Google Maps ganha Modo Motocicleta e recurso de segurança para passageiros

Google Maps ganha moto motocicleta e recursos de segurança
Em anúncio feito em Santos (SP), o Google Maps ganhou um modo de rotas para motos e o recurso Viajar com Segurança, para Apps de transporte e táxi

O Google anunciou nesta quinta-feira, 26 de setembro, novos recursos para o Maps (“Mapas”, em tradução livre). A partir de agora, usuários da plataforma podem fazer previsões de rotas através do Modo Motocicleta, que chega para acompanhar opções já existentes como de carro, transporte público, a pé e outros. 

Além disso, o Google Maps ganhou a função Viajar com segurança. Ela permite que o usuário seja alertado, caso o veículo esteja fora da rota estipulada. A novidade será útil para quem utiliza serviços de transporte por aplicativo, táxi ou carona. 

Os recursos chegam em uma fase em que a empresa reforça a grande evolução do Google Maps desde sua criação, em 2005. O App está cada vez mais personalizado: compreende os interesses dos usuários, fornece informações para te ajudar a decidir e permite feedbacks de lugares que visitar.

Em um evento para a imprensa, no qual o Showmetech foi convidado, o Google apresentou as novidades para o mercado brasileiro. Confira os detalhes

Modo Motocicleta

O Modo Motocicleta do Google Maps aparecerá ao lado do Carro e do Ônibus, por exemplo
O Modo Motocicleta do Google Maps aparecerá ao lado do Carro e do Ônibus, por exemplo

O Modo Motocicleta chega para auxiliar motociclistas disponibilizando em tempo real as melhores rotas e tempo estimado para viagem. Através de inteligência artificial (AI), agora é possível comparar as duas opções (carro e moto) e escolher aquela que o levará até o seu destino de forma mais rápida. A modalidade também auxiliará profissionais que utilizam veículos duas rodas no dia a dia, explica André Kowaltowski, gerente de produto do Google Maps.

Não por acaso, o lançamento do Modo Motocicleta ocorreu no Museu do Café, em Santos (SP). A Baixada Santista é uma das regiões que mais cresce em usuários de Google Maps no Brasil. Também é a região metropolitana com a maior concentração de motos do país.

O Brasil é um dos primeiros mercados oferecer o Modo Motocicleta. A Índia foi o primeiro país a receber devido à quantidade expressiva de motos na região. Perguntado sobre a implantação do sistema no mercado indiano, Kowaltowski informou ao Showmetech que a adoção por lá é grande e nos primeiros dias o retorno foi positivo.

Viajar com segurança

O Viajar com Segurança terá o poder de te alertar caso o motorista desvie do trajeto previamente definido
O Viajar com Segurança terá o poder de te alertar caso o motorista desvie do trajeto previamente definido

Ao utilizar um serviço de transporte por aplicativo, táxi ou carona, o usuário poderá usar o Google Maps para sua segurança. Trata-se da função “Viajar com segurança”. A pessoa pode ativá-la para analisar se o motorista está seguindo o trajeto correto. Caso ele desvie mais de 500 metros da rota, o Maps enviará uma notificação apresentando a sua localização, bem como uma comparação do trajeto feito ao original. 

Através do Viajar com Segurança, você pode compartilhar em tempo real a sua localização com familiares e amigos. Assim, eles poderão tomar alguma decisão, caso seja necessário. 

Google Maps: Local Guides

Outro produto destacado foi o Local Guides, onde usuários do Google Maps podem avaliar estabelecimentos, comentar, enviar imagens, responder perguntas, editar informações e reportar incidentes. O App funciona como uma comunidade para ajudar outras pessoas que recorrem ao Maps. Este recurso tem mais de 95 milhões de pessoas utilizando e, por dia, são mais de 20 milhões de contribuições.

Por ora, o Local Guides está disponível em versão beta para alguns aparelhos

Disponibilidade dos novos recursos

O recurso de rotas para as motocicletas já está disponível para todos os brasileiros a partir do app para smartphones. O recurso Viajar com Segurança, entretanto, estará disponível nos próximos dias.

O que achou das novidades do Google para os motociclistas e segurança enquanto viaja? Deixe nos comentários sua opinião sobre os lançamentos.

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta