Esta inteligência artificial criou 100 mil rostos para um banco de imagens; conheça

Inteligência Artificial
Desenvolvido pela Icons8, a inteligência artificial está sendo aperfeiçoada para oferecer um catálogo de rostos artificiais praticamente infinito

Em tempos que o deepfake preocupa os usuários da internet por seu ultrarrealismo, a inteligência artificial (IA) consegue dar mais um passo no avanço tecnológico. A empresa de design Icons8 criou um projeto ousado, no qual mais de 100 mil rostos gerados artificialmente são disponibilizados de forma gratuita em um banco de imagens. Chamado de Generated Photos (Gerador de fotos, em tradução livre), o software usa o banco de dados da própria empresa para criar faces inéditas, sem direitos de imagem.

O resultado realmente impressiona, mesmo que a tecnologia ainda esteja no início. A IA também permite que os usuários customizem as imagens da forma que acharem melhor, tornando-se muito útil para campanhas de marketing digital ou publicidades em geral. Konstantin Zhabinskiy, fundador da empresa, afirma que alguns erros como superfícies fora do tom ainda podem ocorrer, mas que já estão trabalhando para aperfeiçoar o sistema.

Sem direitos de imagem

Apesar de ser algo bem econômico para agências de publicidade, essa inteligência artificial pode trazer dor de cabeça para os bancos de imagens atuais. Isso porque, com resultados cada vez mais realistas, o software pode se aperfeiçoar ao ponto de criar outros tipos de fotos como cenários, paisagens e corpos inteiros. Isso pode ser uma ameaça também para modelos em campanhas de cosméticos e roupas, já que será muito mais barato criar a própria “pessoa” para combinar com o produto perfeitamente.

Inteligência Artificial - Generated Photos
O site disponibiliza mais de 100 mil fotos geradas artificialmente

Por mais que essas possibilidades sejam plausíveis, no momento, elas não passam de especulação. O blog oficial do projeto conta que ainda há muito o que melhorar, e que os desenvolvedores estão trabalhando em um API que consiga chegar o mais próximo possível da infinidade na diversidade das fotos. Isso permitirá que o usuário pesquise de acordo com o modelo que procura, escolhendo características como idade, etnia, cor do cabelo e outros.

Inteligência Artificial e o deepfake

Não é a primeira vez que a inteligência artificial é usada para criar imagens humanas realistas. Recentemente, um aplicativo na China viralizou na App Store por inserir o rosto dos usuários em cenas de filmes e séries famosas. Esse fenômeno já é conhecido na web como deepfake, pegando muitos internautas de surpresa com vídeos falsos.

Para acessar o banco de imagens, basta acessar o site oficial e conferir os resultados gerados pela inteligência artificial. Em alguns casos, fica nítido que a imagem foi gerada por computador, porém há aqueles que impressionam bastante pelo realismo. No site, também é possível ver o anúncio que diz “Preencha seus projetos com fotos de pessoas que nunca tomarão seu tempo ou dinheiro na vida real”.

  • Inteligência Artificial
  • Inteligência Artificial
  • Inteligência Artificial
  • Inteligência Artificial

O que achou deste novo banco de imagens? Deixe nos comentários se você conseguiu “brincar” com os resultados.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta