Game XP transforma jogos clássicos em experiências da vida real

Logo da Game XP na edição de 2019.
Separamos aqui os pontos principais que você precisa saber sobre a Game XP para curtir o evento

Na quinta-feira (25), começou a Game XP, o maior evento de jogos e experiências do Brasil, que acontece no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, e vai até o próximo domingo, dia 28 de julho.

No Parque, foi criada uma cidade que é o sonho de consumo de qualquer gamer: arenas gigantes para disputas de jogos online, lojas vendendo roupas e até acessórios para os jogadores e instalações gigantes inspiradas em alguns dos jogos mais queridos. Além disso, a convenção também segue algumas linhas de sua con “mãe”, a CCXP: o evento conta com Concurso de Cosplay e uma Art Street.

E para quem não está estranhando o local, o Parque Olímpico também foi utilizado – além de para a Olimpíadas Rio 2016 – para o festival Rock in Rio 2017. O grande festival de música, que acontece também neste ano no mesmo local, é um dos idealizadores da convenção de games.

Mas você sabe como a Game XP surgiu? Confira um pouco da história da convenção antes de saber o que ela tem de novo neste ano:

Como surgiu a Game XP?

Quem foi no Rock in Rio 2017, teve uma preview de parte do conceito criado para ser a Game XP. No festival de música, uma área foi dedicada ao mundo gamer contando com cosplayers, instalações de nomes como Microsoft e três arenas gamers.

Depois que agradou o público e se tornou um dos grandes destaques daquela edição do Rock in Rio, os organizadores do festival de música carioca se envolveram com os idealizadores da Comic Con Experience para fazerem da Game XP algo maior do que apenas uma zona em um festival.

Em 2018, a Game XP se tornou um evento por si só e, nas palavras dos organizadores, se tornou “o primeiro Game Park do mundo”. O evento ocupou três arenas olímpicas da Barra de Tijuca em sua primeira edição, seguindo os mesmo eventos que cativaram o público.

Game XP é dos mesmos idealizadores da CCXP
Game XP é dos mesmos idealizadores da CCXP

Neste ano, a convenção cresceu e possui uma área 60% maior e o dobro de número de atrações. Fortnite, por exemplo, é um dos grandes destaques com um ônibus em tamanho real, um elevador que despenca e um campo de ação para os fãs do jogo experimentarem como é, de fato, estar no jogo.

Assim como no Rock in Rio, a Game XP conta com uma tirolesa que garante uma visão panorâmica do grande evento. A tirolesa é uma ação da Nescau, que também levou um estande que vai fazer todo mundo se movimentar: duas equipes se enfrentam em uma competição de pedalar em bicicletas. O time que preencher o raio primeiro ganha prêmios exclusivos. Quem disse que emoção de game online não existe em atividades físicas?

Essa é a ideia da Game XP: pegar a essência dos parques de diversões e aventuras de games e colocá-los em uma série de atividades de experiência que colocam os fãs dentro dos mundos e universos de alguns de seus games favoritos. Nesta edição, o evento também possui algumas atrações e atividades exclusivas além das já citadas aqui.

Três arenas para disputas online

Como na edição anterior, a Game XP conta com três arenas olímpicas em que acontecem campeonatos e disputas de jogos online. A programação oficial pode ser conferida no site da Game XP. Terão competições de Counter Strike e outros jogos famosos, com alguns dos maiores times do Brasil.

Oi Game Arena na Game XP.
Evento contará com torneios de Rainbow Six, CS e muitos outros

Entre as partidas, bandas como Scanele e Supercombo se apresentam para que os jogadores e público possam descontrair e curtir música ao vivo.

Crash, Fortnite, Pac-Man e muito mais

Além de poder comprar produtos licenciados de seus jogos favoritos, também é possível curtir instalações gigantescas temáticas com a cara do universo que você adora explorar quando está jogando. Além das atividades radicais da Nescau, você também poderá curtir uma corrida de kart com Crash Bandicoot. A ação é para promover a remasterização e relançamento do clássico Crash Nitro Kart, agora renomeado como Crash Team Racing Nitro-Fueled. O jogo está disponível desde o dia 21 de junho.

Outro game que marca presença, para a alegria dos fãs, é o Fortnite. Sim, tem um ônibus gigante para você se sentir prestes a pular e começar a jogar. Há uma loja com camisetas e lhamas oficiais. E sim: a Game XP também conta com cosplayers vestidos com algumas das skins mais famosas do jogo e dançando as icônicas dancinhas da vitória.

Skins de Fortnite passeiam pela Game XP.
Skins de Fortnite passeiam pela Game XP.

Para os fãs de Fortnite mais corajosos, existe um elevador GIGANTESCO no game park que leva o público até o céu para descer com tudo em uma aventura alucinante. Quem precisa de Disney quando você pode curtir esse brinquedo de pura adrenalina temático?

Já pensou em jogar PAC-MAN em tamanho real? Essa é outra das grandes aventuras da Game XP. Você e seus amigos podem se vestir como o come-come ou os fantasmas. Depois, é que nem o jogo: você, o Mr. Pac, precisa fugir dos fantasmas em um labirinto até comer a fruta que te permite comer os fantasmas. Será que você consegue ser mais rápido que os seus amigos nessa corrida pelo labirinto, recriando um dos games mais clássicos de todos os tempos?

Como os grandes festivais de música e parques de diversões, a Game XP também possui um roda gigante. As filas costumam ser imensas, mas, se você quer ver o por-do-sol do Rio de Janeiro caindo por trás das montanhas no lindo cenário do Parque Olímpico, vale a pena pegar a fila.

Por fim, outra atração que merece destaque é a montanha-russa com realidade virtual. Com o nome Galaxy Rush, a pequena corrida vai te fazer gritar com os artifícios da tecnologia que vão transformar em uma aventura alucinante pelo cenário mais incrível que você puder imaginar.

Galaxy Rush: a montanha-russa com Realidade Virtual.
Galaxy Rush: a montanha-russa com Realidade Virtual

Medieval Street e produtos exclusivos

Inspirada nas Rock Streets do Rock in Rio que possuem temáticas diferentes em cada edição, a street da Game XP possui o tema medieval. Dentro, várias lojas como a Riachuelo estão vendendo seus produtos geeks.

Medieval Street da Game XP.
Medieval Street da Game XP

Outro destaque é que a Samsung está oferecendo preços promocionais para quem quiser montar sua game station com produtos adquiridos diretamente da Game XP. O Samsung Odyssey, notebook da linha gamer da marca com placa de vídeo GeForce GTX 1050 , estará à venda por R$ 3.899.

Um evento também para os fãs de música

Se no Rock in Rio teve atrações para os gamers, neste grande festival de games os fãs de música não ficarão sem ter o que fazer. Uma das principais atrações é o palco Gênesis, que ficou com uma decoração incrível e que vai fazer os fãs se sentirem também em um grande festival de música.

E, claro, que o lineup não deixou a desejar. A curadoria foi feita por Zé Ricardo, mesmo nome responsável pelo Palco Sunset no Rock in Rio deste ano, que promove trocas culturais entre artistas, como parcerias destacando a música paraense com Gaby Amarantos, Dona Onete e Jaloo, além de unir a banda paulistana O Terno com a banda portuguesa Capitão Fausto.

A ideia é que o palco embale exatamente o final do dia do evento, quando os fãs dos games quiserem parar para comer ou descansar antes de ir embora ou curtir algumas das últimas atrações. Todo dia, das 17h30 às 21h, o palco recebe artistas renomados antes de fechar a noite com a clássica queima de fogos que também é marca registrada do Rock in Rio. Na quinta-feira, foi a vez do duo de DJs Cat Dealers e a dupla Anavitória se apresentarem na Game XP, enquanto o fechamento do dia 26 fica por conta da diva pop IZA.

A Nova Orquestra fica como atração diária. No sábado, é a vez do DJ Zeeba tocar alguns de seus maiores sucessos. Já no domingo, o encerramento da Game XP fica por conta do grande Mano Brown, na apresentação do show de soul/funk que faz com a sua Banda Boogie Naipe.

Palco Gênesis leva atrações musicais para a Game XP.
Palco Gênesis leva atrações musicais para a Game XP.

E você, já está curtindo a Game XP? Deixe nos comentários qual atração chamou mais atenção!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta