Jogos retrô: 10 games clássicos que você pode jogar online

os jogos retrô podem ser revisitados a qualquer momento
Que tal matar a saudade por nostalgia com jogos retrô de forma gratuita? Confira a nossa lista dos melhores games para revisitar o passado

Embora estejamos vivendo em uma época de constante avanço tecnológico digital, às vezes pode ser recompensador recuar e pensar em até onde chegamos. Aqui no Showmetech, costumamos escrever sobre as principais novidades do mundo da tecnologia e como ela mudou a maneira como vivemos e trabalhamos. Porém, você já parou para pensar em como isso afetou a maneira como jogamos e como games clássicos já viraram jogos retrô?

Hoje, vivemos em uma era pixel perfeita e de videogames em 4K. Mundos digitais enormes e imersivos se abrem diante de nossos olhos, proporcionando experiências que conseguem ir muito além de uma simples ferramente de entretenimento. Mas apenas algumas décadas atrás, nossos primitivos videogames consistiam em nada mais do que formas pixeladas e linhas que saltavam na tela.

Uma dose de nostalgia com jogos retrô

Neste artigo, iremos apresentar alguns dos muitos jogos de videogame que foram pioneiros em novos gêneros e tecnologia, lançaram as bases para os games modernos e geraram franquias icônicas que ainda são bem sucedidas hoje. Em sua maioria, esses títulos conseguiram sobreviver ao teste do tempo muito bem, com suas mecânicas únicas e jogabilidade de alta qualidade – mesmo que a parte gráfica já tenha se tornado obsoleta.

Além disso, temos um bônus para os jogadores que desejam revisitar esses clássicos (ou não tiveram a oportunidade de jogá-los na época em que faziam sucesso): você pode jogar todos esses jogos retrô online gratuitamente no seu navegador acessando o link abaixo de cada game de nossa lista.

Oregon Trail

Em 1971, o game Oregon Trail foi criado por vários jovens estudantes como uma forma de estimular seus alunos a se interessarem pela jornada pioneira do século 19 para o oeste norte-americano. Foi um jogo estratégico inicial que introduziu os conceitos de gerenciamento de recursos e gerenciamento de risco aos jogadores. No início dos anos 80, foi lançado como um jogo independente para o público no Apple II, chegando às escolas em todos os lugares e se tornando um pioneiro do gênero edutainment.

Oregon Trail é um jogo retrô de sobrevivência que ensinava sobre a vida dos pioneiros
Oregon Trail é um jogo retrô de sobrevivência que ensinava sobre a vida dos pioneiros

Clique aqui para jogar.

Pong

O primeiro produto da Atari em 1972 – um jogo de videogame de tênis de mesa simples chamado Pong – veio com apenas uma instrução: “Evite perder a bola para obter uma pontuação alta”.

Pong talvez tenha sido o primeiro game de esportes já criado
Pong talvez tenha sido o primeiro game de esportes já criado

Pong foi originalmente desenvolvido como um exercício de treinamento interno. Mas logo começou a aparecer em pubs, pistas de boliche e lojas da JC Penney. Na verdade, as pessoas até se alinhavam fora das grades pela manhã para jogar. Ganhando US$ 3,2 milhões em lucro, Pong foi o primeiro jogo de arcade comercialmente bem-sucedido e introduziu os videogames como uma nova forma de entretenimento.

Clique aqui para jogar.

Space Invaders

Space Invaders, um jogo arcade sobre atirar em alienígenas, tornou-se imensamente popular em todo o mundo em 1978. (Uma lenda urbana diz que causou uma escassez nacional de moedas de 100 ienes no Japão.) Com seus aliens icônicos e blocos, definiu visualmente o visual de videogames comerciais. Ele também abriu o caminho para os videogames modernos, sendo pioneiro no gênero “shoot-em-up” e usando a música como um dispositivo para influenciar as emoções dos jogadores.

Derrote alienígenas em Space Invaders
Derrote alienígenas em Space Invaders

Foi o primeiro jogo que introduziu uma curva de dificuldade – fica mais desafiador à medida que você joga. Mas isso não foi intencional; foi realmente uma falha devido a limitações técnicas. Quando você explode alienígenas, menos alienígenas na tela significavam uma carga mais leve no processador e, por sua vez, renderização mais rápida. Os alienígenas aceleraram, assim como a trilha sonora de 4 notas. Os videogames agora tinham a capacidade de se sentir suspense e formidável, e esse feliz acidente lançou as bases para o futuro gameplay.

Clique aqui para jogar.

Battlezone

Em 1980, Battlezone foi um dos primeiros videogames a usar a tecnologia de gráficos vetoriais, e os visuais se tornaram mais suaves e limpos. É considerado por alguns como o primeiro jogo arcade de realidade virtual porque continha gráficos 3D e os jogadores tinham que olhar através de um “periscópio” para jogar o jogo.

Jogos retrô: 10 games clássicos que você pode jogar online 3
Batlezone foi um dos primeiros games a usar gráficos vetoriais

Clique aqui para jogar.

Pitfall!

Vários programadores da Atari desertaram em 1980 e criaram a Activision, o primeiro desenvolvedor e distribuidor independente de videogames do mundo. Eles produziram alguns dos jogos mais vendidos da Atari, como o Pitfall, onde você navega pela selva e coleta tesouros. Pitfall foi um jogo de plataformas inicial e, embora tecnicamente não tenha side-scroll, foi certamente uma versão inicial dele. Ele abriu o caminho para a jogabilidade encontrada em Super Mario Bros.

Jogos retrô: 10 games clássicos que você pode jogar online 4
Pitfall era uma aventura no meio da selva feita de pixels

Clique aqui para jogar.

Pac-man

É claro que Pac-Man não poderia ficar de fora da nossa lista de jogos retrô. O game atingiu a cena de arcade em 1980 e foi uma sensação da noite para o dia. Como o pequeno círculo amarelo parecia um disco, ele era originalmente chamado de Puck-Man, mas os executivos temiam que o nome fosse muito fácil de vandalizar, então eles mudaram. O personagem foi meio inspirado por uma pizza sem uma fatia e meio inspirado pelo personagem japonês para “boca”. Em uma época em que a maioria dos jogos era atiradores espaciais, o designer Toru Iwatani fez o jogo sobre comer porque queria algo igualmente atraente para homens e mulheres. Com certeza, foi um sucesso universal.

Quem nunca se divertiu no labirinto cheio de fantasmas de Pac-Man?
Quem nunca se divertiu no labirinto cheio de fantasmas de Pac-Man?

Atingindo mais de US$ 1 bilhão em trimestres, é o maior jogo de arcade de arrecadação da história, bem como um grande ícone da cultura pop. O Pac-Man introduziu a ideia de que os videogames poderiam ser transferidos e ter apelo mainstream se tivessem personagens fortes. O público amava tanto o personagem Pac-Man que havia até mesmo uma série de TV Pac-Man, para não falar de produtos como cereal Pac-Man, massas, jogos de tabuleiro, brinquedos, rádios, etc.

Clique aqui para jogar.

Donkey Kong

Em 1981, o mundo conheceu um carpinteiro chamado Jumpman e seu gorila de estimação, Donkey Kong. Foi um dos primeiros jogos a ter uma trama real (Jumpman deve escalar o canteiro de obras para salvar sua namorada, Pauline, que foi sequestrada por Donkey Kong). Donkey Kong foi um sucesso e um marco nos anais da história dos jogos. Os jogadores de todo o mundo adoraram a narrativa boba, gráficos divertidos, personagens interessantes e humor. Mas, como descobrimos alguns anos depois, a verdadeira estrela do jogo foi o Jumpman (mais tarde renomeado Mario).

Donkey Kong também foi o primeiro game em que o famoso Mario fez sua estreia
Donkey Kong também foi o primeiro game em que o famoso Mario fez sua estreia

Clique aqui para jogar.

Super Mario Bros.

A Nintendo lançou seu console NES de 8 bits em 1985, ajudando a ressuscitar uma indústria americana de videogames que ainda estava se recuperando depois de uma grande queda dois anos antes. O NES veio junto com Super Mario Bros., que introduziu inovações técnicas revolucionárias (side-scrolling), bem como um mundo visualmente rico e peculiar que os jogadores nunca tinham visto antes. Os irmãos de canoístas italiano-americanos, conhecidos como Mario e Luigi, tornaram-se instantaneamente personagens icônicos. Super Mario Bros. foi um fenômeno cultural e um enorme sucesso comercial – continua a ser a franquia de videogames mais vendida até hoje.

Quer algo mais clássico no mundo dos games do que Mario?
Quer algo mais clássico no mundo dos games do que Mario?

Clique aqui para jogar.

Sim City

Evitando a tradicional dinâmica de ganhar / perder dos jogos, Will Wright criou o SimCity em 1989. Ele apresentava um design aberto onde os jogadores podiam construir e projetar sua própria cidade. Este foi um conceito difícil de engolir. Os editores não conseguiram ver seu potencial (“Ninguém gosta disso, porque você não pode ganhar”), então ele co-fundou a Maxis e publicou o próprio SimCity. Embora este não tenha sido o primeiro dos jogos “Deus onisciente”, ele popularizou o gênero e gerou várias versões e spinoffs, incluindo The Sims de 2000.

Sim City foi um dos mais populares simuladores de cidades do mundo dos games
Sim City foi um dos mais populares simuladores de cidades do mundo dos games

Clique aqui para jogar.

Tetris

A Nintendo lançou o Game Boy em 1989, que veio junto com o Tetris. Inventado por um programador soviético na URSS em 1984, o Tetris não era originalmente destinado a ser uma forma de entretenimento – era para mostrar o potencial do intelecto de computador. Mas foi um sucesso no Game Boy. Era simples o suficiente para tocar em qualquer lugar, e era popular entre adultos e crianças. Henk Rogers, o designer responsável por trazer o jogo ao mercado, explicou o seu apelo: “O prazer básico de juntar blocos para fazer algo é um centro de prazer básico universal”.

Tetris foi um dos maiores sucessos de vendas do Game Boy
Tetris foi um dos maiores sucessos de vendas do Game Boy

Com mais de 170 milhões de cópias vendidas, é um dos jogos retrô mais vendidos até hoje. Ele já foi reproduzido em mais de 185 países, traduzido em mais de 50 idiomas e lançado em mais de 50 plataformas. Muitas pessoas creditam Tetris com a popularização do gênero de jogos de quebra-cabeça.

Clique aqui para jogar.

Bônus: O eterno ouriço azul

Por último, mas não menos importante, temos o ouriço mais famoso do mundo dos games! A Sega lançou Sonic the Hedgehog em 1991 para competir com a gigante Nintendo. Originalmente chamado Mr. Needlemouse, o Sonic estava posicionado como a alternativa mais legal, spunkier e edgier para Mario. O jogo enfatizou a velocidade – ao contrário de Mario, Sonic se transforma em um rápido borrão em alta velocidade -, que não tinha precedentes na época. O espinhoso ouriço azul foi um sucesso comercial e se tornou o mascote icônico da Sega.

Corra na velocidade do som com Sonic!
Corra na velocidade do som com Sonic!

Clique aqui para jogar.

Agora que você tem os jogos retrô mais famosos da atualidade, deixe nos comentários abaixo qual dos títulos você revisitou.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta