones, disse em entrevista para o site Entertainment Weekly que ficou triste ao gravar a cena em que a cavaleira se despedaça por Jaime: “Fiquei chateada por ela. Eu sei que ela é só uma personagem e eu sou uma atriz sortuda de fazer esse trabalho. Mas é de partir o coração.”

Cena do quarto episódio da oitava temporada de Game of Thrones.
Brienne pede para Jaime ficar no Norte com ela.

Em Porto Real, Cersei diz para Euron que o filho que ela carrega de Jamie é, na verdade, dele. Se vocês se perguntaram o motivo pelo qual fez ela se deitar com Euron após reclamar sobre ele na corte: era para garantir um futuro para seu filho.

Dany, Tyrion, Varys e Verme Cinzento junto com os Imaculados chegam à Fortaleza Vermelha para tentar negociar com Cersei, que tenta trocar a vida de Missandei pela rendição de Daenerys.

Cersei então diz para Missandei que, se ela tiver alguma palavra final, a hora é agora. Ela grita “Dracarys!” e Cersei manda Gregor Clegane matá-la, o cavaleiro então corta a cabeça dela.

Game of Thrones: Tudo que você precisa saber antes de ver o penúltimo episódio 11

No mesmo dia, Daenerys perde Rhaegal, um de seus dragões, e Missandei, sua grande amiga e confidente desde que foi para a Baía dos Escravos – agora chamada de Baiá dos Dragões. Ela dá as costas para Cersei… e o episódio acaba. Agora, pelo visto, é guerra em Game of Thrones.

David Benioff e D.B. Weiss, os criadores da série, disseram em entrevista à Variety que esse ponto da série mostra que Daenerys, na verdade, está de volta onde ela começou: “De algumas maneiras, a coisa mais importante que acontece para Dany no quarto episódio é a morte de seu segundo dragão. Agora ela tem um dragão só e ele é tão vulnerável quanto os outros. Então, de um lado, ela tem o luto por um filho, o que é bem real para ela – então a melhor amiga dela é raptada.

Dany sabe que, assim que Cersei pegou Missandei, que ela não verá a amiga com vida novamente“, Weiss continua. “Ela está tipo de volta onde ela começou: emocionalmente, ela está sozinha no mundo e não consegue realmente confiar em ninguém. Diferente de antes, ela é extremamente poderosa e, agora, está sendo movida pelo força do ódio por uma pessoa específica.”

Cena do quarto episódio da oitava temporada de Game of Thrones.
Cersei e Euron Greyjoy capturam Cersei como prisioneira.

Já Benioff deu detalhes sobre o que estava se passando na cabeça de Daenerys no momento: “Eu acho que o que está ecoando na cabeça dela naquele momento final são as últimas palavras de Missandei. Dracarys claramente foi dito para Dany. Missandei sabe que a vida dela acabou e está dizendo, sabe, para que Dany queime eles.

Já Nathalie Emmanuel, que interpreta Missandei na série, disse em entrevista ao Entertainment Weekly que adorou a cena: “Eu achei que foi uma cena fantástica. Eu disse em tantas entrevistas que eu não me importo de morrer [em Game of Thrones], só estou feliz de poder ter estado lá e poder ter feito parte da série.

Ela continua: “Eu só queria que fosse um momento bem legal e que as pessoas fossem lembrar. E eu sinto que eles [Benioff e Weiss] realmente me deram esse momento. A cena mostra força de Missandei e como ela é valente, mesmo que ela não tenha segurado uma espada na série toda.

O fim se aproxima

Neste domingo, será exibido o penúltimo episódio de Game of Thrones. Isso significa que, depois que ele for ao ar, só faltara 79 minutos para finalizar a série e acabar com todas as questões que ainda sobreviveram após o fim do Rei da Noite.

Game of Thrones: Tudo que você precisa saber antes de ver o penúltimo episódio 12

Depois da morte de Rhaegal e Missandei, Cersei terá que enfrentar a ira de Daenerys. Mas não é apenas a rainha Lannister que Dany terá que enfrentar: Varys continua a preparar o terreno para que Jon seja escolhido como o Rei dos Sete Reinos.

Nas imagens da prévia do quinto episódio de Game of Thrones divulgadas pela HBO, podemos ver Varys conversando com Jon quando os dois chegam à Porto Real. Será que a Aranha irá convencer Snow para que ele comece a lutar pelo Trono de Ferro?

Game of Thrones: Tudo que você precisa saber antes de ver o penúltimo episódio 13

O quarto episódio de Game of Thrones foi de antecipação para o grande da série, que será encerrada nos próximos dois episódios. O quinto e penúltimo episódio irá ao ar hoje (12) e o último, que será responsável por encerrar Game of Thrones, irá ao ar no dia 19 de maio.

Pela prévia do próximo episódio, podemos ver que, agora, a verdadeira guerra se aproxima. Foi apenas preciso de um episódio para derrotar o Rei da Noite, mas o que Daenerys e Jon Snow precisarão fazer para vencer a temida Rainha Lannister? A guerra está apenas começando.

Game of Thrones: Tudo que você precisa saber antes de ver o penúltimo episódio 14

Para saber o que vai acontecer, você pode assinar a HBO no seu serviço de televisão a cabo ou optar pela HBO GO, o serviço de streaming dos produtos da empresa. O plano mensal é de R$34,90 e você pode assiná-lo após baixar o app pela loja de aplicativos do seu celular.

O que vai acontecer no final de Game of Thrones? Você pode conferir algumas das teorias mais populares criadas pelos fãs. De qualquer jeito, a única maneira de descobrir o final dessa grande saga é continuar assistindo.

Game of Thrones: Tudo que você precisa saber antes de ver o penúltimo episódio 15

Mas vamos lá: quem você acha que irá se sentar no Trono de Ferro? Jon Snow, Daenerys Targaryen, Cersei Lannister, Euron Greyjoy ou Sansa Stark?

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box