Início » EMPRESAS » Google » Google I/O: inteligência artificial também está no novo Google Notícias
Aplicativos Eventos Google

Google I/O: inteligência artificial também está no novo Google Notícias

Google I/O: inteligência artificial também está no novo Google Notícias
Novo aplicativo também irá substituir os atuais 'Notícias & Clima' e 'Play Banca' nos smartphones Android e iOS

A Google I/O 2018 já está a pleno vapor. Ocorrendo neste exato momento em São Francisco, na Califórnia, o evento vai até a próxima quinta (10) e hoje apresentou diversas novidades envolvendo inteligências artificiais. O novo Google Notícias, por exemplo, é uma delas.

Assim como praticamente todos na internet, a Google demonstra estar bastante preocupada com o fenômeno das fake news; justamente por isso, o combate às notícias falsas – por intermédio da inteligência artificial – é um dos principais focos do novo Google Notícias, que também sai da I/O 2018 com um novo visual.

Tanto no Android quanto no iOS, o novo app, a ser liberado em breve, substituirá os atuais Google Notícias & ClimaGoogle Play Banca, tornando-se um serviço unificado para notícias, previsão do tempo e assinatura de revistas. Com isso, a empresa espera também tornar as coisas mais simples para os usuários.

Ainda mais inteligente

Keyword  0007 BZ 2 1 - Google I/O: inteligência artificial também está no novo Google Notícias
Assim será a “Cobertura completa” no Google Notícias

De acordo com a gigante das buscas, o novo Google Notícias não está apenas inteligente; ele está mais inteligente. Isto porque, em vez de simplesmente levar em conta o que o usuário mais lê, o app é capaz de criar “linhas narrativas”, reconhecendo como determinados elementos de uma notícia – as pessoas, locais e temas envolvidos – se relacionam na história.

Com isso, em vez de reunir manchetes com praticamente o mesmo tema, agora o serviço é capaz de reconhecer o contexto dos acontecimentos, podendo selecionar a reportagem com o maior número de informações verificáveis – isto é, as que têm menos chances de serem fake news.

Contudo, se você não confia na curadoria da Google, tudo bem também: o botão “Cobertura completa” permitirá que o usuário veja tudo de uma só vez, acompanhando como cada um dos grandes jornais está abordando um seguinte tema.

Ao contrário do restante do aplicativo, esta seção também exibirá os mesmos conteúdos para todos os usuários, sendo uma fonte padronizada de informações. A Google, em suas palavras, diz achar isto necessário para que se construam debates produtivos acerca das notícias.

Novo visual

Keyword  0006 BZ 1 - Google I/O: inteligência artificial também está no novo Google Notícias

Além do combate à desinformação, o novo Google Notícias também não poderia trazer a mesma cara de antes: a atualização deixou seu visual bem simples. Na aba “Pra você“, por exemplo, o usuário encontra uma espécie de boletim pessoal, com cinco notícias consideradas essenciais para o seu dia. Já na tela seguinte, “Manchete“, as notícias em alta são as selecionadas.

Com a última aba, “Assinaturas“, o Google Notícias também passará a substituir o Play Banca. Segundo a empresa, os assinantes que utilizarem o aplicativo para lerem suas revistas e jornais também terão acesso aos conteúdos fora do aplicativo, ou seja, na própria busca do Google.

Fonte: Google

Comentários do Facebook