Google e Gmail: como ativar verificação em duas etapas

Configuração de verificação em duas etapas do Google
Proteja sua conta Google e o Gmail com a verificação em duas etapas (dupla autenticação)
Verificação em duas etapas - Google

Há muito tempo que cuidar da segurança em contas do Google e redes sociais deixou de ser algo apenas para as celebridades e representantes governamentais; até nós, meros mortais e livres de qualquer visibilidade na mídia, precisamos de proteção hoje em dia quando o assunto diz respeito às nossas informações.

Segundo dados da Lookout Mobile Security, uma referência na segurança de dispositivos móveis, só em março de 2017, na internet, aconteceu o roubo de mais de 1.4 bilhão de dados. Emails, contas em serviços da web e até mesmo dados bancários acabaram sequestrados, lesando pessoas físicas e jurídicas – inclusive nomes importantes, como da rede de fast-food McDonald’s (Canadá), estão incluídos na lista.

Mas a proteção também evoluiu

Diante de relatórios tão assustadores e cada vez mais frequentes, medidas de segurança como adotar diferentes senhas para cada serviço, não usar dados pessoais como palavras-chave e evitar ter senhas expostas no seu smartphone são só as mais básicas atitudes que você pode tomar para se proteger.

Na verdade, a mais nova camada de segurança – e que até então tem se mostrado eficiente – são as verificações em duas etapas, conhece?

Elas também são conhecidas como verificação de dois fatores e têm esse nome porque utilizam mais que uma simples senha para checar sua identidade: normalmente exigem um segundo código, este enviado para o seu smartphone e que irá confirmar que é você que está tentando fazer login na conta.

Além de inibir a ação de criminosos, esse método avisa toda vez que sua conta é acessada em um novo dispositivo, algo útil inclusive contra xeretas com menor potencial ofensivo.

Ativando esse recurso no Google

Localização do menu de verificação em duas etapas do Google
Ao acessar sua conta Google, acesse o menu Segurança e, depois, toque em Verificação em Duas Etapas

Habilitar a verificação em duas etapas costuma ser muito mais simples do que parece e para te auxiliar neste processo, preparamos um passo a passo que te indicará como ter este recurso nas suas contas no Google.

É importante destacar que você pode acessar sua conta Google em qualquer um dos serviços dessa empresa. Por exemplo, se você já estiver logado usando o Gmail no smartphone, basta clicar na sua foto que fica no canto superior direito da tela e tocar em Conta Google. E caso esteja acessando o Google Drive pelo computador, o procedimento é o mesmo.

Ao entrar em sua conta, acesse o menu Segurança. Então, vai encontrar a opção Verificação em Duas Etapas debaixo do item Como Fazer Login no Google. O sistema vai solicitar que digite novamente sua senha e daí conduz você na configuração.

Caso não esteja logado em nenhum serviço, você pode acessar suas configurações de um modo mais simples por este link.

Veja como seguir com a configuração:

Depois de confirmar e-mail e senha como solicitado pela plataforma, verifique o seu número de celular, o método da verificação de preferência (que pode ser confirmação de SMS, por exemplo) e clique em ‘próximo. Na terceira e última tela, confirme o código enviado para o telefone cadastrado e ative o recurso.

Também na mesma página desse recurso, também conhecido com verificação de dois fatores, são oferecidas opções alternativas e que podem aprimorar suas medidas de segurança: é possível tanto definir um código de recuperação, como ocorre no Facebook, quanto optar para que, no lugar de um número enviado por SMS, a Google te peça uma confirmação de login na tela do smartphone – nestes casos, uma notificação será exibida no aparelho pedindo pra que você autorize o login.

Prontinho!

Agora que você já é craque na verificação em duas etapas, realizar o processo em outros serviços não será uma tarefa difícil. Quer conhecer mais dicas de segurança e formas de proteger os seus dados? Você poder ler tutoriais de como fazer a verificação de dois fatores no Whatsapp, no Facebook e no Instagram também.

Fique ligado aqui no Showmetech e conta para a gente nos comentário se você conseguiu configurar todas elas.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter